quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Citroën apresenta Novo C3 grafitado na Bienal Internacional Graffiti Fine Art



Uma unidade do Novo Citroën C3 foi grafitada e está exposta na 2° Bienal Internacional Graffiti Fine Art, que acontece no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), em São Paulo, de 22 de janeiro a 24 de fevereiro. O artista responsável é Cyril Kongo Phan, 42 anos, mais conhecido como Kongo, um grafiteiro francês e de origem vietnamita, que saiu dos subúrbios de Paris pra cobrir muros do Bronx nova-iorquino e de inúmeros outras cidades do mundo. 

A inspiração para o grafite do carro foi à própria cidade e seus movimentos urbanos. “A cor das grandes cidades é predominantemente cinza. Meu objetivo com o Novo Citroën C3 foi transformar, por meio do grafite e das cores, um objeto do mundo moderno em arte”, explica o artista. “Também sempre acreditei na arte fora dos museus, na arte expressada nos muros, que transforma as cidades em verdadeiros museus abertos. Por isso a frase Enjoy your City escrita no para-lama direito do carro”, completa.
Kongo é um dos 7 membros do MAC, um coletivo de grafite criado em Paris em 1987, e recentemente ganhou projeção mundial na parceria com a marca Hèrmes, ilustrando lenços da marca francesa. Parte do lucro das vendas dos lenços foi revertida para a Kosmopolis, instituição criada pelo artista para financiar projetos com novos artistas.
Além do Novo Citroën C3, também está em exposição um para-brisa Zenith grafitado pelo artista Acme, um dos pioneiros do grafite no Rio de Janeiro. 

Bienal
A 2° Bienal Internacional Graffiti Fine Art reúne nomes de destaque do grafitismo mundial e apresenta obras inéditas de 50 artistas, em painéis, instalações, telas, fotografias, pinturas, esculturas, lançamentos de livros e documentários. O objetivo do evento é traçar um panorama dos mais diversos estilos, técnicas e conceitos do grafite, com trabalhos de artistas nacionais e estrangeiros reconhecidos na arte urbana mundial. Nesta edição, nomes brasileiros de destaques estão presentes, como Nunka, Speto, Hebert Baglione, além de TKid (Estados Unidos), Phill (Japão), Dal (China), Wernz (Peru), Etnik (Itália) e ECB (Alemanha). 
A marca Citroën é apoiadora do evento e tem o Novo Citroën C3 grafitado como parte da exposição. “Para a marca Citroën participar deste evento é uma oportunidade de oferecer para a sociedade brasileira os valores que essa Bienal transmite: modernismo, dinamismo, criatividade, juventude, que dialogam com tudo que a Citroën busca representar”, explica Cléa Tiepo, gerente de Marketing da Citroën do Brasil. 

2ª Bienal Internacional Graffiti Fine Art
MuBE - Museu Brasileiro da Escultura
Abertura ao público – 22 de janeiro 
Data de encerramento: 24 de fevereiro
Entrada gratuita
Endereço: Av. Europa, 218. São Paulo
Informações: 11 2594-2601, mube@mube.art.br/ www.mube.art.br 
Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 19h

Nenhum comentário:

Postar um comentário