sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

“Expedição Nissan: À procura do início do Brasil” segue rumo a Jaciara

Em seu segundo dia, o projeto "Expedição Nissan: À procura do início do Brasil", que reúne jornalistas e convidados de todo o Brasil, visitou o Vale das Perdidas, na cidade de Jaciara, ao sul do Mato Grosso. O local, ainda pouco estudado e que surpreende os arqueólogos por sua riqueza, tem pinturas rupestres com mais de cinco mil anos de existência. 

A frota de 15 Nissan Frontier percorreu mais de 300 km para visitar o local. O presidente da Nissan do Brasil, Marco Silva, juntou-se ao grupo de aventureiros para conhecer as origens do Homem no continente e no país e andar em trechos de off road com a Nissan Froniter, a picape mais premiada de 2017.

As pinturas de Jaciara ainda são pouco estudadas. As principais foram localizadas no Vale das Perdidas, que abriga uma rocha com pinturas rupestres de quase cinco mil anos atrás. Os painéis retratam a vida na era paleolítica de homens, mulheres e crianças. Os desenhos mostram cenas que podem ser interpretadas como rituais espirituais, animais da época, caça e até de sexo.

Os expedicionários aproveitaram a visita ao local para plantar mudas de Ipê amarelo na entrada da fazenda na qual fica o sítio arqueológico como legado da expedição Nissan. Eles assinaram placas que ficarão ao pé das árvores para lembrar desse momento.

O Vale das Perdidas fica entre corixos, pequenas quedas e uma intricada vegetação, e a "Gruta das Perdidas", que também tem pinturas e inscrições rupestres com a mesma idade. O lugar foi descoberto em 1984 por um pesquisador francês e conta com sete sítios catalogados – porém apenas dois são abertos para visitação pública.


Na parte da tarde, os expedicionários fizeram uma trilha off road pela região da Crista do Galo, que fica dentro do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. A Crista de Galo é uma formação rochosa localizada no meio de um vale, possibilitando uma das vistas mais bonitas dos paredões da chapada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário