quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Tarumã está de volta. Treinos da Stock Car começam nesta sexta-feira



Depois de dois anos distante, o Autódromo de Tarumã, local da primeira corrida da Copa Caixa Stock Car em 22 de abril de 1979, está de volta ao calendário da mais importante categoria do automobilismo brasileiro. Neste domingo, os fanáticos torcedores gaúchos terão a oportunidade de ouvir novamente o forte ronco dos motores e de ver de perto os mais cobiçados carros de corrida da América do Sul. A última prova tinha sido em 2009 e o vencedor foi o experiente Luciano Burti, um dos ex-pilotos de Fórmula 1 entre os 32 que entram na disputa. A briga pela liderança promete, pois a diferença entre os primeiros colocados é pequena. Cacá Bueno é o primeiro com 115 pontos seguido por Ricardo Maurício (112), Daniel Serra (99), Valdeno Brito e Max Wilson, ambos com 94. Dependendo da combinação de resultados, um desse quatro pode assumir a ponta da tabela já em Tarumã. No entanto, como ainda estarão em jogo - contando com a corrida de domingo - 110 pontos, muito mais gente ainda pode entrar diretamente na briga pelo título. Um detalhe fundamental e que esquenta ainda mais a disputa é a prova final, dia 9 de dezembro em Interlagos, valer pontos em dobro (44) e ainda ser a Corrida do Milhão, que dá R$ 1 milhão ao vencedor.


Até agora, o tradicional e veloz traçado gaúcho recebeu 25 vezes a Stock Car. O maior vencedor é o duodecacampeão (12 títulos) Ingo Hoffmann, que ganhou oito vezes - duas ao lado de Angelo Giombelli. Ele é seguido por dois tetracampeões: Paulo Gomes, com quatro vitórias, e Cacá Bueno, com duas. A seguir, todos terminaram somente uma vez no degrau mais alto do pódio. Luciano Burti, Rodrigo Sperafico, Giuliano Losacco, Chico Serra, Ruben Fontes, Xandy Negrão, Adalberto Jardim, Fabio Sotto Mayor, Alencar Jr., Raul Boesel e Affonso Giaffone. Destes, cinco chegaram ao título da Stock Car.Para voltar a receber a Stock Car ao lado da Copa Montana e do Mini Challenge, o Autódromo de Tarumã passou por reformas como a construção de boxes mais amplos e em condições de comportar toda a família Stock Car. Na sexta-feira, a partir das 9h10, os Mini serão os primeiros a entrar na pista, que teve áreas de escape ampliadas. Depois será a vez dos Stock Car, que como tem acontecido, serão divididos em dois grupos de 16 carros, cada um com direito a 40 minutos de pista aberta. Das 16h30 às 16h50 será realizado o primeiro classificatório da rodada tripla do Mini. Sábado, o Mini tem as duas provas com início, respectivamente, às 10 horas e às 14h15. A Copa Caixa Stock Car define o grid no próprio sábado a partir das 12h10 e a Montana às 15h15.


A largada da Stock Car será domingo às 9h30. O Mini começa às 10h50 e a Copa Montana às 13 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário