terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Copa das Federações de Kart vai reunir 200 pilotos no Espírito Santo



A temporada de kart 2012 começa oficialmente na primeira semana de março com a disputa da I Copa das Federações de Kart no kartódromo da cidade de Serra, região da Grande Vitória. A Federação de Automobilismo do Estado do Espírito Santo - organizadora e promotora da prova, estima que cerca de 200 pilotos deverão disputar as nove categorias da competição, aberto apenas aos campeões e vice-campeões de torneios estaduais e regionais. As inscrições para a competição podem ser feitas nas federações estaduais filiadas à Confederação Brasileira de Automobilismo até o dia 31 de janeiro.

Se nas primeiras provas de kart disputadas no Brasil - mais exatamente no bairro paulistano do Jardim Marajoara, no início dos anos 1960 -, bastava usar números pintados ou colados das mais variadas formas, o crescimento do kartismo no País exigiu um a padronização de um método baseado na combinação de cores para identificar as várias categorias. Tal sistema foi aperfeiçoado e, em meados dos anos 1980, consolidado no padrão atual. Na competição do Espírito Santo o regulamento particular da prova prevê que os pilotos deverão ostentar no lado esquerdo superior do macacão e na gravata (carenagem da coluna de direção do kart), a bandeira do seu Estado. 

Uma das preocupações que a organização da prova tem é com o público que não está habituado a acompanhar campeonatos de kart e que muitas vezes se atrapalham com a identificação de pilotos e das categorias que estão em disputa. A proposta de estabelecer um código de cores para as placas e os números teve como objetivo maior resolver esse problema e após um período de experiências a Comissão Nacional de Kart (CNK) da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) padronizou as cores das placas e dos números de cada kart. Rubens Gatti, presidente da CNK, lembra que essa definição não é nova:
"Esse padrão para identificação dos pilotos nas provas de kart foi desenvolvido inteiramente no Brasil e adotado pela CBA há pelo menos 25 anos."
Cada categoria possui uma cor para o fundo das placas e outra para a numeração do kart. Ao todo são 15 categorias regulamentadas pela CNK, sendo que nove serão disputadas na Copa das Federações: Mirim, Cadete, Júnior Menor, Júnior, Novatos, Graduados, Sênior B, Sênior A, e F4. Confira quais cores são utilizadas em cada uma delas:

Mirim (PMK): placa com o fundo amarelo e numeração verde;
Cadete (PCK): placa com o fundo verde e numeração amarela;
Júnior Menor (PJMK): placa com o fundo branco e numeração vermelha;
Júnior (PJK): placa com o fundo vermelho e numeração branca;
Novatos (PNK): placa com o fundo preto e numeração branca;
Graduados (PGK): placa amarela com numeração preta;
Sênior B (PSK-B): placa azul com numeração amarela;
Sênior A (PSK-A): placa amarela com numeração azul;
Fórmula 4 (F4): placa branca com numeração vermelha;

A Copa das Federações de Kart será disputada entre os dias 6 e 10 de março de 2012 e possui uma premiação total de R$ 100 mil. A lista com todos os participantes da competição será divulgada nos próximos dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário