Coluna 0218 - 12.01.2018 edita@rnasser.com.br |
O preço do Fiat
Cronos
Que tal pagar
uns R$ 64.000 pela versão Precision, motor 1,8, transmissão automática de 6
velocidades, topo do novo sedã Fiat, o Cronos ?
Dia 9 iniciou
produzir o carro nas eradas instalações recém adaptadas em Cordoba, Argentina,
e prepara-se a exibi-lo em Mar Del Plata, local onde os vizinhos festejam o
verão. Lá estará, com outros fabricantes e importadores de veículos, estande,
mocinhas sorridentes, folhetos, test-drives.
Para não perder
a oportunidade festiva, correu a divulgar fotos de exterior e painel antes de
exibi-lo publicamente, e da apresentação oficial, em fevereiro. E abriu lista
de encomendas, listando três versões – veja o quadro. Embora os valores estejam
em pesos e tenham diferentes imposições tributárias é possível, a grosso modo,
projetar o preço da versão superior, 1,8 automática, em torno dos R$ 64.000.
Base de cálculo tomou os preços em pesos e comparou-os aos do novo Polo, hatch.
A diferença nas versões de topo de um e outro oferecem referência percentual e
daí o valor provável.
O divulgar fotos
e dados e o abrir lista de pré venda, exibe outra característica do mercado
argentino. Além de ser base produtora de picapes - Toyota HiLux, Ford Ranger,
VW Amarok, e neste ano Nissan Courier, Renault Alaskan e Mercedes Classe X -, e
mercado sempre visto como média de ¼ do volume de vendas registrado em nosso
país, Argentina vem ocupando espaço institucional no setor: lá, mês passado, VW
anunciou planos e produtos para reverter a perda de vendas e mercado ... no
Brasil. Agora o fez antecipar divulgação.
Sinergia
Cronos tem
partes de Argo/Toro, Renegade/Compass, notáveis no painel, motores e
transmissões comuns a outros da marca: inicialmente motores 1,3, 8v, 99cv e
E.torQ 1,8 16V, 130 cv. Caixa mecânica, 5 velocidades e automática Aisin com
seis. Próximo ano, motor 1,4 Turbo.
Precision será
versão de topo, e deve rever previsão de preços sondados em exposição fechada a
pequeno grupo de jornalistas, entre R$ 55 mil e R$ 70 mil.
Quanto
Para balizar
valores e compactar com hatch VW Polo, preços argentinos são:
Fiat Cronos
preço
|
VW Polo preço
|
DRIVE 1.3 GSE MT5:
$ 321.300
|
Trendline 1,6 manual $ 336.214
|
PRECISION 1.8 16V MT5: $ 357.000
|
Highline Manual 1,6 $ 429.256
|
PRECISON 1.8 16V AT6 $ 412.000
|
Highline 1,6 Tiptronic $ 450.706
|
Preços do Cronos
indicam boa disposição para conquistar clientes, exibindo motor de maior
cilindrada. Nas versões de topo, com transmissão automática custa em torno de
9% abaixo do VW Polo Highline 1,6, também automático. com preço sugerido em R$
69.915. Aplicada a diferença, versão de topo, Precision 1,8 automática,
custaria em torno dos citados R$ 64.000.
Roda-a-Roda
Caminho – Vendas
do Alfa Giulia deram consistente salto no mercado norte-americano, um dos
trampolins para viabilizar o automóvel – e marca. De 528 unidades em 2016,
superou 14 mil ano passado. Volume em ascensão, passando de excentricidade com
o 4C, a concorrente de Audi, BMW e Mercedes.
Mais –
Número deve se expandir com a chegada do SUV Stelvio, e de versão maior,
concorrente do agora primo Cherokee – hoje Fiat e Jeep fazem parte do mesmo
grupo, o FCA, e por isto não se duvide de intimidades mecânicas a partir da
comunização de plataformas.
Metade –
Meio ciclo de vida, o Citroën C4 Lounge terá re-estilização para modelia 2018.
Coisa pouca e típica: grade, faróis, para choques frontais. Atrás pequenos
retoques. Dentro maior conectividade e infodiversão. Moto propulsão sem
novidades, motor L-4, 1,6 turbo, caixa automática seis velocidades. Carro bom,
vende desproporcionalmente menos a estilo, conteúdo e preço.
Caça –
Hyundai fará 600 unidades de versão especial, a HB20 R spec Limited, marcada
por soleiras numeradas e bancos em couro vermelho com logo da versão.
Fevereiro. Tipo quem não tem novidade caça com versão.
Líder –
Segmento de maior crescimento em 2017, o SAV – tipo utilitário de atividade
esportiva, classificação criada pela BMW -, teve produto da marca como líder. O
X1 montado em Santa Catarina vendeu 3.443 unidades.
Tempo –
Expectativas de insuflar produção dos jipes Stark, da ora cearense TAC, e
anunciado lançamento de picape e versões flex, sem prazo para viabilização pela
chinesa Zoyte, compradora do negócio.
II – Due
Diligence, termo técnico para levantamentos físicos e contábeis
apurando real situação de ativos, valores a receber e pagar, impostos devidos,
indicou dívidas e Zoyte aguarda situação real para assumir a TAC – ou não.
Mais ? – Chinesas
Shaanxi Automotive Group, fabricante de ônibus e Shuaguang Group, a SG, com
amplo leque – auto peças, automóveis, picapes, ônibus - pediram agenda ao
Ministério do Desenvolvimento para manifestar interesse em instalar-se no país.
Sondam incentivos.
Ainda não – Razões
desconhecidas, governos brasileiro e argentino delongam exigência de automóveis
portarem o sistema eletrônico ESP, um salva vidas controle eletrônico de
estabilidade. Estava ajustado para ser na virada do ano, mas foi postergado
para 1º.janeiro.2020.
Protesto – O
Latin NCAP – programa de avaliação de veículos novos para a América Latina -,
protestou formal e contundentemente à Presidência da Nação na Argentina,
chamando a decisão de desafortunada e lamentável.
Lá - Contesta
o fato dos veículos serem desobrigados usar tal equipamento, de fábrica nos
países de origem, dizendo dos acidentes a ser evitados, citando desnível de
segurança entre mercados maduros e AL ser de 20 anos.
Rolou – Rota
2030, programa para a indústria automobilística, de redação não acordada, furou
o cronograma, deixou lapso pós fim do projeto anterior Inovar-Auto. Surgirá
depois da votação da Reforma da Previdência, nova referência temática e
cronológica para o país.
Governo –
Irônicos observadores da cena brasiliense dizem, se o governo montar grupo de
trabalho para criar um cavalo de corridas, o resultado será, no máximo, um
dromedário manco. Teme-se – sem trocadilho -, pelo resultado. Em tempo -
Positivamente uma das medidas foi assumida pelo Denatran – pois de sua área:
obrigatoriedade para inspeções de segurança veicular.
Aliás –
Exceção está nos Veículos de Coleção, dispensados de tal verificação. Há
petições internéticas para incluir na isenção os quase antigos. Coisa
improvável, embora não impossível nestes dias de barganha política.
Movimento –
Visando crescer como terceiro grupo automobilístico, Renault deu dois passos
internacionais importantes. Com sócios básicos, Nissan e Mitsubishi, criou
fundo de US$ 1bi para financiar desenvolvimento e implantação de programas de
mobilidade.
Mais – Mudou
fórmula associativa com a chinesa Brilliance, pela Renault Brilliance Jimbei
Automotive, Ltd, para desenvolvimento e vendas mundiais de comerciais leves sob
marcas Renault, Jinbei e Huasong: 150 mil até 2020.
Pesquisa –
Para entender qual a percepção da marca entre formadores de opinião, inglesa de
óleos Castrol faz pesquisa junto a jornalistas especializados.
Passo básico
para traçar estratégia de comunicação. Voto pelo retorno do Castrol R e TT
Competição, olorosas e sumidas diferenças da marca.
Lugar –
Brasiliense Felipe Nasr – ou Nasser, como assumiu pronunciar -, com o
patrocínio da Petrobrás cortado por conta da Lava Jato -, mostrará talento
no Weatertech Sportscar Championship, principal evento da Imsa, em
Daytona Beach, Florida, EUA, dias 27 e 28. Nas provas de classificação cravou o
melhor tempo entre 50 concorrentes, conduzindo Cadillac DPi.
Projeto – Cadillac
? O pico do luxo da GM ? É, mesma marca, buscando clientes mais novos,
e corrida de automóveis é atividade para mostrar-se mais jovem. Dentre
classificados, quatro primeiros lugares são Cadillac DPi, e dentre
concorrentes, oito são brasileiros.
Festa –
Norte-americanos são capazes de fazer festa até em enterro. Transformaram as
provas de classificação em evento próprio, enchendo Daytona e cidades
adjacentes. Na corrida, mais.
História – André
Chum, brasileiro, comprou Fusca Itamar 1993, último ano de produção; pesquisou;
achou esquisito o número do chassis ser superior ao dado como último exemplar.
Fez invejável trabalho para descobrir: após o último houve o último último.
Está ótimo, historiado por Alexander Gromow em
Rolo – Há
anos brasiliense Fundação Memória dos Transportes após ir ao CONFAZ, o conselho
dos secretários da Fazenda, obteve do governo do Distrito Federal isenção de
pagamento de IPVA para veículos com mais de 15 anos. Distribuiu a decisão do DF
nacionalmente e maioria dos estados a adotou.
Exceção -
Minas, não. Cartorialmente exigiu laudo do Instituto do Patrimônio para
informar se o veículo teria a idade para a isenção. Caso foi resolvido por
instâncias de Antônio Monte, da Associação Mineira de Antigomobilismo, através
do deputado Duarte Bechir, aprovando projeto para isentar os veículos de
coleção e retirando do tal instituto a competência para emitir laudos.
Gente – Tatiana
Carvalho, comunicóloga, retorno. OOOO Deixou a Fiat para MBA e
doutorado, experiência em outros temas, e voltou. OOOO Ficará no
escritório paulista da marca. OOOO Desafio. FCA em re estruturação na
área entrelaçando comunicação, brand e publicidade. OOOO Começa
com lançamento do Cronos. OOOO Albéric Chopelin, francês, pedreira.
OOOO VP Sênior, Diretor de Vendas e Marketing Groupe PSA – chamará
M’sieur apenas o presidente mundial. OOOO Coordenará vendas de todas
as marcas do grupo – Peugeot, Citroën, DS, Opel, Vauxhall, automóveis e
comerciais, todo o mundo, cuidando para não ser engolido pela sócia chinesa
Dongfeng. OOOO Após mais de século de administração familiar, PSA
trouxe para salvá-la o português Carlos Tavares, então VP da vitoriosa
concorrente Renault. OOOO
Mercedes, mais
vendido entre os Premium
Número sensível,
12.474 unidades, Mercedes vendeu 38,3% nos segmentos onde participa. No total,
os 7.361 produtos montados na fábrica de Iracemápolis, SP, foram responsáveis
por 61,2% das vendas, com liderança pelos Classe C comercializando 4.061
automóveis – 36,3% do total.
Outro indutor
das boas vendas foi pequeno SUV GLA, com 3.570 unidades – 29% dentre o total
dos Mercedes automóveis e variações, e quase metade do volume de produção
nacional. A atualização de itens internos e externos auxiliaram acelerar
vendas.
Outros fatores
responsáveis pela liderança da marca foi a presença de modelos importados,
Classe A, GLC, GLC Coupé, GLE Coupé, SLC, auxiliando fazer liderança em seus
segmentos e compondo o total nas vendas; e a corajosa disponibilidade dos
produtos de performance elaborada, como são as versões AMG, elevando a marca
como líder no segmento de elevada performance. No ano comemorativo de meio
século, mudando o foco para popularizar o rendimento extra, marca assinalou 621
unidades vendidas, 14% a mais relativamente a 2016 e superior aos 10% de
expansão nas vendas de automóveis, em parte pela expansão de sua rede de
concessionários, de 38 para 55, incluindo 12 especializados nos AMG.
Quer resultados
maiores em 2018, especialmente por novidades em produtos e por apurar os
serviços dos concessionários às demandas e expectativas dos clientes.
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