terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Emerson Fittipaldi e outras personalidades do automobilismo brasileiro se emocionam com homenagem na Velocult que começa hoje para o público


De 28 de fevereiro a 17 de março acontecerá, no Conjunto Nacional, a 3ª Velocult - Semana Cultural da Velocidade, idealizada pelo designer Paulo Soláriz para homenagear o automobilismo brasileiro e as figuras que fizeram a história deste esporte que emociona nosso povo há décadas. O evento mostrará a trajetória do automobilismo brasileiro através da exposição de carros de corrida do passado e de hoje, objetos utilizados por pilotos, troféus importantes da história, réplicas em miniatura de carros históricos, obras de arte referentes ao automobilismo, totens informativos sobre o esporte e a Velocult, capacetes pintados pela lenda Sid Mosca e muito mais.

Paulo Soláriz
Mas, segundo Soláriz, o destaque da edição deste ano é a homenagem feita pela CBA a ex-pilotos, jornalistas e nomes que fizeram a história do automobilismo no Brasil. Após ser vista por mais de 40 mil pessoas por dia em 2011, a 3ª Semana Cultural da Velocidade deve receber neste ano mais de 1 milhão de pessoas durante os 20 dias da exposição. O sucesso da edição passada fez com que a Secretaria da Cultura do Município de São Paulo abrisse um requerimento para a inclusão da Velocult no calendário cultural oficial da cidade em 2012, já que a exposição é o 4º evento mais visitado da cidade. A curadoria da exposição desta vez ficará a cargo de Bird Clemente, ex-piloto das décadas de 50 e 60 e um dos precursores do automobilismo brasileiro, e Paulo Gomes, ex-piloto 4 vezes campeão da Stock Car.


Os visitantes terão a oportunidade de ver de perto a legendária Carreteira nº 18 de Camilo Cristópharo, construída nos anos 50; o Willys Interlagos nº 22 que Bird Clemente “escorregava” pelo autódromo paulistano em 1965; o DKW nº 10 da Equipe Vemag; um Opala Coupé 1975 com motor V8; um Cadillac Allard J2 de 1950; um Fórmula Indy guiado por Mário Andretti; um dos Opalas que Paulo Gomes pilotou quando em um de seus 4 campeonatos da Stock Car; um Maserati 1936, antigo sem carroceria; modelos de carros de Turismo, além de outros protótipos “envenenados”, como os X1, X3 e Fórmula Elétrico da FEI (Fundação Educacional Inaciana); um maverick, antiga paixão dos brasileiros e sem contar os capacetes elaborados pelo Sid Mosca.

Soláriz, Claudio Carsugi e Paulo Gomes
Mais do que os carros de competição, os visitantes poderão registrar os momentos de alegria empunhando uma réplica do troféu da Fórmula 1 de 2011, criado por Soláriz, no alto de um pódio montado especialmente para pais e filhos dividirem emoções. Além disso, uma réplica do troféu da Fórmula 1 do ano passado e um capacete serão sorteados entre os visitantes que passarem pela Velocult e adquirirem seu número. Toda a renda obtida nos sorteios será doada para o grupo “Médicos sem Fronteiras”, uma organização médico-humanitária internacional, independente e comprometida em levar ajuda às pessoas que mais necessitam.

A 3ª Semana Cultural da Velocidade é um evento idealizado pelo designer Paulo Soláriz com apoio da Secretaria da Cultura do Município de São Paulo, Conjunto Nacional, CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e seu presidente Cleyton Pinteiro. A Velocult 2012 ainda apoia a organização “Médicos Sem Fronteiras”, que participa da exposição e receberá parte da renda dos sorteios do capacete e da réplica do trófeu da Fórmula 1 feitos entre o público.




Serviço: 3ª Semana Cultural da Velocidade – Velocult
Local: Espaço Cultural Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, 2.073 – São Paulo - SP
Data:   Período de visitação do público: de 28 de fevereiro a 17 de março de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário