sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

"Expedição Nissan: À procura do início do Brasil” visita um dos sítios arqueológicos no Mato Grosso

Os aventureiros da "Expedição Nissan: À procura do início do Brasil" percorreram mais de 300 km no primeiro dia da terceira etapa do projeto, que começou ontem no Mato Grosso. 

Após deixar a capital Cuiabá, a frota de 15 Nissan Frontier, conduzida por jornalistas e convidados de todo o Brasil, especialmente do Centro-Oeste, seguiu rumo ao município de Jangada, onde está localizado o sítio arqueológico de Santa Elina, um dos mais importantes do Brasil e da América do Sul.

Para chegar ao primeiro destino, a caravana passou por trechos on e off road, podendo provar as qualidades da Nissan Frontier, a picape mais premiada de 2017 pela imprensa especializada, com oito reconhecimento como "Picape do Ano". Um dos destaques do comboio são as unidades da nova versão SE, lançada em novembro e que reforça a linha da picape totalmente nova da Nissan.

Localizado na Serra das Araras, no município de Jangada, o sítio arqueológico de Santa Elina tinha a ossada de um bicho-preguiça gigante, cuja extinção ocorreu há 10 mil anos. 

No local descobriu-se também mais de 25 mil artefatos e, dentre eles, vários que comprovam a convivência humana e da fauna e com mais de 27 mil anos. O Mato Grosso tem cerca de 792 sítios arqueológicos cadastrados, que variam desde os feitos com pedras a registros rupestres.

O grupo foi acompanhado pelos arqueólogos Caroline Bachelet, doutora do Museu Nacional de História Natural de Paris, e Levy Figuti, também doutor do Museu Nacional de História Natural de Paris e professor doutor do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP.

Durante a visita, a Nissan deixou sua contribuição para a divulgação de importantes sítios de arte rupestre do Brasil. A empresa fez a doação de uma carreta que será utilizada para o transporte de visitantes da sede da fazenda Santa Elina até o sítio, um trajeto com cerca de dois quilômetros, trazendo mais comodidade para as pessoas que querem conhecer as pinturas rupestres.

Além do Sítio de Santa Elina, os aventureiros seguiram rumo ao distrito de Água Fria, na região da Chapada dos Guimarães. Lá, visitaram a cachoeira do Pingador, que com seus 12 metros de altura, é uma das mais bonitas da chapada pois suas águas cristalinas formam uma piscina natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário