Giovanna Riato, AB
www.automotivebusiness.com.br
A Fenabrave, federação dos distribuidores de veículos, espera que o mercado cresça 5,7% em 2012, para 5,89 milhões de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus e motocicletas. A projeção foi divulgada na quarta-feira, 4, por Flávio Antonio Meneghetti, que sucede Sérgio Reze na presidência da entidade até 2014.
A expectativa é superior ao crescimento registrado nas vendas em 2011 na comparação com 2010, quando o mercado avançou 4,7% para 5,57 milhões de unidades. A Fenabrave acredita que a queda da taxa de juros, a aceleração dos investimentos em infraestrutura e o aumento do salário mínimo, que vai injetar R$ 10 bilhões na economia, impulsionarão o crescimento das vendas este ano. A Fenabrave destaca ainda a tendência de redução na inadimplência. “O índice deve cair a partir de maio e chegar a 3,3% até o fim do ano. Com isso, as financeiras tendem a liberar mais crédito”, analisa.
Considerando apenas veículos leves, caminhões e ônibus, o mercado pode chegar a 3,80 milhões de unidades este ano. O volume representa expansão de 4,6% na comparação com o registrado em 2011. “As expectativas são grandes mesmo em relação ao crescimento de dois dígitos anotado em anos anteriores. Seria insustentável avançar naquele ritmo por muito tempo”, avalia Meneghetti.
Projeções por segmento
Automóveis e comerciais leves
As vendas de leves deverão acelerar 4,5% em 2012, para 3,57 milhões de unidades. O segmento de automóveis terá crescimento menos expressivo, de 2,5%, para 2,71 milhões de emplacamentos. Já os licenciamentos de comerciais leves puxarão a alta com evolução de 11,1% sobre o resultado de 2011, com 863 mil veículos.
Caminhões
Mesmo com o início da etapa P7 do Proconve, a Fenabrave espera crescimento expressivo para o mercado de pesados. A perspectiva é de que os licenciamentos de caminhões tenham alta de 9,6%, para 189,2 mil unidades. O avanço receberá impulso das obras de infraestrutura e da necessidade de renovação e expansão da frota, que precisará atender ao aumento da safra de grãos esperado para este ano. A entidade também acredita que a antecipação das compras de modelos Euro 3, que não aconteceu nos últimos meses de 2011, ocorra no primeiro trimestre deste ano.
Ônibus
Os emplacamentos de ônibus avançarão 14,3%, para 39,7 mil unidades, de acordo com a Fenabrave. Meneghetti aponta que as eleições municipais deste ano devem motivar a compra de chassis urbanos e impulsionar o crescimento.
Motocicletas
A entidade projeta que as vendas de duas rodas cheguem a 2,08 milhões de unidades este ano, com alta de 7,5% sobre o resultado de 2011. Entre os motores do crescimento estão a expansão da demanda, principalmente no Nordeste do País, e a tendência de aumento do volume de crédito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário