quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

PPK faz estreia nacional na I Copa das Federações de Kart




A fabricante de peças e motores para kart PPK estreará como construtor de chassi em competições nacionais durante a I Copa das Federações de Kart, torneio que acontece entre os dias 6 e 10 de março na cidade de Serra (ES). O chassi PPK modelo WF1 foi desenvolvido pela empresa ao longo do ano passado e recebeu a homologação da Comissão Nacional de Kart (CNK) em dezembro; William Freire, um dos principais concorrentes da categoria GT4 do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo, foi o responsável pelo desenvolvimento do novo kart. Freire já disputou uma prova regional com esse kart - quando largou na pole position e liderou boa parte da prova na Granja Viana (SP) -, e será o representante oficial da PPK no torneio que abre a temporada 2012 do kartismo nacional. 
O evento capixaba marca também a primeira oportunidade de um confronto direto envolvendo todos os fabricantes homologados para fabricar chassis no País no próximo triênio: ART, Birel, CRG Brasil, Mega Kart, Mini, Techspeed e Thunder, além da Intrepid, cuja participação no certame no Espírito Santo ainda é incerta. Até hoje dedicada ao mercado internacional, a PPK optou por lançar no País um produto que facilitasse o trabalho do piloto, como explica o diretor da empresa, como explica Pedro Pavan, diretor da empresa:
"Conseguimos um conjunto onde o kart responde à menor alteração de setup feita pelo piloto."
Sobre a concorrência entre várias fábricas, o que deverá ser a tônica do da temporada de 2012, Pavan acredita que a disputa entre marcas será benéfica para o kartismo nacional:
"A concorrência é sempre benéfica para o piloto. Cabe aos fabricantes procurar novas fórmulas para atender bem seus clientes e balizar os preços de seus produtos."
A PPK foi fundada há oito anos e exporta seus produtos para toda a América do Sul, além de fornecer peças para vários fabricantes brasileiros. Na I Copa das Federações de Kart seu piloto oficial será William Freire, responsável por todo o desenvolvimento do chassi da PPK, razão pela qual o modelo é identificado com as suas iniciais. Freire destaca outra qualidade do conjunto, além da reação à mudança de acerto mencionada por Pavan:
"O quadro do chassi WF1 é um quilo mais leve em relação aos concorrentes. E se você montar o conjunto com todas as peças fabricadas pela PPK a diferença de peso pode chegar a 10 quilos."
Mesmo com menos tempo de testes com o chassi em relação aos rivais, William acredita que pode conseguir um bom resultado na I Copa das Federações de Kart. Ele se lembrou da primeira etapa da Copa São Paulo da Granja Viana, disputada dia 11, ele obteve a pole-position da corrida:
"Fui o mais rápido na classificação e liderei a corrida com uma boa vantagem. Um pneu furado, porém, forçou meu abandono na corrida. Mesmo não vencendo, fico claro que o kart é muito bom."
A I Copa das Federações de Kart abre o calendário do kartismo nacional e distribuirá um total de 100 mil reais em prêmios. A lista de inscritos para o torneio será divulgada nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário