quarta-feira, 21 de maio de 2014

PROGRAMA ENVOLVER, DA MARCOPOLO, CONQUISTA PRÊMIO ESARH 2014

O Programa Envolver – Programa de inclusão da Marcopolo conquistou o Prêmio ESARH 2014, na modalidade Gestão de Pessoas. O Envolver foi premiado pelos resultados obtidos na inclusão de pessoas com deficiência (PCD`s) no quadro de empregados da Marcopolo e, consequentemente, no mercado de trabalho.


Segundo Osmar Piola, gerente de recursos humanos da Marcopolo, o Prêmio ESARH 2014 é o reconhecimento externo de que este programa vem trazendo muitos resultados positivos, tanto para os PCDs quanto para as demais pessoas da empresa. 

“Envolver é acolher com o coração, é entender e respeitar as diferenças, é vencer preconceitos. Essa conscientização permitiu que a inclusão de pessoas com deficiências fosse acontecendo de maneira gradual e se incorporando à cultura da Marcopolo, que já tem em sua base o respeito, a valorização e o bem-estar das pessoas”, salienta Piola.

Um dos motivos que definem o sucesso do Programa Envolver é o engajamento e a participação dos diferentes profissionais da empresa no processo de inserção e desenvolvimento das pessoas com deficiência. Vários colaboradores atuam como facilitadores, contribuindo para o acolhimento dos participantes do Programa Envolver, respeitando as diferenças e aprendendo com a troca de experiência.

Iniciado formalmente em 2008, o Programa Envolver começou com 73 pessoas com deficiência. Na evolução do programa, percebeu-se a necessidade de qualificação profissional dos candidatos e de adequação da proposta junto à empresa e também na família.

Para melhor adaptação de PCD´s iniciou-se um treinamento especial na Escola de Formação Profissional Marcopolo, unidade do bairro Reolon, em parceria com diversas instituições facilitadoras. Atualmente, os cursos para PCDs também são realizados no Centro de Treinamento Marcopolo, localizado na unidade Ana Rech, onde há disponibilidade para formação nas diferentes necessidades da empresa.


Hoje são 373 colaboradores com deficiência na Marcopolo, em Caxias do Sul (RS), e 96 na Marcopolo Rio, em Duque de Caxias (RJ), onde o Envolver também foi implementado em 2011. O programa contempla pessoas com diferentes deficiências, conforme estabelecidas na legislação, tais como lesões auditivas, visuais, físicas, mentais, reabilitados e portadores de lesões múltiplas. O compromisso da empresa é oportunizar a valorização profissional e pessoal, adequando as condições de trabalho às diferentes necessidades dos colaboradores, traduzido pela maior autonomia alcançada pelas pessoas com deficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário