A rede de concessionárias Scania começou uma profunda
padronização seguindo o processo global de serviços da marca, que deve ser
encerrada já em 2017. O processo global surgiu a partir de um compilado das
melhores práticas em Serviços na Scania em todo o mundo. Até o fim de 2016, já
seguirão os novos processos 30 Casas Scania, e até o ano que vem a totalidade
será concluída.
Com o novo processo global de serviços, as Casas Scania
terão uma postura mais ativa em relação ao atendimento na oficina, como, por
exemplo, o planejamento de entrada dos veículos, o controle dos programas de
manutenção, a previsão da utilização das peças, mais eficiência na alocação do
time de mecânicos e maior previsão do uso de equipamentos e ferramentas. “O
processo global de Serviços vai trazer uma série de benefícios concretos para
os clientes, entre eles, a redução de até 75% do tempo total do veículo parado
na oficina”, afirma Gustavo Andrade, gerente de Desenvolvimento da Rede de
Concessionárias da Scania no Brasil.
“O processo global de serviços é baseado na própria
experiência industrial da Scania, e também nas melhores práticas globais de
oficina da marca. Nós queremos ser mais proativos, aumentar a interação com
nosso cliente e diminuir ao máximo o tempo do caminhão parado na
concessionária”, diz Andrade. “Estamos iniciando uma grande jornada, que começa
agora com os processos de oficina, mas que também pavimenta o caminho para os
novos desenvolvimentos da marca na busca de atender as demandas futuras do
setor de transportes.”
Para a rede, o novo processo trará também inúmeras
vantagens, como incremento na produtividade, aumento na eficiência técnica,
além de maior eficácia no faturamento da concessionária e redução
no número de ordens de serviço abertas. “É um novo jeito de fazer
Serviços”, conclui o gerente.
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