terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Ipanema 1.200 a Etanol Impulsiona Sustentabilidade do Agronegócio



O avião agrícola Ipanema atingiu hoje a expressiva marca de 1.200 unidades entregues. O sucesso deste veterano é comprovado, ano a ano, pelos bons resultados operacionais e encomendas dos clientes: em 2011, foram vendidos 58 Ipanema no Brasil e Mercosul, um aumento de 45% em relação ao ano anterior. 

“A evolução do Ipanema, com a incorporação de novas tecnologias, transformou o avião em um símbolo mundial da sustentabilidade na aviação”, disse Fábio Bertoldi Carretto, Gerente Comercial da Embraer para a Aeronave Ipanema. “A confiabilidade do produto é comprovada por mais de 40 anos de produção ininterrupta, com pesquisas constantes para a melhoria da aeronave, hoje movida a etanol, sempre com foco nas necessidades dos clientes e na sustentabilidade do agronegócio.”

A aeronave comemorativa é a 35ª recebida pela Sana Aviação Agrícola desde 1977, ano em que foi fundada. A empresa com sede na cidade de Leme, interior do Estado de São Paulo, é a maior cliente do modelo e opera atualmente 12 aviões Ipanema. 

“As principais vantagens do Ipanema em relação aos pulverizadores terrestres são custo operacional reduzido, maior rendimento e menor impacto ao meio ambiente”, disse Bruno Ricardo de Vasconcelos, proprietário da Sana Agro AéreaLtda. “O avião é muito adequado às necessidades de empresas como a nossa, que buscam oferecer aos clientes ganho de competitividade na atividade de pulverização.”

O Ipanema é a primeira aeronave produzida em série no mundo a sair de fábrica certificada para voar com etanol (álcool hidratado), mesmo combustível utilizado em automóveis. A fonte alternativa de energia renovável, derivada da cana-de-açúcar, reduziu o impacto ambiental e os custos de operação e manutenção e ainda melhorou o desempenho geral da aeronave, tornando-a mais atrativa para o mercado. 

Líder no mercado de aviação agrícola no Brasil, com cerca de 75% de participação, o Ipanema é utilizado principalmente na pulverização de defensivos agrícolas, evitando perdas por amassamento na cultura e flexibilizando a operação. Ele também pode ser utilizado no combate a incêndios, povoamento de rios e combate a vetores e larvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário