A Audi apresenta o novo SQ5, a versão mais
esportiva do SUV de luxo da marca. Oferecido com um novo motor 3.0 TFSI, o
modelo combina performance poderosa a uma eficiência aperfeiçoada e incorpora
mais do que nunca o conceito emocional de um SUV prático. O veículo começou a
ser vendido no mercado brasileiro neste mês.
O SQ5 tem motor de 2.995 cm3 de volume interno V6
TFSI com potência máxima de 354 cv. O propulsor turbo, fabricado em liga de
alumínio, entrega 500 Nm de torque entre 1.370 rpm e 4.500 rpm. A aceleração de
0 a 100 km/h é cumprida em 5,4 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h,
controlada eletronicamente.
Um novo processo de combustão desenvolvido pela Audi
deixa o 3.0 TFSI ainda mais eficiente. O sistema é baseado no chamado Ciclo B
(evolução do ciclo Miller), já utilizado nos motores 2.0 TFSI, e possível
somente graças às características de funcionamento do Audi Valvelift System
para otimizar a combustão, em conjunto com os novos injetores de combustível de
alta pressão agora localizados no centro da câmera de combustão.
O turbo compressor, que substitui o compressor mecânico
do motor anterior, opera de acordo com o princípio twin-scroll (dutos de
alimentação de gases de escape duplos). Os coletores de escape das duas
bancadas de cilindros estão ligados diretamente na carcaça do turbo compressor. O turbo
compressor fica localizado no centro do V 90o do motor como já conhecido
da versão com compressor mecânico. Essa disposição permite um design compacto e
perdas de fluxo mínimas. Como consequência, o 3.0 TFSI responde de forma
extremamente espontânea e direta.
Uma transmissão Tiptronic de oito velocidades mais
dinâmica e com o modo Sport, possui trocas mais suaves transmitindo mais
potência ao novo SQ5.Quando o Audi drive select está em Auto, Efficiency ou
Comfort, a transmissão automaticamente alterna para o modo roda livre no
momento em que o motorista tira o pé do acelerador suavemente em velocidades
entre 55 km/h a 160 km/h para aumentar a eficiência.
A tração permanente quattro contribui para uma
dirigibilidade esportiva. Durante a condução normal, ela distribui a potência
do motor com uma ligeira predominância para o eixo traseiro. Quando necessário,
a potência é enviada para o eixo que exige maior tração. O controle seletivo de
torque é ativado em todo tipo de superfície. Em curvas, o software freia
levemente as rodas internas, mantendo o comportamento do carro neutro por mais
tempo e permitindo uma dirigibilidade estável, precisa e ágil.
A suspensão de cinco braços na dianteira e na traseira é
a base para a dirigibilidade esportiva do novo SQ5. A geometria mais
sofisticada oferece mais conforto e maior estabilidade em velocidades elevadas.
O controle de amortecedores possui uma ampla expansão entre o conforto e a
dinâmica. Os amortecedores com CDC (Continuos Damping Control - controle de
amortecimento contínuo) adaptativos são integrados ao sistema Audi drive
Select, juntamente com o motor, direção e o câmbio Tiptronic. Isso permite que
o motorista controle as características do motor e a suspensão em diversos
modos.
O novo SQ5 também recebe os sistemas de assistência ao
motorista do altamente tecnológico portfólio do Q5. O Controle de Cruzeiro
Adaptativo (ACC) que inclui o traffic jam assist pode assumir a direção do
veículo em congestionamentos. Já o active lane assist ajuda a manter o carro na
faixa, enquanto o park assist facilita o processo de estacionamento. Entre
os opcionais, traz o assistente de tráfego reverso, exit warning e side
assist com câmera 360o.
Mesmo quando parado, uma série de detalhes destacam as
características dinâmicas. Os para-choques esportivos na dianteira
e na traseira são complementados por entradas de ar com contornos fortes
específicas da linha S, além do difusor com grade tipo colmeia. Outra
característica da linha esportiva é a grade dianteira com lâminas duplas de
alumínio e elementos contrastantes do acabamento no tom cinza fosco. Como
toques adicionais, o logotipo S é usado em vários locais para identificar a
versão.
Tecnologia de LEDs é oferecido de série em todas as
funções de iluminação, como faróis, lanternas e pacote de luzes customizáveis
interno. As luzes de seta dinâmicas garantem um alto fator de reconhecimento.
Nas laterais do veículo, os espelhos retrovisores com capa de alumínio e os
frisos na cor da carroceria destacam a aparência esportiva. O para-choque
traseiro traz um difusor de alumínio.
O interior com tons escuros dá boas-vindas ao motorista e
aos passageiros com soleiras iluminadas que trazem os logos exclusivos da linha
S. Costuras contrastantes no couro do volante e assentos esportivos revestidos
de Alcantara e couro criam um ambiente dinâmico e elegante.
O acabamento interno tem detalhes de alumínio escovado e
o carro pode receber revestimento nas cores cinza ou preta. As borboletas para
trocas de marchas também recebem acabamento de alumínio. Já os pedais e o apoio
de pé são de aço inoxidável.
O banco traseiro tripartido tem ajuste do ângulo de
encosto. A capacidade do porta-malas é de 550 litros, volume que pode chegar a
1.550 litros com o assento rebatido.
No Brasil, o SQ5 é oferecido com uma extensa lista de
equipamentos, incluindo rodas de liga leve de 20 polegadas, sistema Audi drive
select, ar-condicionado automático de três zonas, bancos revestidos de
Alcantara, Audi virtual cockpit, ACC com traffic jam assist, sensor de luz e
chuva, teto solar panorâmico Open Sky, head up display, Auto hold, Parking
assist, câmera de ré, keyless entry, Audi lane assist e ajuste de direção
elétrico.
Na parte de entretenimento, o carro conta com sistema de
som 3D da Bang&Olufsen, Audi smartphone interface, rádio MMI plus com
navegação, Audi connect e Bluetooth.
Preço
público: R$ 397.990,00
Opcionais:
Pintura
metálica / perolizada: R$ 2.000,00
Audi Side Assist com Câmera 360°: R$
12.000,00
Nenhum comentário:
Postar um comentário