segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Scania e Northvolt fecham parceria para eletrificação de veículos pesados

A Scania anuncia na Europa mais um passo em direção ao transporte sustentável, desta vez com foco em eletrificação. Em parceria com a Northvolt e com investimentos na ordem de 10 milhões de euros, a fabricante sueca avança no desenvolvimento de tecnologia de células de bateria para veículos pesados.

As duas empresas estabelecerão uma equipe de especialistas e juntas trabalharão na instalação de uma área de pesquisa, a Northvolt Labs, em Västerås, na Suécia, para desenvolver e comercializar as células de bateria otimizadas para a alimentação de veículos comerciais. As empresas também entraram em um acordo de compra para células de bateria.

A produção de células de bateria requer uma grande quantidade de eletricidade e a Suécia oferece um sólido e econômico fornecimento de energia verde. O país é, portanto, adequado para a produção de baterias sustentáveis em grande escala. A Northvolt está construindo sua fábrica da próxima geração de produtos na cidade de Skellefteå, no norte da Suécia, com o objetivo de produzir baterias verdes de alta qualidade, com emissões mínimas de carbono e as mais altas ambições para reciclagem.

Esta parceria é uma das várias iniciativas estratégicas da Scania para impulsionar a mudança para um sistema de transporte sustentável.

Em busca da solução - Para caminhões e ônibus pesados, o desenvolvimento contínuo de infraestruturas de carregamento, bem como células de bateria mais robustas, econômicas e sustentáveis, é necessário para um avanço do mercado na eletrificação comercialmente viável. Diferentes segmentos de transporte exigirão diferentes trens de forças elétricos. Para um efeito positivo, as tecnologias de bateria e células devem, portanto, ser desenvolvidas para atender a necessidades diversificadas.

sábado, 27 de janeiro de 2018

Roberto Nasser - De carro por aí

Coluna 0418 - 27.01.2018  edita@rnasser.com.br


VW regula Virtus para o mercado
É um automóvel invulgarmente bem acertado: espaçoso internamente, desenho muito feliz sugerindo atualidade e dinamismo, pioneiro no uso de inteligência artificial – tira, ao motorista, qualquer dúvida sobre o Manual do Proprietário -, motor pequeno, 1,0, turbo, 128 cv e 200 Nm de torque, transmissão automática, ou 1,6 aspirado, 117 cv, caixa mecânica de 5 velocidades. Tem dimensões assemelhadas ao Jetta, agora descontinuado. Anda rápido e no caso do motor 1,0 gasta pouco. Incomum reunião.

Projeto bem desenvolvido, com a marca dos irmãos Pavone, gêmeos designers em franca ascensão: um toca área internacional a partir da Alemanha, outro é responsável pelos produtos para a América Latina, como Virtus e Polo. Como explicação empregam plataforma modular MQB, uma espécie de grande Lego permitindo aduzir e retirar partes, de modo a conformar base de diferentes dimensões, como, por exemplo, aumentar a distância entre eixos ou o balanço traseiro para fazer o sedã Virtus ou reduzi-la para o Polo, aplicar soluções de informática, agregar sistemas de segurança. Por projetar, admite dois desdobramentos em desenvolvimento final: um SUV e um picape.

Bem situando a concorrência, além do estilo atual, flexibilizando conceitos estéticos alemães, oferece-se como maior ante concorrentes GM Prisma, Hyundai HB. Como noção, tem, sem aparentar, as dimensões do VW Jetta, agora descontinuado. Porta as condições para ser o queridinho do mercado.

Na área do charme, tentando seguir o programa interativo da GM adotou a inteligência artificial para dar mais facilidades aos usuários. Tem porte e segurança de veículos de classes superiores, graças ao emprego de aços de grande resistência, e itens de segurança como quatro bolsas de ar, frenagem pós-colisão, detector de fadiga do motorista e controle de estatilidade.

Focado no desejo do consumidor mecânica exibe a conformação prática e de menor preço com o motor 1,6 aspirado, ou o caminho do futuro aplicando 1,0 três cilindros. Suspensão para deseducadas ruas e estradas sul americanas. Rodas em três medidas: aro 15”, de ferro, versão de entrada; 16”como equipamento básico, e 17” opcional e para as de topo.

Parte de infodiversão com o atrativo sistema de interação das respostas ao Manual, tela de 20 cm. Segurança a mais recente geração do ESP, o programa de estabilidade.

Argumentos de venda, menor custo no pacote de peças para consertos, seguros, revisões, com atrativo aos compradores da primeira leva da versão Highline, sem custos para as três iniciais.


Quanto custa
VW Virtus

Versão
R$
MSI (motor 1,6, mecânico 5M)
59.990
Comforline 200 TSi  (turbo, auto 6M)
73.490    
Highline 200 TSI
79.990

Finalmente, o Amarok V6
Volkswagen no Brasil toma providências finais para festas de apresentação de nova versão de seu picape Amarok: motor V6, 3,0, diesel – o mais potente do segmento no país. Ao contrário do divulgado, linhas não sofrerão mudanças, sendo o produto exatamente idêntico ao já vendido na Argentina, onde produzido há seis meses.

Diferença para o modelo atualmente à venda, com motor diesel, L-4, 2,0 litros, 180 cv de potência e, a nova opção tem o mesmo ciclo operacional, mas o motor V6, deslocando 3,0 litros, produz 224 cv e porta auxiliar eletrônico capaz de gerar mais 20 cv por pequenos períodos. Transmissão idêntica à da versão de topo, automática com 8 marchas, primeira reduzida. Versões com diferentes decoração e conteúdo: Trendline, Highline, e Highline Extreme

Preço em torno da versão Highline estará em torno de R$ 215 mil. Fevereiro, 22.

Roda-a-Roda

Emodinâmico  Combinação alfa numérica SQ5 3,0, TFSI parece endereço em Brasília, mas descreve o novo Audi: SUV, tração 4 rodas pelo sistema Quattro, motor V6, 3,0 litros de capacidade. 354 cv em potência, e 500 Nm de torque.

Dinâmico – Complementando a feição emocional, dinamicamente se impõe: de 0 a 100 km/h em 5,4s. Velocidade final cortada a 250 km/h. Epicurismo mecânico, para melhorar a combustão, substituiu o compressor mecânico da geração anterior por dois turbos, e os coletores de escape das duas bancadas estão ligados diretamente à carcaça do turbo. Surpresa, preço R$ 397.990 e opcionais: pintura metálica/perolizada R$ 2.000; Sistema Side-assist e câmera 360 graus a R$ 12.000.

Velocidade – Na Argentina, consequência do ritmo imposto ao país por um presidente empresário, norma legal determina, licenças e homologações obrigatórias para novos veículos deverão demorar no máximo 50 dias. No Brasil tempo médio é de 180. Lá, homologação de testes e emissões correm junto. Aqui, separadas.

Tentativa – Indústrias automobilísticas do Mercosul tentam fazer a homologação por um associado valha para os outros. Órgãos nacionais não aderiram.

Lotus – Legendária marca inglesa, agora com controlada malaio, volta à Argentina inaugurando loja. Não será na cidade autônoma de Buenos Aires, mas em Martinez, San Isidro, beiradas da capital. Representante é Daniel Buteller, conhecido no Brasil: foi da GM; diretor da Mercedes; presidente da Audi.

Mais – Produtos e preços em grande arco: Elise Sport, 136 cv e Evora Sport, 410 cv, de US$ 90 mil a 240 mil. No Brasil, graças ao programa Inovar-Auto e à visão torta de tratar importados como inimigos, não há mais representante.

Surpresa – Sempre cercada de versões sobre sua inviabililidade, absorsão ou fracionamento para venda, a FCA, englobando Fiat e Chrysler apresentou balanço extremamente positivo.

O que ? - Reduziu à metade a dívida industrial, agora em E 2,4Bi; cresceu margem de lucro de 6,4%; lucro líquido de E 3,8Bi, 16% antes do EBIT, o resultado pré impostos. Nos EUA lucro de 7,9%; América Latina ajudou solidamente. Em marcas, Maserati cresceu 65%, cumprindo o Plano Quinquenal, agora em seu último ano de cumprimento.

Ocasião - Toyota fez encontro restrito para comemorar seus 60 anos de Brasil; falar de bons resultados em vendas e participação; dar oportunidade ao ministro Marcos Jorge de Lima, da Indústria, Comércio Exterior e Serviços contar à imprensa sobre o projeto Rota 2030 e a decisão de reduzir os impostos sobre híbridos e elétricos 7% - como os 1,0.

Antecipação – Medida estava prevista no texto propositivo do Rota 2030, programa balizador para a indústria automobilística nos próximos 12 anos, e foi institucionalizada. Híbrido elétrico mais vendido no país é o Toyota Prius.

Yaris - De passagem anunciou iniciar produzir o Yaris em junho, vendendo-o em agosto. Hatch e sedã, concorrentes de Hondas Fit e City, motorização assemelhada – 1,5 litro, situado mercadologicamente entre o Etios e o Corolla.

Storm – Ford apresentará início fevereiro nova versão do EcoSport. Chama-la-á Storm, buscando sugerir habilidades para enfrentar situações difíceis. Será feita sobre a plataforma para tração 4x4, mas nada tem de especial, exceto decoração, faixas e, moda atual, detalhes em preto.
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Mais – Ford apresentará versão entre SAV e Crossover sobre plataforma Ka.

Depois – Fiat adiou lançamento do Cronos. Agora, pós Carnaval, dia 22.

Segurança – Latin NCAP, organismo dedicado a avaliar segurança dos carros vendidos na América Latina, em sua mais recente rodada de testes, conferiu cinco estrelas a ocupantes adultos e infantis ao VW Virtus. Chevrolet Ônix, então reprovado, aplicou reforços estruturais, e requerendo submissão a novos testes, ascendeu a três estrelas nos testes de impacto para adultos e crianças.

Lição – A quem do ramo, bela aula de direito os votos contra o recurso do ex presidente Lula contra sua condenação. Linguagem clara, de conhecimento geral, longe do hermetismo das discussões e votos nos tribunais superiores, e de caminhar na perigosa trilha do exibicionismo, como vem fazendo seus ministros.

Levaram a sério o espanhol Ortega y Gasset, filosofando: clareza é uma cortesia do legislador com seu povo.

Jurisprudência – Se vitoriosa a argumentação lulo petista apresentada pós condenação pelo recebimento de um apto tríplex em vantagens indevidas, somente será considerado ladrão o que, após furto ou roubo de veículo, transferi-lo para seu nome... Tristes tempos, aparentemente em rota final.

Melhor ? – Estudo conduzido pela Ford Europa concluiu, com base e aferição científicas, dirigir um carro esportivo diariamente para, por exemplo, ir ao trabalho, oferece mais emoções que torcer pelo time de futebol; ver um episódio do Game of Thrones; beijar a pessoa amada. Explica alguns mal educados ricos.

Na veia – No mercado automobilístico atual, marca fora dos EUA ou da China estará com futuro comprometido. PSA – Peugeot, Citroën, DS, Opel, Vauxhall – tem negócios industriais na China e plano de, em 10 anos, estar no mercado norte-americano. Instalou-se em Atlanta.

Jogo duro – Para transitar com crianças em transporte escolar, em estradas de difícil trânsito, Marcopolo desenvolveu o miniônibus Volare V8L 4x4: tração 4x2, 4x4 com reduzida; maior altura do solo; proteção ao carter do motor e tanque de diesel. Motor Cummins 3,8 Euto V, 152 cv. Leva 31 estudantes.

Festa – Comemorando o 20 de janeiro, Dia Nacional de Fusca, mais de 1.000 colecionadores da marca reuniram-se no São Bernardo Plaza Shopping, na cidade onde foi montada a maioria dos fuscas no Brasil. Horácio, o Fusca verde Hippie, 1974, do colecionador Ervin Moretti, é o Fusca mais conhecido no meio.


Gente – Mudanças na PSA Brasil. OOOO Carlos Gomes, português responsável pela volta aos lucros, transferido. OOOO Promoção: número 1 na China, maior mercado mundial. OOOO Patrice Lucas, francês, o substituirá. OOOO Nas marcas Peugeot, Citroën e DS, quando operacional, contração. OOOO Paulo Solti, ex Citroën e quase DS será planejador de produto para a América Latina. OOOO Ana Theresa Borsari, então diretora geral da Peugeot assumirá as três marcas. OOOO Revendedores preocupados. OOOO Atribuem a Da. Theresa a criação do Peugeot 207 Mercosul, início da queda de vendas da marca, e pela participação na Stock Car, com publicidade enganosa atribuindo vitória de motor Chevrolet como se fosse Peugeot. OOOO Sir Stirling Moss, piloto inglês, 88, aposentadoria. OOOO Larga folha de vitórias em muitas categorias, incluindo Mille Miglia 1955 com Mercedes SLR. OOOO Sempre ativo em eventos de automóveis antigos, em férias em Singapura contraiu infecção toráxica e se recupera lentamente. OOOO

FIAT DUCATO 2018 COM NOVA GERAÇÃO DO MOTOR DA FPT INDUSTRIAL

O novo Fiat Ducato 2018 é equipado com a última geração do motor F1A, de 2.3L, produzido pela FPT Industrial em Sete Lagoas (MG). Um dos produtos mais vendidos pela marca no mundo, a nova geração de propulsores é resultado de mais de 35 anos no desenvolvimento de motores para veículos comerciais leves, e foi desenvolvida seguindo todos os critérios de máximo rendimento, conforto e confiança.

Na versão que equipa o novo Fiat Ducato 2018, o F1A ficou ainda mais potente, gerando agora 130 cv. Equipado com a nova transmissão de seis marchas, o regime do motor foi ajustado, melhorando sua eficiência nas ruas e estradas e diminuindo ainda mais o consumo de combustível.

Os motores F1A dispõem de injeção Common Rail de última geração, quatro válvulas por cilindro, sistema de válvula hidráulica que dispensa manutenção, e sistemas de admissão de ar avançado.

Do ponto de vista tecnológico, o F1A é equipado com o sistema EGR, que recircula os gases de escape, sendo a melhor solução disponível para manter as emissões dentro dos limites estabelecidos pelas normas Proconve L6/Euro 5. Em termos econômicos, a não utilização do Arla 32 torna o custo do motor um dos mais baixos da categoria. O turbocompressor é configurado para minimizar o consumo e proporcionar resposta imediata na aceleração.

Ficha Técnica:
Marca /Modelo: FPT Industrial / F1A
Cilindrada Total: 2.3L (2287cc)
Número de cilindros:  4 em linha
Número de Válvulas: 16
Ciclo: Diesel 4 tempos
Combustível: Diesel
Diâmetro x Curso: 88mm x 94mm
Tipo de Aspiração: Turbocompressor com Intercooler
Tipo de Turbo:  WG – Wastegate
Taxa de compressão: 16,2:1
Tipo de Comando de Válvula: OHC por Correia Dentada
Sistema de Injeção: Bomba de Alta Pressão BOSCH / CP1H
Capacidade do Cárter: 5,8L (Nível Máximo)
Bloco do Motor (Material): Ferro Fundido
Cabeçote (Material): Alumínio
Peso Drenado: 222kg

FIAT CHRYSLER AUTOMOBILES ANUNCIA RESULTADOS RECORDES EM 2017

A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) divulgou hoje seu balanço global, reportando resultados recordes, com destaque para o crescimento de 16% no EBIT ajustado, que avançou para € 7,1 bilhões, além de margem de 6,4% e lucro líquido ajustado de € 3,8 bilhões. A meta de reduzir o endividamento industrial foi cumprida, com a redução das dívidas à metade, para € 2,4 bilhões. As vendas globais de veículos somaram 4,74 milhões de unidades, gerando uma receita de € 111 bilhões.

Os resultados foram positivos em todas as regiões de atuação. Em 2017, ao mesmo tempo que realizou um realinhamento significativo da estratégia industrial, a operação norte-americana (NAFTA) alcançou um aumento de 2% no EBIT ajustado, para € 5,2 bilhões e uma melhoria ainda maior na margem, atingindo 7,9% comparado a 7,4% do ano anterior.

A América Latina (LATAM) registrou um crescimento robusto na rentabilidade, impulsionado pelo efeito positivo de novos produtos e pela melhoria das condições do mercado brasileiro, que é chave na região. Na região Ásia-Pacífico (APAC), a crescente produção da Jeep através da joint venture chinesa ajudou a impulsionar um aumento de 24% nas vendas. O EBIT ajustado aumentou 64%, para € 172 milhões.

Na Europa e África (EMEA), a tendência positiva continuou com EBIT ajustado subindo 36% para € 735 milhões, principalmente devido a maiores volumes e margens. O EBIT ajustado da Maserati subiu fortemente em 65% para € 560 milhões e a margem cresceu para 13,8%, comparado aos 9,7% do ano anterior.

Os resultados financeiros estão em linha com o plano quinquenal do grupo, que entra agora em seu último ano com objetivos mais ambiciosos de vendas e rentabilidade. As projeções para este ano são de receitas de € 125 bilhões, EBIT ajustado de € 8,7 bilhões e lucro líquido ajustado de € 5,0 bilhões.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

“Expedição Nissan: À procura do início do Brasil” segue rumo a Jaciara

Em seu segundo dia, o projeto "Expedição Nissan: À procura do início do Brasil", que reúne jornalistas e convidados de todo o Brasil, visitou o Vale das Perdidas, na cidade de Jaciara, ao sul do Mato Grosso. O local, ainda pouco estudado e que surpreende os arqueólogos por sua riqueza, tem pinturas rupestres com mais de cinco mil anos de existência. 

A frota de 15 Nissan Frontier percorreu mais de 300 km para visitar o local. O presidente da Nissan do Brasil, Marco Silva, juntou-se ao grupo de aventureiros para conhecer as origens do Homem no continente e no país e andar em trechos de off road com a Nissan Froniter, a picape mais premiada de 2017.

As pinturas de Jaciara ainda são pouco estudadas. As principais foram localizadas no Vale das Perdidas, que abriga uma rocha com pinturas rupestres de quase cinco mil anos atrás. Os painéis retratam a vida na era paleolítica de homens, mulheres e crianças. Os desenhos mostram cenas que podem ser interpretadas como rituais espirituais, animais da época, caça e até de sexo.

Os expedicionários aproveitaram a visita ao local para plantar mudas de Ipê amarelo na entrada da fazenda na qual fica o sítio arqueológico como legado da expedição Nissan. Eles assinaram placas que ficarão ao pé das árvores para lembrar desse momento.

O Vale das Perdidas fica entre corixos, pequenas quedas e uma intricada vegetação, e a "Gruta das Perdidas", que também tem pinturas e inscrições rupestres com a mesma idade. O lugar foi descoberto em 1984 por um pesquisador francês e conta com sete sítios catalogados – porém apenas dois são abertos para visitação pública.


Na parte da tarde, os expedicionários fizeram uma trilha off road pela região da Crista do Galo, que fica dentro do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. A Crista de Galo é uma formação rochosa localizada no meio de um vale, possibilitando uma das vistas mais bonitas dos paredões da chapada.

"Expedição Nissan: À procura do início do Brasil” visita um dos sítios arqueológicos no Mato Grosso

Os aventureiros da "Expedição Nissan: À procura do início do Brasil" percorreram mais de 300 km no primeiro dia da terceira etapa do projeto, que começou ontem no Mato Grosso. 

Após deixar a capital Cuiabá, a frota de 15 Nissan Frontier, conduzida por jornalistas e convidados de todo o Brasil, especialmente do Centro-Oeste, seguiu rumo ao município de Jangada, onde está localizado o sítio arqueológico de Santa Elina, um dos mais importantes do Brasil e da América do Sul.

Para chegar ao primeiro destino, a caravana passou por trechos on e off road, podendo provar as qualidades da Nissan Frontier, a picape mais premiada de 2017 pela imprensa especializada, com oito reconhecimento como "Picape do Ano". Um dos destaques do comboio são as unidades da nova versão SE, lançada em novembro e que reforça a linha da picape totalmente nova da Nissan.

Localizado na Serra das Araras, no município de Jangada, o sítio arqueológico de Santa Elina tinha a ossada de um bicho-preguiça gigante, cuja extinção ocorreu há 10 mil anos. 

No local descobriu-se também mais de 25 mil artefatos e, dentre eles, vários que comprovam a convivência humana e da fauna e com mais de 27 mil anos. O Mato Grosso tem cerca de 792 sítios arqueológicos cadastrados, que variam desde os feitos com pedras a registros rupestres.

O grupo foi acompanhado pelos arqueólogos Caroline Bachelet, doutora do Museu Nacional de História Natural de Paris, e Levy Figuti, também doutor do Museu Nacional de História Natural de Paris e professor doutor do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP.

Durante a visita, a Nissan deixou sua contribuição para a divulgação de importantes sítios de arte rupestre do Brasil. A empresa fez a doação de uma carreta que será utilizada para o transporte de visitantes da sede da fazenda Santa Elina até o sítio, um trajeto com cerca de dois quilômetros, trazendo mais comodidade para as pessoas que querem conhecer as pinturas rupestres.

Além do Sítio de Santa Elina, os aventureiros seguiram rumo ao distrito de Água Fria, na região da Chapada dos Guimarães. Lá, visitaram a cachoeira do Pingador, que com seus 12 metros de altura, é uma das mais bonitas da chapada pois suas águas cristalinas formam uma piscina natural.

Augusto Farfus disputa 24 Horas de Daytona com nova BMW M8 GTE

A intensa temporada de 2018 de Augusto Farfus começa oficialmente neste fim de semana (26 a 28 de janeiro), com a disputa das 24 Horas de Daytona. Essa será a sexta participação do brasileiro numa das mais tradicionais provas de longa duração do calendário, que é válida pela etapa inaugural do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, desta vez com uma importante novidade. 

Farfus e seus companheiros da equipe BMW Team RLL correrão a bordo da BMW M8 GTE, o novo modelo da montadora bávara desenvolvido especialmente para corridas, que faz sua estreia nas pistas em Daytona. Será com este carro também que a BMW voltará a competir nas 24 Horas de Le Mans, após sua última participação em 2011. 

Vice-campeão das 24 Horas em Daytona em 2015, Farfus correu em 2017 com um Art Car da BMW, e tem essa como uma de suas provas favoritas. Para o desafio deste ano, terá ao seu lado no carro #24 o finlandês Jesse Krohn, o norte-americano John Edwards e o holandês Nicky Catsburg, liderados pelo experiente chefe de equipe Bobby Rahal, na categoria GTLM. 

Logo após a prova deste fim de semana, Augusto segue direto para a Austrália, onde corre as 12 Horas de Bathurst. Na sequência, volta à Europa para continuar a preparação para os campeonatos do DTM e WEC, que vai disputar de forma regular neste ano. 

Em Daytona, Farfus participou de treinos em dezembro, e também no primeiro fim de semana de janeiro, nos testes oficiais para a corrida, o chamado "The Roar Before the Rolex 24". Agora, os treinos livres para a etapa começaram na quarta-feira, e nesta quinta-feira, acontecem mais três sessões e a classificação que define o grid de largada. Na sexta, há mais um treino, e no sábado, a largada para a corrida está marcada para as 17h40 (horário de Brasília).

O canal Fox Sports 2 fará uma ampla cobertura da prova, com a largada ao vivo a partir das 17h30. Depois, a transmissão será direta entre entre 19h45 e 23h de sábado

No domingo, o público poderá acompanhar mais a corrida entre 11h e 13h30, e depois a parte final a partir das 17h. Horário de Brasília.

Augusto Farfus: 

"Meu ano começou bem intenso e isso é ótimo. É uma honra muito grande correr novamente em Daytona, ainda mais na estreia de um carro novo. Gosto muito dessa prova, já bati na trave para vencer, com o 2º lugar em 2015, então é sempre bom voltar. 

A expectativa em cima da nova BMW M8 GTE é muito grande, fizemos uma boa quilometragem, mas treinos são diferentes de provas, e essa será a primeira corrida do carro. Terminar com um bom resultado na estreia seria uma ótima recompensa pelo trabalho de todos envolvidos no desenvolvimento de um novo modelo, mas estamos com os pés no chão, confiantes e motivados. Sabemos que o desafio aqui grande, então o objetivo é completar bem a prova". 

Nissan chega a 200 mil motores produzidos no Complexo Industrial de Resende

O Complexo Industrial da Nissan, em Resende, alcançou um marco histórico nesta semana. Com menos de quatro anos de operação, a fábrica chegou ao seu motor de número 200 mil. A unidade histórica foi do modelo flexfuel 1.6 16V

Referência em eficiência energética, o motor equipa os três carros fabricados em Resende: Nissan March, Nissan Versa e Nissan Kicks. O complexo produz ainda outro propulsor, o 1.0 12V disponível para o Nissan March e o Nissan Versa.

"Cada nova marca alcançada reforça ainda mais a posição estratégica do Complexo Industrial de Resende para as pretensões da Nissan no Brasil e na América Latina. 

Chegar à produção de 200 mil motores é significativo, pois atesta a capacidade de nossa fábrica de atender à crescente demanda do Brasil e de toda a região latino-americana", afirmou Hitoshi Mano, vice-presidente de Manufatura da Nissan América Latina.

Kawasaki lança JET SKI SX-R

Por mais de 40 anos os Jet Skis da Kawasaki têm sido uma fonte de excitação na água. 

Continuamente empurrando os limites da diversão e da performance, esses Personal Watercrafts ou PWCs evoluíram para máquinas sofisticadas e de alta performance que apresentam as últimas tecnologias em motores e cascos.

Como a pioneira em produção de PWCs, a Kawasaki tem apresenta o JET SKI SX-R. Equipado com um motor de 1.498 cm3, 4 tempos, 4 cilindros em linha , o SX-R tem o dobro de potência de seu antecessor com um motor de 2 tempos, o Jet Ski 800 SX-R, e uma boa elasticidade que entrega uma forte aceleração em qualquer rotação.

Essa potência é aproveitada em um casco novo e redesenhado que permite aos usuários utilizarem o corpo inteiro de modo a controlar este novo e excitante modelo. 

Sua combinação da grande e mesmo assim controlável potência, e sua agilidade oferecem uma experiência sem precedentes a uma grande faixa de usuários. 

Uma máquina de condução em que oferece uma experiência de pilotagem sem precedentes.

Onde encontrar:  Concessionárias  Kawasaki Náutica
Preço público sugerido: R$ 79.990.00

Cor:  Ebony

Mercedes-Benz amplia linha Classe E no Brasil com E 300 Cabriolet

Mercedes-Benz completa a família Classe E com o novo E 300 Cabriolet, já disponível nos concessionários de todo o País. O conversível de quatro lugares combina um design puro e atraente com conforto e tecnologia de ponta. Também inclui integração a smartphones e sistemas de assistência. O motor turbo de 245 cv, câmbio 9G-TRONIC com nove velocidades e o sistema de suspensão Agility Control garantem uma experiência de direção esportiva e confortável.

A aparência do E 300 Cabriolet transparece elegância e uma sensação de liberdade, especialmente quando o teto de tecido é abaixado. 

O condutor tem múltiplas opções para operar o painel de instrumentos, sistema multimídia e outras funções: controle por voz LINGUATRONIC, controles de toque no volante para atuação com arrasto dos dedos e, no console central, superfície de toque que ativa o Controller e reconhece escrita manuscrita. Também existem teclas de acesso direto que podem acionar, por exemplo, o ar-condicionado ou ativação e desativação de alguns dos sistemas de assistência ao motorista.

Destaques esportivos diferenciados incluem saídas de ar em Silvershadow, com formato inspirado em turbinas a jato. Os bancos dos quatro ocupantes trazem apoios laterais, apoios de cabeça organicamente integrados e extensores automáticos para os cintos dianteiros de segurança de série.

Comparado ao E 300 Coupé, o E 300 Cabriolet cresceu no comprimento, largura e distância entre eixos: comprimento total de 4.826 mm e largura 1.860 mm. O principal beneficiário da bitola mais larga, com 1.605 mm na frente (+67 mm) e 1.609 mm na traseira (+68 mm), é o dinamismo da condução. Os quatro assentos transmitem a sensação de bancos totalmente individuais, proporcionando conforto aos ocupantes, mesmo em longas viagens.

O E 300 Cabriolet é equipado com o motor turbo de quatro cilindros com dois litros e 245 cv, com troque máximo de 370 Nm disponível de 1.300 a 4.000 rpm. É equipado de série com a transmissão automática 9G-TRONIC de nove velocidades, que permite trocas rápidas e menores rotações do motor. Isto resulta em benefício da eficiência e diminuição do nível de ruído. Além disso, o sistema DYNAMIC SELECT permite que o motorista influencie diversas regulagens, como a resposta do acelerador, função ECO start/stop e rotação das trocas de marchas da transmissão automática.

Em caso de acidente, a segurança estrutural da carroceria e o amplo conjunto de sistemas de retenção proporcionam alta proteção. Eles incluem:

• Tensores de cintos e limitadores de força em todos os bancos dianteiros e traseiros
• Tensor de cinto reversível PRE-SAFE nos bancos dianteiros
• Airbags dianteiros para o motorista e o passageiro
• Airbag de joelhos para o motorista
• Airbags para tórax e pélvis para o motorista e passageiro da frente
• Airbags integrados à borda superior dos painéis das portas dianteiras para proteger a cabeça no caso de impactos laterais (airbags de cabeça)

O sistema de proteção contra capotagem foi desenvolvido especificamente para o E 300 Cabriolet, que consiste em duas cápsulas alojadas atrás dos bancos traseiros de forma não visível. Se uma capotagem for iminente, essas cápsulas são deflagradas e se estendem para criar um espaço de sobrevivência juntamente com as colunas A.

O Cabriolet oferece todos os itens já familiares da linha Classe E. O sistema Active Brake Assist, de série, pode alertar o motorista em caso de colisão iminente, dar apoio através de frenagem de emergência e, se necessário, aplicar os freios automaticamente. Além de veículos lentos, parando ou estacionados, o sistema também pode detectar pedestres atravessando a zona de risco à frente do automóvel.

Especificações técnicas

E 300 Cabriolet
Número de cilindros/configuração
4 / em linha
Cilindrada (cm³)
1.991
Potência (cv / rpm)
245 cv / 5.500
Torque (Nm / rpm)
370 (1.300 – 4.000)
0-100 km/h (s)
6,6
Velocidade máxima (km/h)
250*
*Limitada eletronicamente
O novo E 300 Cabriolet está disponível em toda a rede de concessionários, com preço sugerido de R$ 413.900.

Após título no Rally Dakar, brasileiros apostam no crescimento dos UTVs

Os brasileiros Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin ainda estão em festa pelo título dos UTVs no 40º Rally Dakar a bordo do Can-Am Maverick X3. O feito histórico foi confirmado neste sábado (20), após 14 etapas e mais de oito mil quilômetros nas trilhas do Peru, Bolívia e Argentina. “A categoria para UTVs está ao alcance de todas as pessoas. A tendência é de que cresça cada vez mais no Rally Dakar e nas competições off-road pelo mundo”, disse o piloto Varela.

Denominada SxS no Rally Dakar, a classe para UTVs tem atraído atenções no maior rally do mundo. A categoria era uma divisão dos carros e ganhou premiação independente há dois anos. “Cada vez mais, as pessoas enxergam os UTVs como alternativa para realizar o sonho de disputar o Rally Dakar. A categoria oferece mais segurança que as motocicletas, sem perder o vento no rosto e o contato com o ambiente, e é muito mais econômica que os carros”, comparou.


Varela acrescentou: “Tudo isso sem contar o prazer de pilotagem. A experiência que tivemos com o Can-Am Maverick X3 trouxe momentos de muita diversão, mesmo estando no rally mais difícil do mundo, e mostrou que o veículo é extremamente resistente e confiável”. O navegador catarinense Gugelmin também aposta no crescimento da classe.



“A categoria para UTVs veio para ficar. Os competidores de outras classes no Rally Dakar ficaram extremamente interessados no nosso Can-Am Maverick X3, além de surpresos pelo alto desempenho que o veículo mostrou durante toda a prova. A cada ano, os UTVs conquistam mais fãs e a categoria cresce de forma consistente nas provas off-road”, concluiu.