sábado, 27 de setembro de 2014

MAN Latin America mostra seus produtos no IAA Veículos Comerciais em Hannover

A MAN Latin America apresenta em sua sétima participação consecutiva na IAA Veículos Comerciais, em Hannover, na Alemanha, soluções de transporte para países emergentes, além de produtos que reforçam o comprometimento da empresa em ampliar a cada ano sua compatibilidade ambiental, como veículos preparados para receber combustíveis renováveis e cabines montadas a partir de peças ecológicas.

Entre os três veículos que estarão expostos no já tradicional espaço dedicado à montadora no estande do Grupo MAN, está o Constellation 24.280, caminhão mais vendido do mercado brasileiro, em sua nova versão 8x2 V-Tronic. O modelo conta com seis toneladas a mais de carga por viagem do que a versão 6x2 e o pacote automatizado mais leve e econômico do mercado graças à tecnologia patenteada Smart Ratio, desenvolvida pela Engenharia da empresa no Brasil e que, associada à transmissão automatizada ZF AS Lite, proporciona  otimização da troca de marcha.

Para esse pacote, a MAN Latin America adotou uma caixa de seis velocidades e um eixo de dupla velocidade controlado eletronicamente. É aí que entra a nova tecnologia para tornar possível aproveitar as duas relações do eixo e multiplicar o potencial da caixa. O caminhão, equipado com segundo eixo direcional, chega para atender a um nicho de mercado que cresce a cada ano, acompanhando a evolução de alguns dos principais segmentos de transportes do país, como grãos, baú, carga seca, tanque e basculante.

Outro veículo que promete chamar a atenção no estande da MAN na IAA é o extrapesado Constellation 25.420 V-Tronic, recém-lançado pela montadora sob o conceito Sob Medida – Menos você não quer, mais você não precisa. O cavalo-mecânico chega para suprir uma forte demanda dos clientes por veículos mais potentes, que apresentam uma velocidade média superior e melhor relação custo benefício do mercado. Junto com os demais modelos da família 420 cavalos — os Constellation 19.420 e 26.420 também são parte da nova linha —, o 25.420 atende ao mercado de extrapesado, segmento que mais cresceu no Brasil nos últimos anos.

O veículo equipado com motor Cummins e caixa automatizada ZF, estará exposto na feira com uma cabine eco-friendly, desenvolvida e produzida com peças mais ecológicas aplicadas no seu acabamento interno e externo. O projeto teve como base a substituição de materiais petroquímicos e de maior complexidade para reciclagem, por materiais de fontes renováveis, reciclados e eficientemente produzidos.

Articulado em quatro eixos de trabalho (plásticos, borrachas, fibras, e espumas) o projeto resultou na oferta de uma cabine ecológica sob medida, que preserva a mesma qualidade e a funcionalidade tão valorizada e reconhecida nos caminhões Volkswagen. Como resultado, foi obtida uma redução de peso de 12,4 kg e um valor de 18,04% correspondente ao percentual total da cabine produzido por materiais renováveis, reciclados e eficientemente produzidos.

Em ônibus, o destaque no estande é o VW 18.280 OT Low Entry, primeiro Volksbus com suspensão pneumática integral. O chassi, equipado com motor MAN D08 EGR de seis cilindros e 280 cavalos e transmissão automática ZF Ecolife, foi concebido em sinergia com um projeto europeu MAN que apresenta novos conceitos de construção e soluções tecnológicas voltadas para as operações urbanas com veículo acessível de padrão mundial.

Buscando mais uma vez apresentar na IAA soluções inovadoras em pesquisas com biocombustíveis, voltadas principalmente para países em desenvolvimento, o Volksbus 18.280 exposto na feira está abastecido com um combustível que é a cara do Brasil: o diesel de cana-de-açúcar, tecnologia desenvolvida pela empresa americana Amyris já em testes pela MAN Latin America desde 2011.

Trata-se de um combustível renovável “drop in”, ou seja, seu uso em veículos comerciais não exige alterações no veículo. Os testes, realizados em frotas de ônibus de grandes metrópoles como São Paulo, identificaram redução na emissão de material particulado sem alterar o desempenho do veículo, com ganhos de 3% a 5% no rendimento do motor. O uso do combustível resulta ainda em uma redução de 30% a 70% em materiais particulados e na emissão de NOx (óxidos de nitrogênio), resultados bastante satisfatórios em motores diesel.

A MAN Latin America deu início aos estudos com diesel de cana ainda com veículos Euro 3, em dezembro de 2011, e foi a primeira a testar o biocombustível em motores Euro 5 no Brasil.


Chevrolet é destaque na Expotáxi 2014

A Chevrolet marca presença na Expotáxi 2014, que acontece de hoje a 28 de setembro no Riocentro, na capital fluminense.A feira, de âmbito nacional, também é destinada a empresas de fretamento de passageiros e executivos, além de frotistas.Em seu estande, a Chevrolet exibe seus mais recentes produtos e serviços destinados ao setor. Há ainda uma área destinada para test-drive de veículos 2015 da marca.Este segmento é um dos mais exigentes e racionais do mercado. Por passarem boa parte do dia no trânsito, os motoristas prezam por modelos confortáveis, espaçosos e de baixo custo operacional.

No ranking dos veículos preferidos pelos taxistas, quatro dos sete modelos mais vendidos da lista são Chevrolet. Sendo o Spin e o Cobalt os mais emplacados da empresa, seguidos dos sedãs Prisma e Classic.No acumulado de janeiro a julho de 2014, a marca registrou crescimento de 13% nas vendas em comparação com o mesmo período do ano passado.Por ter uma linha de produtos bastante diversificada, com motorização flex, a Chevrolet oferece soluções para os mais variados modelos de negócio.

Na linha 2015, a Chevrolet passa a oferecer novos equipamentos valorizados ‘na praça’. O Prisma, por exemplo, incorporou o aviso sonoro de esquecimento do cinto de segurança. Entre os acessórios, os carros podem vir com tablet de sete polegadas fixado no dorso do banco dianteiro e sistema multimídia MyLink com TV integrada.Para o segmento de transporte de executivos, o Cruze Sedan LT será uma das atrações da mostra. O carro, equipado com o motor com duplo comando de válvulas continuamente variável de 144 cv, destaca-se pelo acabamento interno refinado.


Além da exposição de produtos e novas tecnologias, a Expotáxi promoverá uma série de palestras gratuitas voltadas à capacitação do profissional do setor. São Paulo e Rio de Janeiro, juntas, possuem uma frota de aproximadamente 70 mil táxis. Segundo os padrões internacionais, o ideal em grandes centros é um táxi para cada 300 habitantes.

O Porsche Cayenne S E-Hybrid comemora seu lançamento mundial em Paris

O novo Porsche Cayenne S E-Hybrid comemora seu lançamento mundial na Exposição do Automóvel de Paris no dia 02 de outubro. Ele é o primeiro híbrido de tomada no segmento de SUV de luxo e agora determina o padrão a ser seguido pelos carros com tração nas quatro rodas de luxo. Ao mesmo tempo, isso faz com que a Porsche seja o principal fabricante de carros híbridos de tomada. Juntamente com o Panamera S E-Hybrid e o 918 Spyder, ela é a única marca a oferecer três modelos de tomada.

Além do Cayenne S E-Hybrid, a Porsche também está apresentando versões atualizadas do Cayenne S, do Cayenne Turbo, do Cayenne Diesel e do Cayenne S Diesel em Paris. As principais características desses carros são uma melhor eficiência, um manuseio ainda mais preciso, um desenho mais dinamizado e uma quantidade ainda maior de equipamento de fábrica.

Graças à tecnologia híbrida de tomada, o Cayenne S E-Hybrid conta com um consumo de combustível de apenas 3,4 litros por cem quilômetros e emissões de CO2 de meros 79 gramas por quilômetro. Estes são níveis muito acima da média geral, especialmente para um carro com tração nas quatro rodas. A reação do mercado frente aos modelos com direção avançada foi correspondentemente positiva: nos primeiros oito meses de 2014, a Porsche entregou um total de 16.698 unidades do Panamera, das quais 1.513 eram versões do Panamera S E-Hybrid, uma participação de nove por cento. A Porsche também vem apresentando altos valores de vendas para o Cayenne S E-Hybrid. 

O Cayenne S E-Hybrid será apresentado ao público mundial pela primeira vez durante a conferência para imprensa da Porsche no Saguão 4 no dia 02 de outubro às 9h35min (Horário Central Europeu de Verão). A conferência será transmitida ao vivo na internet (www.porsche.com/paris) e por satélite. Os lançamentos do Cayenne Diesel, do Cayenne S Diesel, do Cayenne S e do carro-chefe, o Cayenne Turbo, também ocorrerão durante essa exposição. 

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Allam Khodair lidera primeiros ensaios em Santa Cruz do Sul

Allam Khodair começou bem a nona etapa da temporada 2014. O piloto da equipe Full Time Sports foi o mais rápido na primeira atividade de pista em Santa Cruz do Sul, na tarde desta sexta-feira (26/09). O dono do carro #18 marcou sua melhor volta em 1min19s602. Max Wilson terminou com o segundo tempo, 1min19s890. Líder do campeonato com 145,5 pontos, Átila Abreu fechou o dia com a terceira melhor marca: 1min19s892.

"O carro reagiu bem a todas as mudanças que fizemos, que não foram muitas. Temos que manter essa concepção, fazendo pequenas modificações e vamos tentar manter esse resultado de hoje para a classificação de amanhã", comentou Khodair.

Os tempos obtidos nesse primeiro dia de treinos superaram os conquistados na primeira vez em que a categoria correu em Santa Cruz na temporada 2014, no mês de abril. "Comparando com a classificação que fizemos aqui no início do ano, já estamos virando mais rápido. Não sei se é uma evolução de pista, dos carros ou também uma melhor adaptação ao pneu, que era novo até então. Estamos mantendo a evolução de umas três ou quatro corridas para cá, sem problemas mecânicos", acrescentou o Japonês voador.

Khodair é um dos sete pilotos que venceram corridas em Santa Cruz do Sul. O competidor destaca que o traçado gaúcho é um dos melhores do país. "É uma pista cheia de curvas em decida e subida. Curvas de alta e baixa. É uma pista realmente especial. É um dos melhores traçados, se não o melhor e mais completo do Brasil", explicou.

Os carros retornam à pista no sábado, para mais um treino livre e também para o classificatório, que terá transmissão ao vivo pelo SporTV, a partir das 14 horas.

Veja como terminou o treino livre desta sexta-feira
1. Allam Khodair (Full Time Sports) - 1:19.602
2. Max Wilson (Eurofarma RC) - 1:19.890
3. Átila Abreu (Mobil Super Racing) - 1:19.892
4. Valdeno Brito (Shell Racing) - 1:19.934
5. Felipe Fraga (Vogel Motorsport) - 1:20.038
6. Vitor Genz (Boettger Competições) - 1:20.073
7. Rubens Barrichello (Full Time Sports) - 1:20.087
8. Sergio Jimenez (Voxx Racing) - 1:20.115
9. Raphael Matos (Hot Car Competições) - 1:20.177
10. Nonô Figueiredo (Mobil Super Racing) - 1:20.185
11. Ricardo Mauricio (Eurofarma RC) - 1:20.228
12. Felipe Lapenna (Hot Car Competições) - 1:20.273
13. Julio Campos (Prati-Mico's Racing) - 1:20.279
14. Marcos Gomes (Schin Racing) - 1:20.298
15. Cacá Bueno (Red Bull Racing) - 1:20.328
16. Thiago Camilo (Ipiranga-RCM) - 1:20.486
17. Rafael Suzuki (ProGP) - 1:20.532
18. Denis Navarro (Voxx Racing) - 1:20.535
19. Tuka Rocha (RZ Motorsport) - 1:20.582
20. Antonio Pizzonia (Prati-Mico's Racing) - 1:20.586
21. Luciano Burti (Vogel Motorsport) - 1:20.604
22. Popó Bueno (Shell Racing) - 1:20.689
23. Alceu Feldmann (Hanier Racing) - 1:20.705
24. Bia Figueiredo (ProGP) - 1:20.731
25. Daniel Serra (Red Bull Racing) - 1:20.953
26. Ricardo Zonta (RZ Motorsport) - 1:21.295
27. Lucas Foresti (RC3 Bassani) - 1:21.573
28. Diego Nunes (C2 Team) - 1:21.629
29. Fabio Fogaça (Schin Racing) - 1:21.692
30. Felipe Tozzo (Boettger Competições) - 1:21.748
31. Gabriel Casagrande (C2 Team) - 1:22.014
32. Galid Osman (Ipiranga-RCM) - 1:22.349
33. Beto Cavaleiro (Hanier Racing) - 1:22.772
Resultado sujeito a verificações técnicas e desportivas

Programação de pista para o final de semana:
Sábado, 27 de setembro
09h00-10h00 - 2o Treino livre (grupo 1)
10h10-11h10 - 2o Treino livre (grupo 2)
14h00-15h00 - Classificação

Domingo, 28 de setembro
10h05 - Largada Corrida 1
11h13 - Largada Corrida 2
12h10-13h10 - Visitação aos boxes

Toyota anuncia vencedores da edição mundial do Dream Car Art Contest



A Toyota Motor Corporation (TMC) anunciou os vencedores da oitava edição do Toyota Dream Car Art Contest, que contou com a participação de 662.898 crianças e adolescentes de 75 países.

Mundialmente, os quatro melhores desenhistas são: Bui Thanh Mai, 6 anos, do Vietnã, Yodsing Jirawat, 10 anos, da Tailândia e Raceanu Iasmina Maria, 15 anos, da Romênia. A cambojana, Mealaksey Pha, 5 anos, conquistou o Presidente Akio Toyoda, prêmio  selecionado exclusivamente pelo presidente global da Toyota Motor Corporation. 

No Brasil, as inscrições para a nona edição global do concurso estarão abertas a partir de 1º de outubro de 2014 por meio do endereço: www.toyotadreamcar.com.br.  O concurso irá premiar três vencedores de cada categoria dividida por faixa etária: de quatro a sete anos, de oito a 11 anos e de 12 a 15 anos. Os vencedores desta etapa vão concorrer a uma viagem ao Japão para conhecer a matriz da empresa.

Sobre o Toyota Dream Car Art Contest
O concurso cultural, realizado pela Toyota do Brasil, com o apoio da Fundação Toyota do Brasil, foi criado em 2004 pela Toyota Motor Corporation e conta com a participação de 84 países onde estão localizadas as afiliadas da empresa.

No Brasil, a primeira edição do projeto foi destinada exclusivamente, para crianças e adolescentes de seis a quinze anos, estudantes da rede pública de ensino das cidades onde a Toyota possui operações: Indaiatuba (SP), Sorocaba (SP), Guaíba (RS) e São Bernardo do Campo (SP). A partir da segunda edição, as inscrições foram abertas para todas as crianças residentes em território nacional.

Sobre a Fundação Toyota do Brasil
Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil completa cinco anos de atividades, focadas na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua criação, a Fundação Toyota do Brasil também unificou e ampliou todos os projetos de responsabilidade social já em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora Toyota do Brasil.


Triumph lança linha 2015 com novas cores


A A Triumph Motorcycles inicia as vendas hoje, em todas as suas concessionárias, da linha 2015 dos modelos Tiger Explorer, Street Triple 675 e Street Triple 675R, que ganharam novas opções de cores. Os três modelos, que são montados na fábrica de Manaus (AM), não tiveram seus preços alterados. 

A Tiger Explorer (R$ 55.990,00) passa a ser comercializada na cor vermelha (Cranberry Red), além de continuar sendo oferecida nas tonalidades branca (Cristal White) e grafite (Graphite).  A Street Triple 675 (R$ 32.990,00) começa a ser vendida em outro tom de vermelho (Diablo Red) e segue disponível em branca (Cristal White) e preta (Phanton Black). Já no modelo Street Triple 675R (R$ 35.990,00) a novidade é o lançamento da cor preta (Matt Phanton Black), que junta-se a outras duas opções que continuam à venda, branca (Cristal White) e cinza (Matt Graphite).

A Tiger Explorer é o modelo da marca que disputa o segmento das motocicletas maxi trail. A Explorer vem equipada com motor de três cilindros com 1.215 cc, que produz a maior potência na categoria, 137 cv, e 121 Nm de torque. São números que permitem ultrapassagens seguras em qualquer condição. É um propulsor bastante moderno, que permitiu aos engenheiros da Triumph equipar a Tiger Explorer com um grande número de recursos de alta tecnologia para aumentar o conforto e a segurança - piloto automático, controle de tração e freios ABS, por exemplo, são itens de série.

A Triumph Street Triple 675 pertence ao chamado segmento roadster, trazendo como características mais marcantes um motor de grande potência para sua categoria, estilo naked (ausência de carenagem) e design agressivo. Desenvolvida sob medida para o uso urbano, a Triumph Street Triple 675 oferece uma incrível experiência de pilotagem, com muito desempenho e uma boa dose de diversão. A estratégia da marca com o modelo é unir o estilo e a atitude típicos da Speed Triple com a agilidade da superesportiva Daytona 675, e entregar tudo isso por um preço muito competitivo que vem surpreendendo o mercado.

A Street Triple 675R é uma versão mais esportiva do modelo “convencional” Street Triple 675. A motocicleta é equipada com a mesma motorização (o tradicional propulsor Triumph de três cilindros em linha com 675 cc e 85 cv de potência), que lhe garante um desempenho bastante ágil na cidade e também na estrada, mas traz diferenças no visual e também inovações tecnológicas que melhoram sensivelmente o seu comprometimento de dirigibilidade. Conhecida por sua condução leve e intuitiva, a Street Triple 675R leva as coisas a um nível totalmente diferente.

DTM: Vencedor em 2013, Augusto Farfus volta a Zandvoort para disputa da penúltima etapa da temporada

A temporada 2014 do DTM (Campeonato Alemão de Turismo) chega neste fim de semana (27 e 28 de setembro) à sua penúltima etapa. Assim como aconteceu no ano passado, o tradicional circuito de Zandvoort sediará a nona etapa do campeonato. A prova, que estava previamente agendada para acontecer em Guangzhou, na China, foi cancelada, e a organização da categoria optou por preencher a lacuna com a disputa da corrida na Holanda. Para Augusto Farfus, atuar novamente em Zandvoort é muito motivador, uma vez que foi neste traçado que o brasileiro venceu em 2013 após grande atuação.

Presente no calendário do DTM desde 2001, Zandvoort é um circuito bastante técnico e dispõe de uma variação bem interessante de curvas, com os carros do DTM podendo alcançar os 250 km/h no fim da reta dos boxes. O traçado, que compreende 4.307 metros de extensão, é bastante apreciado por Farfus, que acredita ter grandes chances de repetir a boa performance do ano passado e deixar a Holanda com outra vitória na categoria.

Para a penúltima etapa do ano, o principal objetivo de Augusto, além de lutar pela vitória, é somar pontos importantes para subir na classificação do campeonato. Atualmente com 39 pontos, o piloto brasileiro do BMW Team RBM ocupa a nona colocação, mas acredita no potencial da BMW M4 para avançar ao top-5. Outra meta do curitibano de 31 anos é ajudar a montadora bávara a fechar a temporada como campeã entre as construtoras do DTM. Atualmente, a BMW soma 320 pontos, contra 302 da Audi.

Augusto, que neste fim de semana terá 7,5 kg de lastro no seu carro, começa a acelerar no sábado, quando a programação compreende dois treinos livres e a sessão classificatória. A nona corrida do ano será disputada no domingo, às 8h30 (horário de Brasília) e terá transmissão ao vivo pelo canal por assinatura Band Sports.

Augusto Farfus:
"Zandvoort é um circuito muito especial para mim, uma vez que foi lá que venci pela última vez no DTM e sempre fui competitivo com todos os carros que guiei. Então, estou bastante ansioso e confiante para o fim de semana. Certamente a pista vai impor a todos nós um grande desafio quanto ao consumo dos pneus, e isso será um fator decisivo na prova. Meu histórico em Zandvoort me permite sonhar com a vitória, então vou lutar por isso, além de trabalhar duro para ajudar a BMW a conquistar o título dos construtores na temporada 2014."

Programação da 9ª etapa da temporada 2014 do DTM em Zandvoort:

Sábado, 27 de setembro:
3h45 às 4h45 - Treino Livre 1
5h05 às 6h05 - Treino Livre 2
9h45 às 10h35 - Classificação

Domingo, 28 de setembro:
8h30 - Corrida (44 voltas)

Nelson e Pedro Piquet: pai e filho ao volante dos Porsches 911 GT3 Cup em Curitiba




Piquet e Porsche. A união destes dois nomes lendários do automobilismo mundial aconteceu nesta quinta-feira (25 de setembro) no autódromo de Curitiba. Na pista, estavam o tricampeão mundial de Fórmula 1 Nelson Piquet e seu filho Pedro, 16 anos, campeão da F3 Brasil em 2014 com duas etapas de antecipação. O treino dos Piquet com os carros do Porsche GT3 Cup Challenge aconteceu um dia antes da abertura da programação oficial da quinta etapa da temporada, que será realizada neste sábado (27) com transmissão ao vivo pelo portal Terra.


Pai e filho dividiram a pista durante algumas voltas. Nelson fez duas sessões de teste com um 911 GT3 Cup "991" da categoria Porsche Cup, enquanto Pedro teve três sessões de 45 minutos cada para pilotar um modelo da geração "997", utilizado na Porsche Challenge, e no final da programação experimentou o "991". O objetivo foi proporcionar a Pedro uma experiência adicional em sua curta (e vitoriosa) carreira como piloto. "Não estou acostumado com carros fechados, mas me adaptei rápido ao Porsche. Gostei muito dele, achei ótimo de pilotar. É rápido e estável", afirmou depois de andar com o "997". Depois, Pedro deu suas impressões sobre o "991": "Andei pouco com ele. Foram quatro voltas e só uma foi rápida. Eles são parecidos por fora, mas a posição de pilotagem do '991' é mais baixa e o câmbio é muito diferente", explicou, referindo-se ao acionamento por borboletas no volante - no "997", a troca de marchas é feita por alavanca, de maneira sequencial (mesmo mecanismo com o qual o piloto está habituado na F3).

Vinicius Quadros, engenheiro do Porsche GT3 Cup Challenge, ficou com ótima impressão do jovem Piquet: "Além de ter sido rápido, ele é muito focado e consciente. Ouvia nossas instruções e fazia o que recomendávamos. É disciplinado e tem personalidade. Sabe fazer as pessoas gostarem de trabalhar com ele. Isso é um bom caminho para chegar à vitória", elogiou.

Nelson Piquet, por sua vez, guiou somente o Porsche 911 GT3 Cup "991" da Porsche Cup. O carro tinha decoração alusiva ao Brabham BT 49C com o qual foi campeão mundial em 1981. " Estou velho, cansei logo", brincou o tricampeão. "Sempre gostei de Porsche, mas nunca havia guiado um de corrida." Nelson tem quatro filhos pilotos: Geraldo corre na Fórmula Truck, Nelsinho disputa atualmente diversas categorias (e hoje mesmo vai à pista de Seattle na penúltima etapa do Global Rallycross Championship) e Lazlo compete na Supermoto, categoria do motociclismo que mescla superfícies de terra e asfalto. O patriarca aposta em um futuro brilhante para Pedro: "Ele me impressiona. Tem 16 anos, foi campeão de F3 no ano de estreia, tem recordes de várias pistas e conseguiu tudo isso sem ter sofrido nenhum acidente. Não danificou um bico sequer".

Piquet passou um bom tempo conversando com Dener Pires, diretor do Porsche GT3 Cup Challenge, sobre diversos assuntos. "Para nós, é uma honra ter um piloto como Nelson Piquet entre os que guiaram um carro da Porsche Cup. E ficamos muito bem impressionados com a rápida adaptação do Pedro ao carro. Ficou claro que é um piloto de grande talento", afirmou Dener.

Não foi a primeira vez que o sobrenome Piquet esteve associado ao Porsche GT3 Cup Challenge. Em fevereiro deste ano, Nelsinho Piquet participou de uma sessão de testes com o 911 GT3 Cup "997", com o intuito de treinar para a etapa de abertura da Stock Car, em que competiu como convidado de Átila Abreu, o atual líder da temporada. Antes disso, em 2004, Nelsinho havia participado de uma corrida da Porsche Supercup em Silverstone, na Inglaterra. Largou em 9º entre 23 pilotos e abandonou devido a uma pane mecânica.

"Adorei dividir a pista com meu pai e agradeço a Porsche Cup pela oportunidade. Espero ter a chance de acelerar novamente esse carro de corrida", afirmou Pedro após o término do teste. O próximo compromisso oficial do mais jovem representante do clã Piquet nas pistas acontece nos dias 18 e 19 de outubro, pela F3 Brasil também no Autódromo de Curitiba.


MAN Latin America apresenta inovaçes e tecnologias brasileiras na IAA Veículos Comerciais 2014

A MAN Latin America apresenta em sua sétima participação consecutiva na IAA Veículos Comerciais, em Hannover, na Alemanha, soluções de transporte para países emergentes, além de produtos que reforçam o comprometimento da empresa em ampliar a cada ano sua compatibilidade ambiental, como veículos preparados para receber combustíveis renováveis e cabines montadas a partir de peças ecológicas.

Entre os três veículos que estarão expostos no já tradicional espaço dedicado à montadora no estande do Grupo MAN, está o Constellation 24.280, caminhão mais vendido do mercado brasileiro, em sua nova versão 8x2 V-Tronic. O modelo conta com seis toneladas a mais de carga por viagem do que a versão 6x2 e o pacote automatizado mais leve e econômico do mercado graças à tecnologia patenteada Smart Ratio, desenvolvida pela Engenharia da empresa no Brasil e que, associada à transmissão automatizada ZF AS Lite, proporciona  otimização da troca de marcha.

Para esse pacote, a MAN Latin America adotou uma caixa de seis velocidades e um eixo de dupla velocidade controlado eletronicamente. É aí que entra a nova tecnologia para tornar possível aproveitar as duas relações do eixo e multiplicar o potencial da caixa. O caminhão, equipado com segundo eixo direcional, chega para atender a um nicho de mercado que cresce a cada ano, acompanhando a evolução de alguns dos principais segmentos de transportes do país, como grãos, baú, carga seca, tanque e basculante.

Outro veículo que promete chamar a atenção no estande da MAN na IAA é o extrapesado Constellation 25.420 V-Tronic, recém-lançado pela montadora sob o conceito Sob Medida – Menos você não quer, mais você não precisa. O cavalo-mecânico chega para suprir uma forte demanda dos clientes por veículos mais potentes, que apresentam uma velocidade média superior e melhor relação custo benefício do mercado. Junto com os demais modelos da família 420 cavalos — os Constellation 19.420 e 26.420 também são parte da nova linha —, o 25.420 atende ao mercado de extrapesado, segmento que mais cresceu no Brasil nos últimos anos.

O veículo equipado com motor Cummins e caixa automatizada ZF, estará exposto na feira com uma cabine eco-friendly, desenvolvida e produzida com peças mais ecológicas aplicadas no seu acabamento interno e externo. O projeto teve como base a substituição de materiais petroquímicos e de maior complexidade para reciclagem, por materiais de fontes renováveis, reciclados e eficientemente produzidos.

Articulado em quatro eixos de trabalho (plásticos, borrachas, fibras, e espumas) o projeto resultou na oferta de uma cabine ecológica sob medida, que preserva a mesma qualidade e a funcionalidade tão valorizada e reconhecida nos caminhões Volkswagen. Como resultado, foi obtida uma redução de peso de 12,4 kg e um valor de 18,04% correspondente ao percentual total da cabine produzido por materiais renováveis, reciclados e eficientemente produzidos.

Em ônibus, o destaque no estande é o VW 18.280 OT Low Entry, primeiro Volksbus com suspensão pneumática integral. O chassi, equipado com motor MAN D08 EGR de seis cilindros e 280 cavalos e transmissão automática ZF Ecolife, foi concebido em sinergia com um projeto europeu MAN que apresenta novos conceitos de construção e soluções tecnológicas voltadas para as operações urbanas com veículo acessível de padrão mundial.

Buscando mais uma vez apresentar na IAA soluções inovadoras em pesquisas com biocombustíveis, voltadas principalmente para países em desenvolvimento, o Volksbus 18.280 exposto na feira está abastecido com um combustível que é a cara do Brasil: o diesel de cana-de-açúcar, tecnologia desenvolvida pela empresa americana Amyris já em testes pela MAN Latin America desde 2011.

Trata-se de um combustível renovável “drop in”, ou seja, seu uso em veículos comerciais não exige alterações no veículo. Os testes, realizados em frotas de ônibus de grandes metrópoles como São Paulo, identificaram redução na emissão de material particulado sem alterar o desempenho do veículo, com ganhos de 3% a 5% no rendimento do motor. O uso do combustível resulta ainda em uma redução de 30% a 70% em materiais particulados e na emissão de NOx (óxidos de nitrogênio), resultados bastante satisfatórios em motores diesel.

A MAN Latin America deu início aos estudos com diesel de cana ainda com veículos Euro 3, em dezembro de 2011, e foi a primeira a testar o biocombustível em motores Euro 5 no Brasil.


TURBOS GARRETT GANHAM NOVAS EMBALAGENS CONTRA FALSIFICAÇÕES

A Honeywell passou a adotar novas embalagens para os turbos Garrett, com mudanças visuais projetadas para fortalecer a proteção da marca contra falsificações e expressar a preocupação a empresa com o meio ambiente. As caixas incluem um novo logotipo que mostra a metade de um rotor do compressor e de um girassol, para destacar o compromisso da empresa com a redução das emissões de CO2 e ajudar os fabricantes a produzirem veículos com mais eficiência em termos de consumo de combustível.

Douglas Gonçalves, gerente de vendas e marketing da empresa, informa que a adoção das novas embalagens ocorre em todo o mundo e faz parte de um programa de padronização criado com o objetivo de evitar a falsificação e enfatizar a necessidade de compra de produtos genuínos para garantir a eficiência do veículo e, com isso, contribuir para a preservação do meio ambiente e do patrimônio dos clientes.


Nos mercados brasileiro e sul-americano, os turbos Garrett são encontrados na rede de serviços da marca com mais de 400 postos e em seus distribuidores, espalhados pelo  País e em todo o continente.

Renault inaugura conjunto de painéis solares e abastece veículos elétricos com energia 100% limpa


A Renault do Brasil inaugurou um conjunto de painéis fotovoltaicos de 132 metros quadrados em sua área industrial, localizada em São Jose dos Pinhais (PR). A eletricidade, gerada de forma 100% limpa a partir da captação da luz solar, é direcionada ao abastecimento dos veículos Renault Zoe, Twizy e Kangoo Z.E., e à iluminação de instalações próximas.

Instalados sobre a cobertura de uma área de acesso ao Complexo, o conjunto de 80 placas solares gera cerca de 20kwh. A geração de energia se dá de forma contínua durante o dia e inclusive em dias nublados com baixa luminosidade. A geração de eletricidade através de painéis solares faz parte da estratégia da Renault em aumentar a eficiência energética e da busca por fontes alternativas mais limpas.

Esta geração é suficiente para recarregar as baterias de um veículo elétrico como o Zoe em apenas 2 horas. “Trata-se de uma tecnologia bastante difundida e comprovadamente viável, que no caso dos veículos elétricos reforça ainda mais a sua imagem de alternativa de mobilidade urbana 100% limpa” destaca Fabio Re, Gerente Geral Polo Imobiliário, idealizador e responsável pela instalação juntamente com sua equipe.

Além do Brasil, Fabio Re implantou coberturas fotovoltaicas também em fábricas da Renault na França. Ao todo, seis unidades fabris (Douai, Maubeuge, Flins, Batilly, Sandouville e Cléon) tiveram seus pátios de veículos ou estacionamentos cobertos por painéis, totalizando 400 mil metros quadrados de área, o equivalente a 60 campos de futebol. Estas instalações, somadas, são capazes de gerar 59 MW, o que significa uma produção de 52.600 MWh  por ano, o que equivale ao consumo anual de uma cidade de 15.000 habitantes.

No Complexo Ayrton Senna, juntamente com a inauguração do sistema fotovoltaico começou a operar também um eletroposto com a possibilidade de carregamento de até dois veículos elétricos simultaneamente. O sistema foi homologado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), reconhecido e aprovado pela Companhia Paranaense de Energia (Copel).


Roberto Nasser - De carro por aí

Coluna 3914 - 26.09.2014 edita@rnasser.com.br  


Híbrido, tímido
Demorou, mas o Governo Federal atendeu a parte das sugestões da Anfavea, associação dos fabricantes de veículos, no estabelecer política para os carros híbridos. Classificou-os, quinta feira passada, pela CAMEX, Câmara de Comércio Exterior, como Ex tarifário até o final do próximo ano.

Na prática significa deixar de pagar os inexplicáveis 35% do Imposto de Importação. Pela exceção legal, o valor dos gravames alfandegários poderão variar de acordo com o humor oficial. Atualmente ficarão isentos deste imposto os veículos híbridos a ser montados aqui, importados em método CKD, totalmente desmontados.

Na beirada da legislação, uma regra: imposto varia de acordo com os misteriosos parâmetros do Inmetro para medição da eficiência energética: limite de isenção é 1,68 mega Joule/km. Daí, até 2,07 mJ/km pagará 2% de II.
Veículos prontos, sem previsão de montagem local, tabela diferente: 2% de II até 1,10 mJ/km; 4% até 1,68, e 7% daí a 2,07.

Curiosidade
Pomposo comunicado do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior trata a redução do imposto alfandegário, como “parte das medidas necessárias para a criação de um mercado e atração de investimentos para a produção nacional de veículos que usem novas tecnologias de propulsão“.

Entretanto, visto o mercado e os híbridos nele existentes, a decisão parece enquadrar-se em conceito distante da aritmética e da engenharia, ao contemplar apenas os híbridos sem recarga por tomadas de parede. Ou seja, os dotados de motor a gasolina capaz de mover o veículo e acionar gerador de energia para baterias ou outros motores.

Os outros, híbridos dependentes de recarga em tomadas elétricas, foram barrados no baile do incentivo e, pelo texto, estão fora do parâmetro definido pelo Brasil em sua nova política de estado.

O receio de cobranças populares quanto à possibilidade de o carro híbrido da elite ser recarregado com a mesma energia utilizada pela ascendente Classe C em seus aparelhos de ar condicionado, impediu as facilidades, e os recarregáveis continuarão pagando 35% de Imposto de Importação.

A caminho
Dois veículos à venda no país se enquadram na categoria favorecida: Ford Fusion e Toyota Prius, de prometida produção com a criação de facilidades.
Fusion e Prius devem ter – espera-se –, proporcional redução de preços, pois dentro do cipoal tributário do país, todos os impostos são calculados sobre o valor apurado, que é o do veículo, frete, despesas de porto e os 35% do valor sobre o preço do veículo.

Roda-a-Roda

Ferrari, FCA – Como ficará a Ferrari, pós demissão de Luca De Montezemolo, após 23 anos à frente da empresa? Tudo e nada, por recente declaração de Sergio Marchionne, CEO da Fiat Chrysler Automobiles, FCA, e próximo da Ferrari.

Dúvida – Com mineirismo impregnado por suas mensais vindas ao Brasil, disse o CEO, “nada está incluído, e nada está excluído”, deixando especulações no ar sobre eventual venda da marca, avaliada em US$ 5B, pouco menos da metade da atual dívida do grupo. A Ferrari, por projeto do defenestrado Montezemolo, é extremamente rentável. Faz 12% dos lucros, vendendo apenas 0,16%.

Esforço – Dentre as medidas para afastar a inviabilidade, mesmo associada à chinesa Dongfeng e ao estado francês, a PSA criou nova marca de luxo, a DS. Primeiro conceito, o Divine, aparecerá no Salão de Paris, 2 de outubro.

Personalidade – Três veículos, anteriormente Citroëns, integram a nova marca. O Divine, criado especialmente, é prévia do caminho partindo das bases comuns de Citroën e Peugeot: sofisticação e design. Tem cristais Swarovski nos faróis, carroceria, interior. Motor conhecido, o 1.6 THT turbo, equipamento de Peugeots e Citroëns, porém 270 cv - mais de 100 cv relativamente às versões conhecidas.Estes motores com injeção direta e turbo são generosos.

 Crise – Braço alemão da GM, a Opel reduzirá produção na Rússia, operando em um turno diário, e apenas 16 dias de funcionamento nos três meses finais do ano. Fábrica em St Petersburg produz Opel Astra e Chevrolet Cruze.

De volta – Na operação russa, em sociedade com a AvtoVaz, está o jipinho Niva.

Pioneiro – 2015 Mitsubishi inicia vender o primeiro híbrido 4x4 do mercado, o Outlander PHEV. Três motores. Um 2.0 ciclo Otto, 121 cv e dois eletrossíncronos, um em cada eixo, produzindo individualmente 80 cv. Luxuoso, seguro, premiado ao máximo no Euro NCAP, ANCAP e JNCAP. Preço indefinido - dólar, presidente, tudo influi.

Soma – Em termos de produto, melhor do mundo tecnológico: tecnologia do plug in – de ligar na parede – iMiEV; robustez e DNA de Pajero 4x4, e controle de tração e estabilidade do Lancer Evolution. Autonomia de 52 km, recarga completa em R$ 3,50 e consumo. Não se inclui na redução do ex tarifário contado acima.

Mercado – Ao constatar existir mais de 70% dos Porsches já fabricados, marca criou programa Porsche Classic, de treinamento à rede internacional de concessionárias para reparos, serviços e peças originais de época. É número muito grande de clientes para ficar fora da autorizadas. 

Mitsufiat – Por acordo entre matrizes Mitsubishi e a Fiat Chysler, Mitsubishi tailandesa produzirá versão do próximo modelo Triton, portando emblema Fiat. Com ele a antiga marca italiana quer presença em segmento onde não participa.

Como fica – Mitsubishi Motors do Brasil perguntada, respondeu por circular garantindo, o acordo não atinge o mercado brasileiro, onde a MMCB tem fábrica e direito exclusivo de distribuição e comercialização.

Fiatbishi – Inquirida, Fiat declarou não ter informação da parte prática, do como tal avença irá funcionar. O picape misto de Mitsubishi com Fiat não atrapalha os planos do Stradão – modelo maior que o líder Strada, contado pela Coluna semana passada, e 2º. Produto da fábrica em Goiana, Pe.

Nada disto – JAC repele boato circulando no meio, teorizando que a matriz chinesa ao tornar-se majoritária na construção de fábrica em Camaçari, Ba, teria peitado o governo federal condicionando implantação do projeto ao emprego exclusivo de mão de obra e equipamentos chineses.

Peugeot – Novos Peugeot terão mais apuro em tecnologia e conforto, deixando de competir nas partes baixas do mercado. Este definiu a mudança. Versão mais equipada do 208 vende 25% do segmento. Mais simples, apenas 6%. Ao público Peugeot significa refinamento, sem vez para simplificação.

Tapa – Toyota criou oportunidade para fazer notícia e tentar revitalizar o Etios. Contidas novidades na versão XLS: piscas nos retrovisores externos, novas cores branca e azul. Dentro, concessões ao motorista, como banco ajustável em altura, comando do vidro elétrico e Bluetooth.

Ajuste – Instrumentação continua no centro do painel, desconcentrando o motorista, e indicador de combustível agora é digital. Há versão superior, Platinum, com estofamento em couro, tela com GPS, som, câmera de ré e TV.

Acaba - É o último retoque. Próxima versão, por determinação superior, corrigirá as mal feitas adaptações de projeto para colocar direção à esquerda, deixando instrumentação e sistema de ventilação para direção à direita.

Ligeirim – Audi inspirou-se nos pit stops das corridas e racionalizou ações de assistência nos concessionários. Negócio prevê três primeiras revisões em até uma hora, e espaço confortável para espera. Trânsito nas cidades, e o atrapalho no vai e vem, definiu o programa. Por enquanto em S Paulo. Até o final do ano em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba.

Flex – Motor 1.6 THP da PSA, presente em Citroëns e Peugeot, flex. Com álcool produz 170 cv, contra 163 de origem. Demorou. Fácil fazer flex em motor turbo.

Motor – GM deu um tapa no picape S 10 marcando modelia 2015. Superficial mudança da cor do painel e das laterais. Novo engenho – nem tão novo, lançado nos EUA em 2011 – é L4, 16 válvulas, dois comandos variáveis para admissão e escape. Injeção direta, flex. Transmissão com 6 velocidades à frente.

Curiosidade – Importado, dados discrepam dos fornecidos pela matriz dos EUA. Lá, potência de 196 cv a 6.300 rpm e torque 18,5 m.kgf. Aqui diz potência idêntica, porém torque dispara: 26,3 m.kgf. A álcool 206 cv e 23,7 m.kgf. Nova linha propele o antigo L4 2.4 e 147 cv, anciliaria derivada do Monza, para a versão de entrada.

Game – Para lembrar-se líder e seguir um de seus slogans – a empresa que mais entende de rua no Brasil – Fiat criou jogo com dicas de boas maneiras, tecnologias e para evitar vacilos no trânsito. É o Vacilândia, jogo para smartphones e tablets. Em fiat.com.br/vacilaonao e filmes

Festa – MWM, fábrica de motores, e MAN, de caminhões e ônibus, festejam 40 anos de parceria. MWM fornece motores MaxxForce 3.0H, 4.3H, 4.8H Euro lll, 6.5H e 7.2H Euro III para exportação, e os MAN D08 Euro V (4 e 6 cilindros) ao mercado local e internacional, em caminhões e ônibus MAN.

Carol – Deixando a revista O Mecânico, onde foi repórter e editora, jornalista Carolina Vilanova tem novo veículo, o Portal Oficina News. Notícias diárias e semanais sobre transporte, oficinas, partes, manutenção. Veja em www.oficinanews.com.br.  Com orgulho a Coluna está lá.

Re call – 675 caminhões Ford Cargo 2042 e 2842 chamados a revendas para troca de parafusos de fixação de travessas e componentes ao chassis. Jogo duro. Há perigo do caminhão se desmanchar nas ruas e estradas. Para saber mais, 0800 703 3673 ou www.ford.com.br.Ford anda em má sequência de problemas de montagem em seus produtos.

Fiat – Em evento mais ameno, troca de óleo do câmbio, Fiat chama modelos Punto, Idea, Doblo Adventure, Bravo fabricados entre 1º de fevereiro de 2012 e 22 de fevereiro de 201. Tens ? Confira 0800 707 1000 ou www.fiat.com.br.

Gente – Mario Guerreiro, português, jornalista, 56, promoção. OOOO Diretor na comunicação na matriz, será Vice Presidente da área da VW of America. OOOO Desafio. A marca quer crescer no importante mercado norte-americano em seu projeto de liderar a atividade. OOOO Michael Lange o substitui. OOOO Marcus Vinicius Aguiar, engenheiro, mineiro, ex Fiat, mudança. OOOO Diretor de Relações Institucionais, Governamentais e RSE da Renault. OOOO Christophe Musy, francês, engenheiro, novo diretor mundial de peças e serviços da PSA, sobre Peugeot e Citroën. Novos tempos. OOOO

Corrida longa no Brasil começou com Mercedes
Mercedes-Benz Challenge, temporada própria com oito provas – próxima aos 19 de outubro, Curitiba -, utiliza automóveis da marca em categorias diferentes: os modelos C e os CLA, ambos com preparação AMG, a divisão esportiva da marca. Veículos iguais, preparação oficial e idêntica, a temporada se destaca pela qualidade dos pilotos e, bem organizada, provoca divulgação e agrega conceitos à imagem da Mercedes. Competitividade, valentia, rendimento. 

Os automóveis utilizam o motor de quatro cilindros mais potente do mundo, o 2.0, 4 cilindros, 16 válvulas, injeção e turbo. Tração nas 4 rodas e transmissão com 7 marchas.
Corridas fazem parte do DNA da marca. No Brasil sua apresentação se deu com a promoção das 24 Horas de Interlagos, primeira de tal duração no país e monomarca no mundo, disse a imprensa à época.

Representação da marca no Brasil, a carioca Distribuidores Unidos, no Rio de Janeiro, mais o Automóvel Clube do Estado de São Paulo organizaram a prova em Interlagos, então nosso único autódromo, com largada às 16h do dia 18 de agosto de 1951.

A Unidos disponibilizou 18 veículos da série 170, gasolina e diesel, escolhendo pilotos destacados no Rio, S Paulo e Porto Alegre. E teve uma dupla feminina, com unidade diesel. Darly Ribeiro e Juze Fittipaldi, mãe de Wilson e Emerson.
Tempos distantes. A sede da empresa era no Rio de Janeiro e a Mercedes aproveitou a prova, a media horária e a resistência para promover o produto, convidando o público a vê-lo em revendedor na Praça da Bandeira, RJ.