A VanDyne SuperTurbo Inc.
e a Allison Transmission Inc. anunciam a colaboração para o desenvolvimento de
um protótipo de demonstração. As empresas pretendem combinar os benefícios de
desempenho proporcionados pelos turbocompressores acionados mecanicamente da
VanDyne com a transmissão Allison TC10 para cavalos-mecânicos pesados.
Por meio da adoção de recursos de controle
avançados, a combinação das duas tecnologias maximiza os benefícios do
downspeeding (baixas rotações) do motor, e da eficiência promovida pela
sobrealimentação e o turbo. O principal objetivo da parceria é demonstrar como
estes dois produtos, quando combinados inteligentemente em um veículo, podem
reduzir as emissões de dióxido de carbono e melhorar a eficiência energética
sem sacrificar o desempenho.
Com projeto inovador, a transmissão totalmente
automática TC10 combina o conversor de torque Allison com um sistema de eixos
duplos contrapostos. Esta associação proporciona maior força em cada marcha e
otimização do consumo de combustível, garantindo maior produtividade e
eficiência. A transmissão é ideal para cavalos-mecânicos, principalmente nas
aplicações de distribuição onde o conjunto cavalo+reboque divide seu ciclo de
trabalho entre cidade e estrada.
O SuperTurbo utiliza um sistema continuamente
variável acoplado a uma unidade que controla a rotação do turbocompressor e
permite uma transferência de torque bidirecional. A chave para a perfeita
combinação com a TC10 foi a capacidade do SuperTurbo fornecer pressão do turbo
sob demanda. Isso possibilita mudanças de marcha mais eficientes, mantendo uma
relação ar/combustível mais favorável e elevados níveis de potência.
O SuperTurbo atua como um superalimentador
transiente, combinando as potências geradas pela turbina e pelo motor para permitir
a rápida elevação do torque e minimizar a necessidade da elevação das suas
rotações. Esses recursos ficam ainda mais acentuados com os benefícios gerados
pela TC10 totalmente automática. Além disso, a nova estratégia de controle
incorpora mudanças de marchas predeterminadas e respostas mais imediatas do
motor devido à presença do SuperTurbo.
Desvendar todo o potencial do downspeeding dos
motores para maximizar a eficiência do veículo exigiu a análise de vários
sistemas. A Allison e a VanDyne iniciaram as avaliações desse sistema único
para motores downspeeding em 2015, e este primeiro veículo de demonstração é o
resultado desse processo. As aplicações potenciais que estão sendo avaliadas
incluem transportes de longo curso, regional e urbano.
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