Após o lançamento da nona geração do A4 no país, a Audi traz ao
mercado brasileiro a versão topo de linha do sedã: o A4 Ambition. Equipado com
motor 2.0 TFSI de 252 cv, o carro já está disponível nas concessionárias por R$
244 mil. O modelo terá presença garantida no estande da marca durante o Salão
do Automóvel de São Paulo.
Com 4,73 m de comprimento e distância entre-eixos
de 2,82 m, o A4 tem um estilo imponente. Traços dominantes na frente e na
traseira salientam a largura do carro. O desenho fluido com linhas concisas
transmite a elegância esportiva da Audi. A grade Singleframe é larga e baixa;
os faróis full-LED transformam a tecnologia em uma marca visual registrada.
Elegantes, lógicas e harmoniosas, as
linhas fluidas ao longo das laterais resultam em uma aparência esportiva e
alongada. O capô envolve as bordas superiores dos para-lamas. A linha de ombro
começa nos cantos dos faróis e se curva de forma envolvente na direção da
traseira.
O design dinâmico flui suavemente para
cima e as molduras das rodas apresentam uma forte saliência. Sob a linha
inferior das janelas, a carroceria tem aproximadamente o dobro da altura da
distância entre a base das janelas e o teto - uma característica típica da
Audi. Os espelhos externos são montados nas portas dianteiras, como nos carros
esportivos. A nova versão traz rodas de liga leve com 18
polegadas de série.
A tampa do porta-malas do sedã termina
em uma borda claramente definida. Como os faróis, as lanternas de LEDs também
apresentam um design tridimensional multifacetado. Com fortes recessos nos
cantos internos, seus contornos são uma continuação das linhas da carroceria.
Informação e fascínio: o Audi Virtual Cockpit
Nessa
área, o destaque são duas inovações. O Audi Cockpit Virtual, tela de
instrumentos de TFT (Transistor Film Technology) totalmente digital com 12,3
polegadas que mostra as informações mais importantes por meio de brilhantes
gráficos de alta resolução, com grande detalhamento e efeitos sofisticados.
O dispositivo combina as funções da central MMI com
o painel de instrumentos, dessa forma o motorista pode escolher visualizar as
informações no ponto de vista clássico, com mostradores circulares (velocímetro
e conta-giros), ou no modo infotainment, no qual são exibidas funções do
sistema de navegação, telefone, Audi connect, entre outras.
Um complemento ideal para esse avançado sistema é o
Head-up Display (projeção da velocidade e outras informações no para-brisa, ao
nível dos olhos do motorista), oferecido como opcional.
A
interface Audi para smartphones é um novo item disponível. O sistema integra
celulares com o sistema operacional iOS e Android em um ambiente desenvolvido
especialmente para esse propósito, o Audi MMI. O equipamento de som de série
inclui também o rádio MMI plus com navegação e conexão Bluetooth. Para os fãs
de alta fidelidade mais exigentes, é oferecido como opcional o sistema de som
Bang & Olufsen com o inovador som 3D de 755 watts de potência e 19
alto-falantes, cuja experiência sonora se equipara à sensação de estar presente
nas mais importantes salas de concerto e espaços de shows de todo o mundo.ACC com Traffic Jam Assist: primeiro passo para a
direção autônoma
Motor 2.0 de 252 cv
O
motor 2.0 TFSI desenvolve 252 cv de potência e 370 Nm de torque, disponíveis
entre 1.600 e 4.500 rpm. A unidade de dois litros, de baixo peso, com 1.984
cm3, acelera o novo A4 Ambition de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos e o leva a uma
velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.
Entre os itens exclusivos desse motor se destaca o
sistema de dupla injeção – direta no interior das câmaras de combustão e
multiponto no coletor de admissão. Dependendo da solicitação, os dois sistemas
podem trabalhar juntos ou separadamente, proporcionando o máximo desempenho com
reduzidos índices de consumo e emissões. O coletor de escapamento é integrado
ao cabeçote e o motor traz ainda o exclusivo sistema de acionamento das
válvulas de exaustão Audi Valvelift System (AVS).
Transmissão
S tronic e tração quattro
O
trem de força e o chassi do novo A4 foram totalmente redesenvolvidos. A
transmissão S tronic de sete velocidades, com dupla embreagem e trocas de
marchas quase instantâneas, foi reprojetada. Para maior economia de
combustível, o câmbio agora oferece uma função roda-livre. O controle seletivo
de torque para cada uma das rodas suplementa o trabalho da tração
dianteira.
A versão Ambition vem equipada ainda com o sistema
de tração integral permanente quattro, que distribui
a força para as quatro rodas conforme a necessidade. Isso resulta em mais
aderência, controle, estabilidade e, consequentemente, em maior segurança.
Dinâmica de rodagem
Foi dado um grande passo em termos de
dirigibilidade no novo A4: por um lado é esportiva e orientada ao desempenho,
mas, ao mesmo tempo, é focada no conforto. A suspensão e a direção filtram
inconveniências como superfícies de estrada irregulares, mas passam ao
motorista informações importantes, como o aumento das forças laterais e de
tração. Esse comportamento se baseia nos eixos com cinco braços
reprojetados e na direção eletromecânica, que são excepcionalmente leves e
criam a base para a dirigibilidade dinâmica e o conforto de rodagem de primeira
classe e, ao mesmo tempo, reduzem o consumo de combustível. O motorista pode
escolher entre cinco regulagens – Dynamic, Efficiency, Comfort Automatic e
Individual – incluídas no sistema Audi Drive Select, que é equipamento de
série.Maior disponibilidade na categoria: sistemas de
assistência e segurança
O A4 estabelece uma nova referência em sua classe
com numerosos sistemas de assistência ao condutor. Entre as inovações que dão
uma importante contribuição estão os sistemas Audi Pre Sense Rear e Audi Side
Assist, ambos parte do pacote opcional Assistance City.
Equipamentos de série e opcionais
A versão Ambition traz um pacote
bastante completo de equipamentos de série. Entre os destaques estão Audi drive
select, Audi Virtual Cockpit, faróis Full LED com ajuste automático de altura,
ar-condicionado automático de três zonas, rodas de liga leve de 18 polegadas,
teto solar elétrico, retrovisores externos eletricamente ajustáveis e
rebatíveis, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de ré,
sistema MMI com navegação, Bluetooth e smartphone integration, sensores de luz
e chuva, ajuste elétrico do banco do motorista, sistema de limpador de faróis,
bancos de couro e kit esportivo S Line, que inclui para-choques com design exclusivo, entradas de ar com aplicação cromada,
grade frontal cinza fosca com aplicações cromadas, saias laterais na cor do
veículo, difusor com acabamento cinza fosco, soleiras exclusivas e emblemas nos
para-lamas.
Opcionalmente, o sedã pode contar com
ar-condicionado automático com faróis Matrix LED, Head-up Display, equipamento
de som Bang & Olufsen 3D e pintura metálica ou perolizada, além dos pacotes
Assistance City, que inclui os sistemas Audi Pre Sense Rear, Audi Side Assist e
a câmera de ré, e Assistance Tour, com ACC com Traffic Jam Assist, Active Lane
Assist e assistente para luz alta.
Especificações técnicas
Motor: 2.0 TFSI
Cilindros /cilindrada: 4 em linha/1.984 cm³
Potência: 152 cv entre 5.000 e 6.000 rpm
Torque máximo: 370 Nm entre 1.600 e 4.500 rpm
Tração: integral quattro
Transmissão: S tronic, 7 velocidades, dupla
embreagem
Peso: 1.510 kg
Comprimento: 4.726 mm
Largura: 1.842 mm
Altura: 1.427 mm
Distância entre-eixos: 2.820 mm
Tanque de combustível: 58 l
Porta-malas: 480 l
Aceleração 0-100 km/h: 5,8 s
Velocidade máxima: 250 km/h (limitada
eletronicamente)
Nenhum comentário:
Postar um comentário