sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Nissan lança Central Multimídia para o New March e o Novo Sentra

A Nissan lançou uma nova opção de acessório para os modelos Novo Sentra e New March. Trata-se da Central Multimídia Caska, que reúne rádio, Tv, navegador por GPS, câmera de ré com visão noturna, sistema Bluetooth® com áudio streaming e entradas para iPod/iPhone®, DVD, USB e SD Card. Disponível para as versões Conforto, S e SV do New March, e S e SV do Novo Sentra, o acessório tem conexão Plug and Play com todos os cabos originais do veículo. Compatível com a maior parte dos telefones e smartphones oferecidos no mercado, tem preço sugerido de R$ 3.175 para o New March e de R$3.670 para o Novo Sentra (sem instalação).

Com tela de 6,5 polegadas para o New March e de oito polegadas para o Novo Sentra (WVGA 800x480 – 720p), o sistema multimídia tem encaixe similar ao aparelho original dos dois modelos, dispensando adaptações na instalação, além de ser totalmente compatível com os comandos de volante originais, incluindo o botão do Bluetooth®. Sua iluminação é similar à original do veiculo. Para o uso de iPod e iPhone, o acessório oferece o controle direto na tela ou pelo comando de volante, facilitando o acesso aos arquivos dos aparelhos, uma das limitações de muitos equipamentos similares.

A função Bluetooth® permite a sincronização de agenda do telefone celular e oferece a opção de viva-voz, além de contar com áudio streaming para transferência das musicas digitais para o sistema. O receptor de TV Digital integrado é de alta resolução e traz a busca de canais por botão direto. Possui também saída de áudio/vídeo para telas traseiras com comando independente (Multi-Zone), onde se pode utilizar uma função na tela do aparelho e outra nas telas traseiras.


Produzido pela Caska, o sistema multimídia é homologado pela Nissan e não traz prejuízos à garantia de fábrica do veículo se for instalado na rede de concessionárias Nissan de todo o país.

FIAT INCORPORA CHRYSLER GROUP DO BRASIL

A Fiat Automóveis Ltda, líder no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves pelo décimo segundo ano, anunciou a incorporação das atividades da Chrysler Group do Brasil Comércio de Veículos Ltda

Esta operação faz parte do processo de reestruturação global dos dois grupos, que resultará na criação da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e busca unificar no Brasil suas operações de produção, importação e comércio de automóveis, a fim de obter eficiência e competitividade. 


A Fiat sucederá a Chrysler Group do Brasil em todos os direitos e obrigações, permanecendo vigentes e inalterados os contratos e demais compromissos assumidos pela Chrysler Group do Brasil com os concessionários e demais parceiros.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Alta Roda - Fernando Calmon - Sem fronteiras

Alta Roda nº804/154 – 02/10/2014

Fernando Calmon
Ford e Mercedes-Benz ultrapassam barreiras com Mustang e AMG GT
Nessas últimas semanas as pouquíssimas fronteiras automobilísticas que, teoricamente, ainda existiam para separar mercados e mesmo marcas foram fortemente abaladas. E isso aconteceu dos dois lados do norte do Oceano Atlântico. Os protagonistas foram Ford eMercedes-Benz e os carros o novo Mustang (vendas começam agora nos EUA) e o completamente repensado Mercedes-AMG GT (disponível na Europa no primeiro trimestre de 2015). Ambos estarão no Salão do Automóvel de São Paulo e serão comercializados aqui dentro de até um ano e meio.

Começando pelo Mustang que ganhou passaporte para ser vendido em qualquer parte do mundo por rede própria do fabricante. Antes o modelo responsável há 50 anos pela criação da classe de carros americanos “musculosos” ficava restrito às fronteiras nacionais ou importações por clientes individuais. Quando se apresentou à imprensa em dezembro de 2013, o conceito de fato tinha evoluído, sem rompimento drástico com os traços originais de 1964. E para incrementar o potencial de vendas, na Europa em especial, oferece um motor turbo de quatro cilindros 2,3 L/310 cv. 

Ao guiar o carro, semana passada em Los Angeles (EUA), o primeiro contato foi justamente com este motor. É ruidoso, como esperado, mas o desempenho está coerente com a proposta de gastar menos combustível. O comportamento dinâmico evoluiu bastante graças à suspensão traseira independente (pela primeira vez) e a direção eletroassistida que surpreende pela precisão de resposta. Há ainda um motor V-6/3,7 l/304 cv. Manteve a tradição de 2+2 lugares, ou seja, atrás só espaço para crianças. 

Mustang, no entanto, é sinônimo de V-8 e, claro, a versão para o Brasil terá câmbio automático de seis marchas. Cerca de 100 kg a mais de peso ficam evidentes já ao volante, mas o ronco provocante do motor e sua elasticidade fidelizam fãs. De um 5-litros aspirado obter 441 cv demonstra superioridade sobre rivais como o Camaro (6,2 L/406 cv), além de se poder escolher entre três modos de desempenho/dirigibilidade. Se importado hoje, estaria na faixa de R$ 240 mil. 

A Mercedes-Benz também pulou fronteiras com o AMG-GT até ao retirar o nome Benz de seu novo superesporte. Se a referência de prestígio e sucesso é o Porsche 911 por que não se inspirar nas suas linhas traseiras, por exemplo? O carro é, de fato, superlativo, mas ainda sem preço definido. Estima-se que a versão GTS – motor V-8 biturbo/4L/510 cv – custaria 10% menos que os US$ 150 mil do 911 Turbo nos EUA. 

Não se trata de substituição do descontinuado SLS AMG, que era ainda mais caro, mas o Mercedes AMG-GT se destaca por soluções técnicas refinadas e nada usuais no portfólio da marca. Tudo é novo, a começar pelo chassi em alumínio, tampa do porta-malas em aço e teto em compósito de fibra de carbono. Motor dianteiro entre-eixos e transeixo (câmbio e diferencial juntos) traseiro levaram a uma distribuição de peso de 47% na frente e 53% atrás. A fábrica garante que será referência em dirigibilidade entre os melhores carros esporte, mas por ora houve apenas apresentação estática. O carro tem interior aconchegante, ergonomia excelente, além de quatro saídas de ar centrais e mais duas nas extremidades. Porta-malas é bem amplo para um 2-lugares: 350 litros. 

RODA VIVA

DEMOROU só nove meses para VW confirmar acordo com sindicato de metalúrgicos de São Bernardo do Campo (SP) e repor 900 empregos que se foram com a Kombi. Novo Jetta será produzido no segundo trimestre de 2015, em operações um pouco além de montar kits importados e motor/câmbio nacionais. Baseado no Golf 6, não precisava ficar no Paraná, de onde sairá Golf 7. 

CHEVROLET S10 entrou na era do motor flex e injeção direta etanol/gasolina. Embora por razão de preço mais baixo o anterior 2,4-L/147 cv (etanol) de injeção indireta permaneça, a nova unidade ganhou bastante em potência específica. Agora são ótimos 206 cv/27,3 kgfm (etanol) para 2,5 L. Preços: R$ 86.400 a R$ 103.700 (4x4). Mais em que conta versões Diesel. 

FALTA pouco para Jaguar Land Rover confirmar produtos da sua nova fábrica de Itatiaia (RJ). Escolha natural é o sucessor do Freelander, Discovery Sport, que estreia essa semana no Salão do Automóvel de Paris. Nos planos também o Jaguar XE, novo rival do Série 3 e do Classe C. Falta decisão sobre o Evoque, Land Rover mais vendido no País. 

PRESSIONADA por cota de apenas 3.000 veículos importados por ano, Volvo e sua proprietária chinesa Geely estudam ter fábrica no Brasil. Ambas negam, mas talvez não haja alternativa para concorrer em um mercado que, apesar de queda recente, estará entre os quatro ou cinco maiores do mundo no fim desta década. 

CÂMBIO automatizado de uma embreagem, pelo preço mais baixo, tende a se firmar. No VW Up! já representa em torno de 20% das versões em que a opção é oferecida. No pesado trânsito urbano, com pequena adaptação no modo de dirigir, o Up! automatizado passa marchas sem grandes incômodos. Mas não tem conforto de automático, claro. 


PERFIL
   
Fernando Calmon (fernando@calmon.jor.br), jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna automobilística semanal Alta Roda começou em 1999. É publicada em uma rede nacional de 85 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente no Brasil do site just-auto (Inglaterra).
Siga também através do twitter:  www.twitter.com/fernandocalmon                                                                                                                               

MAN Truck & Bus México comemora dez anos com lançamento da linha Delivery

A MAN Truck & Bus México, fabricante dos veículos comerciais da Volkswagen e MAN, comemora dez anos de operação naquele país. A celebração marca o lançamento da linha Delivery Euro 5, com os modelos VW 8.160 e 9.160, que completa a família de veículos Volkswagen comercializada em território mexicano. A expectativa é grande para o mercado local: a meta é crescer 30% no segmento de leves, o qual responde por mais de 2.700 unidades comercializadas por ano no México.

Os números confirmam a posição de destaque da montadora. Até 2016, a empresa planeja investir mais de R$ 45 milhões em infraestrutura e lançamentos de produtos. No mercado de caminhões, a estimativa é crescer 50% e no segmento de transporte de passageiros 58%, bem como, produzir mais de 2.500 unidades na planta de Querétaro, o que representa crescimento superior a 150%.

Os veículos levam o moderno motor Cummins ISF Euro 5, com o melhor torque do segmento e melhor consumo de combustível. São ideais para operações que exigem agilidade e serviços rodoviários de curtas e médias distâncias, garantindo alto desempenho e baixo custo operacional. A caixa de transmissão ZF S5-420 HD aumenta a robustez e durabilidade para operação urbana. E o acionamento a cabo traz mais conforto e precisão nas trocas de marcha, diminuindo o esforço e ruído interno.

Em uma década de história, a MAN Truck & Bus México já comercializou mais de 12 mil veículos Volkswagen e MAN. É a líder no mercado de micro-ônibus com mais de 60% de participação, com veículos de oito e nove toneladas, além de ser considerada uma das maiores da indústria neste segmento.

A montadora escolheu a cidade de Puebla para iniciar suas operações no México. O pontapé inicial foi dado com o lançamento dos modelos VW Worker 8.150, VW Constellation 17.250 e 24.250, além do chassi de ônibus VW 15.190. Em uma década, a montadora coleciona marcos históricos, como a liderança no mercado de micro-ônibus com mais de 60% de participação com veículos de oito e nove toneladas, além de ser considerada uma das maiores da indústria neste segmento.

Transformada em MAN Truck & Bus, após a aquisição da Volkswagen Caminhões e Ônibus pelo Grupo MAN, a empresa está em plena maturidade –possui uma rede de concessionários autorizados composta por 14 pontos de atendimento espalhados pelo país.

A fábrica da MAN Truck & Bus México, em Querétaro, é a segunda unidade da MAN Latin America a produzir caminhões e ônibus da marca Volkswagen no mundo. Atualmente, monta os caminhões VW Worker 15.190, VW Constellation 17.280 e 24.280, e dos chassis de ônibus Volksbus 8.150 FEB, 9.150 FEB, 15.190 OD, 17.230 OD, 17.280 OT e 18.330 OT.

Além disso, a montadora é responsável pela comercialização dos caminhões VW Worker 8.150 e 9.150, e dos novos VW Delivery 8.160 e 9.160, importados diretamente da fábrica da MAN Latin America, em Resende (Brasil); e dos caminhões MAN TGX, TGS e TGM e ônibus MAN RR4, RR2 e A69, importados de Munique, na Alemanha. 

Novo Mercedes-AMG C 63: um atleta de alto desempenho

Pura fascinação e empolgante dinamismo - o novo Mercedes-AMG C 63 estabelece referências em seu segmento. O sistema de propulsão de alta tecnologia, a característica dirigibilidade da AMG e o alto nível de personalização garantem uma suprema e única experiência de condução. O modelo topo de linha do Classe C é impulsionado por um motor V8 biturbo 4,0 litros, da mesma família da unidade que movimenta de forma impressionante o Mercedes-AMG GT. 

A faixa de potência varia entre 476 cv no C 63 a 510 cv no C 63 S. Com um índice de consumo de apenas 8,2 litros por 100 quilômetros (norma NEDC, combinado), o C 63 é o automóvel de oito cilindros mais eficiente no segmento de alta performance. A ampla gama de equipamentos de série inclui a suspensão esportiva AMG RIDE CONTROL com amortecedores controlados eletronicamente, o diferencial traseiro blocante mecânico e os programas AMG DYNAMIC SELECT. A exclusiva versão "Edition 1" está disponível no lançamento ao mercado. 

Dinamismo com conforto em longas distâncias - simultaneamente um sedã esportivo e um veículo de alto desempenho, o novo Mercedes-AMG C 63 oferece um motor com performance convincente e números de consumo excepcionalmente baixos, uma destacada dinâmica longitudinal e lateral e alto nível de utilização para o dia a dia. O design exterior e interno é mais diferenciado que nunca.

O modelo V8 topo de linha do Classe C é oferecido em quatro versões - o sedã e a station são disponibilizados como Mercedes-AMG C 63 e C 63 S, esse último destinado a uma condução ainda mais dinâmica. O Mercedes-AMG C 63 celebrará sua estreia mundial no Salão do Automóvel de Paris. A chegada ao mercado euroupeu será em fevereiro de 2015 com o poderoso C 63 S sedã, com 510 cv. O C 63 com 476 cv e o C 63 S Estate (station wagon) chegarão em abril de 2015. 

O C 63 está na linha de frente de sua categoria. Os novos veículos de alta performance de Affalterbach são os únicos do segmento equipados com motor biturbo de oito cilindros. O resultado é sua potência esportiva e uma sonoridade emocionante - assinaturas da marca AMG. Os motoristas se beneficiam do desempenho sem igual proporcionado por um elevado nível de potência e torque. O C 63 S acelera de 0 a 100 km/h em 4,0 segundos e o C 63 em 4,1 segundos (Estate:  4,1 e 4,2 segundos, respectivamente). A velocidade máxima é 250 km/h (limitada eletronicamente). Da mesma forma, a relação peso-potência de 3,4 kg/cv (C 63 S) e 3,6 kg/cv (C 63), coloca os novos modelos AMG V8 topo de linha no alto dos rankings. 

O novo C 63 não apenas ocupa a melhor posição em termos de motor e performance, mas também estabelece novos parâmetros em consumo de combustível.Esta impressionante evolução na eficiência tem raízes no novo trem de força. O motor M177 V8 biturbo 4,0 litros, membro mais novo da família de motores BlueDIRECT, é parente próximo do M178, coração do superesportivo Mercedes-AMG GT. O inovador oito cilindros se destaca por sua impressionante potência, design voltado ao baixo peso, alta eficiência e compatibilidade ambiental. Ele também atende aos mais altos padrões relativos ao conforto quanto a ruído e vibrações.

Neste motor, os dois compressores não estão posicionados do lado de fora das bancadas de cilindros, mas dentro do V central - o que os especialistas chamam de "hot inside V" (V interno aquecido). As vantagens são dimensões mais compactas, ótimas respostas e baixas emissões de escapamento.Fascinação, emoção e reconhecimento imediato: o som do motor é um importante objeto em seu desenvolvimento. O C 63 e o C 63 S utilizam um sistema de escapamento esportivo com flap. Dependendo da opção do programa de condução por meio do sistema AMG DYNAMIC SELECT, o som do motor varia de uma tonalidade baixa, para longos percursos, à pura emoção. O flap do escapamento fica na terça parte frontal, na interligação entre os dois canos. Sua atuação é controlada com base no programa de condução, o desejo de desempenho manifestado pelo motorista e a rotação do motor.

Poderosos motores V8 sempre foram uma das especialidades da AMG, marca de performance da Mercedes-Benz. A Mercedes-AMG GmbH é totalmente responsável por seu desenvolvimento e produção. O motor V8 biturbo 4,0 litros é fabricado na oficina de motores de Affalterbach segundo o princípio "um homem, um motor".

Uma grande parte da personalidade direta e esportiva do novo Mercedes-AMG C 63 é atribuída à transmissão. A transmissão esportiva de sete marchas AMG SPEEDSHIFT MCT oferece uma impressionante combinação entre um dinamismo sob medida e excepcional nível de variação. A transmissão MCT foi desenvolvida novamente de forma ampla para aplicação no C 63 e apresenta tempos de reação ainda mais rápidos que antes.

 O C 63 traz de série rodas de liga leve cinza titânio polidas, nas medidas 8,5 x 16 (dianteiras) e 9,5 x 18 (traseiras), com dez raios, com pneus 245/40 R 18 na frente e 265/40 R 18 atrás. As dimensões dos pneus do C 63 S são 245/35 R A19 (frente) e 265/35 R 19 (traseira), com rodas de liga 8,5 x 19 (frente) e 9,5 x 19 (atrás) com design de cinco raios.Um sistema de freios de composto de cerâmica, de alta performance, é oferecido pela primeira vez como equipamento opcional para o C 63 S. Pneus esportivos opcionais garantem um perceptível e mensurável aumento na aderência.

O design do poderoso modelo V8 topo de linha é influenciado pelo automobilismo esportivo e reflete sua fascinante tecnologia. Uma clareza sensual se mescla à personalidade esportiva: o Mercedes C 63 provoca fascínio ao primeiro olhar. Do ponto de vista visual, o sedã e a station wagon claramente pertencem à família Mercedes-AMG. Os exteriores do C 63 e do C 63 S são diferenciados por detalhes de design específicos. 

O design do novo Classe C, com suas formas minimalistas, ganha uma tensão positiva que lhe proporciona um caráter verdadeiramente dinâmico. A bitola maior e o poderoso oito cilindros levaram à criação de uma dianteira completamente diferenciada. O Mercedes-AMG C 63 tem para-lamas dianteiros de alumínio, alargados 14 milímetros de cada lado e trazendo a identificação "V8 BITURBO". Toda a dianteira foi alongada em 54 milímetros. Além disso, a estrutura do monobloco foi reforçada em áreas específicas para compensar as extremas forças longitudinais e transversais geradas e transmitidas pelo trem de força e as rodas.

Na traseira, o inserto difusor com três barbatanas deriva do automobilismo esportivo, assim como as saídas de ar bem visíveis, posicionadas nos dois lados. Elas geram uma separação na circulação do ar que melhora o índice de arrasto (Cd). As duas ponteiras duplas do sistema esportivo AMG de escapamento se integram perfeitamente ao difusor. O C 63 sedã tem um defletor na tampa do porta-malas, enquanto a station wagon traz um spoiler no teto - ambos ajudam a aumentar a aderência no eixo traseiro.

O conjunto de instrumentos e o volante Performance de três raios geram uma aparência esportiva. Equipado com controles especiais com aparência de fibra de carbono, o velocímetro vai até 320 km/h. Bancos Performance também são oferecidos como alternativa aos bancos esportivos de série em couro sintético ÁRTICO e microfibra DINÂMICA. Eles proporcionam aos ocupantes uma posição mais baixa e melhor apoio na aceleração lateral, graças ao seu formato mais envolvente.

Uma gama de equipamentos opcionais permite que o Mercedes-AMG C 63 seja amplamente adequado às preferências individuais. 

O Mercedes-AMG C 63 e o C 63 S também são oferecidos, por ocasião de seu lançamento, nas versões "Edition 1" - uma combinação de itens exclusivos de design e equipamentos. Há seis atraentes opções de pintura externa: branco polar, branco brilhante designo diamond, prata irídio metálica, prata paládio metálica, preto obsidiana metálico e prata irídio designo magno, acabamento exclusivo da AMG. A "Edition 1" é oferecida como sedã ou station e pode ser identificada exteriormente por vários elementos de design especiais:
A intenção declarada da Mercedes-Benz é colocar o mais alto nível de segurança ao alcance de todos. Por isso, o Classe C traz muitos dos novos e extensivamente aprimorados sistemas de assistência que estrearam mundialmente há poucos meses nas classes S e E. O C 63 possui de série o sistema de alerta de sonolência aperfeiçoado ATTENTION ASSIST e COLLISION PREVENTION ASSIST PLUS, que ajuda a evitar colisões traseiras. Os sistemas de assistência aprimoram tanto o conforto como a segurança. 


Nova estação de carregamento doméstica BMW i Wallbox Pro


Carregar um veículo BMW i em casa é agora tão fácil, e quase tão rápido, como carregar um celular. A marca criou uma nova estação doméstica – a BMW i Wallbox Pro – que permite carregar 80% da bateria dos veículos elétricos e plug-in híbridos em menos de três horas.Esta nova wallbox é mais user-friendly  que a versão anterior, é compatível com smart home platforms e permite agora a utilização de energia produzida em casa. Graças às suas funções de carregamento inteligentes e medidor de energia opcional, a BMW i Wallbox Pro é única entre as estações de carregamento domésticas que pode utilizar a eletricidade gerada em casa como, por exemplo, a energia produzida por um sistema solar.

Se a BMW i Wallbox Pro estiver integrada numa smart home platform, a funcionalidade de carregamento eficiente pode ser ainda mais melhorada para reduzir os picos de carga no sistema de energia doméstico e otimizar a utilização da eletricidade gerada pela própria casa. Através, por exemplo, da plataforma myGEKKO a sua utilização pode ir mais longe com oito funções inteligentes relacionadas com a simples gestão diária como ativação da iluminação, aquecimento ou até fornecimento de informações meteorológicas.

Com um touchscreen de sete polegadas, a BMW i Wallbox Pro possibilita a gestão inteligente e personalizada de consumos energéticos, podendo estes ser igualmente monitorizados através desmartphones ou tablets, com a app BMW i Wallbox Remote.

A BMW i Wallbox Pro é um acessório original BMW i e faz parte do conceito BMW i 360º Electric, cujo objetivo é tornar cada vez mais fácil e acessível a mobilidade elétrica. Este sistema de carregamento doméstico pode ser instalado tanto em garagens fechadas e em áreas ao ar livre cobertas.

Está disponível em todos os mercados europeus e os valores para Portugal são:
Wallbox Pro (sem contador) – PVP: 1.566,25€ + IVA

Wallbox Pro (com contador) – PVP: 1.723,75€ + IVA

Novo recorde: Grupo Volkswagen comemora a produção de 200 milhões de veículos

Um novo recorde para o Grupo Volkswagen: o maior fabricante europeu completou a produção de 200 milhões de veículos no mundo. 

A Volkswagen é uma das poucas fabricantes no mundo a atingir este expressivo volume. Na noite de apresentação do Grupo, antes da abertura para a imprensa do Salão de Paris, o Volkswagen XL Sport teve sua estreia mundial como símbolo do ducentésimo milionésimo veículo do Grupo. Por ocasião do recorde de produção a atriz Catherine Deneuve, fundadora e dirigente da Fundação "Cinema pela Paz", recebeu a doação de um cheque de € 200.000 do presidente do Conselho de Administração do Grupo Volkswagen Prof. Dr. Martin Winterkorn.

O Grupo Volkswagen conseguiu dobrar o número de veículos produzidos num período de poucos anos. Em 1999, o grupo comemorou a marca de 100 milhões de veículos com uma edição especial do New Beetle. Atualmente, os clientes do Grupo podem fazer suas escolhas num portfólio sem precedentes que vai de motocicletas a supercarros. Os veículos são produzidos em 106 fábricas, em 27 países.

Como seu mais recente lançamento, a Volkswagen está apresentando o XL Sport no Salão Internacional de Paris. O carro esportivo altamente eficiente é movimentado pelo motor de dois cilindros mais potente do mundo. Os 200 cv do motor V2 da Ducati 1199 Superleggera levam a máquina de alta tecnologia, feita de carbono e magnésio, a uma velocidade máxima de 270 km/h. O Volkswagen XL Sport simboliza a força inovadora e a paixão da marca, assim como a competência técnica e o sucesso de todo o Grupo Volkswagen.

Catherine Deneuve, que estrelou nos filmes "Belle de Jour" (A Bela da Tarde), "Indochine" (Indochina) e "Dancer in the Dark" (Dançando no Escuro), cumprimentou o Prof. Dr. Martin Winterkorn, presidente do Conselho de Administração do Grupo Volkswagen pela estreia mundial e pelo sucesso do Grupo: "Estou impressionada com a comemoração dos 200 milhões de veículos por meio deste carro extraordinário. É magnífico!"


quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Roberto Nasser - De carro por aí

Coluna 4014 - 01.10.201- edita@rnasser.com.br


Internacionalização da VW. Vem aí o Jetta nacional
Volkswagen anunciou a produção do sedã Jetta em sua fábrica de São Bernardo do Campo, SP. Início industrial em princípio de 2015, mas quem quiser vê-lo deve ir ao Salão do Automóvel, S Paulo, outubro/novembro.
Não é, como se poderia projetar, lançamento mundial do sedã feito sobre a criativa plataforma MQB, onde se baseará o Golf nacional, a partir do segundo semestre do próximo ano no Paraná. É o modelo atual, bem conhecido, pois à venda aqui, importado do México, construído sobre a plataforma PQ 35, estrutura dos Golf das gerações V e VI – a atual é a sétima do Golf. Dois motores 2.0 a escolher. Um, aspirado, cerca de 120 cv, para carros de frota e serviços, e outro turbo, 16 válvulas, em torno de 200 cv para quem gosta de segurança e alegria.
O modelo não será exatamente igual aos encontráveis nos revendedores da marca. Sofrerá mudanças estéticas de meio do ciclo industrial, sinalizando existência e convivência entre plataformas para os próximos três ou quatro anos. Relativamente ao atual modelo mexicano haverá uma implementação de conteúdo tecnológico e de confortos, atual caminho de sobrevivência no caminho escuro e pantanoso de nosso atual mercado.

Razões
Como a Coluna antecipou há dois anos, pelo fato de a administração de Thomas Schmall à frente da VW do Brasil ter conseguido re inseri-la na estrutura de importância da marca, definiu-se igualar produtos e produção. Fazer uma Conexão Tecnológica, como resume Schmall. Ou seja, por um lado atualizar o país relativamente aos veículos da marca feitos em outros países. A outra face é cortar gradualmente as exceções peculiares ao nosso mercado.
O Brasil é base importante para a marca cumprir seu desiderato: ser líder mundial em produção e vendas.
Produzir o Jetta – o nome na Europa é o de uma corrente de vento frio e forte - no Brasil mostra outro desdobramento da postura de comunizar mundialmente os produtos, também consequência de outra definição igualmente contada na Coluna: a Volkswagen quer aumentar sua participação no mercado da América do Sul. Nele, brilha na Argentina e no Brasil, porém nos restantes países, embora mercados pequenos, é apenas marca adicional em meio à briga de foice com produtos de todo o mundo. Dividir a produção com o México, de onde importamos o Jetta, significa polir as armas, aumentar as facilidades para exportar aos países vizinhos a partir do Brasil.

Paris, Salão, novidades
Em medida de fazendeiro, o Salão do Automóvel em Paris ocupa dois alqueires goianos, ou quatro destas medidas paulistas: 96.000 m2, espalhados em nove pavilhões. Abre à imprensa dia 2 e ao público, ansiado em sonhático e inalcançado milhão de visitantes, dia 4, para apresentar umas cem novidades entre produtos novos, meias solas, propostas de tecnologia. Em mais um ano com redução de vendas em quase todos os continentes claro ficará, crise só ocorre para quem conta dinheiro e analisa sua capacidade de compra. Aos gravitantes em círculo maior, os carros que lhes falam aos sentidos, por exemplo Ferrari, em seu modelo 458 Speciale A, de aperto, aberto, conversível. Motor V8, 605 cv, 540 Nm para o mais veloz spyder da marca, em 499 unidades pintadas em amarelo com faixa azul e branca.

Lamborghini volta após quarenta anos com modelo em quatro portas. Mercedes performático, agora em nova marca AMG com o GT apresentado à imprensa há 20 dias. Paris conhecerá seu preço de concorrente de Porsche 911. Coisa de rico elegante, Bentley Mulsanne Speed.

No pacote de tecnologia, o Citroën Cactus Airflow 2L. A sigla numérica indica o consumo à moda europeia, 2 litros por 100 km rodados. E Peugeot 208 HYbrid Air, com a mais factível e barata tecnologia híbrida, o ar comprimido. Citroën  e DS, sua nova marca Premium, exibindo o sedã Divine.

No pacote da razoabilidade, o Jaguar XE, um downgrading na marca. O menor de seus produtos, competidor de BMW Serie 3 e Mercedes Classe C, vem puxado pelo novo motor Ingenium, dois litros, quatro cilindros, 16 válvulas, injeção direta, versões com 163 e 180 cv. Passo de coragem, os indianos da Tata, donos da marca, abandonaram os motores Ford Ecoboost e criaram produto próprio. Interessante, usa a mesma base em alumínio para fazer versões nos ciclos Otto e Diesel, enquadra-se com folga na legislação de emissões, e crava 25 km/litro! Será importado para o Brasil. Participará do segmento onde seus concorrentes registram os maiores números de venda.


Produtos tangentes ao nosso pequeno mercado de importados, o Mini cinco portas, o Renault Espace, resgatando um de seus sucessos. Bem enfatizado, o novo utilitário esportivo Volvo XC 90 decepciona. Cópia enjambrada do VW Tiguan.




Roda-a-Roda

Xing Ling – Lifan, chinesa com montagem em Montevidéu, inicia internar seu modelo 530, primeiro automóvel após assumir a antiga representação. Marca hoje monta no vizinho país o utilitário esportivo X60 e o pequeno picape Foison.

Voyage – Foco do chinês é o cliente do Voyage. Dimensões assemelhadas, motor 1,5 litro, 16 válvulas, comandos variáveis, boa potência – 103 cv a 6.000 rpm e torque adequado: 13,5 m.kgf entre 3500 e 4500 rpm. Promete bom conteúdo: freios a disco nas 4 rodas em liga leve, ar condicionado, direção, vidros, travas e retrovisores elétricos.

R$? – Revendedores apontam para valor tangente aos 40 mil. Deve ser menos. Quatro dezenas de milhar é preço de Fiat Gran Siena com mais espaço e motor.

Mercado – Fiat iniciou vender seu picape Strada no México, cabine simples e dupla com três portas. Entretanto não os apresenta com sua marca e tipo conhecido aqui e na América Latina, porém como Dodge RAM 750. Pega carona na imagem das agora primas parrudas e impositivas.

Mico – Jornalistas presentes à pré apresentação do Mustang na Califórnia, acharam alguma coisa especial no rugido do automóvel, tracionado por motor L4, de 2,3 litros, Ecoboost (turbo) com versões de 163 e 180 cv.

171 – Procura, asculta dentro e fora do carro, os da revista Road and Track, retiraram o fusível elétrico do sistema de som – e o barulho do motor se foi. Não era som de coisa mecânica, como um automóvel, mas som eletrônico. O nome do engodo é Active Noise Control. Versões mais potentes o dispensam.

Universal – Um século depois de Henry Ford apelidar o Modelo T como Universal Car, a Ford se ligou e quer fazer o mesmo com o Mustang. Desenvolveu-o mesclando com presumidas exigências de diversos mercados, para deixar de ser ícone norte americano e ser carro de atuação mundial.

Risco – Ministério da Justiça informa, Ford abriu chamada pública para trocar cilindros de ignição, fechadura da porta do motorista e chaves dos Novos Ka. Razão, súbito e involuntário desligamento do motor, colocando usuários da via em perigo. Má notícia, o Ka inicia vender com defeito de fábrica. www.ford.com.br.

E, - Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do mesmo MJ comunica, Harley-Davidson chama para troca do cilindro mestre do freio dos modelos Street Glide, Ultra Limited, CVO Limited e CVO Breakout 2013 e 2014. Para conferir, 0800 724 1188.

Referência – Chip Foose, personalizador de automóveis, esteve no Brasil como Embaixador da 3M. Revista Car and Driver pediu e, em sete minutos, produziu customização para VW Gol: rodões, frente rebaixada, faixa colorida envolvente, a partir dos para lamas frontais, passando pelas maçanetas.

Futuro - Simpático, disse tais trabalhos no Brasil tem qualidade e criatividade. Preocupado pela queda de interesse dos jovens por automóvel, a seu ver causada em parte pela ausência de oficinas práticas na grade curricular, criará prêmio para a melhor customização feita por jovens entre 16 e 20 anos.

Apoio – Mahle Metal Leve e Finep, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, aplicarão R$ 285M no aprimorar tecnologia para o desenvolvimento sustentável do país. Bobeamos e ficamos para trás em tecnologia e custos.

Pé no Chão – Toyota se prepara a voltar à antiga sede, onde ficava a produção dos jipes Bandeirantes, na Estrada do Piraporinha, São Bernardo do Campo, SP. Empresa superou a fase de deslumbramento, errou separando escritório e produção, e fará economia deixando alugado endereço nobre em S Paulo, voltando para seu imóvel.

CalendAlfa – Victor, revendedora de peças Alfa na França, preparou calendário com cromos italianos. Coisa elegante e bem produzida. P’ra barato não serve: 25 Euros – uns R$ 80. Afim ? www.victorparts.com

Mercado – Brasvel, conhecida empresa em Belo Horizonte, importadora de veículos novos e agente de antigos, amplia serviços: lanternagem, pintura e restauração em geral, pagamento em quatro vezes por cartão de crédito. www.brasvel.com.br

Boa – Irmãos Rogério e Roberson Azambuja, colecionadores de peso em Passo Fundo, RS, negociaram com Carlos Eduardo Tato Warlich, o prédio do museu Anos Dourados, desmobilizado há anos na turística cidade de Canela.

Mais um - Reabri-lo-ão com exposição inicial de 60 unidades – metade do acervo fraterno. Os Azambuja tem a mais relevante coleção de nacionais. O Museu do Automóvel, nome fantasia, mesclará o acervo com importados.

Continua – O Museu Anos Dourados, dito Museu do Tato, continuará em São Francisco de Paula, a 70 km de Gramado/Canela. Juntos com a coleção Hollywood Dreams, focada em automóveis norte americanos e motos Harley-Davidson, formarão a maior densidade geográfica museu de automóveis/km2 no país. Tomara que o Estado do Rio Grande do Sul aproveite a ocasião e promova roteiros e viagens turísticas para conhecer o acervo.

Retífica RN – Coluna passada falou da nova regra isentando Imposto de Importação aos veículos híbridos. Projetou redução de preços em Toyota Prius e Ford Fusion. Raciocínio não vale para este, mexicano, importado por cota isenta do I.I.

Gente - Arnaud Charpentier, francês, amplas experiências na Nissan em ações internacionais, nova experiência. OOOO Diretor de Marketing. OOOO Momento delicado, a marca tropeça nas baixas vendas do recém-lançado March. OOOO Ex ocupante do cargo, Murilo Moreno, que tornou a marca conhecida, saiu para ano sabático. OOOO Dá um tempo pessoal. OOOO Bertrand Blaise, francês, 49, pós graduado em comunicação, novo diretor mundial de comunicação da PSA, holding de Peugeot e Citroën.OOOO


JAGUAR LAND ROVER APRESENTA NOVIDADES NOS SALÕES DE PARIS E SÃO PAULO

A Jaguar Land Rover prepara grandes atrações para dois dos mais importantes salões do automóvel do mundo neste ano. Os eventos foram escolhidos pela marca britânica de veículos premium para marcar a estreia ao público de suas maiores novidades das marcas.

Land Rover
O Salão de Paris será marcado pela apresentação global ao público do Discovery Sport, SUV compacto com capacidade para até sete pessoas que, junto com o atual Discovery, formará uma nova família de veículos da Land Rover, com foco na versatilidade e no conforto em qualquer tipo de terreno. O modelo também será atração da marca britânica de utilitários esportivos durante o Salão do Automóvel de São Paulo.

Jaguar
O Salão de Paris também irá ser palco da apresentação global do novíssimo Jaguar XE, sedã esportivo com estrutura em alumínio que representa a maior aposta da Jaguar nos últimos anos. Extremamente focado na boa dirigibilidade e na experiência ao volante, o modelo de tração traseira redefine os padrões de sedãs esportivos, graças a sua levíssima estrutura, aos seus atributos aerodinâmicos e ao luxuoso interior, com acabamento impecável. O XE será comercializado em diversos países do mundo a partir de 2015.

 Land Rover Experience em São Paulo
Todos os visitantes da 28ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo terão a oportunidade de conhecer na prática algumas das capacidades dos veículos Land Rover. Uma ação promovida pelo Land Rover Experience Centre leva ao estacionamento do pavilhão do Anhembi uma estrutura de metal que simula os mais desafiadores obstáculos encontrados em situações de off road.

Chamado de Mini Terrapod, a estrutura permite que se coloque à prova  toda a capacidade dos modelos Land Rover quando expostos às situações extremas, como testes dos limites de curso de suspensão, sistemas de tração (Terrain ResponseTM) e frenagem dos veículos.

Juntos, os salões de Paris e São Paulo deverão atrair cerca de 2 milhões de visitantes, segundo estimativas dos organizadores.

Serviço
Mondial de L’Automobile - Paris
De 4 a 19 de outubro de 2014
Horário de Funcionamento: das 10 às 22 horas
Paris Expo
Porte de Veirsailles
1 Place de la Porte de Versailles, 75015
Paris

Salão do Automóvel de São Paulo
De 30 de Outubro a 9 de Novembro de 2014
Horário de funcionamento: das 14 às 22 horas (dia 30 de outubro); das 13 às 22 horas (31 de outubro a 8 de novembro);
Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana

Pietro Nistico Neto é o novo gerente de vendas de peças e serviços da Scania

Atenta às demandas do mercado e mantendo sua filosofia de se antecipar às necessidades dos clientes, a Scania lança o Mais, a nova categoria do Programa de Manutenção da empresa, que passa a oferecer cinco níveis. Além disso, o Departamento de Serviços registra a chegada de Pietro Nistico Neto como novo gerente de vendas de peças e serviços para o Brasil. O executivo substitui Silvio Renan Souza, transferido para a Scania México.

Pietro Nistico Neto, 48 anos, é natural de São Paulo, casado e tem dois filhos. Começou na Scania como estagiário da engenharia de produção em 1987. Após um período fora do País, entre 1990 e 1991, retornou à empresa como comprador de estampados. Depois de sete anos na função foi promovido a chefe do grupo de compras de peças de diversos itens do caminhão, como sistema de freio e cabinas.

De 2002 a 2012, trabalhou como gerente de compras de peças de reposição. Sua função nos últimos dois anos foi de gerente regional de compras para o mercado das Américas, na qual desenvolveu larga experiência na implementação de processos e na gestão de pessoas e planejamentos. Fala inglês fluentemente, tem formação superior em economia pela Universidade São Judas Tadeu (SP) e possui MBA em Administração pela Business School São Paulo (BSP).

As Soluções de Serviços Scania oferecem um portfólio desenvolvido para cada segmento, de caminhões, ônibus ou motores, buscando a máxima disponibilidade dos produtos. As soluções contemplam: Scania Assistance, um serviço de emergência 24 horas durante todo o ano e em qualquer localidade do Brasil (0800-019-4224), assistência técnica, programas de manutenção, treinamento de motoristas, consultoria de desempenho, sistema de diagnose e programação, manutenção flexível, atendimento remoto, Scania Oil, peças, sistema de troca de peças, pacotes de serviços, mão de obra especializada, reformadora e garantia Scania.