segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Tecnologia da FPT Industrial eleva a eficiência de motores off road

A FPT Industrial, uma das maiores produtoras de motores industriais do mundo, destaca uma nova solução tecnológica em motores off road para o mercado latino americano. 

Na esteira da nova tecnologia MAR-I e dos investimentos feitos ao longo dos últimos dois anos para atender a nova legislação que passa a vigorar a partir de 2017, a FPT Industrial desenvolveu o turbo de geometria variável e comando eletrônico (e-VGT), uma solução que permite redução de 7% no consumo de combustível de motores destinados aos setores de construção e agrícola. A tecnologia oferece aumento significativo de eficiência e maior produtividade aos usuários. 

Aplicada em versões dos motores Cursor 9 para máquinas e veículos off road, a nova turbina e-VGT possibilita que um motor com a mesma cilindrada de um equipado com turbo convencional tenha maior potência, com respostas mais rápidas. Comparativamente, um Cursor 9 com turbo convencional alcança pico de potência de 310 kW, enquanto  o equipado com turbo e-VGT chega a 324 kW, por exemplo. Isso representa um ganho na potência máxima do motor, com tempo de resposta 35% superior.  


De acordo com Alexandre Xavier, Diretor de Engenharia da FPT Industrial na América Latina, o aumento da demanda mundial por maior densidade de potência gerou a necessidade de busca por novas soluções tecnológicas como a turbina de geometria variável, principalmente em motores off road para aplicações pesadas. O que já é uma realidade nos motores da marca na Europa também passa a ser adotado no Brasil e na América Latina, a partir da tecnologia MAR-I.  
 

Atualmente, na América Latina, a tecnologia está presente nos motores que equipam as colheitadeiras 7130 da linha Axial-Flow Série 130 da Case IH e a CR7.80, da New Holland.

A turbina e-VGT é uma tecnologia que permite extrair máxima potência através da variação do fluxo de gases de escape no rotor da turbina.  Todo o processo é comandado e monitorado eletronicamente pela central eletrônica. 

A previsão é que o componente seja aplicado em outros motores que equipam máquinas agrícolas e de construção que serão lançadas em 2017, já em conformidade com a legislação PROCONVE/MAR-I.



Nenhum comentário:

Postar um comentário