quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Complexo Industrial da Nissan, em Resende, recebe Prêmio Proteção Brasil de Segurança do Trabalho

Uma vez mais a Nissan foi reconhecida por suas ações bem-sucedidas, realizadas no Complexo Industrial de Resende, para proporcionar um ambiente seguro a seus funcionários durante a operação. 

A fabricante conquistou o primeiro lugar nacional do Prêmio Proteção Brasil de Saúde e Segurança do Trabalho. A premiação é organizada anualmente pela revista "Proteção", desde 2005. 

A Nissan conquistou o título na categoria Segurança de Máquinas e Equipamentos. A ação premiada, que já havia garantido o ouro na Região Sudeste, foi a adequação à NR-12* na área de uma das prensas da estamparia. Outra prática realizada na fábrica da Nissan, o programa "Não Caia Nessa" ficou com a prata da Região Sudeste na categoria Trabalho em Altura.

A Gestão de Segurança em Máquinas – proteção e prevenção de lesões e de danos à saúde dos trabalhadores gerados por máquinas e equipamentos – sempre foi prioridade na Nissan. Com a instalação de novos processos no Complexo Industrial de Resende, a companhia identificou a necessidade de uma nova adequação em sua maior máquina – a prensa da estamparia, importada do Japão. O plano de adequação foi batizado de "Mantendo Viva a NR-12", e o grande desafio foi garantir a atualização sem impactar a produção e a qualidade dos veículos fabricados no país.

Já na categoria Trabalho em Altura, o programa "Não Caia Nessa" mostrou que conhecimento e capacitação são pontos chaves para a prevenção de acidentes. Para a Nissan, toda atividade realizada a partir de 1,5 metros se enquadra como trabalho em altura. Atualmente, mais de 420 funcionários do Complexo Industrial estão aptos a tais atividades, graças ao programa.

A fábrica da Nissan em Resende tem a menor taxa de frequência de acidentes de trabalho em todas as unidades fabris da companhia no continente americano.


*NR-12 é uma norma regulamentadora que define referências, princípios e medidas de proteção aos trabalhadores que operam perto de máquinas.


O prêmio "Proteção Brasil de Saúde e Segurança do Trabalho" é considerado a mais importante distinção concedida ao trabalho desenvolvido dentro das empresas em favor da saúde e da segurança do trabalhador. Desde 2005 ele reconhece empresas de todas as regiões brasileiras e profissionais que se destacam pela sua ação voltada à qualidade de vida dentro dos locais de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário