O E190-E2, primeiro avião da nova geração da família de
E-Jets, se aproxima da certificação e a Embraer anuncia alguns resultados
finais dos testes em voo, confirmando que a aeronave é melhor do que a especificação
original e ainda mais eficiente do que outras aeronaves de corredor único.
Com
relação ao consumo de combustível, o E190-E2 provou ser 1,3% melhor do que
originalmente esperado, o que representa uma melhoria de 17,3% em relação ao
E190 de geração atual e quase 10% melhor que seu concorrente direto.
Operando
com o menor nível de ruído e emissões externas, o E190-E2 torna-se, assim, o
avião mais ecológico do segmento.
Rodrigo Silva e Souza, Vice-Presidente de
Marketing da Embraer Aviação Comercial, disse: “isso significa que, quando
nosso primeiro operador, a Widerøe, operar o voo inaugural do E190-E2, no
próximo dia 24 de abril, de Bergen para Tromsø, será o primeiro voo em serviço
do jato narrowbody mais eficiente e ecológico do mundo. Esta é uma conquista
imensa para a nossa equipe e significa valor adicional entregue aos nossos
clientes.”
Os resultados dos testes em voo também confirmaram que o desempenho
de decolagem do E190-E2 também é melhor que a especificação original. O alcance
da aeronave a partir de aeroportos com altas temperaturas e grande altitudes
(Hot and High, no termo em inglês), como Denver e Cidade do México, aumenta 600
milhas náuticas em comparação com aeronaves de geração atual.
Já o alcance a
partir de aeroportos com pistas curtas, como London City, na Inglaterra, também
aumenta em mais de 1.000 milhas náuticas, permitindo que a aeronave alcance
destinos como Moscou, na Rússia, e no norte da África sem paradas.
O E190-E2
também se torna a aeronave com os intervalos de manutenção mais longos no
mercado de aviões de corredor único com 10 mil horas de voo para atividades
básicas de manutenção sem limite de calendário para utilizações típicas de
E-Jets.
Isso significa 15 dias adicionais de utilização da aeronave em um
período de dez anos em comparação com os E-Jets da geração atual.
Outro
objetivo-chave do programa no qual o E190-E2 obteve melhores resultados do que
as expectativas iniciais é o tempo de treinamento de transição dos pilotos. Os
pilotos de E-Jets de geração atual precisarão de apenas 2,5 dias de treinamento
e sem necessidade de simulador de voo completo para voar o E2.
“Reduzir a carga
de treinamento na transição para pilotos de E1 é outra grande redução tanto em
tempo quanto em custos para nossos operadores. Isso, combinado com a maior
eficiência de combustível da família E2 e a menor emissão de ruído, torna o E2
o avião mais econômico em seu segmento por qualquer medida”, explica Silva.
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