segunda-feira, 1 de abril de 2019

PIRELLI EQUIPA A MERCEDES "GULLWING" COM O CINTURATO CA67



O Cinturato foi o primeiro pneu radial fabricado pela Pirelli e também o primeiro a ter um caráter claramente esportivo, tendo sido inicialmente projetado para equipar a gama da Alfa Romeo. O composto da banda de rodagem era extremamente resistente a altas temperaturas e cortes, enquanto a estrutura de lona radial com cinturas cruzadas assegurava rigidez extra. Isso, por sua vez, fez com que o pneu fosse mais preciso e adequado aos primeiros carros esportivos da era moderna. O pai desse produto patenteado foi Luigi Emanueli, de Milão, um mestre da tecnologia e renomado mago de pneus, até o ponto em que agora ele é lembrado como o criador do Cinturato. Antes de se tornar a marca mais antiga da linha da Pirelli, o Cinturato teve que ganhar sua fama em uma época (anos 1950 e 1960), quando o conforto era priorizado em relação ao desempenho. 

Foi o começo da era de especialização que conhecemos hoje e os fabricantes estavam começando a produzir os primeiros verdadeiros carros esportivos. No entanto, para um pneu inovador como o Cinturato CA67, nem sempre foi fácil livrar-se da dominância de pneus estabelecidos com estruturas mais convencionais, como o Stelvio e o Sempione. Não demorou muito para a mudança vir. Já em 1954, o CA67 tornou-se a face pública da Pirelli, com sua silhueta distinta e padrão da banda de rodagem representando a empresa em feiras e anúncios. O CA67 permaneceu como parte da gama até 1980 e hoje
está disponível como parte da família Pirelli Collezione. É onde os entusiastas podem encontrar pneus que combinam visuais clássicos com tecnologia e materiais modernos, ajudando a manter a originalidade dos carros clássicos. A marca Cinturato, claro, nunca saiu da produção. Hoje, ainda está disponível com o P7: um dos pneus da Pirelli com o maior número de homologações.

O desempenho esportivo e a personalização continuam sendo marcas-chave do DNA da Pirelli até hoje e isso se tornou bem conhecido graças ao Cinturato. O “padrão da banda de rodagem 367” anunciou o início da estratégia Perfect Fit da Pirelli, que representa o foco da empresa de Milão especialmente com a linha P Zero.O Cinturato CA67 foi o precursor de uma família de pneus com aplicações específicas, modificados para se adequarem perfeitamente aos veículos em que estão equipados. Como o nome sugere, um Perfect Fit que inaugurou a abordagem única feita sob medida que ainda hoje caracteriza os pneus Pirelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário