terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Dinâmico e emocional: o novo Audi SQ5 3.0 TFSI

A Audi apresenta o novo SQ5, a versão mais esportiva do SUV de luxo da marca. Oferecido com um novo motor 3.0 TFSI, o modelo combina performance poderosa a uma eficiência aperfeiçoada e incorpora mais do que nunca o conceito emocional de um SUV prático. O veículo começou a ser vendido no mercado brasileiro neste mês.

O SQ5 tem motor de 2.995 cm3 de volume interno V6 TFSI com potência máxima de 354 cv. O propulsor turbo, fabricado em liga de alumínio, entrega 500 Nm de torque entre 1.370 rpm e 4.500 rpm. A aceleração de 0 a 100 km/h é cumprida em 5,4 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h, controlada eletronicamente.

Um novo processo de combustão desenvolvido pela Audi deixa o 3.0 TFSI ainda mais eficiente. O sistema é baseado no chamado Ciclo B (evolução do ciclo Miller), já utilizado nos motores 2.0 TFSI, e possível somente graças às características de funcionamento do Audi Valvelift System para otimizar a combustão, em conjunto com os novos injetores de combustível de alta pressão agora localizados no centro da câmera de combustão.

O turbo compressor, que substitui o compressor mecânico do motor anterior, opera de acordo com o princípio twin-scroll (dutos de alimentação de gases de escape duplos). Os coletores de escape das duas bancadas de cilindros estão ligados diretamente na carcaça do turbo compressor. O turbo compressor fica localizado no centro do V 90o do motor como já conhecido da versão com compressor mecânico. Essa disposição permite um design compacto e perdas de fluxo mínimas. Como consequência, o 3.0 TFSI responde de forma extremamente espontânea e direta.

Uma transmissão Tiptronic de oito velocidades mais dinâmica e com o modo Sport, possui trocas mais suaves transmitindo mais potência ao novo SQ5.Quando o Audi drive select está em Auto, Efficiency ou Comfort, a transmissão automaticamente alterna para o modo roda livre no momento em que o motorista tira o pé do acelerador suavemente em velocidades entre 55 km/h a 160 km/h para aumentar a eficiência.

A tração permanente quattro contribui para uma dirigibilidade esportiva. Durante a condução normal, ela distribui a potência do motor com uma ligeira predominância para o eixo traseiro. Quando necessário, a potência é enviada para o eixo que exige maior tração. O controle seletivo de torque é ativado em todo tipo de superfície. Em curvas, o software freia levemente as rodas internas, mantendo o comportamento do carro neutro por mais tempo e permitindo uma dirigibilidade estável, precisa e ágil.

A suspensão de cinco braços na dianteira e na traseira é a base para a dirigibilidade esportiva do novo SQ5. A geometria mais sofisticada oferece mais conforto e maior estabilidade em velocidades elevadas. O controle de amortecedores possui uma ampla expansão entre o conforto e a dinâmica. Os amortecedores com CDC (Continuos Damping Control - controle de amortecimento contínuo) adaptativos são integrados ao sistema Audi drive Select, juntamente com o motor, direção e o câmbio Tiptronic. Isso permite que o motorista controle as características do motor e a suspensão em diversos modos.

O novo SQ5 também recebe os sistemas de assistência ao motorista do altamente tecnológico portfólio do Q5. O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) que inclui o traffic jam assist pode assumir a direção do veículo em congestionamentos. Já o active lane assist ajuda a manter o carro na faixa, enquanto o park assist facilita o processo de estacionamento. Entre os opcionais, traz o assistente de tráfego reverso, exit warning e side assist com câmera 360o.

Mesmo quando parado, uma série de detalhes destacam as características dinâmicas. Os para-choques esportivos na dianteira e na traseira são complementados por entradas de ar com contornos fortes específicas da linha S, além do difusor com grade tipo colmeia. Outra característica da linha esportiva é a grade dianteira com lâminas duplas de alumínio e elementos contrastantes do acabamento no tom cinza fosco. Como toques adicionais, o logotipo S é usado em vários locais para identificar a versão.

Tecnologia de LEDs é oferecido de série em todas as funções de iluminação, como faróis, lanternas e pacote de luzes customizáveis interno. As luzes de seta dinâmicas garantem um alto fator de reconhecimento. Nas laterais do veículo, os espelhos retrovisores com capa de alumínio e os frisos na cor da carroceria destacam a aparência esportiva. O para-choque traseiro traz um difusor de alumínio.

O interior com tons escuros dá boas-vindas ao motorista e aos passageiros com soleiras iluminadas que trazem os logos exclusivos da linha S. Costuras contrastantes no couro do volante e assentos esportivos revestidos de Alcantara e couro criam um ambiente dinâmico e elegante.

O acabamento interno tem detalhes de alumínio escovado e o carro pode receber revestimento nas cores cinza ou preta. As borboletas para trocas de marchas também recebem acabamento de alumínio. Já os pedais e o apoio de pé são de aço inoxidável.

O banco traseiro tripartido tem ajuste do ângulo de encosto. A capacidade do porta-malas é de 550 litros, volume que pode chegar a 1.550 litros com o assento rebatido.

No Brasil, o SQ5 é oferecido com uma extensa lista de equipamentos, incluindo rodas de liga leve de 20 polegadas, sistema Audi drive select, ar-condicionado automático de três zonas, bancos revestidos de Alcantara, Audi virtual cockpit, ACC com traffic jam assist, sensor de luz e chuva, teto solar panorâmico Open Sky, head up display, Auto hold, Parking assist, câmera de ré, keyless entry, Audi lane assist e ajuste de direção elétrico.

Na parte de entretenimento, o carro conta com sistema de som 3D da Bang&Olufsen, Audi smartphone interface, rádio MMI plus com navegação, Audi connect e Bluetooth.

Preço público: R$ 397.990,00

Opcionais:
Pintura metálica / perolizada: R$ 2.000,00
Audi Side Assist com Câmera 360°: R$ 12.000,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário