quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Audi mostra RS 7 Sportback performance no Salão do SP, o novo carro do Neymar na Europa

Uma das grandes atrações da Audi no Salão do Automóvel de São Paulo, que será realizado entre 10 e 20 de novembro, será a apresentação do RS 7 Sportback performance. O modelo, que representa de um dos principais pilares da marca, a esportividade, chega ao país com uma aceleração reservada aos superesportivos. O carro é equipado com o motor V8 4.0 TFSI, que ganhou mais potência em relação à versão anterior e tem agora 605 cv de potência e até 750 Nm de torque com overboost. Com esse conjunto, o carro acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos. O RS 7 Sportback performance estará a venda no Brasil por R$ 728.990 a partir do Salão do Automóvel.

Um dos primeiros brasileiros a conhecer e desfrutar das qualidades desse esportivo é o jogador de futebol Neymar. Entre as atraentes opções de modelos oferecidas pela Audi para as estrelas da equipe do Barcelona na temporada 2016/2017, em seu programa de patrocínio com o time, o atleta brasileiro selecionou o RS 7 Sportback performance para seu uso particular na Europa. Pela exclusividade do modelo, algumas concessionárias da marca terão de comercializar o veículo apenas por encomenda.

O RS 7 Sportback performance vem equipado com a versão mais potente do motor 4.0 V8 biturbo de alta rotação com deslocamento de 3.993 centímetros cúbicos. A potência foi aumentada em 45 cv, atingindo agora 605 cv, que estão disponíveis entre 6.100 e 6.800 rpm. A rotação máxima também foi elevada em 200 rpm. Um torque constante de 700 Nm é disponibilizado entre 1.750 e 6.000 rpm. Um dos destaques particulares deste motor é a função overboost, que permite ao condutor aumentar o torque temporariamente para 750 Nm entre 2.500 e 5.500 rpm. O overboost é acionado automaticamente na aceleração total quando o motor e a transmissão estiverem no modo dynamic do Audi drive select. O indicador de pressão de sobrealimentação no RS muda para vermelho quando a função está ativada.

O desempenho do novo RS 7 Sportback performance fala por si: ele acelera como um verdadeiro superesportivo, chegando aos 100 km/h em somente 3,7 segundos – uma melhora de 0,2 segundo em relação aos modelos RS básicos.
  
O modelo recebeu a suspensão esportiva RS plus, mais firme, com Dynamic Ride Control (DRC, que utiliza molas de aço e amortecedores ajustáveis em três níveis, ligados uns aos outros por meio de linhas hidráulicas e uma válvula central. Outra opção que pode ser integrada ao sistema Audi drive select é a direção dinâmica (dynamic steering), que conta com uma variação contínua da relação de esterçamento das rodas de acordo com a velocidade do veículo.

Utilizando as funções do Audi drive select, o condutor pode variar o comportamento dos principais sistemas do veículo, incluindo direção, motor, câmbio e o diferencial esportivo opcional, entre os modos comfort, auto, dynamic e individual.

O modelo é equipado de série com rodas de alumínio fundido de 21 polegadas de diâmetro. Com design diferente, ambas têm desenho com cinco braços na cor titânio fosco com detalhes de acabamento polido. Os discos de freio são feitos de cerâmica de fibras de carbono, que reduzem o peso do sistema em 10 quilos. O controle de estabilidade (ESC) conta com um modo “Sport” e pode ser totalmente desligado caso seja necessário.

Diversos detalhes de estilo reforçam a posição proeminente do modelo de alto desempenho, incluindo para-choques esportivos com largas entradas de ar à frente e o difusor fortemente perfilado aplicado na traseira, a grade preta brilhante do tipo colmeia, típica dos modelos RS, e os imponentes estribos laterais. O modelo traz ainda peças com acabamento titânio fosco, incluindo aro externo da grade dianteira Singleframe, spoiler dianteiro, abas aerodinâmicas laterais nas entradas de ar, acabamentos nas janelas, capas dos espelhos retrovisores externos e borda superior do difusor traseiro. Como opção exclusiva para os modelos da linha RS performance, a Audi oferece ainda pintura na cor metálica azul Ascari.

O RS 7 Sportback performance conta de série com bancos esportivos RS e apoio de cabeça integrado. Como opcional no pacote Design RS, a Audi oferece bancos, apoio de braços, console central revestidos de couro e Alcântara com costuras contrastantes na cor azul, além de apliques de fibra de carbono com detalhes também azuis.

O painel de instrumentos tem fundo preto, mostradores brancos e ponteiros na cor vermelha. Logotipos RS estão presentes nas chaves, no volante esportivo multifuncional de três raios revestido com couro, nos estribos das portas, no tacômetro, no grande mostrador do sistema de informações para o condutor e no monitor eletricamente retrátil do sistema MMI navigation plus.

O novo RS 7 Sportback performance oferece capacidade de carga entre 535 e 1.390 litros e traz abertura e fechamento elétricos da tampa do porta-malas. Conta ainda com uma generosa lista de equipamentos de série, como ar-condicionado automático de quatro zonas, bancos dianteiros esportivos com aquecimento e ajustes elétricos (com memória para o do motorista), head-up display, espelho retrovisor interno antiofuscante automático, recepção de TV, volante multifuncional esportivo com base aplainada com revestimento de couro e ajuste elétrico, função Autohold, alarme antifurto, teto solar elétrico, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de ré, direção eletromecânica dinâmica, diferencial esportivo traseiro, ESC (controle eletrônico de estabilidade), faróis full LED com ajuste automático de altura, sistema de visão noturna Night Vision, controle de pressão dos pneus, keyless-go, sistema start-stop, DVD player, som Bang & Olufsen e rádio MMI Plus com sistema de navegação, MMI touch, Audi connect, Bluetooth e smartphone interface.


As opções de pintura externa são Cinza Nardo, Prata Florete, Branco Geleira, Preto Mito, Cinza Daytona, Vermelho Misano, Azul Sepang, Preto Pantera, Prata Prisma e Azul Ascari. Entre as cores disponíveis para o interior estão preto, cinza, preto com costura cinza ou preto com costura azul, que faz parte do pacote opcional Design RS.

Engebras e Linardi Sports levam pilotos brasileiros para testes na F4 Sul-Americana

A Engebras, empresa brasileira de tecnologia, e a Linardi Sports estão promovendo dois dias de testes para dois pilotos brasileiros na Fórmula 4 Sul-Americana, categoria de base para pilotos que escolheram os monopostos para carreira automobilística. Jonathan Stein e Kaká Magno testam nesta semana no Autódromo Victor Borrat Fabini, em El Pinar, a 30 quilômetros da capital Montevidéu, com a supervisão dos diretores da categoria, Gerardo Salaverria e Nicolas Etchamendi.


Stein, piloto de 30 anos e com grande experiência no kart, vai testar no meio da semana - "Será uma grande experiência testar na Fórmula 4 Sul-Americana, categoria em plena ascensão e com pilotos de nível bem elevado", diz o piloto, que conta também com o apoio da Tudotrip, agência de Turismo que apoia paulista.

Kattlyn Magno, paranaense conhecida em pistas brasileiras como Kaká Magno, além de kart, já participou de campeonatos regionais de turismo no Paraná e em 2013 chegou a fazer algumas provas da Mercedes Challenge na Linardi Sports.

"Estou muito confiante nos testes da Fórmula 4 Sul-Americana. Achei o ambiente excelente com pilotos de vários países. Vejo grandes chances de resultados por aqui", diz Kaká, fará dois dias de testes e já está no Autódromo de El Pinar.

A categoria teve sua primeira temporada realizada em 2013, organizada pela Associação Uruguaia de Volantes e o Automóvel Clube do Uruguai. O monoposto é o mesmo carro utilizado na Fórmula Futuro promovida por Felipe Massa no Brasil, e que deixou de existir em 2012. Com chassi Signatech, o carro possui motor 1.8 com 150 cavalos de potência.

Além do Niro, Kia Motors mostra Cadenza GDI e Optima GT.

Em sua 13ª participação, a Kia Motors do Brasil leva para a 29ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, de 10 a 20 de novembro, no São Paulo Expo, três novidades da marca sul-coreana: o SUV compacto híbrido Niro, o sedã Cadenza GDI (com sistema de alimentação direto) e o sedã Optima GT (com injeção direta e turbo). 


Em complemento, a Kia Motors lança oficialmente o novo Cerato, agora vindo do México, e mostra ainda o recém-lançado Sportage e os modelos Grand Carnival, Mohave, Picanto (mecânico e automático), Quoris (top), Soul, Soul EV e o Sorento, em seu estande de 2.115 metros quadrados.

Engenheiro da FPT Industrial recebe menção honrosa no Congresso SAE BRASIL 2016

Rafael Pires, Engenheiro da FPT Industrial de 29 anos, recebeu na última terça-feira (25/10) a menção honrosa no 7º Prêmio SAE BRASIL Jovem Engenheiro. A premiação foi um dos destaques do 25º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade, realizado no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

Neste ano, a sétima edição do Prêmio SAE BRASIL Jovem Engenheiro destacou 17 profissionais com até 35 anos e formados há 10 anos, que desenvolveram projetos com alto conteúdo de inovação e que contribuíram para o aprimoramento da qualidade e redução de custos.

Os homenageados tiveram seus perfis avaliados e aprovados pelo Comitê de Reconhecimento da SAE BRASIL, presidido pelo engenheiro Ozires Silva. Os quesitos avaliados pelo Comitê de Reconhecimento da SAE BRASIL foram soluções inovadoras (produto e processo), aprimoramento da qualidade, redução de custos e sustentabilidade.

O engenheiro da FPT Industrial concorreu com profissionais de empresas como Embraer, Marcopolo, General Motors e Bosch. Como prêmio, Rafael Silveira Pires recebeu uma placa alusiva e anuidade gratuita de associados da SAE BRASIL. 

No quesito de soluções inovadoras, Rafael Pires foi responsável pela elaboração do programa de testes para a realização de 45 homologações do programa MAR-I de emissões. A meta do jovem engenheiro era reduzir de maneira eficiente o tempo total das homologações dos motores.

Devido ao trabalho de Rafael Pires, a FPT Industrial conseguiu atender todas as demandas de datas dos testes de homologação, eliminando a necessidade de aportes de recursos externos da empresa. A redução das horas foi prova do aumento de eficiência dos processos internos de engenharia aliado à qualidade elevada das medições necessárias para as homologações.


“O trabalho do Rafael Pires se destacou porque ele é um engenheiro da FPT Industrial com um know-how extremamente específico, com conhecimento especializado de testes de motores em laboratórios de emissões. Essa complexidade é difícil de ser encontrada no mercado. O nível de conhecimento precisa ser elevado, e Rafael é prova de que os profissionais da FPT Industrial possuem conhecimentos elevados sobre combustão e calibração de motores diesel”, reconhece Evandro da Cruz, responsável pela Área de Calibração e Aplicação dos motores da FPT na América Latina.

Novas bombas de óleo com a marca Pierburg para veículos leves no mercado de reposição

Para ampliar o seu novo portfolio de bomba de óleo, a divisão de aftermarket do Grupo Rheinmetall, responsável por comercializar os produtos Kolbenschmidt (KS) no mercado de reposição, lançou bombas de óleo para a linha leve da Fiat, Ford e GM com a marca Pierburg, que também pertence ao Grupo e é fornecedora original nas principais montadoras do mundo.

As novas bombas de óleo atendem os motores da Fiat 1.6L E.TorQ 16V Flex 4 Cilindros, aplicado no Idea, Novo Palio, Palio Weekend, Punto, Siena, Grand Siena e Strada, produzidos a partir de 2011 e 1.8L E.TorQ 16V Flex 4 Cilindros utilizado nos modelos Bravo, Doblo, Idea, Línea, Palio Weekend, Punto e Strada a partir de 2011.

Para Ford os lançamentos são para os motores Supercharger 1.0L 4 Cilindros que equipam os modelos Ecosport e Fiesta e nos motores Zetec Rocam 1.0L e 1.6L 4 Cilindros aplicados no Fiesta, Ka, Courie, Escort, Focus e Ecosport.

Já na GM os novos produtos são aplicados nos motores Econoflex 1.8L, 1.0L, SPE/4 1.0L, 1.4L, 1.6L MPFI, 1.0L VHCE Flexpower 4 Cilindros que atendem os veículos Corsa, Celta, Agile, Cobalt, Spin, Onix, Prisma, Montana, Meriva, Classic e Tigra.

  

terça-feira, 1 de novembro de 2016

SÁBADO: 53º ENCONTRO VOLKS CLUBE DO CEARÁ


Wagner Gonzalez em Conversa de pista

Wagner Gonzalez
 GP DO MÉXICO: MUITOS PESOS E MUITAS MEDIDAS



Grande Prêmio do México teve lista tríplice para definir o terceiro lugar. Hamilton venceu e Rosberg, segundo, segue líder do campeonato após corrida decidida com vários pesos e várias medidas.


O resultado do GP do México, a antepenúltima etapa da temporada 2016 da F-1, já entrou para o folclore da categoria e não foi apenas por causa das manobras discutíveis de Max Verstappen e Sebastian Vettel. Os comissários desportivos da FIA certamente erraram mais do que os próprios pilotos e usaram pesos e medidas diferentes para punir ou inocentar quem saiu da pista e manteve a posição, particularmente Lewis Hamilton e Nico Rosberg.  Os dois pilotos da Mercedes saíram da pista logo na primeira curva, um “S” direita-esquerda-direita, como você pode ver aqui: o inglês porque perdeu o ponto de freada e inaugurou uma via expressa entre o início e o final do trecho em questão; o alemão saiu da pista empurrado por Max Verstappen.

O caso de Hamilton sequer foi levado em consideração, enquanto no outro os comissários Garry Connelly, Silvia Bellot, Danny Sullivan e Jorge Rodriguez entenderam que nem Rosberg nem Verstappen poderiam ser considerados total ou parcialmente culpados pelo incidente. Nesse mesmo vídeo é possível ver o acidente provocado por Estebán Gutiérrez, que ao tocar no carro de Esteban Ocón provocou uma colisão do francês contra o do sueco Marcus Ericsson. Igualmente, foi julgado que “nenhum piloto poderia ser considerado total ou parcialmente culpado pelo incidente”.

A série de discussões sobre toques e batidas em disputas de freadas ou ultrapassagens tem ganho protagonismo nesta temporada, cortesia do estilo arrojado de Max Verstappen. Dentro do clima atual o antológico GP da França de 1979 jamais terminaria sem desclassificações ou punições. Pouca gente se lembra que essa prova marcou a primeira vitória de Jean-Pierre Jabouille e de um Renault turbo, mas quase todos lembram da eletrizante batalha entre Gilles Villeneuve e René Arnoux, que bateram rodas várias vezes nas últimas voltas da corrida disputada em Dijon-Prenois.

O lado negro da força dos regulamentos esportivos atuais é que sua aplicação se dá em 50 tons de cinza e dentro de um contexto onde o politicamente correto dita a moda de quem é mocinho e quem é bandido. Nomes como Jody Scheckter, Riccardo Patrese, Ayrton Senna, Michael Schumacher e, mais recentemente, Sebastian Vettel e Romain Grosjean causaram episódios que terminaram em circunstâncias nem sempre isentas de trabalhos de funilaria e pintura, alguns desses trabalhos demandando empenhos braçais e econômicos em grau considerável. O fator recorrente nessa história é a renovação necessária de pilotos e aqui entra a questão do milhão de dólares: porque os métodos de trabalho dos comissários esportivos não evoluem na mesma proporção. É necessário evitar que se repita o que aconteceu após a bandeirada do GP do México.

As voltas finais da corrida mostraram uma bela disputa pelo terceiro lugar, com Verstappen se defendendo dos ataques de Vettel, que por sua vez via o carro de Daniel Ricciardo cada vez mais nítido nos retrovisores do seu Ferrari. Já famoso por sua relutância em permitir uma ultrapassagem por quem quer que seja, o holandês travou rodas e saiu reto na curva 1, na penúltima volta e “obteve vantagem indevida para manter sua posição”, conforme decisão dos comissários desportivos. Não demorou nada para Vettel começar a resmungar e cobrar punição ao adversário; demorou menos ainda para replicar iradamente a mensagem vinda do box que Charlie Whiting estava tomando providências. O alemão nem havia recuperado o fôlego quando se viu lado a lado com Daniel Ricciardo quando os dois se aproximavam do estádio.

Quando a bandeirada baixou Verstappen juntou-se a Lewis Hamilton e Nico Rosberg para a cerimônia no pódio. O entrevero entre o jovem da Red Bull e o já veterano da Ferrari pareceu ter sido resolvido quando Vettel foi chamado às pressas para ocupar o terceiro lugar no pódio, e, logo em seguida, receber o troféu de terceiro colocado. Três minutos mais tarde e os 15 pontos do terceiro lugar mudavam de mãos mais uma vez: o piloto da Ferrari foi punido com dez segundos (o dobro da penalização imposta a Verstappen), e caiu para quinto lugar. Neste vídeo você pode se inteirar de quanto pano sobrou para fazer mangas ao acompanhar as declarações dos três pilotos sobre o que aconteceu nessas emocionantes voltas.

Em resumo, uma série de acontecimentos frustrantes para o público, para os pilotos e para os patrocinadores que perderam a oportunidade de subir ao pódio por uma decisão burocrática. Se usar uma lista tríplice para definir o terceiro colocado, qual a consequência que semelhante falha provocaria se a colocação em jogo fosse a vitória?

Indiferente a isso, os dois pilotos da Mercedes seguiram sua toada e ao final da corrida trocaram gestos há muito esquecidos na disputa pelo título: conversaram e trocaram cumprimentos. Foi uma cena que, por pouco, não aconteceu. Ao travar roda na freada para a primeira curva, os pneus do carro de Hamilton ovalaram e quase custou um pit stop para troca de pneus. Uma breve análise entre Toto Wolff e o engenheiro Simon Cole evitou a parada. “Se a decisão do título não estivesse em jogo teríamos chamado Lewis para trocar pneus”, disse o austríaco após a prova, cujo resultado e informações você vê aqui.

Com o resultado do México Hamilton tornou-se o segundo maior vencedor da história da F-1 (51), junto com Alain Prost e atrás apenas de Schumacher (91). O título deste ano, porém, parece mais próximo de acabar nas mãos de Nico Rosberg: na análise mais simples de combinações possíveis, a vitória no GP do Brasil, permitirá a ele igualar o feito de Damon Hill, o primeiro filho de campeão mundial a repetir o feito do pai. Keke Rosberg, pai de Nico Rosberg, foi o melhor da temporada de 1982.

500 Milhas de Londrina já tem 33 inscritos
A 25a edição da 500 Milhas de Londrina já tem 33 inscritos confirmados para a competição que será disputada no sábado 26 de novembro no autódromo da cidade. Segundo o organizador da prova, Daniel Procópio, a corrida deste ano deverá ser uma das mais disputadas dos últimos tempos:

“Temos a adesão maciça de pilotos do Rio Grande do Sul e de várias equipes de São Paulo, o que vai garantir um grande espetáculo. A programação terá várias outras atrações, incluindo uma prova do campeonato regional e outra da Fórmula 1600.”

O público terá entrada franca e mais informações sobre a competição podem ser obtidas no site www.500milhasdelondrina.com.br.

WG

Qual será a novidade que a Nissan vai mostrar no Salão do Automóvel de São Paulo?




CITROËN C4 LOUNGE S: ESPORTIVIDADE PARA POUCOS!

A Citroën dá a seus clientes mais uma oportunidade de possuir um C4 Lounge diferenciado, com características exclusivas e conteúdo ainda mais completo. A série especial C4 Lounge S dá ao modelo um toque de esportividade e mantém a elegância, o conforto e o desempenho que consagraram o sedã como uma das opções mais completas de seu segmento.

Limitada a 250 unidades, a série especial C4 Lounge S pode ser reconhecida pelo farol com máscara negra e monograma “C4 Lounge S” (em branco, preto e vermelho) aplicado nos para-lamas dianteiros. As rodas Arena Diamantada Noir, de 17 polegadas, são exclusivas desta série especial: são as mesmas da versão Exclusive, mas com coloração preta. A elegância predomina também nas cores disponíveis Blanc Banquise, Gris Moondust e Blanc Nacré. A letra “S” vem de “Sport”.

No interior, a assinatura “C4 Lounge S” é aplicada nas soleiras das portas, nos bordados nos encostos dos bancos e na extremidade direita do painel de instrumentos. Outro detalhe interno que diferencia o C4 Lounge S é a costura dos bancos em vermelho. A edição especial tem de série equipamentos como câmera de ré e central multimídia com tela touchscreen de 7 polegadas, espelhamento e navegador.

Além da exclusividade, da elegância e do pacote completo de equipamentos de conforto e conveniência, o Citroën C4 Lounge S oferece preço atraente: R$ 86.740,00 – apenas R$ 1.000,00 de diferença em relação à versão Tendance THP, na qual se baseia. O modelo conta com motor turbo THP com 173 cv, controle eletrônico de estabilidade (ESP), sistema auxiliar para partida em aclives (Hill Assist), faróis diurnos de LED, ar-condicionado automático com extensão para os passageiros do banco traseiro e central multimídia com sistema Mirror Screen (espelhamento de tela de celular).

Motor THP Turbo FLEX
Sinônimo de potência, elasticidade e economia, o motor Turbo THP (Turbo High Pressure) 16V FLEX, fruto da parceria entre PSA Peugeot Citroën e BMW Group, representa o máximo em evolução tecnológica e desempenho. Moderno, inovador e extremamente confiável, possui como principais características:
- Injeção direta sequencial;
- Turbocompressor do tipo Twin-scroll;
- Cabeçote de 16 válvulas com duplo comando de válvulas no cabeçote;
- Bomba eletrônica de alta pressão;
- Cabeçote com 2 eixos de comando de válvulas;
- Bomba de óleo com gestão de vazão;
- Cárter duplo.

Este motor oferece potência máxima de 173 cv (com álcool) ou 166 cv (com gasolina) a 6.000 rpm e um torque máximo de 240 Nm (24,5 kgfm). O torque máximo já aparece a 1.400 rpm, permanecendo constante até 4.000 rpm. Esta característica garante grande dinamismo e prazer ao dirigir, com retomadas ágeis e potentes, principalmente pelo fato de 156 Nm já estarem disponíveis logo a 1.000 rpm. O conjunto permite ao modelo acelerar de 0 a 100 Km/h em 9,1 s, com velocidade máxima limitada eletronicamente em 215 km/h.

Em um mundo cada vez mais conectado, o Citroën C4 Lounge S conta com a avançada Central Multimídia com tela touchscreen de 7 polegadas, que inclui diversas tecnologias de conectividade.

Por meio de uma prática tela tátil de 7 polegadas, pode-se manipular todos os recursos de áudio, navegação e conectividade oferecidos pela Central Multimídia: rádio AM/FM, leitor de CD, Bluetooth (áudio streaming), USB (áudio com exibição de capas e photo viewer), entrada AUX (auxiliar), calculadora e calendário.

O sistema oferece diversos recursos, tais como:
- MirrorScreen (MirrorLink + CarPlay);

- Duplicação da tela do smartphone na tela da central multimídia;

- Sistema de reconhecimento de voz por meio de Smartphone;

- USB 2.0 input com corrente de 1A;

- Sistema de reconhecimento de voz por meio de smartphone;

- SmartApp Link MyCitroën, permitindo o armazenamento de informações sobre o veículo no smartphone do cliente, como consumo de combustível, localização, percurso realizado, quilômetros percorridos, próxima revisão etc.;


- Ar-condicionado automático digital bi-zone: a central é associada ao ar-condicionado digital bi-zone com filtro de partículas, função Restore e saídas de ar traseiras.

Volkswagen é a fabricante de automóveis e de comerciais leves mais desejada para se trabalhar

A Volkswagen do Brasil é a fabricante de automóveis e de veículos comerciais leves mais desejada para se trabalhar, de acordo com o ranking divulgado na 14ª edição da revista Valor Carreira “As Melhores na Gestão de Pessoas

Entre todas as empresas, de todos os setores da economia, a Volkswagen do Brasil ocupa a 14ª colocação geral, sendo a primeira entre as fabricantes de automóveis e de veículos comerciais leves. 
 
O ranking das empresas mais desejadas revela as companhias nas quais os profissionais mais gostariam de trabalhar. Os entrevistados na pesquisa “As Melhores na Gestão de Pessoas 2016”, realizada pela consultoria de Recursos Humanos Aon/Valor Carreira, ainda apontaram características que “enxergam” nessas companhias: presença global, líderes no setor em que atuam e imagem de que são capazes de proporcionar estabilidade profissional. 
 
“O fato de a Volkswagen do Brasil liderar o ranking das empresas mais desejadas para se trabalhar, entre as fabricantes de automóveis e comerciais leves, revela a força e a solidez da companhia como uma empregadora de sucesso. Esse prestígio é consequência de uma imagem fortalecida da marca, que além de oferecer produtos da mais alta tecnologia e inovação, também preza pelo desenvolvimento e bem-estar de seu público interno”, afirmou o Vice-Presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil, Nilton Junior.    
 
As empresas, listadas de forma espontânea, como as mais desejadas são capazes de “fixar no imaginário do mercado de trabalho” a imagem de boas empregadoras, com um ambiente fértil para aprendizado e oportunidade de carreira (ascensão profissional). Realizada no Brasil há 14 anos, a pesquisa ouviu 34.010 pessoas de todas as regiões do País, de março a junho de 2016.  

Transmissão Allison com extraeconomia de combustível será apresentada na Euro Bus Expo 2016

A Allison Transmission, maior fabricante de transmissões totalmente automáticas para veículos comerciais do mundo, trará as suas mais novas transmissões xFE e Torqmatic para o Reino Unido pela primeira vez na Euro Bus Expo 2016 (de 1 a 3 de novembro; NEC, Birmingham; estande C70). 

Na mesma ocasião a fabricante de ônibus britânica Optare apresentará o modelo médio Metrocity xFE no seu estande (A50) para o setor logo após um bem-sucedido teste da versão Euro 6 equipada com a transmissão Allison xFE que possui o pacote de funções FuelSense Max.

"Estamos felizes com o lançamento e exibição do novo ônibus Optare Metrocity xFE na Euro Bus", afirmou o Robert Drewery, diretor comercial da Optare. "Durante os testes independentes realizados sob condições que replicam o serviço efetivo, o Euro 6 Metrocity com uma transmissão T3270R xFE e equipada com pacote de funções FuelSense Max, apresentou uma economia de combustível de 8% sobre o modelo anterior. Estamos confiantes que este novo pacote será de interesse de nossos clientes que já usufruem do conforto, produtividade e benefícios de manutenção do Metrocity com uma transmissão totalmente automática".

As transmissões Allison xFE apresentam a mais avançada tecnologia em economia de combustível. Além de otimizar os pontos de troca de marchas, no que são auxiliadas pelo pacote FuelSense Max, as transmissões xFE também permitem a antecipação da entrada do lock-up, operando em rotações mais baixas para maior economia de combustível. Em adição ao lançamento da T3270R xFE na Euro Bus Expo, a Allison está ofertando três novos modelos na Europa: T3280 xFE, T3325 xFE e T3375 xFE. 

O portfólio expandido da linha de produtos Torqmatic da Allison Transmission inclui os novos modelos de transmissões totalmente automáticas T1000, T2100 e T2200 que incorporam equipamentos e softwares com tecnologia de maior eficiência de combustível. Estes novos modelos serão exibidos pela primeira vez no Reino Unido durante a Euro Bus Expo. A expansão da família de produtos Torqmatic disponibiliza aos clientes uma linha completa das transmissões Allison com os mais recentes avanços tecnológicos, inclusive a 5a Geração de Softwares de Controles Eletrônicos e pacote de eficiência de combustível FuelSense.

Novo MINI Countryman: Condução prazerosa para todas as ocasiões

A nova geração do MINI Countryman acaba de alçar uma posição única entre seus concorrentes diretos do mercado premium. Tudo graças ao seu design poderosamente expressivo, formas externas voltadas para garantir eficiência de consumo e emissões, agilidade de condução inigualável, e à versão mais recente do sistema de tração nas quatro rodas ALL4, capaz de garantir uma dirigibilidade prazerosa e que vai além das estradas asfaltadas. Além disso, o novo MINI Countryman é o primeiro modelo da marca a ser disponibilizado com motorização híbrida plug-in, que equipa a inédita versão MINI Cooper S E Countryman ALL4.

Com lançamento confirmado para o Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos, no próximo dia 18 de novembro, e chegada ao mercado europeu em fevereiro de 2017, o novo MINI Countryman também será comercializado em outros mercados além da Europa a partir de março. No Brasil, o novo MINI Countryman será lançado no segundo semestre de 2017.

O novo MINI Countryman é cerca de 20 centímetros mais longo que seu antecessor e cerca de 3 cm mais largo. Sua distância entre eixos foi ampliada em 7,5 cm. Este crescimento resulta em um aumento significativo do espaço para cinco ocupantes, bem como no claro incremento da capacidade e versatilidade para acomodar bagagens. O assento do motorista, em posição elevada, garante uma visibilidade excelente e um prazer ao volante sem igual. Seus encostos são rebatíveis na proporção 40:20:40. Ele também proporciona um ângulo de inclinação variável, de modo a oferecer conforto e espaço adicional de armazenamento na parte traseira. A capacidade do porta-malas é de 450 litros, podendo ser ampliado, quando necessário, para um volume total de 1.309 l – 220 l a mais que o modelo anterior.

A denominação do modelo faz com que a nova geração do MINI Countryman esteja firmemente enraizada na tradição da marca britânica. Uma variante particularmente versátil do clássico MINI chegou a ostentar o mesmo nome já na década de 1960: o Austin Seven Countryman

Ele, assim como o Morris Mini-Traveller, com seu design idêntico, possuía um interior muito versátil, e alcançou status 'cult' conservado até os dias atuais, graças à versão com painéis feitos de madeira, popularmente conhecida como Woody. Quando foi lançado, em 2010, o MINI Countryman também oferecia outras formas de desfrutar do prazer na condução, característica da marca. Foi o primeiro MINI com quatro portas, cinco lugares e que registrou mais de 540 mil unidades vendidas em todo o mundo.

A nova geração do MINI Countryman vai ainda mais longe em termos de versatilidade, agilidade e caráter premium. Graças às suas proporções poderosas, o modelo exibe uma presença particularmente distinta. Sua aura inconfundível é definida por uma distância em relação ao solo maior e pela posição de dirigir elevada, ainda mais enfatizada pelo visual externo e pelos racks para bagagem no teto. Os contornos precisos sobre as superfícies criam um jogo atraente de luz e sombra e que ressaltam as formas atléticas do carro, além da orientação vertical da carroceria. A gama de cores da carroceria inclui opções nas tonalidades Island Azul e Marrom Chestnut, ambas oferecidas pela primeira vez em um MINI. "Fundamentalmente, o novo MINI Countryman cresceu em tamanho. Mas ainda foi possível manter as proporções típicas de um MINI", explica Julius Schluppkotten, Gerente de Projeto do MINI Countryman.

Numerosos elementos de design específicos do modelo, como a marcante linha de teto, que lembra um capacete, as luzes traseiras verticais, a grade do radiador hexagonal e os grandes faróis foram submetidos a um desenvolvimento evolutivo. A luz indicadora de direção (pisca), posicionada nas laterais, apresenta forma de seta. Já as barras do teto, de alumínio acetinado, combinam com a parte superior das soleiras prateadas, dando assim uma maior ênfase visual à altura do veículo. As linhas horizontais dominam a parte traseira, com o conjunto óptico disposto verticalmente e fornecendo um contraste atraente.

O contorno marcante dos faróis de formato circular é outra característica típica da marca. Suas linhas ligeiramente assimétricas, arredondadas e distintas combinam com perfeição à grade do radiador para criar uma vista frontal inconfundível. Os faróis auxiliares, de série, estão integrados às tomadas de ar. Conjuntos equipados com LED são oferecidos em algumas versões e pela primeira vez estão integrados ao redor dos faróis.

No interior do Novo MINI Countryman é evidente o aumento de espaço em um ambiente premium, assim como o painel e o moderno conceito de condução refletem os avanços alcançados com a mudança da geração. Tanto o condutor quanto o passageiro desfrutam de mais espaço para a cabeça e os ombros, assim como a maior amplitude de ajustes dos assentos. 

Nas versões mais equipadas será disponibilizada a regulagem elétrica do assento do motorista e do acompanhante, incluindo função de memória no do condutor. As colunas estreitas da carroceria e a posição elevada dos assentos proporcionam uma ótima visibilidade ao manobrar o veículo. A traseira do novo MINI Countryman conta com três assentos individuais. O ângulo de abertura das portas traseiras aumentou em comparação ao do modelo anterior e, agora, permitem acesso mais fácil e cômodo ao habitáculo. Além disso, o espaço para as pernas está mais generoso.

Com uma estrutura horizontal distinta, linhas alargadas e superfícies com dimensões generosas, o desenho característico do cockpit realça o caráter robusto do novo MINI Countryman. Além dos materiais de alta qualidade e acabamento irretocável, comandos modernos e ergonomicamente posicionados contribuem para um ambiente exclusivo. O painel central circular, outra característica da MINI, é contornado por um anel de LEDs que exibem luzes de acordo com as situações de condução. Estes recursos fazem parte do pacote MINI Excitement, que também inclui luz ambiente em LED e a projeção luminosa do logotipo da MINI a partir do espelho retrovisor externo do lado do motorista e que surge ao travar ou destrancar as portas.

O novo MINI Countryman estreia com uma gama de motores a combustão concebida recentemente e formada por duas opções; ambos dotados de tecnologia MINI TwinPower Turbo. São eles, um três cilindros, a gasolina, e 1.499 cc, com potência de 136 cavalos e torque de 220 Nm; e um de quatro cilindros, também a gasolina, e 1.998 cc, com potência 192 cv e torque de 280 Nm. A gama do novo MINI Countryman agrega também a inédita versão híbrida MINI Cooper S E Countryman ALL4, equipado com motor a gasolina de três cilindros e 1.499 cc, com potência de 136 cv, acoplado a um motor elétrico, com 88 cv, totalizando 224 cv e 385 Nm de torque.

O MINI Cooper Countryman conta com uma transmissão automática Steptronic, de seis velocidades. O novo MINI Cooper S Countryman, por sua vez, dispõe ainda de uma caixa Steptronic de oito marchas.

O MINI Cooper S Countryman ALL4, equipado com câmbio Steptronic de oito marchas, é capaz de acelerar de 0 (zero) a 100 km/h em 7,2 segundos, ou 0,9 s mais rápido que o modelo anterior. Apesar da evolução significativa, não apenas na tocada esportiva, mas também no espaço, conforto e na oferta de acessórios, praticamente todas as versões do motor demonstram uma eficiência maior de consumo de combustível em comparação a seu respectivo antecessor.

A mais recente versão do sistema de tração nas quatro rodas ALL4, também contribui para o novo MINI Countryman atingir níveis extraordinários de eficiência. Ele não só reage com rapidez e precisão em situações de dirigibilidade, que mudam a todo o momento, como também é compacto e oferece alto nível de rendimento interno. Ele é composto por uma unidade de tomada de força integrada ao diferencial dianteiro, uma árvore de transmissão direcionada ao eixo traseiro e uma embreagem Hang-On, capaz de enviar a dose exata de tração para as rodas traseiras. O controle eletrônico do sistema está conectado ao Controle Eletrônico de Estabilidade (DSC), que detecta a necessidade de demanda de distribuição de força desde o início. Assim, a tração ALL4 é capaz de otimizar a tração e a estabilidade em condições adversas e sobre qualquer tipo de superfície assim como agilidade em tomadas dinâmicas de curva.

Algumas versões do novo MINI Countryman também contarão com controle de amortecimento eletrônico que pode ser acionado por meio do MINI Driving Modes. Um botão giratório, posicionado próximo da alavanca de câmbio, permite selecionar três modos de condução - MID, SPORT e GREEN - que alteram na característica de condução, a rigidez do pedal do acelerador e da suspensão e o som característico do motor, além da maneira como são feitas as trocas de marcha do câmbio Steptronic.

Entre os equipamentos de série do novo MINI Countryman está o rádio MINI Visual Boost, que vem com tela colorida de 6,5 polegadas. O MINI Countryman pode ainda contar com o pacote Wired, que inclui sistema de navegação Professional com Touch Controller no console central, sistema de alto-falantes de alta fidelidade Harman Kardon, e tela colorida de 8,8 polegadas, sensível ao toque.


Juntamente com o pacote Wired e o sistema de navegação Professional MINI é possível utilizar outra função desenvolvida exclusivamente para o MINI Countryman, que destaca o perfil diversificado do novo modelo e de uma forma tão inovadora quanto divertida. O temporizador MINI Country registra a qualidade do piso nas ruas e estradas, assim como a inclinação de pistas íngremes, sem pavimento ou cobertas de neve. O tipo e extensão dos desafios são gravados e exibidos em gráficos na tela do instrumento central, ao mesmo tempo em que o veículo adentra em um piso irregular. "O motorista pode, em seguida, identificar no monitor de bordo quanto tempo ele dirigiu por estes 

No coração desta conectividade do novo MINI Countryman está o MINI Connected, o assistente de mobilidade pessoal disponível para os motoristas MINI com serviços inovadores. O conceito é simples e focado para melhorar a vida dos motoristas, planejando uma chegada sem estresse nos diferentes destinos. E a mobilidade não começa no carro: o MINI Connected informa o motorista o tempo de partida baseado nas entradas do calendário e nas informações de trânsito em tempo real.

Os dados de endereço e agenda previamente salvos pelo motorista em seu smartphone via MINI Connected são automaticamente transferidos ao MINI, sem necessidade de uma nova digitação no sistema de navegação. O MINI Connected pode também salvar lugares visitados com frequência como destinos favoritos e detecta as vias de deslocamento rotineiros, como o deslocamento diário de caso para o trabalho – a fim de informar o motorista no caso de eventos inesperados no trânsito que possam impactar o seu deslocamento.


Outra novidade é o MINI Find Mate, parte de um pacote sem fio que consiste em tags com função de acompanhamento wireless para objetos frequentemente usados como malas, cases, chaveiros e outros. O MINI Find Mate consegue encontrar a localização dos utensílios conectados ao Sistema para assegurar que o motorista não os esqueça. Este serviço de localização não é feito apenas no computador de bordo do MINI Countryman, mas também no smartphone.  Um sinal acústico pode ser ativado no veículo ou no smartphone, via conexão Bluetooth, ajudando o motorista a encontrar o objeto desejado. Se o objeto estiver fora do alcance do Bluetooth, o motorista será levado ao lugar onde a conexão foi detectada pela última vez. 

RECALL: Toyota, modelo Corolla, todas as versões

A Toyota do Brasil está veiculando comunicado sobre a abertura da Campanha de Chamamento Preventiva dos veículos Corolla (produzidos de 24 de outubro de 2007 a 23 de dezembro de 2009).

Esta campanha abrange um total de 97.796 unidades do modelo Corolla.
Veja a íntegra do comunicado abaixo. O documento também está disponível na sala de imprensa da Toyota do Brasil (www.toyotaimprensa.com.br).

CAMPANHA DE CHAMAMENTO PREVENTIVA DE VEÍCULO DA MARCA TOYOTA, MODELO COROLLA, TODAS AS VERSÕES

Modelo
Data de Fabricação
Chassis envolvidos
Código alfanumérico
Últimos 8 dígitos do chassi
Corolla
24/10/2007 a 23/12/2009
9BRBA42E*
9BRBA48E0
9BRBB42E*
9BRBB42E*
9BRBB48E*
9BRBB48E*
9BRBC41E0
9BRBC42E*
9BRBC42E*
9BRBD48E*
95000530- 95000540
95000537 - 95000537
95000515 – 95068389
A5068415 - A5116530
95000504 – 95068413
A5068414 - A5116529
95000509 - 95000509
95000501 - 95006459
A5006460 - A5008075
A2500002 - A2500003

Defeito apresentado: No decorrer de uma investigação realizada pelo fornecedor, no Japão, na peça denominada “deflagrador”, que integra o sistema de airbag dianteiro do passageiro dos veículos em questão, constatou-se a degradação do componente após longos períodos de exposição a altas temperaturas, grandes variações de temperatura e alta umidade. Este fato torna o deflagrador mais suscetível a romper-se inadequadamente, em caso de colisão do veículo, o que pode provocar a dispersão de fragmentos de metal da carcaça do deflagrador, juntamente com a bolsa, e causar lesões físicas graves, ou até mesmo fatais, ao passageiro dianteiro e aos demais ocupantes do veículo.

Riscos e implicações: Danos materiais e lesões físicas graves ou até mesmo fatais ao motorista e aos demais ocupantes do veículo, no caso de colisão frontal que provoque a deflagração da bolsa do airbag.

Medidas corretivas: A campanha consistirá em duas etapas:
1ª etapa: com início em 1º de novembro de 2016, para a desativação da bolsa do airbag dianteiro do passageiro e a fixação de etiqueta adesiva no painel do veículo, por meio da qual o consumidor será alertado sobre a desativação temporária do airbag.

2ª etapa: com início em 23 de janeiro de 2017, para a substituição do deflagrador, reativação da bolsa do airbag dianteiro do passageiro e a remoção da etiqueta de alerta.


Locais de atendimento e agendamento: Os proprietários deverão entrar em contato com a Rede de Concessionárias Autorizadas Toyota, para agendamento prévio. A relação de concessionárias autorizadas para atendimento está disponível no site www.toyota.com.br.

Chevrolet confirma presença do Bolt no Salão de SP


Eficiência energética será um dos temas em destaque do estande da Chevrolet no Salão do Automóvel de São Paulo.

A marca está promovendo evoluções mecânicas que beneficiam toda sua linha 2017, com reduções que ultrapassam 30% no consumo de combustível, dependendo do produto.Para isso, incorpora sistemas inovadores inéditos ou raros em carros de alto volume, como a grade ativa do radiador, o Stop/Start, o alerta de pressão dos pneus e a direção elétrica.A Chevrolet também mostra seu poder tecnológico global, trazendo, especificamente para a feira, o Bolt, carro elétrico acessível de maior autonomia do seu segmento.

Ele é capaz de percorrer com uma única carga das baterias (de íons de lítio) mais de 380 quilômetros, cerca de cinco vezes o que um motorista comum roda diariamente.Isto porque o carro aproveita inclusive a própria energia dissipada em frenagens e também em desacelerações para recarregar de forma otimizada suas baterias. Com o veículo em movimento, basta tirar o pé do acelerador para ativar esta função.

O Bolt é tão simples de ser “abastecido” como um smartphone, e a operação pode ser feita enquanto o veículo está estacionado em uma garagem residencial, por exemplo, plugando o cabo de energia na tomada.

O sistema doméstico expresso de 240V permite que as baterias sejam recarregadas rapidamente - uma hora de energia elétrica corresponde a cerda de 40 quilômetros de autonomia.

Já em estações públicas de alta voltagem, trinta minutos correspondem a aproximadamente 150 quilômetros de autonomia.

O Bolt é produzido nos Estados Unidos, onde começa a ser comercializado ainda este ano por cerca de 30 mil dólares, já considerando incentivos tributários oferecidos naquele mercado. O preço é similar ao de um automóvel médio movido a gasolina.

O motor do Bolt supera os 200 cavalos e revela um comportamento arisco (tem desempenho de esportivo graças a característica de motores elétrico que oferecem torque máximo de saída). Arranques vigorosos e retomadas extremamente rápidas colocam esse crossover no mesmo patamar de desempenho de modelos de apelo esportivo.

O formato compacto do Bolt deve-se ao facto dele ter o conjunto de baterias instalado sob o piso, numa configuração plana. Isso abriu caminho aos projetistas criarem um habitáculo espaçoso para cinco pessoas.Com proporções únicas, o elétrico da Chevrolet tem um entre-eixos de aproximadamente 2,6 metros, capô curto, grande área envidraçada e aparência de crossover.

A dianteira do Bolt tem característica marcante, com LED nos faróis e uma grade que reinterpreta a tradicional assinatura “dual-element” da Chevrolet. Na traseira, o vidro se estende até a placa, como se estivesse integrado às lanternas. Todo o conjunto é fixado na tampa porta-malas para ampliar o vão de acesso e facilitar o embarque de bagagens.

Por dento, destacam-se a posição elevada de guiar, como em SUVs, e há uma grande quantidade de itens de conveniência e segurança. Um exemplo é o sistema de navegação capaz de apontar estações de recarga próximas e de traçar rotas que maximizem a autonomia – o cálculo pode ser feito com base na topografia do trajeto, na condição climática e até nos hábitos do motorista.


Como em outros veículos da marca Chevrolet, o Bolt pode ser equipado com sistemas avançados de conectividade, entre eles OnStar, internet 4G via Wi-Fi e MyLink com telas de 10,2” compatível com Apple CarPlay e Android Auto.