sexta-feira, 17 de março de 2017

Stuttgart Motorsport inscreve Porsche 911 GT3 R no Campeonato Brasileiro de Endurance

Tradicional vencedora de provas de endurance no Brasil, a Stuttgart Motorsport está de volta ao automobilismo brasileiro com um dos carros de corrida mais modernos do mundo: o Porsche 911 GT3 R. 

Seus pilotos serão Marcel Visconde (assíduo participante da Porsche GT3 Cup, vencedor da Mil Milhas Brasil e dos 500 Quilômetros de Interlagos em 2008 e dos 300 Quilômetros de Interlagos em 2015) e Ricardo Maurício (bicampeão campeão brasileiro de Stock Car). A primeira prova do calendário será a 3 Horas de Tarumã, no dia 25 de março.


A Stuttgart Motorsport é o braço esportivo da Stuttgart Veículos, rede de concessionárias Porsche localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Campinas e Florianópolis. 

A Stuttgart comemora neste ano 20 anos de atividades - e também de vitórias nas pistas. "Estamos felizes por voltar ao Endurance depois de alguns anos afastados. O campeonato evoluiu muito nos últimos anos e há perspectivas de melhorar ainda mais", comenta Visconde. "Queremos fazer um bom trabalho, pautado pelo desenvolvimento do 911 GT3 R. Não temos pressa para alcançar resultados: entendemos que eles acontecerão como resultado desse trabalho", confia. 

Ricardo Maurício, escalado para fazer dupla com Visconde na etapa de abertura, também tem boa experiência ao volante de Porsches de competição. Ao volante de um 911 GT3 RS, ele terminou em terceiro lugar na Mil Milhas de 2003. Maurício tem em seu currículo títulos no kart e três temporadas na Fórmula 3000. Foi campeão brasileiro de Fórmula Ford (1995), campeão espanhol de Fórmula 3 (2003), bicampeão bicampeão brasileiro de Stock Car (2008 e 2013) e tricampeão brasileiro de Marcas (2012, 2013 e 2014).

Histórico - Stuttgart Motorsport
A Stuttgart tem em seu histórico vitórias nos 500 Quilômetros de Interlagos e na Mil Milhas Brasil, além de uma participação na 24 Horas de Daytona, nos Estados Unidos, em 1998. Nessa ocasião, a equipe foi 100% composta por brasileiros e levou para a prova um Porsche 911 GT2 preparado em suas oficinas em São Paulo. 

1997 - 1º lugar nos 500 Quilômetros de Interlagos
1998 - 4º lugar na 24 Horas de Daytona, categoria GT
2001 - 1º lugar na Mil Milhas Brasileiras
2002 - 1º lugar na Mil Milhas Brasileiras
2007 - 5º lugar na Mil Milhas Brasil (etapa do Le Mans Series), categoria GT2
2008 - 1º lugar na Mil Milhas Brasil
2008 - 1º lugar nos 500 Quilômetros de Interlagos 

Porsche 911 GT3 R
O carro que será utilizado pela Stuttgart Motorsport no Campeonato Brasileiro de Endurance é baseado no esportivo de rua 911 GT3 RS e representa a Porsche em campeonatos de endurance em todo o mundo - entre eles o prestigiado IMSA SportsCar Championship, na América do Norte, onde compete na categoria GTD. O motor de 6 cilindros boxer entrega 500 HP de potência e o modelo foi concebido com ênfase na diminuição de peso, na redução de consumo, na eficiência aerodinâmica e na segurança.

A estrutura é feita com material composto de alumínio-aço, enquanto capota, carenagem, arcos das rodas, portas, seções laterais e traseiras, bem como a tampa traseira, são feitos com um polímero reforçado com fibras de carbono (CFRP) particularmente leve. Todas as janelas são feitas de policarbonato - pela primeira vez, até mesmo o para-brisa é feito nesse material. O motor de 4.000 cm³ é praticamente o mesmo do 911 GT3 RS de rua. O câmbio é sequencial de 6 marchas com acionamento por borboletas poscionadas no volante e a tração é traseira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário