quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

No mês em que completa 14 anos, Volkswagen no Paraná supera a marca de 1,5 milhão de Fox produzidos no País



A unidade da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba (PR), uma das mais modernas fábricas do Grupo Volkswagen, acaba de superar a marca de 1,5 milhão de Fox produzidos no País, no mês em que completou 14 anos. O recorde foi representado pelo Fox 1.6l Prime, que oferece até 104 cv, na cor vermelha, fabricado na unidade, e comemorado  no último dia 22/2 por meio de um evento interno com todos os colaboradores dos três turnos para apresentar as principais conquistas. Desde a sua inauguração, em 18 de janeiro de 1999, o complexo industrial produziu mais de 2,1 milhões de veículos para os mercados interno e externo e, atualmente, gera mais de 10 mil empregos diretos e indiretos, sendo referência em qualidade para o setor automotivo.
Hoje, o Fox é o segundo modelo da marca mais produzido e comercializado no País, atrás apenas do novo Gol. Em 2012, foram comercializadas 167.710 unidades do modelo no mercado brasileiro, um crescimento de 38% em relação a 2011. O Fox é também o segundo veículo mais exportado pela Volkswagen do Brasil, totalizando quase 420 mil unidades enviadas para 62 países em seus 10 anos de história.
Comprometida com o desenvolvimento dos seus colaboradores, por meio de programas de qualificação, a unidade acaba de inaugurar um moderno centro de capacitação profissional na área da Pintura para treinamentos corporativos permanentes, seguindo conceitos e diretrizes do Grupo Volkswagen. O espaço recém-inaugurado terá, ao final de toda a fase de implementação, cerca de 780 m² e contará com uma infraestrutura completa, reproduzindo os mesmos recursos da linha de produção para a execução das principais atividades (aplicação de PVC, lixamento, polimento e pintura da carroceria). Todos os colaboradores da área serão atualizados ou aperfeiçoados para desenvolver suas funções com conceitos renovados de ergonomia, qualidade e segurança. Os treinamentos na fábrica do Paraná estão começando neste mês de janeiro e compreendem diversos exercícios práticos e integrados ao processo produtivo.

Produção
A fábrica de São José dos Pinhais foi inaugurada em 18 de janeiro de 1999, dando início no mesmo ano à produção do Volkswagen Golf e do Audi A3. Em 2001, a unidade foi responsável pela produção do melhor Audi A3 do Grupo Mundial. Atualmente, a fábrica paranaense produz exclusivamente veículos Volkswagen: Fox, Fox BlueMotion, CrossFox, SpaceFox e Golf, com capacidade de produção de 870 veículos/dia. A cada dois minutos, um novo veículo Volkswagen é concluído na linha de produção.

Principais reconhecimentos da fábrica
A Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais recebeu reconhecimentos importantes nesta trajetória. Em 2012, a fábrica conquistou o prêmio "Top of Mind Paraná 2012", realizado pela Revista Amanhã e pelo instituto de pesquisas Bonilha, como a montadora de veículos e a marca de automóveis mais lembradas pelos consumidores do Paraná. A Volkswagen obteve 20,5% das menções na categoria “Automóvel” e 20,3% na categoria “Montadora do Paraná”.
Pela 3ª vez, a unidade recebeu o Troféu Onda Verde no Prêmio Expressão de Ecologia, da Editora Expressão, certificado pelo Ministério do Meio Ambiente como um dos mais importantes prêmios ambientais do Sul do País. A empresa foi premiada na categoria "Conservação de Insumos de Produção - Energia" com as ações implementadas para reduzir o consumo de energia, sendo a única montadora de veículos entre as empresas vencedoras. Em 2009, a fábrica foi a vencedora por seu projeto de reflorestamento, por meio do qual realizou o plantio de mais 100 mil mudas de espécies nativas desde 1999, ano de sua inauguração. Em 2002, a fábrica também recebeu o troféu pelo uso de tinta à base de água na pintura de automóveis, de forma pioneira, evitando a emissão de solventes.
A Volkswagen de São José dos Pinhais também recebeu, em 2012, o 12º Prêmio Empresa Cidadã, realizado pela organização Pequeno Cotolengo Paranaense, de Curitiba, para reconhecer instituições que apoiam seus projetos e ações sociais. A unidade foi reconhecida ainda com o Prêmio dos 100 Maiores Contribuintes do ICMS do Paraná, ficando entre as empresas mais bem colocadas no ranking, em cerimônia promovida pela Federação do Comércio e Jornal Indústria & Comércio. Regionalmente, a Volkswagen também foi apontada como a melhor "Montadora de Veículos" da região sul do País, no Projeto Reputação Corporativa, realizado pela Revista Amanhã, em parceria com o Grupo Troiano de Branding. A pesquisa ouviu mais de 3,4 mil moradores dos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Gestão ambiental
A fábrica se destaca ainda por utilizar tecnologia avançada em todo o seu processo de produção, como a solda a laser e a tinta à base de água na pintura de automóveis, evitando a emissão de solventes. Certificada pela ISO 14001, norma mundial que atesta a boa gestão ambiental das organizações, a unidade possui um avançado processo de tratamento de efluentes, que trata os esgotos convencionais e industriais. Conta também com um sistema de monitoramento ambiental que controla a qualidade do ar e das águas.
O reflorestamento da mata nativa é uma das práticas sustentáveis permanentes visando a preservação ambiental. O viveiro dentro do terreno da fábrica produz 10 mil mudas por ano. Mais de 100 mil mudas de espécies nativas foram plantadas desde a inauguração da unidade. Em 2011, foi realizado o plantio de mais de 800 mudas de várias espécies nativas em parceria com a Câmara Americana de Comércio - Amcham.

Fatos marcantes da fábrica de São José dos Pinhais
1999: Inauguração da fábrica em São José dos Pinhais

2003: Lançamento do Fox
2005: Lançamento do CrossFox
2007: Lançamento do Novo Golf
2009: Nova Geração do Fox e CrossFox
2010: Unidade comemora 1 milhão de Fox produzidos
2011: Unidade comemora 500 mil Golf produzidos e inicia a produção do SpaceFox
2012: Lançamento do Fox BlueMotion e unidade comemora 2 milhões de veículos produzidos
2013: Unidade comemora 1,5 milhão de Fox produzidos


Unidade de São José dos Pinhais em números:
2,1 milhões de veículos produzidos desde a inauguração (Volkswagen Fox, Crossfox, Spacefox, Golf e Saveiro e Audi A3)
1,5 milhão Fox
500 mil Golf
1 novo veículo Volkswagen é concluído a cada 2 minutos
420 mil unidades exportadas para 62 países

Nenhum comentário:

Postar um comentário