sexta-feira, 14 de setembro de 2012


  1. Com investimentos de US$ 300 milhões, unidade a ser erguida em Camaçari iráproduzir 30 mil veículos comerciais por ano até 2016; protocolo de intenções para construção será assinado nesta sexta-feira, 14 de setembro.O Grupo Mater, investidor da planta industrial de veículos comerciais leves, em CKD, assina nesta sexta-feira, dia 14 de setembro, protocolo de intenções com o governo do Estado da Bahia para a construção de uma fábrica na cidade de Camaçari. Com investimento de US$ 300 milhões, a unidade fabril será erguida em uma área de 1 milhão de metros quadrados e inicialmente irá trabalhar com duas linhas de produção paralelas, lançando dois modelos de veículos comerciais no mercado brasileiro do maior fabricante de veículos comerciais. 

A previsão é de que a produção seja iniciada no final de 2013 e que sejam produzidos 30 mil veículos por ano até 2016. O planejamento prevê ainda a instalação de 130 pontos de vendas em todo o país nesse período.Segundo Osmar Hidalgo, diretor executivo da Foton Motors do Brasil, a fábrica irá gerar, até 2016, 1 mil empregos diretos e 6 mil indiretos,contribuindo para o crescimento sócio-econômico da Bahia.Ele afirma que a escolha pela cidade baiana deveu-se a diversos fatores,como o crescimento do pólo automotivo local e a presença de fornecedores especializados. Ele cita ainda a proximidade de portos, que agregam conveniência logística.

A planta fabril terá capital 100% nacional, por iniciativa do grupo Mater Participações. Com atuação nas áreas ambiental e de óleo e gás, conta também com mais de 50 anos de experiência no comércio de veículos e prestação de serviços. Essa experiência acumulada é colocada agora na construção da marca.

Foton no Brasil. 
A produção, horizontalizada, irá contar com os fornecedores do parque fabril já existente na região e também deverá atrair novos sistemistas para a Bahia. A previsão é de que o índice de nacionalização dos veículos produzidos seja de 65% até 2016. 

Foton China
Com sede em Changping District, Beijing, China, a Foton é a maior produtora de veículos comerciais e pesados do mundo, com uma produção anual superior a 700 mil veículos. Com diversas fábricas na China e várias em implantação em todo mundo, a Foton emprega hoje mais de 26 mil pessoas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário