sábado, 22 de setembro de 2018

Cervejaria Ambev e VW Caminhões e Ônibus anunciam compromisso global para a criação de modelo de negócio elétrico


A Cervejaria Ambev e a VW Caminhões e Ônibus assinaram nesta quinta-feira, 20/09, um termo de cooperação global para o desenvolvimento de um modelo de negócio de mobilidade elétrica. O anúncio foi feito pela diretoria da VW Caminhões e Ônibus e por Guilherme Gaia, diretor de sustentabilidade e suprimentos da  Cervejaria Ambev, na presença de Andreas Renschler, CEO do Grupo Traton, durante a IAA, maior mostra de veículos comerciais do mundo, em Hannover, na Alemanha. O objetivo das empresas é somar forças para viabilizar a utilização da propulsão elétrica na distribuição urbana de produtos e criar um benchmarking em sustentabilidade para o mercado logístico global, contemplando a operação do caminhão VW e-Delivery e seu abastecimento por meio de fontes de energia sustentáveis.

A tratativa foi revelada exatamente um mês após a Cervejaria Ambev anunciar que terá mais de 1/3 da frota parceira composta por caminhões Volkswagen elétricos até 2023. A iniciativa envolve 1.600 veículos movidos a energia limpa e é a maior do tipo já divulgada no mundo.


Com a parceria entre Cervejaria Ambev e Volkswagen, 1.600 caminhões VW elétricos serão utilizados na distribuição de bebidas das marcas como Skol, Brahma, Antarctica e água AMA até 2023. Isso significa que mais de 1/3 da frota que atende a cervejaria será composta por veículos movidos a energia limpa, deixando de emitir mais de 30,4 mil toneladas de carbono em sua cadeia logística por ano.

O primeiro caminhão a integrar essa frota será o VW e-Delivery e chegará às ruas do Brasil até o final de setembro, inaugurando assim a primeira fase de testes para determinar a tecnologia mais adequada para atender as operações da Cervejaria Ambev. O modelo será recarregado com 100% de energia elétrica proveniente de fontes limpas, como eólica e solar.


Esse é o primeiro caminhão leve 100% elétrico da América Latina com zero emissão de CO2, NOX e micro particulados. A solução está alinhada à política de desenvolvimento e promoção de tecnologias limpas do Grupo Traton, do qual a VW Caminhões e Ônibus faz parte, e da Cervejaria Ambev.

A parceria é um marco na história das duas empresas. O trabalho em conjunto representa um passo importante em direção a um futuro cada vez menos dependente de combustíveis fósseis e tem por objetivo reduzir ainda mais as emissões de gases de efeito estufa na frota que atende a Cervejaria Ambev. Entre 2014 e 2017, a companhia já reduziu esse índice em 33,9%.
Cervejaria Ambev e a Sustentabilidade

A sustentabilidade socioambiental é um pilar central do negócio da Cervejaria Ambev. Nos últimos cinco anos, a companhia destinou mais de R$ 1 bilhão para projetos voltados a esse fim em sua operação. O montante contribuiu para a superação de seis das sete metas anunciadas em 2013 para serem atingidas em 2017. Agora, a cervejaria anunciou mais um passo importante nesse trabalho, com novos compromissos, que tem previsão de atingimento até 2025. 

As metas, definidas pela AB InBev globalmente, são divididas em quatro pilares, sendo que um deles se refere especificamente à redução das emissões de carbono em suas operações e à compra de eletricidade de fontes renováveis:


Ações Climáticas: 100% da eletricidade comprada pela Cervejaria Ambev deve ser advinda de fontes renováveis. Além disso, a cervejaria vai reduzir em 25% as emissões de carbono ao longo da nossa cadeia de valor.

Embalagem Circular: 100% dos produtos da Cervejaria Ambev devem estar em embalagens retornáveis ou que sejam majoritariamente feitas de conteúdo reciclado.

Gestão de Água: melhorar de forma mensurável a disponibilidade e a qualidade da água para 100% das comunidades em áreas de alto estresse hídrico com as quais a cervejaria se relaciona.

Agricultura Inteligente: 100% dos agricultores parceiros da cervejaria devem estar treinados, conectados e com estrutura financeira para desenvolver um plantio cada vez mais sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário