quinta-feira, 30 de junho de 2011

Dicas aos condutores de carro movido a etanol para da partida em dias frios




Com a chegada do inverno, a NGK, fabricante e especialista em velas de ignição, orienta os motoristas sobre possíveis dificuldades para ligar automóveis movidos a etanol. Durante dias de baixa temperatura, é comum o carro não funcionar logo na primeira batida da chave. Alguns cuidados, principalmente com as velas de ignição, podem minimizar a indesejável situação. A manutenção preventiva das velas garante o funcionamento da ignição do veículo, facilitando a partida imediata do motor, principalmente nas manhãs mais frias. As velas com vida útil ultrapassada, ou excesso de desgaste, podem diminuir o desempenho do veículo dificultando a partida após um longo período desligado como, por exemplo, da noite para o dia. 
A insistência para ligar o motor durante esse período pode causar o encharcamento das velas, causando um transtorno maior ao motorista. Se o problema ocorrer, é necessário aguardar, com o carro desligado, até que o combustível evapore por completo. Esse tempo varia de carro para carro e pode levar até 30 minutos.  “O motor movido a etanol pode apresentar problemas em dias frios porque esse combustível exige temperaturas elevadas para mudar seu estado físico e provocar o funcionamento do motor, ao contrário da gasolina que evapora rapidamente”, explica Ricardo Namie, chefe da Assistência Técnica da NGK.  Todo veículo a etanol possui um sistema paralelo que injeta pequenas quantidades de gasolina no motor para facilitar a partida. “Para isso, é necessário manter sempre o reservatório de gasolina abastecido com gasolina nova e de boa qualidade ”, lembra o especialista. Outra situação que pode causar transtorno é quando alteramos o combustível do veículo, quando o carro está abastecido com gasolina e realizamos a troca para etanol, ou de etanol para gasolina, é necessário dirigir o veículo de 8 a 15km antes de estacioná-lo por longo período, isto se faz necessário para que o sistema de controle do motor reconheça o combustível presente no tanque e reprograme a estratégia de funcionamento do motor inclusive a partida a frio.  Dicas para partida a frio em veículos movidos a etanol:  1. Certificar-se com freqüência de que as velas estão em plenas condições de uso;  2. Promover a manutenção no reservatório de gasolina  3. Trocar a gasolina do reservatório, a cada 90 dias, e abastecê-lo constantemente para que o combustível se renove sempre  4. Verificar se o sistema de partida a frio está realmente operando (injetando).  5. Verificar se não há vazamento de combustível no sistema de partida a frio.  Mais sobre Velas de Ignição  A vela de ignição tem a função de conduzir corrente elétrica sob alta tensão para o interior da câmara de combustão, convertendo-a em faísca para inflamar a mistura ar/combustível. Outra característica é que ela permite a dissipação do calor gerado na combustão.  Uma vela de ignição em plenas condições de funcionamento promove um cenário positivo ao condutor, como economia de combustível, melhor desempenho do motor e redução de emissões de gases poluentes no ar. Caso ela esteja sendo utilizada com a vida útil ultrapassada pode comprometer os cabos de ignição, rotor, distribuidor e bobina/transformador.  Segundo a NGK, é importante que sejam verificadas as condições das velas anualmente ou a cada 10 mil quilômetros rodados, aquilo que ocorrer primeiro. Uma consulta ao Manual do Proprietário do Veículo vai orientar o motorista quanto ao modelo ideal a ser instalado no automóvel em questão e o período de troca.  Além da manutenção preventiva, os especialistas da NGK ressaltam a importância de procurar sempre um mecânico confiável, abastecer o automóvel em postos em que a procedência do combustível seja conhecida e conduzir o veículo de forma responsável.  Em caso de dúvidas, consulte a Tabela de Aplicação da NGK ou contate o Serviço de Atendimento ao Consumidor da NGK do Brasil pelo telefone 0800 197 112 (ligação gratuita). 

4 comentários:

  1. Dica: faça uma limpeza nas duas extremidades dos cabos de vela (ignição): solte um lado de cada vez (não pode trocar a sequência) de cada um deles, aplique um spray de "limpa contato"(wurth é o melhor), retire o excesso com papel tipo higiênico/cleaness e reconecte. Vocé ganhará partidas e respostas mais rápidas do motor!

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  2. Tenho um Fox 2009 e ja troquei 3 jogos de cabo de vela, com 50milKM.
    A impressao que tenho que o tanque de Gasolina nao injeta gasolina na partida fria. Vou tentar limpar o tanque de gasolina e trocar a gasolina que esta la.

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  3. Uma duvida. A gasolina do reservatorio poderia ser AV-Gas gasolina de aviacao?

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  4. Veja se não tem nenhuma "dobra" entre o tanque e o motor pois já passei por um problema destes. Colocar Avigás além do custo e da evaporação rápida pode causar problemas no reservatório.

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