quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Bosch apresenta sistema inovador para limpeza do para-brisa


A Bosch apresenta na 27ª edição do Congresso SAE Brasil, que ocorrerá de 3 a 5 setembro, em São Paulo, o Jet Wiper – um sistema inovador de jato de água inteligente integrado ao braço do limpador de para-brisa. Devido às suas configurações técnicas, é desejável que o Jet Wiper seja incorporado ao veículo ainda na fase de desenvolvimento e na linha de produção, já que elimina a instalação dos ejetores convencionais de água sobre o capô.

Desenvolvido para ser econômico, eficiente, sustentável e ainda contribuir com a segurança no trânsito, o Jet Wiper Bosch borrifa um jato de água diretamente à frente das palhetas, o que proporciona uma limpeza uniforme sem que a pulverização prejudique a visão do motorista. Ao contrário dos sistemas convencionais, esta tecnologia garante que a lavagem seja realizada com mais eficiência e reduz o consumo de água em até 50%. Com isso, as montadoras podem diminuir o tanque de fluido de lavagem, o que acaba ajudando a reduzir o peso do veículo, e consequentemente, a emissão de CO2 na atmosfera. 

Os sistemas convencionais de limpeza do para-brisa são projetados para que o jato de água funcione corretamente até uma determinada velocidade. À medida que o veículo acelera, a corrente de ar aumenta e desvia o fluxo da água. Como resultado, menos líquido é direcionado à área que precisa ser limpa e é necessário maior volume de água para atingir a limpeza desejada. Com o Jet Wiper nenhuma gota de água é desperdiçada, pois a pulverização só é feita quando o braço do limpador estiver se movendo para cima, permitindo que o líquido seja imediatamente recolhido pelas duas palhetas e distribuído por todo o para-brisa.

Como o sistema Jet Wiper não requer palhetas especiais, a troca é feita exatamente como antes, sem nenhum esforço ou custo adicional. Além disso, outro diferencial do sistema é que o limpador pode ser aquecido de acordo com a temperatura externa: um sensor ativa o aquecimento dos elementos da mangueira e do ejetor garantindo um desempenho confiável durante o inverno, tornando a tecnologia ideal para regiões mais frias. 

Atualmente, o Jet Wiper pode ser encontrado em modelos importados como:Tesla Model 3; Volvo X90 e XC40; PSA 3008 e 5008 e Citroen DS7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário