A AUDI AG
registrou um aumento em suas vendas globais pelo oitavo ano consecutivo. Apesar
de uma turbulenta primeira metade do ano, a empresa alcançou um novo recorde,
com cerca de 1.878.100 de entregas, o que representa um crescimento de 0,6%. A
marca vendeu mais do que no ano anterior em seus três principais mercados em
2017: nos Estados Unidos, alcançou novos recordes mês a mês e fechou o ano com
um crescimento de 7,8%. Na China, a Audi não só conseguiu compensar os números
do primeiro semestre do ano, como também atingiu um aumento acumulado de 1.1%
no pico do final do ano. Já na Alemanha, as vendas superaram os números
elevados de 2016, com um aumento de 0,4%.
Desde junho, a
Audi conseguiu retomar o crescimento na China, reduzindo, mês a mês, a queda
acumulada, alcançando um saldo positivo. No período de janeiro a dezembro, a
marca aumentou suas entregas em 1,1%, para 597.866 carros. Com este novo
recorde absoluto, a empresa continua a manter sua liderança no mercado premium chinês.
A China também apresentou, no último mês de 2017, o maior crescimento em volume
de qualquer mercado individual, com crescimento de 34,3% em relação ao ano
anterior para 69.160 automóveis. Nunca antes, tantos clientes chineses
receberam um Audi em um único mês.
A Audi of
America também teve outro resultado de sucesso, apesar do declínio do mercado
em geral. A Audi foi o único fabricante premium nos Estados
Unidos a crescer de maneira constante em 2017, com aumento de 7,8% para 226.511
unidades. Em dezembro, a empresa também comemorou seu 84º mês consecutivo de
recordes (+16,3% para 26.977 unidades).Com forte
crescimento ao longo do ano, a Audi Canadá (+17,9% para 36,007 carros) também
figurou frequentemente entre os dez maiores mercados da marca.
Apesar das
numerosas incertezas políticas e econômicas, as vendas na Europa aumentaram 0,4%
para cerca de 860.600 carros. Além da Alemanha (+0,4% para 294.544 unidades), a
Itália (+10,5% para 68.954 carros) e a França (+3,6% para 63.980) alcançaram
novos números recordes anuais. A desaceleração do mercado no Reino Unido teve
um impacto negativo nos resultados gerais: com 175.217 entregas e uma queda de
1,3%, o total de vendas da Audi no Reino Unido, no entanto, superou
confortavelmente o mercado geral em declínio.
O aumento global
da demanda pelos modelos Q (+10,8% para cerca de 689.150 unidades) foi um
importante fator no crescimento da montadora em 2017. Mais de um de cada três
modelos Audi vendidos era, portanto, um SUV. O modelo Q mais vendido na Europa
é o Q2. Além da Alemanha (23.167 unidades), outros grandes compradores foram o
Reino Unido (12.636 unidades) e a Itália (11.068 unidades). As vendas globais
do Audi Q3 aumentaram mais uma vez em dezembro (+11,3% para cerca de 20.950
carros).
Em 2017, o
modelo mais bem-sucedido da família Q foi o Audi Q5, com cerca de 281.850
entregas. A maioria dos carros foram entregues na China. Seu sucessor começará
a ser vendido nas lojas chinesas na primavera de 2018 do hemisfério norte como
uma versão de longa distância entre eixos. O Audi Q7 também viu suas vendas
aumentar em 3,9% em 2017. Desde o início do ano, as comercializações desse SUV
full-size cresceram em cerca de 20% somente na América do Norte, para cerca de
43.800 unidades.
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