quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

GM lidera vendas na primeira quinzena


Fiorella Fatio


Fiorella Fatio
Via: Abrac ONLINE
Ainda que em uma análise apenas quinzenal, o ano começou com boas notícias no que se refere às vendas de veículos. O mercado registrou na primeira metade de janeiro elevação de 4% nos índices de comercialização ante mesmo período de 2011, com 126 mil unidades, graças aos números obtidos nos segmentos de automóveis e comerciais leves. De forma surpreendente a líder Fiat caiu para a terceira posição na quinzena, liderada pela GM, ainda que em empate técnico com a Volkswagen.
General Motors e Volkswagen empataram tecnicamente na liderança do mercado na quinzena, com 21,1% de participação cada – foram apenas 51 unidades a favor da GM. A Fiat, líder de 2011, ficou na terceira posição ao responder por 20,4% das vendas.

Chevrolet mais vendido nos primeiros 15 dias do ano foi o Celta, com 6.398 unidades emplacadas. O compacto foi o terceiro carro mais vendido do país nesta quinzena; a frente estão VW Gol (9.429) e Fiat Uno (8.432). Na lista dos 10 mais vendidos a GM ainda aparece com o Chevrolet Corsa Sedã, na 6º posição (4.514), e com o recém-lançado Chevrolet Cobalt na 9º (2.762).
Porém, a venda de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus na primeira quinzena de janeiro somou 126.348 unidades, queda de 24,31% na comparação com o mesmo período de dezembro de 2011, informou a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Em relação a igual período de janeiro do ano passado, a alta foi de 4%
Na média foram emplacadas 11,5 mil unidades por dia, resultado bem inferior ao registrado na primeira quinzena de dezembro, quando, em média, os licenciamentos alcançaram 15,2 mil veículos por dia. Porém historicamente as vendas em janeiro desaceleram na comparação com o mês anterior, devido ao período de férias dos consumidores.
Os segmentos de veículos pesados registraram retração neste começo de 2012 na comparação com idêntico período do ano passado: as vendas de caminhões cederam 5,2%, para 5,9 mil unidades, e as de ônibus caíram 16,7%, para 1,1 mil. O mercado de leves teve comportamento oposto, com alta de 4,7% nas vendas, para 119,3 mil unidades.
N.R.: com informações da Autodata, Agência Estado e Motor Dream

Nenhum comentário:

Postar um comentário