A Mercedes-Benz Argentina e sua concessionária oficial
COLCAR se uniram à Allison para desenvolver um novo ônibus para o transporte
público de passageiros. O chassi OF1621, com motor dianteiro, recebeu uma
transmissão modelo T270 totalmente automática, que conta com retardador para
prolongar a vida dos freios.
As automáticas Allison utilizam o conversor de torque
para transferir a potência e o torque do motor para as rodas, portanto, elas
requerem somente trocas periódicas de fluidos e filtros para manter o máximo
rendimento. Já as manuais e as automatizadas dependem da embreagem, que se
desgasta com o tempo e requerem maior tempo de inatividade do veículo para a
sua manutenção. O retardador hidráulico da T270 reduz ainda mais o tempo de
inatividade aumentando em até quatro vezes a vida útil dos freios.
Durante seu desenvolvimento, o ônibus foi utilizado pela
Nueva Metropol na rota entre José C. Paz e Saavedra. Após 168.000 km rodados,
as lonas dos freios traseiros do ônibus ainda tinham 1,3 mm de material
frenante. Para percorrer essa mesma distância, o manual teria feito os
seguintes trabalhos de manutenção: seis trocas de lonas e duas trocas de tambor
para os freios traseiros, duas trocas de embreagem e cinco trocas de óleo
lubrificante.
Considerando os custos estruturais, de pessoal, de
logística e de peças para uma frota, a manutenção entre um ônibus equipado com
uma transmissão manual comparada com um que tem transmissão totalmente
automática com retardador é significativa: os automáticos geram economias
anuais de US$ 4.277 por unidade, o equivalente a US$ 25.662 em seis anos — ou
mais de US$ 2,5 milhões para uma frota de 100 unidades.
O ônibus está equipado com um motor Mercedes-Benz OM 924
LA, com 208 cv de potência e torque máximo de 780 Nm, que cumpre com as normas
de emissões de poluentes Euro V. Seu sistema de injeção eletrônica assegura o
máximo desempenho com reduzido consumo de combustível e alto torque em baixas
rotações.
As Allison automáticas são projetadas para proporcionar
maior confiabilidade e durabilidade, ajudando a proteger o sistema de
transmissão do veículo. Com a Continuous Power Technology, os motoristas
conseguem uma aceleração mais rápida, maior flexibilidade operacional e aumento
da produtividade. Isso também permite que as transmissões de Allison superem as
transmissões manuais e manuais automatizadas (AMTs), que interrompem a
transmissão de potência e torque a cada mudança de marcha — resultando em
desperdício de tempo e combustível.
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