sábado, 7 de fevereiro de 2015

O ponto de referência em sua categoria: o Porsche Cayman GT4

O Cayman GT4 é o novo integrante da família Porsche GT. Esta é a primeira vez que a Porsche está lançando um carro esporte GT tomando por base o Cayman, acrescentando componentes do 911 GT3. Um tempo de volta de 7 minutos e 40 segundos no circuito norte da pista de Nürburgring posiciona o Cayman GT4 como novo ponto de referência, no topo de seu segmento de mercado. Ele também faz uma clara afirmação de que a Porsche continuará a promover carros radicais de duas portas no futuro ̶ carros esporte desenvolvidos no departamento de automobilismo em Weissach.

Motor, chassi, freios e aerodinâmica do Cayman GT4 são configurados de modo a oferecer uma dinâmica de direção máxima. Mesmo assim, a versão topo de linha mantém a versatilidade e a capacidade de uso diário típicos do cupê para dois passageiros da Porsche. Ele é movido por um motor de seis cilindros opostos de 3,8 litros com 390 cv (283 kW), derivado do motor do 911 Carrera S. Sua potência é sempre transmitida por uma caixa de câmbio de seis marchas com coxins dinâmicos. O Cayman GT4 acelera de zero a 100 km/h em 4,4 segundos e sua velocidade máxima é 295 km/h. O consumo de combustível, de acordo com o Novo Ciclo de Direção Europeu (NEDC), é de 9,7 km/l. O chassi, que foi rebaixado em 30 mm e conta com um sistema de freios com dimensões generosas, é formado quase exclusivamente por componentes do 911 GT3. 

Feito sob medida para as pistas de corridas: o primeiro Porsche Cayman com força vertical descendente em ambos os eixos

Em seu exterior, o Cayman GT4 se diferencia claramente das demais versões do cupê com motor central. Três aberturas para entrada de ar distintivas na dianteira e uma ampla asa traseira fixa integram um pacote aerodinâmico sistematicamente projetado para proporcionar força vertical descendente (downforce). A pedido do cliente, o Cayman GT4 pode ser equipado de maneira ainda mais abrangente para uso esportivo. As opções incluem sistema de freios com discos de cerâmica (PCCB), bancos em concha fixos feitos de plástico reforçado por fibra de carbono (CFRP, carbon fiber reinforced plastic), pacote Sport Chrono personalizado com o aplicativo Track Precision exclusivo e pacote Club Sport. 

O interior do Cayman GT4 foi projetado de modo que tanto o motorista como o passageiro possam vivenciar um puro prazer de direção. Eles se sentam em bancos esportivos, estofados com uma combinação de couro e Alcântara, que se diferenciam pelo fato de oferecer um ótimo apoio lateral. O novo volante esportivo do GT4 garante um controle ideal e uma resposta de esterçamento direta devido às suas dimensões compactas. 

As especificações técnicas do novo carro esporte GT se baseiam no 911 GT3. Por ter motor central e ser um ótimo exemplo de dinâmica de direção em sua categoria, ele segue a tradição conceitual de carros como o 904 GTS, o 911 GT1, o Carrera GT e o 918 Spyder. 

Os carros esportivos GT da Porsche incorporam a conexão mais apaixonante possível entre a direção cotidiana e as pistas de corridas e, com isso, o núcleo esportivo da marca: Intelligent Performance. Quatro dentre cinco motoristas de carros esportivos da Porsche com esta classificação também os utilizam nas pistas de corrida. 

O lançamento mundial do Cayman GT4 ocorrerá no início do mês de março no Salão Internacional de Automóveis de Genebra. No Brasil, o Cayman GT4 tem chegada prevista para o final do primeiro semestre, por preço a ser definido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário