sábado, 21 de novembro de 2015

Land Rover celebra 45 anos de inovações em engenharia do Range Rover com travessia em ponte de papel

A Land Rover, marca britânica de SUVs premium, promoveu uma ação para comemorar os 45 anos de inovação tecnológica de seu mais luxuoso veículo, o Range Rover. Um exemplar do modelo atravessou uma ponte de cinco metros inteiramente produzida em papel, sem nenhuma cola ou parafuso como fixação.

Feita à mão, a ponte demorou três dias para ser concluída e foi confeccionada em papel fornecido pela fabricante britânica James Crooper PLC. A ação se deu na antiga cidade de Suzhou, localizada a cerca de 100 quilômetros de Xangai. O local, famoso por suas pontes, é conhecido como a “Veneza do Oriente”.

A ação representa mais uma inovação pioneira que envolve o Range Rover, famoso por sempre estar à frente em termos de engenharia, luxo e tecnologia. O modelo inaugurou o segmento de SUVs de luxo quando foi apresentado pela primeira vez ao público em 1970. Dois anos depois, ele foi o primeiro veículo do mundo a cruzar a inóspita região de Darien Gap na América Central, feito nunca antes realizado por um veículo de passeio.

Mais tarde, em 1989, o Range Rover foi o primeiro SUV do mundo a ser equipado com sistema de freios ABS. Tecnologias como o controle eletrônico de tração e a suspensão pneumática também foram introduzidos pela primeira vez em um SUV no Range Rover, em 1992.

Apresentada em 2012, a última versão do modelo foi a primeira no segmento de SUVs a ter carroceria inteiramente produzida em alumínio, o que representou uma economia de até 420 quilômetros em relação a um modelo com carroceria tradicional.

Foi confiado ao instrutor chefe do Land Rover Experience, Chris Zhou, a tarefa de fazer com que um Range Rover atravesse a ponte e papel de forma a preservar o delicado tecido de sua estrutura. Para isso, o modelo conta com uma série de características inovadoras que se combinam para proporcionar inigualável capacidade em todos os tipos de terreno.

A mais nova geração do sistema Terrain Response 2, que adapta automaticamente todas as configurações de tração, aceleração e suspensão do modelo de acordo com o tipo de terreno em que se trafega, com ou sem a ação do motorista.

O sistema All-Terrain Progress Control (ATPC) permite ao motorista se concentrar exclusivamente na direção do veículo, uma vez que o sistema monitora toda a velocidade e aceleração, além de adaptar o modelo para trafegar em determinado tipo de piso automaticamente. Sem precisar ao menos efetuar nenhum comando de pedal, o motorista pode usufruir de uma tecnologia que melhora a capacidade para o tráfego todo terreno e que pode ser ativada a qualquer momento, tanto com o seu veículo parado, quanto em movimento.

Pioneira do gênero na indústria, a tecnologia ajuda os motoristas a trafegar em qualquer tipo de piso, mesmo em terrenos como grama molhada, uma das mais difíceis condições off road até para os mais experientes motoristas.

Para o artista e designer Steve Messam, responsável pela construção da ponte de papel, “nós já vimos estruturas de papel construídas para suportar o peso de pessoas. Mas uma capaz de suportar o peso de um SUV de grande porte nunca foi construída antes. Por isso mesmo, assim como sempre ocorreu com o Range Rover, essa ação está levando além os limites de engenharia. A facilidade e a capacidade que o modelo demonstrou em transpor esse arco de papel foi realmente muito empolgante”.

Desde seu lançamento em 1970, o Range Rover é o veículo que inaugurou o segmento que hoje conhecemos como SUV, ao unir a capacidade dos veículos de trabalho rural da época com o luxo e sofisticação até então exclusivo dos sedãs e esportivos. Atualmente o modelo é uma referência em luxo, exclusividade e capacidade em todos os tipos de terreno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário