domingo, 4 de setembro de 2011

Stock Car define os dez candidatos ao título em Salvador

Decidir os candidatos ao título em circuito de rua é certeza de uma corrida movimentada e infinitas contas nos boxes da Stock Car. Foi assim neste domingo, na oitava etapa da temporada, em Salvador (BA). A prova definiu os dez pilotos que passaram ao playoff - eles tiveram a pontuação aproximada para decidir nas próximas quatro corridas quem será o campeão de 2011. Entre os classificados, está Luciano Burti, piloto da Itaipava Racing Team.

Com bom ritmo de corrida, ele largou em nono e chegou em quarto, assegurando sua vaga na decisão ao lado de Thiago Camilo, Max Wilson, Cacá Bueno, Átila Abreu, Ricardo Mauricio, Popó Bueno, Marcos Gomes, Daniel Serra e Allam Khodair. Mas não foi uma corrida fácil, longe disso. No início, chegou a se enroscar com Thiago Camilo. Depois, foi fechado por Átila Abreu na saída dos boxes, em incidente que ficou sob investigação durante a prova. Por fim, precisou fazer uma das manobras mais bonitas da etapa.

Quando estava em oitavo, fez uma dupla ultrapassagem sobre Alceu Feldmann e Rodrigo Navarro. "Foi arriscado: meu carro a 200 km/h, por fora, saindo de frente e indo em direção ao muro, mas ao mesmo tempo eu precisava acelerar para completar a manobra. O que se mostrou decisivo, porque aqueles carros estavam mais lentos e se eu não conseguisse a ultrapassagem minha corrida poderia se complicar", fala Luciano Burti. O outro susto foi na disputa com Átila Abreu.

"Ele voltou para a faixa de rolamento em cima do meu carro. Aquele toque poderia ter quebrado a suspensão. Mas às vezes é preciso contar com a sorte também", acrescentou o piloto da Itaipava Racing Team, que chega ao playoff depois de uma pole position registrada em Ribeirão Preto e uma vitória conquistada em Campo Grande. "A primeira parte da missão está cumprida. Não foi confortável chegar aqui sob pressão, precisando forçar sem exagerar, mas conseguimos".

"Agora, precisamos de força total para a fase decisiva. Neste ano, percebemos que ser conservador nem sempre é a melhor ideia. Então, temos que ir para cima, etapa por etapa, para ver o que dá no final", disse Luciano Burti. Na disputa pelo playoff, ele teve o suporte de todo o time, inclusive do companheiro de equipe, David Muffato. Com chances remotas - precisava vencer para se classificar - David Muffato serviu involuntariamente de escudo para Luciano Burti.

"Sempre tive uma relação muito boa com meus companheiros de equipe. Aqui, não é de hoje que estamos trabalhando bem juntos. Quando vi que era o David atrás do meu carro, sabia que poderia contar com ele no sentido de não me atacar, porque para ele não mudaria as coisas. Essa classificação para o playoff é resultado direto de um trabalho de equipe", comemorou Luciano Burti. David Muffato terminou a prova duas posições atrás, em sexto, repetindo o melhor resultado dele em 2011.

Sua única chance considerável de chegar à fase decisiva era vencer a corrida. Mas na opinião de David Muffato faltou largar um pouco mais à frente. "Larguei em 15º e cheguei em sexto, brigando com o quinto. É claro que saindo mais à frente a conversa seria diferente. Mas está bom porque a ideia o tempo todo era classificar no mínimo um carro da equipe - os dois se possivel. Tanto que quando voltei dos boxes atrás do Luciano comecei a perguntar sobre os meus adversários".

"Como minhas chances não evoluíram, vi que o ideal era manter o ritmo ali para assegurarmos pelo menos um carro na decisão. Agora, quero trabalhar por pódios, que é algo que eu desejo muito. E assim estarei ajudando a equipe também", concluiu David Muffato. A próxima etapa da temporada da Stock Car será realizada nos dias 17 e 18 de setembro em Santa Cruz do Sul (RS), onde Luciano Burti já fez pole position, em 2006.

O RESULTADO EM SALVADOR

1°) Thiago Camilo - Ipiranga-RCM (Chevrolet) 35 voltas em 50min40s093
2°) Max Wilson - Eurofarma RC (Chevrolet) a 1s770
3°) Átila Abreu - A.M.G. Motorsports (Chevrolet) a 5s401
4°) Luciano Burti - Itaipava Racing Team (Peugeot) a 6s660
5°) Tuka Rocha - BMC Vogel (Chevrolet) a 10s981
6°) David Muffato - Itaipava Racing Team (Peugeot) a 11s309
7°) Ricardo Zonta - Crystal Racing Team (Chevrolet) a 11s723
8°) Duda Pamplona - Officer ProGP (Chevrolet) a 14s301
9°) Nonô Figueiredo - Esso Mobil Super Racing FTS (Chevrolet) a 17s238
10°) Giuliano Losacco - Hot Car Competições (Chevrolet) a 18s924
11°) Cacá Bueno - RBR (Peugeot) a 20s328
12°) Valdeno Brito - Esso Mobil Super Racing FTS (Chevrolet) a 20s760
13°) Alceu Feldmann - A.Matheis Motorsport (Chevrolet) a 22s039
14°) Allam Khodair - Blau Vogel (Chevrolet) a 22s475
15°) Daniel Serra - RBR (Peugeot) a 22s989
16°) Ricardo Mauricio - Eurofarma RC (Chevrolet) a 23s940
17°) Felipe Maluhy - Officer ProGP (Chevrolet) a 24s249
18°) Rodrigo Sperafico - JF Racing (Peugeot) a 27s592
19°) Diego Freitas - Scuderia 111 (Peugeot) a 48s021
20°) Ricardo Sperafico - Scuderia 111 (Peugeot) a 1 volta

A NOVA CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO

1 - Thiago Camilo, 225 pontos
2 - Max Wilson, 220
3 - Átila Abreu, 216
4 - Cacá Bueno, 214
5 - Ricardo Maurício, 212
6 - Popó Bueno, 211
7 - Marcos Gomes, 210
8 - Luciano Burti, 209
9 - Daniel Serra, 208
10 - Allam Khodair, 207

Nenhum comentário:

Postar um comentário