segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

VW APRESENTA E-BUGSTER EM DETROIT




Para muita gente ele é o carro mais representativo de uma nova era: o Beetle. Sucessor de um ícone automotivo, sua apresentação mundial teve lugar em abril de 2011 em Nova York e o lançamento no mercado em outubro. O Beetle mais esportivo de todos os tempos oferece até 147 kW / 200 cv de potência. Mas todas as versões são acertadas para demonstrar agilidade e, mesmo as que têm menor potência (a partir de 125 kW / 170 cv, nos Estados Unidos, e 77 kW / 105 cv na Europa), são agradáveis para dirigir. No North American International Auto Show, em Detroit, a Volkswagen está mostrando que esta esportividade pode ser transferida para um Beetle com propulsão totalmente elétrica. O E-Bugster foi especialmente criado para isto: um Beetle speedster com dois lugares e 85 kW de potência, que vai de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos sem emissão de poluentes, com linhas mais que empolgantes.

Blue-e-Motion para um futuro mais limpo

O módulo elétrico central do E-Bugster tem um design inovador: pesa apenas 80 quilos. A energia para alimentar o motor elétrico é armazenada numa bateria de íons de lítio cujos módulos são alojados atrás dos bancos dianteiros, numa posição estudada para economizar espaço. A capacidade da bateria, de 28,3 kWh, permite uma autonomia de pelo menos 180 quilômetros no trânsito urbano. Mesmo em um país enorme como os Estados Unidos, para a maioria dos motoristas, esta distância é suficiente para deslocar-se até o local de trabalho e voltar para casa. Graças aos novos Sistemas de Carga Combinados, desenvolvidos em cooperação com os fabricantes alemães de automóveis Audi, BMW, Daimler, Porsche e Volkswagen, assim como os parceiros americanos Ford e General Motors / Opel, o E-Bugster pode ser "abastecido" por meio de uma conexão que utiliza qualquer das modalidades de carga disponíveis.
A Volkswagen batizou a unidade de propulsão elétrica completa de Blue-e-Motion. Já em 2013, unidades com esta identificação entrarão em produção em veículos, como o Golf, por exemplo.

Visões tornam-se versões


Bugster? O nome parece familiar. É claro: Ragster! Foi em janeiro de 2005. Também em Detroit. Foi lá que a Volkswagen apresentou um New Beetle em versão speedster, com teto de tecido dobrável, o Ragster. Uma antevisão do design do Beetle do futuro. Mais largo, mais baixo, mais esportivo. Em 2005, a possibilidade de o conceito tornar-se realidade era expressa como: "É possível conceber qualquer coisa!". Em 2012, houve um avanço: "É possível realizar qualquer coisa!" A ideia levantada pelo Ragster em outubro de 2011 no atual Beetle produzido em série. E o que realmente significa o nome E-Bugster? Isto é fácil de explicar: uma combinação do identificador "E", relacionado aos veículos elétricos, o apelido americano do Beetle, "Bug", e o tipo de veículo, "speedster", um biposto com capota aberta.
O E-Bugster é um Beetle que dificilmente poderia parecer mais dinâmico. Na realidade, ele é um carro esporte. Mede menos de 1.400 mm de altura, ou seja, 90 mm menos que o Beetle com teto rígido. E o modelo de produção aparenta ter muita potência, com suas formas precisamente esculturadas. A largura do E-Bugster, 1.838 mm, aumentou 30 mm, enquanto seu comprimento (4.278 mm) é idêntico ao do carro de série normal. O E-Bugster apresenta um estilo muito singular, sob qualquer ponto de vista. Os detalhes de design da versão normal foram complementados por novos elementos de estilo. Na estrada, o carro conceito parece ter sido fundido em uma única peça. Isto devido a algo muito simples: ao desenvolver o modelo de série, apresentado em outubro de 2011, a equipe de design do Beetle levou em conta todas as possíveis variações para modelos futuros. E foi assim que surgiu um speedster com motor elétrico, o E-Bugster.

Dianteira e traseira do Bugster

À frente, o que mais chama a atenção é o parabrisa largo e recuado. A área envidraçada se estende lateralmente até um ponto além das colunas dianteiras. O E-Bugster, que é equipado com faróis de LED, também se diferencia do Beetle de série pelos para-choques: os designers integraram as luzes de condução diurna à esquerda e à direita da tomada de ar central como faixas de LEDs em forma de C (naturalmente espelhadas no lado direito).

Perfil lateral: Speedster

O E-Bugster tem janelas recuadas e teto baixo. Sob as caixas de rodas, tipicamente salientes, ficam os grandes aros de 20 polegadas, derivados das rodas "Twister" de 18 polegadas usadas no Beetle, equipadas com pneus 235 / 35 R 20. Entre as abas, há um "V" no flanco que é característica do mais famoso do modelo. A capota rígida do "Bug" alonga-se em um arco baixo, sobre esta linha cromada. Acompanhando o raio do teto - da forma típica de um speedster - está a borda superior das janelas laterais. A altura entre a borda cromada inferior da janela e a linha mais alta do teto é de apenas 400 mm. Como deve ser em um verdadeiro speedster.

Interior avançado

A combinação de alta tecnologia e comportamento dinâmico reflete-se também no interior do carro. Assentos esportivos e um túnel central contínuo na cor da carroceria reforçam o caráter esportivo do E-Bugster. O uso de alumínio nas maçanetas das portas e guias dos cintos e o estilo leve do volante também criam uma conexão direta entre o exterior e o interior. Ligar o E-Bugster é uma experiência diferente: o botão de partida não ativa apenas o sistema de propulsão. Primeiro, o interior é mergulhado numa luz branca; logo a seguir, numa luminosidade azulada. Tudo começa com um piscar de luz no painel de instrumentos. Dalí, a luz emana de uma fina linha luminosa, percorrendo a soleira das janelas das portas e contornando as aberturas de ventilação. 

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