Tradicionalmente a Mercedes-Benz inicia o ano
com a apresentação de importantes marcos no desenvolvimento de tecnologia
participando do Consumer Electronics Show, em Las Vegas.
Há mais de 50 anos o
evento tem sido palco de inovação nos mais diversos segmentos e, em 2018 e propõe uma discussão a respeito do futuro das
cidades. Pensando nisso, a Mercedes-Benz marca sua participação com a
apresentação mundial do MBUX (Mercedes-Benz User Experience), sistema
multimídia inteligente e intuitivo que passa a ser implementado nos automóveis
da fabricante a partir do lançamento da nova geração do Classe A, ainda em
2018.
O nome MBUX demonstra o quanto
a Mercedes-Benz valoriza a experiência do usuário e a tem como
prioridade. Um aspecto exclusivo do sistema é sua habilidade de aprendizado,
graças à tecnologia de inteligência artificial. A novidade pode ser
individualizada e se adapta para melhor atender ao usuário, criando uma conexão
ainda mais emocional entre o veículo, o condutor e os passageiros. Outra
novidade é que o sistema é atualizado automaticamente, permitindo que o cliente
sempre tenha a última versão pronta para uso em seu automóvel.
O sistema é acompanhado por um cockpit com telas
integradas de alta resolução, pela primeira vez com a opção de controle por
toque. O display de navegação apresenta tecnologia de realidade aumentada, além
de controle de voz inteligente para todas as funcionalidades com reconhecimento
de fala, que pode ser ativado com as palavras-chave “Hey Mercedes”.
O MBUX será introduzido ao mercado nos automóveis compactos
da marca, a começar pela nova geração do Classe A, ainda este ano. Um grande
destaque do sistema, que também será aplicado ao modelo, é a opção de controle
por meio das teclas do volante, toque na tela ou pelo touchpad, localizado no
console central. Dessa forma, além de uma operação mais intuitiva, outra
vantagem das diferentes formas de controle do sistema é a menor distração do
condutor.
Adicionalmente, com foco no futuro da mobilidade,
a Mercedes-Benz exibe também durante o CES 2018 conceitos que combinam
autonomia e fontes alternativas de combustível. Os já conhecidos Concept EQA,
smart vision EQ fortwo e o superesportivo Mercedes-AMG Project One, são
destaques da marca no evento, juntamente com o veículo de pré-produção GLC
F-CELL, combina as vantagens de autonomia dos veículos movidos a hidrogênio com
baixa emissão de poluentes, ao agregar as inovadoras células de combustível e
bateria a um automóvel híbrido plug-in.
Com o Concept EQA, a Mercedes-Benz demonstra
como a estratégia para veículos elétricos (EQ) pode ser aplicada aos modelos
compactos da marca. O modelo é equipado com um motor elétrico no eixo dianteiro
e outro no traseiro e oferece mais de 200 kW. As características de condução
podem variar em relação à distribuição do torque nos eixos dianteiro e traseiro
da tração integral permanente. O Concept EQA exibe qual programa de direção foi
selecionado na sua exclusiva grade dianteira.
O Mercedes-AMG Project ONE será o primeiro veículo de
passeio da história a utilizar a tecnologia híbrida da Fórmula 1. Conhecido
como “hypercar”, o modelo marca o futuro da performance para a AMG. Já o smart
Vision EQ fortwo oferece uma nova visão de mobilidade urbana individualizada,
flexível e eficiente do ponto de vista de transporte público: o conceito autônomo
busca o passageiro no local em que ele selecionar e é o primeiro automóvel do
Grupo Daimler a dispensar tanto pedais quanto volante.
Las Vegas foi também o último ponto de parada do
“Intelligent World Drive”, expedição que levou um Classe S para testar funções
automatizadas nos cinco continentes.
Nos últimos estágios, entre Califórnia e Nevada, o
veículo de teste coletou informações importantes que irão auxiliar no
desenvolvimento dos sistemas de assistência da marca. Os testes automatizados
na área de Los Angeles e, posteriormente, no Consumer Electronics Show (CES) em
Las Vegas, concentraram-se na avaliação do comportamento de condução no tráfego
intenso da cidade e nas rodovias. O foco esteve, principalmente, no
reconhecimento de ônibus escolares, além de demarcações de faixa e placas de
trânsito específicas do País.
Nenhum comentário:
Postar um comentário