segunda-feira, 6 de maio de 2013

Inflação do carro sobe 0,75% em abril


A Inflação do Carro da Agência AutoInforme teve nova alta em abril, desta vez de 0,75%. No acumulado do ano a Inflação atingiu 3,68%.
São pesquisados todos os itens necessários para o motorista andar com o carro e fazer a manutenção preventiva, em cinco segmentos: peças de reposição, serviços automobilísticos, combustíveis, impostos de circulação e seguros.

O vilão de abril foi o álcool, que ficou 2,32% mais caro no mês, puxando para cima a Inflação do Carro. A alta da gasolina deu uma trégua e o preço permaneceu praticamente estável no mês passado, com uma pequena alta de 0,08%.

A pesquisa mostra que nos primeiros quatro meses do ano o álcool já subiu 9,9% e a gasolina 6,1%. Com isso, o preço do álcool se aproximou (proporcionalmente) do preço da gasolina, ficando mais vantajoso, em muitos lugares, usar gasolina.

Em São Paulo o preço médio da gasolina é R$ 2,78 e do álcool R$ 1,91. 

O jogo de velas também teve alta importante em abril, + 0,96%, assim como o filtro de óleo (0,77%) e bateria (0,74%).

Veja na tabela abaixo a variação percentual de preços da inflação do carro em 2013. 

Inflação do Carro

Itens que mais subiram em Abril/2013
Item
Var.%
Álcool
2,32
Franquia de seguro
1,29
Jogo de velas
0,96
Filtro de óleo
0,77
Balanceamento
0,74
Fonte: AutoInforme          


Itens que mais subiram em 2013
Item
Var, %
Álcool
9,9
Gasolina
6,04
Seguro obrigatório
4,44
Estacionamento p/ 2 horas
3,87
Lavagem simples
3,55
 Fonte: AutoInforme

DAYCO ANUNCIA A CRIAÇÃO DO SEU CENTRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO (R&D) NO BRASIL




A Dayco Power Transmission anunciou que já está em operação na sua planta de São Paulo, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (R&D) da empresa para a América do Sul. O novo centro, o sexto do grupo em todo o mundo, foi criado para atender as principais montadoras e o mercado de reposição da região, representando importante diferencial competitivo, com produtos e processos inovadores, o que até então era realizado por meio dos centros de desenvolvimento da Dayco na Europa e nos Estados Unidos.

Segundo Eduardo Buchaim, com implantação do novo centro no Brasil a Dayco tem como meta desenvolver novos produtos para o mercado da América do Sul, bem como fazer todo o processo de validação localmente. Este processo compreende desde a geração dos desenhos por meio de modelamento matemático, FEA, fabricação de protótipos, validação do design e validação do produto através de testes de performance e durabilidade do produto.

“A empresa ganha agilidade, além de redução de custo e eficácia na execução de desenvolvimentos para os clientes. O R&D local facilitará decisivamente a execução de projetos de sistemas e transmissão, e de componentes para as montadoras, tanto as já estabelecidas como as que estão chegando. Trata-se de um verdadeiro diferencial de uma empresa como a Dayco, parceira em desenvolvimento das principais fabricantes em todo o mundo”, explica.

O centro de R&D brasileiro conta com avançados equipamentos de aquisição de dados utilizados no inicio do projeto, os quais são essenciais na coleta precisa das vibrações torcionais e elaboração de uma análise detalhada do comportamento do motor em regimes críticos de funcionamento.

Isto permite projetar componentes que atuem para minimizar as vibrações, possibilitando, assim, a redução das emissões e, consequentemente, o consumo de combustível, que além de auxiliar na preservação do meio ambiente ajudará no atingimento das metas de eficiência energética dos veículos, que é uma das condições para os fabricantes de automóveis se beneficiarem do programa de incentivos do Inovar-Auto.


O centro de Pesquisa e Desenvolvimento brasileiro conta com estrutura e equipamentos de última geração, como bancos de teste de durabilidade específicos para cada tipo de produto, que possibilitam a redução de prazos de validação permitindo fazer os testes dos componentes antes das validações dos clientes - antecipando qualquer tipo de problema técnico durante a fase de lançamento do produto.

Anexo ao Tech Center, a Dayco possui um laboratório que também possibilita a instrumentação do motor no veículo para avaliações funcionais e diagnose de eventuais problemas que possam ocorrer durante a vida útil do produto. Além disso, dispõe de completa aparelhagem para atendimento aos clientes no diagnóstico de anomalias de produtos em campo.

Scania vende à Ferrous 28 caminhões 10x4, configuração pioneira no Brasil



Um lote de 28 caminhões G 470 10x4*6 da Scania foi a escolha da Ferrous Resources do Brasil para a renovação de sua frota. Os veículos estão em operação na mina de Viga, em Congonhas (Minas Gerais, Brasil), para transporte de minério de ferro. Pioneira na venda da configuração 10x4 no Brasil, quando em 2007 atendeu a um pedido da Vale, a Scania mais uma vez customiza a demanda de um cliente que busca a eficiência na rentabilidade e produtividade na mineração pesada.

Para pôr em prática uma operação mais rentável, a Ferrous fez estudos técnicos com alguns tipos de veículos, entre eles os caminhões extrapesados fora de estrada da linha amarela de 70 e 80 toneladas.  A companhia comprovou que o caminhão 10x4 da Scania carregaria mais material com redução do número de viagens e, consequentemente, dos gastos operacionais (diesel, pneus etc.). Além disso, os estudos indicaram o uso de caminhões que conseguem tracionar 50 toneladas, configuração que no Brasil é oferecida apenas pela Scania.

Configuração 10x4, pioneirismo da Scania no Brasil
Para tornar possível a configuração 10x4 da Scania é instalado no veículo 8x4 um quinto eixo direcional, que faz sua capacidade líquida ser aumentada para até 50 ton. Os 28 modelos G 470 10x4*6 adquiridos pela Ferrous foram montados com caçamba Rossetti de 22,5 metros cúbicos de capacidade. Todos trabalham no regime 24 horas em três turnos, com 20 caminhões diretos na mina de Viga e 8 no atendimento à movimentação interna de produtos. Cada veículo percorre cerca de 150 km por dia.

O G 470 10x4*6, que possui 10 pontos de apoio (quatro de tração e seis direcionais), tem Capacidade Máxima de Tração (CMT) de 150 ton. O modelo é equipado com motor de 13 litros que oferece 470cv de potência e desenvolve torque de 2.400Nm. Para garantir operação eficiente e segura, o veículo possui caixa automatizada de marchas Scania Opticruise, controle de tração, freios ABS e sistema de frenagem auxiliar Scania Retarder. Ele ainda oferece arrefecimento da caixa de câmbio, sistema de proteção e aviso de sobrecarga da embreagem. A distância entre eixos é de 4.300mm. Na cabine, o motorista encontra, entre outros itens de conforto, ar-condicionado e coluna de direção ajustável. 

Histórico de sucesso
O caminhão Scania com tração 10x4 foi desenvolvido após uma consulta da Vale, que desejava aumentar a capacidade líquida de carga do transporte de minério de ferro para veículos de produção. Até então, a Scania possuía em seu mix de produtos fora de estrada a opção 8x4 com capacidade de 36 ton. Atualmente, a Vale possui mais de 200 unidades do Scania 10x4 em sua frota, que atuam em Minas Gerais e no Pará.

Com direito a hino brasileiro ao vivo no pódio, Augusto Farfus vence em Hockenheim




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Além de ter sido o primeiro brasileiro a vencer no DTM, Augusto Farfus Jr também se tornou o primeiro a liderar o importante Campeonato Alemão de Turismo, ao conquistar a vitória da primeira etapa da temporada, neste domingo (5). Essa foi a terceira corrida consecutiva que o brasileiro subiu ao pódio e sua segunda vitória na categoria. 

O curitibano completou em primeiro lugar as 42 voltas de uma corrida que teve um início movimentado, no autódromo de Hockenheim. Na largada, o pole Timo Scheider, da Audi, manteve a liderança com Farfus colado segundo no mesmo ritmo durante as primeiras quatro voltas, quando o brasileiro conseguiu a ultrapassagem. Na volta seguinte, o Safety Car foi acionado devido às chamas no carro do francês Adrien Tambay, que com problemas no seu Audi o estacionou ainda na pista antes da entrada do complexo chamado de "Estádio", no último trecho da pista.


Com a intervenção, os líderes optaram por fazer a primeira das duas paradas obrigatórias. Após um pit-stop de 3.3s, Farfus voltou na terceira posição atrás de Scheider e do estreante alemão Pascal Wehrlein, da Mercedes, que optou por não parar. A relargada aconteceu na 8ª volta, e aí veio a parte dura da corrida para o brasileiro. Com uma estratégia diferente da maioria, Augusto teve de gerenciar o desempenho dos pneus duros e, como esperado, não conseguia manter o mesmo ritmo em comparação aos pilotos com pneus macios e aos poucos foi perdendo posições e espaço para os ponteiros. Mas era uma questão de paciência e tempo. Na volta 24, a equipe RBM chamou o curitibano para sua segunda e última parada obrigatória, recolocando os pneus macios, o que proporcionou melhor performance à BMW M3 de Farfus.

A partir daí a corrida virou a favor do brasileiro. Já tendo usado os pneus duros e cumprido o regulamento - que obriga o uso dos dois compostos -, Augusto pôde imprimir ritmo forte e fez a estratégia funcionar com tempos de volta cerca de um segundo mais rápidos que os principais rivais, recuperando espaço para assumir a liderança na volta 32, quando o alemão Christian Vietoris e o inglês Gary Paffett completaram a segunda parada. Ainda com bom ritmo, Augusto esperou a parada do alemão Dirk Werner, último a entrar para os pits, para assumir a ponta em definitivo até a bandeirada.

Vitória mais que festejada pelo curitibano, que agora lidera o campeonato com 25 pontos contra 18 do seu companheiro de montadora Werner e 15 de Vietoris. Augusto defenderá a liderança em Brands Hatch, na Inglaterra, daqui a duas semanas, quando o DTM volta à pista no histórico circuito inglês.

Augusto Farfus:

Corrida:
"Foi um fim de semana fantástico, perfeito! A equipe fez uma ótima estratégia, paramos na hora certa, especialmente no primeiro pit-stop quando o safety car entrou. Tudo funcionou, fizemos a melhor volta e nosso ritmo era bom tanto com os pneus duros quanto com os macios em relação aos outros nas mesmas condições, isso foi determinante" 

Campeonato:
"Vamos dar um passo por vez, é excelente começar o campeonato com uma vitória, mas como havia falado, meu objetivo é fazer uma temporada limpa e otimizar ao máximo cada etapa, sempre saindo com o melhor resultado dentro das possibilidades de cada prova" 

Confira o resultado final da etapa de Hockenheim:

1) Augusto Farfus - RBM BMW - 42 voltas - 1h10min11s583
2) Dirk Werner - Schnitzer BMW - a 3.692
3) Christian Vietoris - HWA Mercedes- a 9.675
4) Gary Paffett - HWA Mercedes - a 12.613
5) Bruno Spengler - Schnitzer BMW - a 13.212
6) Timo Scheider - Abt Audi - a 13.753
7) Joey Hand - RBM BMW - a 14.100
8) Mike Rockenfeller - Phoenix Audi - a 14.477
9) Marco Wittmann - MTEK BMW - a 17.894
10) Roberto Merhi - HWA Mercedes - a 19.537
11) Pascal Wehrlein - Mucke Mercedes - a 20.902
12) Daniel Juncadella - Mucke Mercedes - a 26.169
13) Martin Tomczyk - RMG BMW - a 30.904
14) Jamie Green - Abt Audi - a 41.166
15) Miguel Molina - Phoenix Audi - a 43.535
16) Filipe Albuquerque - Rosberg Audi - a 54.077
17) Andy Priaulx - RMG BMW - a 2 voltas
Não completaram:
Mattias Ekstrom - Abt Audi
Edoardo Mortara - Rosberg Audi 
Timo Glock - MTEK BMW
Robert Wickens - HWA Mercedes 
Adrien Tambay - Abt Audi

Caminhão VW Canavieiro é nova opção para operações sucro-alcooleiras



A MAN Latin America apresentou pela primeira vez ao grande público durante a Agrishow 2013, principal vitrine do agronegócio brasileiro, seu caminhão vocacional VW Canavieiro. Disponíveis nas versões VW Constellation 26.280 6x4, 31.280 6x4 e 31.330 6x4, os produtos foram desenvolvidos para facilitar as diversas operações sucro-alcooleiras, que vão desde o transbordo de cana picada na colheita ou de mudas no plantio, até o combate a incêdios, como bombeiro.

Os veículos contam com ítens específicos para a aplicação, como escapamento vertical, grade de proteção dianteira, engate traseiro, proteção contra palha no motor  e câmbio, além de climatizador agrícola. Todos os modelos já saem da fábrica da MAN Latin America, localizada em Resende (RJ), prontos para receber o implemento.

Os produtos contam com motorização MAN D08 na versão de 280 cavalos e 6 cilindros, que atende às normas de emissão de gases do PROCONVE P-7 graças à tecnologia EGR, que dispensa o uso do aditivo ARLA 32. Na versão de 330 cavalos, o motor é o Cummins ISL de 6 cilindros e tecnologia SCR de redução de emissões de gases. Na feira, o veículo exposto é o VW Constellation 26.280 6x4.

A linha vocacional foi especialmente  desenvolvida para atender as mais variadas aplicações. São diversos produtos divididos em quatro linhas: Distributor, para distribuição de bebidas; Constructor, para a construção civil; Compactor, voltado ao segmento de coleta de lixo, e o recém-lançado Canavieiro, além dos modelos específicos para o transporte logístico e de valores. Todos contemplam ítens indispensáveis para oferecer um excelente desempenho e performance nesses segmentos.

"É difícil aceitar o que aconteceu", afirma Kanaan; "Hoje foi uma guerra", complementa Castroneves


Principal personagem entre os pilotos brasileiros na Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, Tony Kanaan lastimou o episódio que arruinou sua participação na corrida deste domingo no circuito de Anhembi, na região norte da capital paulista. 

Após largar da quarta posição e adotar uma postura agressiva, chegando a assumir a liderança por cerca de dez voltas, o piloto da KV viu suas chances de vitória acabarem quando seu carro sofreu uma pane seca.

Por causa disso, Tony não escondeu a chateação. "Como ser humano, pensamos às vezes com esse lado egoísta, de querer vencer. É difícil aceitar o que aconteceu", admite. "Tive as últimas 20 voltas para pensar, chorar e refletir, mas temos que tirar o lado positivo das coisas." 

"Somos uma equipe e quando todo mundo faz o seu trabalho, você ganha. A pessoa que faz minha estratégia é a mesma com a qual eu ganhei 12 das minhas 15 corridas na Indy. Bola pra frente. Sinto que estamos chegando perto da vitória, mas precisamos terminar. O dia em que a gente fizer tudo certo e for o nosso dia, sabemos que vai acontecer."

O campeão de 2004 ainda não tem certeza das causas de sua falta de combustível. "Eu também tenho o controle do nível do combustível e vi que estava baixando. Não sabemos realmente o que aconteceu, mas ninguém me deixou na mão. A gente perdeu. Os números no volante mostravam que a gente tinha mais do que a gente achou que tinha."

Ainda assim, Tony destacou a força da multidão que tomou as arquibancadas do circuito paulistano. "A torcida é indescritível. Não consigo descrever o que senti na hora em que dei o xis no Hunter-Reay. Nesse momento tive que olhar para a arquibancada. Quando abandonei, parei ali naquele mesmo ponto e todo mundo estava gritando meu nome", conta.

Para a próxima etapa, as 500 Milhas de Indianápolis, Kanaan acredita que não sofrerá com sua lesão na mão direita, já que a exigência física de um oval é menor. "Para Indianápolis é bem menos preocupante. No circuito de rua é sempre mais complicado. A gente vai cuidar agora. Até o final da semana vamos fazer outro tipo de tala. Até lá vai estar quase zero."


Outro que não teve grandes motivos para comemorar foi Hélio Castroneves, que se envolveu em uma sequência de toques e ficou apenas com o 13º lugar. "Fico triste por não ter podido colaborar melhor. Todos nós queremos dar essa vitória para esse público, um resultado positivo. É uma pena. Ficamos chateados pelo carinho dado pelos fãs e por não termos retribuído", disse o tricampeão das 500 Milhas de Indianápolis, que, no entanto, acreditava que seu resultado poderia ter sido muito melhor, mesmo tendo largado do fundo do pelotão. 

"Hoje foi uma guerra. Mesmo depois de muitas pancadas, ainda tinha chances de uma boa colocação no final. Não era pra eu ter feito a última parada. A gente poderia ter chegado perto de onde estava o Takuma Sato [segundo colocado], mas quando a gente ganha, ganha junto e quando perde, também perde junto. Temos que abrir o olho porque o japonês já abriu o dele", brincou.


Já a atuação de Bia Figueiredo foi ainda mais curta, já que ela sofreu um problema mecânico logo nas primeiras voltas depois de ter largado em 16º. "Claro que não estava nos meus planos sair da prova tão cedo. Estava indo bem, já tinha ganhado uma posição e estava confiante, mas essas coisas acontecem. O time está ganhando confiança e entrosamento. Hoje mostramos que temos competividade", destacou. "Só precisamos nos ajustar em alguns aspectos. Vamos para Indianápolis e buscar um resultado melhor. Vamos erguer a cabeça porque temos 15 longos dias. Vamos trabalhar e melhorar."

"Quando freei, não reduziu da sexta marcha para quinta. Fiquei em sexta, tentando reduzir de marcha. Minha esperança era eles me levarem para os boxes e me fizessem voltar. Quebrou o escapamento, afetou a caixa de câmbio e eu não conseguia mudar de marcha", lamentou.

A próxima etapa da temporada de 2013 da Fórmula Indy será no dia 26 de maio, naquele que é o evento mais importante do ano: as 500 Milhas de Indianápolis.

Em prova histórica, Hinchcliffe vence na última curva



Na edição mais disputada da história da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, James Hinchcliffe conquistou uma vitória épica nos metros finais. O canadense da equipe Andretti ultrapassou o então líder, Takuma Sato, na última curva - o hairpin no fim da Marginal Tietê, obtendo seu segundo êxito nesta temporada.

Sato parecia caminhar para uma vitória tranquila na parte final da prova, quando passou a apresentar um rendimento inferior, o que permitiu uma aproximação em massa: na abertura da volta final, os cinco primeiros colocados estavam a menos de dois segundos de Takuma, fazendo o público acompanhar o último giro na ponta dos pés.

O japonês até que conseguiu sustentar a liderança até a Marginal Tietê, mas o carro da Foyt não resistiu à velocidade de Hinchcliffe, que alinhou por fora e tomou a linha de dentro no contorno da Curva da Vitória, após Sato exagerar na freada e perder a tomada. Apenas 0s3463 separaram os dois primeiros.

Hinchcliffe, por sua vez, voou baixo nas voltas finais, pulando de terceiro para primeiro em um espaço inferior a três voltas. "Não existe nada mais legal que ganhar uma corrida na última curva da última volta", celebrou o irreverente canadense, um dos pilotos mais populares do grid, que conquistou sua segunda vitória na carreira - a anterior havia sido na prova de abertura do campeonato, em St. Petersburg.

A última curva também definiu a terceira posição a favor de Marco Andretti, da Andretti, com Oriol Servia, da Panther-DRR, em quarto e Josef Newgarden, da SFH, que disputava a vitória com Sato, recebeu a bandeirada em quinto. O melhor sul-americano na corrida acabou sendo Ernesto Viso, também da Andretti, o sétimo.

Com o resultado da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, Sato ultrapassa Castroneves e se torna o primeiro japonês na história a liderar a tabela do campeonato da Indy.

Marcas históricas, resultados abaixo do esperado: O domingo, 5 de maio, parecia ser o dia de Tony Kanaan. E tinha tudo para ser: ele largava da quarta posição, a melhor de um brasileiro na história da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé. Essa expectativa aumentou ainda mais quando o campeão de 2004 da Fórmula Indy assumiu a liderança por oito voltas antes do primeiro pit stop. Contudo, todo o esforço foi por água abaixo graças a uma pane seca. O que era para ser uma festa terminou em lágrimas dentro do cockpit e na garagem da equipe KV.

A pane se deu quando Tony ocupava a segunda posição e disputava diretamente a vitória na 55ª volta. Com duas voltas de atraso, o baiano foi rebocado aos boxes e retornou à prova apenas para cumprir tarefa e somar o mínimo de pontos em 22º. Antes de TK, os outros dois representantes do país também enfrentaram dificuldades.


Bia Figueiredo foi a primeira, com um problema no alternador do carro da Dale Coyne que provocou seu abandono. Helio Castroneves, por sua vez, teve uma das corridas mais atribuladas de sua carreira, rodando em uma das relargadas, se envolvendo em um acidente com múltiplos carros e, para completar, tendo um pneu furado. Mesmo assim, o piloto da Penske foi perseverante e salvou alguns pontinhos em 13°.
Mas quem pensou que o azar estava ao lado dos brasileiros se enganou. A 37ª volta da corrida no Anhembi entrou para a história ao ver Will Power, o tricampeão da Itaipava São Paulo Indy 300, ter o motor estourado e, pela primeira vez, passar longe do alto do pódio no Anhembi. Para piorar, Power amplia a sequência de provas sem vitória - este jejum alcançou a marca de 15 corridas neste domingo.

Depois da festa no Anhembi, todas as atenções da Fórmula Indy se voltam para as 500 Milhas de Indianápolis, prova mais importante do calendário, que tomam todo o mês de maio. A corrida acontece em 26 de maio.

Resultado final da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé 2013:

1. James Hinchcliffe (CAN/Andretti-Chevrolet), 75 voltas
2. Takuma Sato (JAP/A. J. Foyt-Honda), a 0s3463
3. Marco Andretti (EUA/Andretti-Chevrolet), a 1s1376
4. Oriol Servià (ESP/Panther DRR-Chevrolet), a 1s1745
5. Josef Newgarden (EUA/Fisher Hartman-Honda), a 1s6516
6. Ernesto Viso (VEN/Andretti-Chevrolet), a 2s8119
7. Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi-Honda), a 3s5961
8. Simona de Silvestro (SUI/KV-Chevrolet), a 4s2772
9. Simon Pagenaud (FRA/Schmidt Peterson-Honda), a 7s6331
10. Charlie Kimball (EUA/Chip Ganassi-Honda), a 9s0265
11. Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti-Chevrolet), a 9s5135
12. Alex Tagliani (CAN/BHA-Honda), a 10s4393
13. Helio Castroneves (BRA/Penske-Chevrolet), a 11s1234
14. Sébastien Bourdais (FRA/Dragon-Chevrolet), a 13s6406
15. J. R. Hildebrand (EUA/Panther-Chevrolet), a 13s7377
16. Tristan Vautier (FRA/Schmidt Peterson-Honda), a 14s3517
17. James Jakes (ING/Rahal Letterman-Honda), a 19s8585
18. Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi-Honda), a 29s4261
19. Sebastian Saavedra (COL/Dragon-Chevrolet), a 54s7223
20. Justin Wilson (ING/Dale Coyne-Honda), a 2 voltas
21. Tony Kanaan (BRA/KV-Chevrolet), a 3 voltas
22. Graham Rahal (EUA/Rahal Letterman-Honda), a 4 voltas
23. Ed Carpenter (EUA/Carpenter-Chevrolet), a 4 voltas

Não completaram
Will Power (AUS/Penske-Chevrolet), 18 voltas/motor
Bia Figueiredo (BRA/Dale Coyne-Honda), 6 voltas/alternador

domingo, 5 de maio de 2013

PÁGINA DO FORD MUSTANG NO FACEBOOK ULTRAPASSA O MARCO DE 5 MILHÕES DE FÃS



O Ford Mustang, um dos carros mais admirados do mundo, acaba de conquistar mais um recorde: sua página no Facebook ultrapassou o número de 5 milhões de fãs, no www.facebook.com/fordmustang. Para comemorar, a Ford postou um agradecimento e um gráfico mostrando o perfil das pessoas que curtem o carro na página, distribuídas em 293 países.

Segundo o levantamento, na América do Sul mais de 140 mil pessoas curtem a página e a América do Norte concentra cerca de 52% dos fãs. A idade média está na faixa de 18 a 24 anos, sendo 69% homens e 31% mulheres, e mais da metade são solteiros. Além de vídeos e imagens históricas, a página também realiza promoções e traz um personalizador para que todos possam criar o Mustang dos seus sonhos (https://www.facebook.com/fordmustang/app_224129850976564).

Outra razão do sucesso da página são as milhares de fotos postadas pelos fãs, mostrando a infinidade de modelos e versões customizadas do carro, que é um dos preferidos dos preparadores, sempre acompanhadas de comentários do público. A rica história de 49 anos do Mustang, com mais de 8,5 milhões de unidades produzidas e diversas reestilizações, motores e configurações, fornece um material praticamente inesgotável.

Legião apaixonada
"Os fãs do Mustang formam uma legião apaixonada, que independentemente da idade sente uma conexão forte com o carro e tem orgulho em compartilhar essa admiração. O ambiente online mostrou ser um espaço ideal para essa troca", diz Scott Monty, gerente de Mídias Sociais da Ford, que falou em um evento na Universidade de Boston sobre as experiências da Ford na interação social em tempo real.

A Ford foi apontada pelo blog social Media Explorer como "a melhor mídia social corporativa do mundo". "Hoje, quando você precisa se comunicar com as pessoas comuns e  com jovens adolescentes deve-se procurar onde elas estão para receber suas mensagens. E elas estão nas mídias sociais, no Facebook, Twitter etc.", destaca Scott Monty.

No Brasil, a Ford foi a primeira montadora a ter uma página no Facebook. Hoje ela conta com sete perfis oficiais, com mais de 1 milhão de fãs, e é a terceira mais popular dentro da Ford no mundo. 

Pizzonia passa bem após acidente no WEC



Uma falha mecânica fez Antonio Pizzonia sofrer um forte acidente na segunda etapa do WEC (Mundial de Endurance), disputada neste sábado no circuito de Spa-Francorchamps. No início da prova de seis horas, o brasileiro virou passageiro no Oreca-Nissan da equipe Delta-ADR em plena Eau Rouge, considerada a curva mais desafiadora do mundo.

Restando menos de trinta segundos para o fim da primeira das seis horas de corrida, Pizzonia perseguia um adversário de perto entre a primeira e segunda pernas da Eau Rouge, quando uma fumaça estranha saiu da parte traseira do carro #25, seguida de uma rodada repentina e descontrolada. Ao "Jungle Boy", restou se preparar para a pancada, que destruiu completamente o protótipo do time chefiado por Alan Docking.

"Tive uma falha no amortecedor traseiro esquerdo no meio da Eau Rouge", descreve Pizzonia. "Não é o melhor lugar para algo assim acontecer, definitivamente", afirma o amazonense, que escapou ileso e caminhando após a pancada, que aconteceu a mais de 150 km/h. O imprevisto em Spa-Francorchamps fez o brasileiro e seus parceiros, os britânicos Tor Graves e James Walker, caírem de líderes para a décima posição na tabela. 

A próxima prova do calendário do WEC é uma das corridas mais famosas do mundo: as 24 Horas de Le Mans, no dia 22 de junho. Antes disso, Pizzonia disputa duas provas da Grand-Am: no dia 1º de junho, nas ruas de Detroit, e em 15 de junho, em Mid-Ohio.

Caminhão Fuso Canter - um premiado campeão de vendas - completa 50 anos



A primeira geração do caminhão Fuso Canter chegou ao mercado em março de 1963. Cinquenta anos e oito gerações depois, a Daimler celebra esse caminhão como seu maior bestseller, tendo vendas por todo o mundo, num total de mais de 3.700.000 unidades, desde seu lançamento no Japão.
O caminhão leve Fuso Canter é o carro-chefe da Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation (MFTBC), subsidiária da Daimler, sendo foco da demanda de clientes em mais de 150 países de todos os continentes. Desde 1980, o Fuso Canter é produzido para o mercado europeu em Tramagal, Portugal, tendo crescente popularidade na região.
Desde o ano passado, o Fuso Canter também está disponível na Europa em uma versão híbrida, que consome até 23% menos combustível do que o Canter convencional, pagando-se dentro de três a quatro anos.

Mais recentemente, na Irlanda, o Fuso Canter Eco Hybrid conquistou o prêmio de melhor produto quanto à eficiência energética, premiação concedida por ocasião da feira europeia “SEAI Energy Show 2013” (autoridade da área de energia sustentável da Irlanda), em Dublin. Além disso, o caminhão híbrido também foi honrado com o importante prêmio “Irish Green Commercial Vehicle of 2013” (Veículo Comercial ‘Verde’ de 2013 na Irlanda).
No Japão, o Fuso Canter Eco Hybrid já até entrou para a história da prestigiada premiação para o carro do ano “RJC Car of the Year Award”. Essa foi a primeira vez que o prêmio foi conferido a um fabricante de veículos comerciais. Ele foi dado ao Fuso Canter na conferência de jornalistas e pesquisadores do setor automotivo "RJC" (Automotive Researcher’s and Journalist’s Conference), no final de 2012.

“Estamos orgulhosos dos sucessos que alcançamos com o Fuso Canter por mais de cinco décadas”, afirmou Dr. Albert Kirchmann, presidente e CEO da MFTBC. “Os cinquenta anos de história do produto atestam a confiança e a satisfação de nossos clientes com o Fuso Canter, que se destaca por sua alta eficiência quanto ao consumo de combustível e o ótimo retorno do investimento”.

Segundo Dr. Kirchmann: “O foco da estratégia de crescimento FUSO 2015 é ser o ‘Número Um’ especialmente em nosso mercado de origem, o Japão. É por isso que a nossa principal tarefa é oferecer aos parceiros de negócios os produtos, soluções e serviços mais apropriados”. Para tanto, a empresa está planejando um total de 40 lançamentos para este ano, incluindo novas versões do produto e novos segmentos de mercado.
Além do 50º aniversário do caminhão Fuso Canter, a MFTBC, fundada em janeiro de 2003, também está celebrando o aniversário de dez anos da empresa e o 80º aniversário da marca Fuso, que já existe desde 1932.
A MFTBC comercializa ampla gama de produtos sob a já bem conhecida marca de veículos comerciais Fuso, que inclui os caminhões leves Canter e Guts, o caminhão médio Fighter, o caminhão pesado Super Great e o ônibus urbano Aero Star, bem como o ônibus rodoviário Aero Queen.

O Fuso Canter
A primeira geração do Fuso Canter surgiu com o modelo T720, um caminhão leve com carga útil de duas toneladas, que foi introduzido no mercado japonês em março de 1963. Desde então, mais de meio século se passou. O modelo atual é a sua oitava geração e reflete o desenvolvimento tecnológico contínuo do veículo.
Já o Fuso Canter Eco Hybrid combina a máxima eficiência quanto ao consumo de combustível com o máximo em compatibilidade ambiental, o que é possível devido à combinação inovadora da transmissão de embreagem dupla DUONIC com a tecnologia híbrida. Além dos mercados europeus, esse caminhão híbrido será oferecido sucessivamente para outros países. Desde fevereiro de 2013, também está disponível na Austrália, que é um dos principais mercados em vendas da linha Fuso.

HELIO CASTRONEVES ADOTARÁ ESTRATÉGIA AGRESSIVA



Apesar desapontado com o resultado do Qualifying, Helio Castroneves já definiu a sua estratégia para a São Paulo Indy 300, quarta etapa do IZOD IndyCar Series deste domingo, 5, a partir das 12h30 no Circuito Anhembi. Partindo da 18ª, o piloto do Team Penske não será conservador, como de resto toda a equipe, visto que Will Power está mais atrás ainda, em 23º.

Na primeira fase da classificação, de apenas 10 minutos, Castroneves não conseguiu sequer completar uma volta rápida em razão de ocorrências na pista. "O Pagenaud saiu do pit na minha frente, quando eu estava abrindo a volta, e preferi tirar o pé porque a volta estava prejudicada. Na seguinte, que as parciais indicavam passar com folga para a segunda fase, a sessão foi interrompida porque o James Jakes ficou pela pista com motor quebrado". 

Como sempre faz, o três vezes vencedor da Indy 500 preferiu se concentrar no lado positivo. "Claro que estou desapontado, e digo mais: estou chocado com o que aconteceu. Tinha  carro para brigar pela pole e aconteceu tudo isso. Mas o lado bom é que tenho dois jogos de pneus macios novos para a corrida e, se você lembrar, no ano passado larguei pior ainda, em 20º, e acabei em 4º. Se a coisa continuar na mesma proporção, olha lá o Castroneves no pódio do Sambódromo! Se a gente pensar, se tinha de acontecer, pelo menos aconteceu no lugar certo, pois aqui temos bons pontos de ultrapassagem", concluiu Castroneves.

sábado, 4 de maio de 2013

Revista Cultura do Automóvel


www.marazzi.com.br

Rubens Barrichello "mata a saudade" da Indy



Rubinho e Tony Kanaan
Rubens Barrichello retornou ao Circuito do Anhembi nesta sexta-feira. Desta vez, porém, como convidado. O ex-piloto de F-1, atualmente na Stock Car, marcou presença principalmente nos boxes da KV, equipe por onde correu no ano passado na Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé.

"Fiz muitos amigos e é por isso que voltei. Estou sempre por perto do meu irmão Tony, acho que seria quase falta de educação da minha parte a Indy voltar para a minha casa e eu não vir dar um 'oi'", conta Barrichello, que não esconde a preferência pelo amigo e ex-companheiro Tony Kanaan. 

"Não consigo ter um palpite, pois eu torço tanto para o Tony que, para mim, tanto faz o resto. Mas eu queria que ele pudesse estar lutando pelos três primeiros", completa.

Com Audi, Di Grassi larga da primeira fila nas 6 Horas de Spa


Lucas Di Grassi vai largar da primeira fila em sua primeira corrida no Mundial de Endurance 2013. O brasileiro, que forma trio ao lado do espanhol Marc Gené e do britânico Oliver Jarvis, vai sair da segunda posição nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, segunda etapa da temporada do WEC (World Endurance Championship).

A Audi alinha três R18 e-tron quattro para a corrida belga, mesma estratégia a ser adotada para as 24 Horas de Le Mans, principal desafio do ano e próxima corrida do calendário, nos dias 22 e 23 de junho. A razão para a estreia do terceiro carro é dar mais quilometragem aos pilotos e, principalmente, avaliar a nova atualização aerodinâmica na traseira do híbrido das quatro argolas. Apenas o carro de Di Grassi/Gené/Jarvis conta com uma configuração diferenciada, chamada de "long-tail".

"Parabéns a Audi, que fez primeiro, segundo e terceiro no grid; acho fantástico o que fizemos aqui. Tenho que agradecer meus companheiros de equipe, que ajudaram muito no acerto do carro nestes dois treinos de hoje", elogiou o brasileiro.

A pole position ficou com o trio formado por Andre Lotterer/Benoît Tréluyer/Marcel Fässler. Os líderes do campeonato, Tom Kristensen/Loïc Duval/Allan McNish, saem em terceiro, formando o 1-2-3 da Audi no veloz e desafiador circuito das Ardenhas.


"Estou bem feliz com a classificação, fiz a melhor volta da sessão e fiquei muito satisfeito com o desempenho da equipe", disse Di Grassi. O regulamento do WEC determina que dois pilotos de cada carro registrem voltas rápidas. As duas melhores de cada piloto formam uma média, que determina a posição no grid. Lucas fez a melhor volta de todo o treino, com 1min58s934 (sua segunda volta foi feita em 1min59s436, a terceira melhor da sessão). 

Com os tempos registrados também por Marc Gené (2min00s867 e 2min01s708), o Audi #3 alinha na segunda posição para a corrida de seis horas. "Lucas fez um ótimo trabalho hoje e acho que merecíamos ter conquistado a pole position", destacou o experiente piloto espanhol.


"Amanhã largamos na primeira fila e vamos para cima na corrida", conclui Di Grassi, que faz neste ano sua segunda corrida com o time. Em março, ele terminou em segundo lugar nas 12 Horas de Sebring, etapa da American Le Mans Series (ALMS) e que não faz parte do calendário do WEC.

A largada para as 6 Horas de Spa acontece às 9h30, no horário de Brasília. O SporTV vai transmitir a hora final da prova, e o site http://audi-liveracing.com vai transmitir toda a corrida ao vivo, via streaming.

Confira o grid de largada da categoria LMP1:
1-) André LOTTERER/Benoît TRÉLUYER/Marcel FÄSSLER (Audi R18 e-tron quattro) - 1min59s961
2-) Lucas DI GRASSI/Marc GENÉ/Oliver JARVIS (Audi R18 e-tron quattro) - 2min00s236 (a 0s275)
3-) Tom KRISTENSEN/Loïc DUVAL/Allan McNISH (Audi R18 e-tron quattro) - 2min00s610 (a 0s649)
4-) Alexander WURZ/Nicolas LAPIERRE/Kazuki NAKAJIMA (Toyota TS030) - 2min00s947 (a 0s986)
5-) Anthony DAVIDSON/Sébastien BUEMI/Stéphane SARRAZIN (Toyota TS030) - 2min01s203 (a 1s242)
6-) Nicolas PROST/Neel JANI/Nick HEIDFELD (Lola B12/60-Toyota) - 2min01s482 (a 1s521)
7-) Andrea BELICCHI/Mathias BECHE/Cong Fu CHENG (Lola B12/60-Toyota) - 2min03s278 (a 3s317)
8-) Nick LEVENTIS/Danny WATTS/Jonny KANE (HPD ARX 03c-Honda) - 2min03s688 (a 3s727)

Mercedes-Benz Sprinter: desempenho vigoroso



Ele continua acelerando! Desde 1995, ano da estreia do Mercedes-Benz Sprinter, a van tornou-se mundialmente conhecida e um dos modelos do segmento mais vendidos internacionalmente. Ao longo dos últimos 18 anos, o veículo acumulou um total de 2,47 milhões de unidades vendidas e ajudou seus compradores a cumprir uma ampla variedade de tarefas. O Sprinter é hoje um veículo verdadeiramente global e um dos pilares fundamentais da estratégia de crescimento "Vans goes global" da Mercedes-Benz Vans.


"Não é mera coincidência o Mercedes-Benz Sprinter ter emprestado seu nome a toda uma categoria de veículos. O Sprinter tem marcado a evolução do segmento das grandes vans no tocante à qualidade, segurança e economia", afirma Volker Mornhinweg, diretor da Mercedes-Benz Vans. "O sucesso do Sprinter também mostra como é possível começar por um pequeno nicho de mercado e acabar conquistando o mundo."

Mornhinweg se refere à história do desenvolvimento da van. Concorrendo no segmento de veículos com cerca de 3,5 toneladas de peso bruto total, o Mercedes-Benz Sprinter situa-se entre automóveis e caminhões - forma em que era definido pela lei de trânsito alemã na época de seu lançamento. O conceito inovador desse veículo não teve uma grande acolhida apenas na Alemanha, mas rapidamente conquistou mercados externos. Hoje, suas centenas de variantes são vendidas em cerca de 130 países.

O caráter do Sprinter como um veículo cada vez mais global também se reflete em seus vários locais de fabricação. Além de sair das linhas de montagem de Düsseldorf e Ludwigsfelde, na Alemanha, a van é produzida em Charleston, no estado americano da Carolina do Sul, em González Catan, na Argentina e em Fuzhou, na China. Para garantir a entrada no dinâmico mercado da Rússia, está sendo preparada uma linha de produção adicional na fábrica operada pela indústria automotiva russa GAZ, em Nizhny Novgorod. Isto faz do Sprinter um dos pilares da estratégia de crescimento "Van goes global" da Mercedes-Benz Vans. Esta política está globalizando consistentemente os negócios da divisão e explorando o potencial de ganhos adicionais em novos mercados em crescimento.

Para os clientes, um auxiliar poderoso
O Mercedes-Benz Sprinter também ajuda no crescimento e eficiência de seus compradores. Motores diesel de alto custo-benefício, grandes intervalos de manutenção e uma série de sistemas inteligentes de assistência mantém baixo o custo de propriedade total e garantem longos períodos de operação, tornando o Sprinter um verdadeiro milagre de eficiência.

Um milagre reconhecido pelo mercado: a Mercedes-Benz Vans vendeu um total de 159 mil Sprinters em 2012. Enquanto as desafiadoras condições econômicas fizeram com que os níveis de vendas na Europa Ocidental permanecessem abaixo dos do ano passado, a procura pelo modelo aumentou substancialmente na Europa Oriental, principalmente na Rússia e Turquia. Na América do Norte, onde o Sprinter é vendido sob as marcas Mercedes-Benz e Freightliner, as vendas chegaram a subir 19%.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Mitsubishi Cup chega a Mafra (SC) neste sábado



Muita expectativa e ansiedade para a segunda etapa da Mitsubishi Cup. Os competidores chegam a Mafra (SC) para participar do rali cross country de velocidade neste sábado, dia 4 de maio. A competição promete disputas acirradas, com um trajeto completamente novo.

"Os competidores terão um relevo que lembra uma montanha-russa, com muito sobe e desce, e os navegadores trabalharão bastante, já que o percurso tem curvas bem fechadas e retas curtas", adianta Corinna Souza Ramos, diretora de Projetos Especiais da Mitsubishi. O local também promete surpreender. "Será em uma nova fazenda, com mais estrutura para as equipes e convidados", conta.

A etapa é composta de três provas, e a pista tem aproximadamente 30 quilômetros. Boa parte da especial poderá ser vista do lounge, que fica na parte mais alta do terreno. "Estaremos em meio a campos de soja e milho, com um visual lindo", exalta Corinna.


Premiação
No fim do dia, os campeões da etapa sobem ao pódio. A Mitsubishi Cup oferece uma das maiores premiações do automobilismo brasileiro. Em 2013, o prêmio total será de mais de R$ 555 mil reais, que serão distribuídos aos vencedores no decorrer de sete etapas. "A Mitsubishi Cup é uma competição tradicional no calendário do off-road brasileiro e surpreende os participantes a cada temporada", diz Corinna.



O Evento
A Mitsubishi Cup é um rali cross country de velocidade que chega à 14ª temporada em 2013 e conta com seis categorias: L200 Triton ER Master, L200 Triton ER, L200 Triton RS, Pajero TR4 ER Master, Pajero TR4 ER e Pajero TR4R. Os competidores correm em busca do menor tempo em um circuito fechado, sempre disputando segundo a segundo, já que o evento conta com as melhores duplas do Brasil.

Os veículos da Mitsubishi Cup são produzidos na fábrica da Mitsubishi, em Catalão (GO), especialmente para o rali, e podem ser adquiridos ou locados de acordo com a categoria. No sistema de locação, chamado de Sit&Drive, os competidores se preocupam apenas em dirigir, sendo que toda preparação dos carros e manutenção é feita por uma equipe especializada da marca dos três diamantes, que proporciona todo o suporte necessário aos competidores antes, durante e depois de cada etapa.

FORD VENCE PRÊMIO INTERNACIONAL DE EXCELÊNCIA EM DINÂMICA VEICULAR



A Ford venceu o prêmio Vehicle Dynamics International 2013 em duas categorias, como reconhecimento à excelência do desempenho dinâmico de seus veículos. A marca venceu como "Time de Dinâmica Veicular do Ano", pelo desenvolvimento dos modelos Fiesta ST, Focus ST, B-MAX e Kuga, e seu especialista David Put foi eleito o "Dinamicista do Ano" pelo trabalho feito no Fiesta ST. A premiação aconteceu na Alemanha, com os votos de jornalistas automotivos de todo o mundo.

A Ford é o primeiro fabricante a vencer o prêmio duas vezes desde o seu lançamento em 2008. Os leitores e a equipe de redação da publicação Vehicle Dynamic International indicaram os finalistas da premiação, dedicada às melhores ideias, tecnologias e inovações no desenvolvimento da dinâmica veicular.

"Há vários anos, a Ford tem colocado a estabilidade e a dirigibilidade no coração do desenvolvimento de seus veículos, seja tratando-se de um carro prático, multiuso, ou de um hatch de alto desempenho", disse Graham Heeps, editor da Vehicle Dynamics International. "Nosso júri inclui hoje jornalistas de 19 países e seus votos provam que a Ford está colhendo os benefícios dessa abordagem em mercados de todo o mundo."

Fiesta ST
O especialista em dinâmica veicular David Put - protagonista do vídeo "Ford Fiesta ST versus a lendária pista 7 de Lommel", gravado no campo de provas da Ford na Bélgica - foi premiado pelo seu trabalho no novo Fiesta ST. Com motor 1.6 EcoBoost e velocidade máxima de 220 km/h, o novo Fiesta ST acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e é o modelo de produção mais rápido já produzido da linha.

No vídeo - disponível neste link - o carro corta as curvas em alta velocidade e chega a derrapar e levantar uma roda da pista, sem perder a estabilidade. "Esta é a razão por que gosto tanto do meu trabalho. Ele nunca é entediante", diz David Put.

"A dinâmica veicular está no centro de todos os nossos programas de desenvolvimento", diz Raj Nair, vice-presidente de Desenvolvimento Global do Produto da Ford. "Prêmios como este são uma prova de que nossos esforços têm valido a pena e a Ford realmente vai além para oferecer o melhor desempenho aos consumidores. Estamos muito orgulhosos de nossos produtos e do nosso time por tudo o que têm entregado."

Opiniões
Veja, abaixo, alguns depoimentos dos jurados a respeito do trabalho de dinâmica veicular da Ford.

"O Time RS da Ford sempre conseguiu dar um comportamento muito dinâmico e prazeroso para carros de produção em massa. Com os novos produtos, eles provaram isso mais uma vez", diz Lorenzo Facchinetti, da revista Auto, Itália.

"A Ford ainda parece estar trabalhando mais duro que outras marcas para garantir que o desempenho dinâmico de seus veículos se destaque em todos os segmentos", afirma John Heider, colunista da Cayman Dynamics e VDI, dos Estados Unidos.

"Se você não dirigiu um Ford novo no ano passado, faça isso agora. Os seus especialistas em dinâmica aparentemente foram liberados para fazer o que quiseram, resultando em carros sutis, sensíveis e com absoluto prazer de dirigir", completa Phil Morse, dinamicista e escritor dos Estados Unidos.

BMW F 800 R ganha novas cores.




A série F 800, apresentada pela BMW Motorrad em 2006, marcou o primeiro passo da marca no segmento de motocicletas médias. A F 800 R, uma roadster bicilíndrica de 798 cc, potência máxima de 64 kW/87 CV a 8.000 rpm e torque máximo de 86 Nm a 6.000 rpm que conquistou o público brasileiro com seu caráter esportivo e dinâmico, chega em 2013 com  novas cores.

Azul Metálico e Preto Safira se unem ao Prata Metálico para compor a gama de cores da F 800 R. Com ABS de série, design marcante, a começar pelo acabamento lateral do radiador, as setas indicativas em LED e o para-brisa esportivo - na cor da carroceria, transformam essa roadster em uma motocicleta que todos adoram pilotar.

A BMW F 800 R com as novas cores chegam às concessionárias a partir do início de maio, com preço sugerido mantido em R$ 36.900,00.