sábado, 1 de outubro de 2016

FPT Industrial destaca como aumentar a vida útil de motores diesel

A FPT Industrial, uma das principais fabricantes de motores diesel do mundo, ressalta os benefícios da correta utilização de peças genuínas nas manutenções corretivas. Como o nível de exigência de veículos comerciais e máquinas off-road é extremamente elevado – devido à natureza severa dos trabalhos, a manutenção corretiva poderá ser necessária. 

“Devemos reforçar a importância de se trabalhar somente com peças genuínas. Aliadas, manutenção preventiva e corretiva, quando feitas com peças originais genuínas, garantem o bom funcionamento de todo o trem de força e, principalmente, do motor”, destaca Alexandre Xavier, diretor de engenharia da FPT Industrial.

A recomendação da fabricante mostra que o investimento destinado à compra de peças genuínas é compensado rapidamente pelo melhor rendimento do motor, menor número de paradas para manutenção e maior durabilidade das peças.

Juntas e vedações
As juntas e vedações são as responsáveis por evitar vazamentos e entrada de partículas indesejadas no motor. Após muito tempo em condições severas de uso, o motor sofre dilatações térmicas que provocam torções, retrações e expansão das partes móveis. É nesse momento que as juntas genuínas mostram a sua eficácia.

Fabricadas com materiais especiais de alta resistência ao torque e com uma alta elasticidade, elas mantêm as partes móveis perfeitamente vedadas, mesmo sob as mais severas utilizações. Além disso,  as juntas possuem uma correta furação mantendo o perfeito acoplamento das partes móveis, evitando assim paradas precoces para manutenção, mantendo maior disponibilidade do equipamento.

O diretor de Engenharia da FPT Industrial alerta para o fato de que “ao receber itens não genuínos, o motor pode perder rendimento e ter um aumento considerável no consumo de combustível e de lubrificantes”. “Sem contar possíveis paradas indesejadas que comprometem a disponibilidade do equipamento”, acrescenta Xavier.

Bomba d´água
Responsável principal pelo sistema de resfriamento do motor, a bomba d´água é primordial para o bom funcionamento do propulsor. Qualquer falha pode gerar um superaquecimento, ocasionando o travamento total do trem de força.
Peças não genuínas possuem partes metálicas porosas, que se deterioram rapidamente e comprometem a refrigeração do sistema, provocando falhas graves na circulação de água pelo motor.

Por isso, as bombas genuínas garantem selos e rolamentos homologados que aumentam a vida útil da bomba, evitando superaquecimento do motor. Garantem ainda matéria-prima que assegura menor nível de porosidade e reduz a possibilidade de trincas e vazamentos precoces e por último o encaixe perfeito que evita vazamentos.

Pistões e anéis
Essenciais para o motor, os pistões e anéis nunca devem ser substituídos por itens não genuínos. Somente as peças genuínas mantém o consumo de óleo lubrificante dentro do homologado pela engenharia, evitando assim a necessidade de repor o óleo antes do previsto.

Além disso, as peças promovem uma perfeita queima da mistura Ar/Combustível, evitando consumo excessivo de diesel e a formação de carvão no sistema.

Outro ponto importante é o acabamento superficial dos pistões e anéis que evitam possíveis riscos na camisa de cilindro e eventuais travamentos de motor.

Bomba de óleo
Por ser o “coração” do motor, a bomba de óleo não admite falhas, pois elas comprometeriam todo o fluxo de lubrificação, podendo levar ao travamento total do propulsor. Somente os itens genuínos, passam por um rigoroso processo de fabricação que diminui drasticamente o travamento das engrenagens da bomba.  


Além disso, as peças genuínas tem menor nível de porosidade, o que garante menos trincas e vazamentos, mantendo a pressão de óleo no circuito de lubrificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário