Porsche 911 S |
A Porsche encerrou o ano de 2011 com um recorde histórico de vendas no Brasil. A Stuttgart Sportcar, importadora oficial da marca, entregou 1.134 automóveis a seus consumidores, um aumento aproximado de 20% em relação ao volume comercializado no ano anterior (911 unidades). Além do recorde absoluto da marca, a Stuttgar Sportcar teve seu trabalho recompensado também pela liderança de modelos como o Cayenne e o Panamera em seus respectivos segmentos.
"Foi um ano extremamente positivo para a Porsche", avalia Marcel Visconde, presidente da Stuttgart Sportcar. "Alcançamos o feito inédito de superar 1.000 vendas no ano, mantivemos nossa posição de maior importador da marca na América Latina e dois de nossos produtos, Cayenne e Panamera, mantiveram a liderança em seus respectivos mercados." O Cayenne voltou a ser o Porsche mais vendido no Brasil, com um total de 645 unidades comercializadas (56,88% do total da marca). Ficaram a seguir os modelos Boxster (197), Panamera (133), Cayman (83) e 911 (76 unidades vendidas).
Porsche Cayenne |
Em relação aos concorrentes, o Panamera confirmou sua liderança no segmento GT: 42,27% de participação, à frente de Mercedes-Benz Classe S e CLS, BMW Série 7, Audi A8, Jaguar XJ e Bentley Continental Flying Spur. Entre os SUV Premium, o Cayenne fechou o ano com 39,37% de participação, ficando à frente de BMW X6 e X5, Audi Q7 e as versões com motor a gasolina de Land Rover e Mercedes-Benz ML.
"É importante ressaltar que a oferta de 911 foi muito pequena durante o ano, devido à renovação da linha", observa Visconde. A partir do segundo semestre, o modelo mais tradicional da Porsche passou a ser representado somente pelas versões top, Turbo e Turbo S. Os novos 911 Carrera e Carrera S foram apresentados no Salão de Frankfurt, em setembro, e estarão disponíveis no mercado brasileiro a partir de março. Os preços serão definidos por ocasião do lançamento.
Porsche Panamera |
Sobre as perspectivas para 2012, Visconde prefere aguardar os primeiros meses do ano antes de fazer prognósticos. "Existem muitas variáveis de consequências desconhecidas. Ainda não sabemos, por exemplo, como o consumidor vai lidar com os preços majorados devido ao aumento do IPI para carros importados. Por outro lado, teremos ao longo do ano a nova geração do 911, um modelo que sempre desperta desejo de compra", analisa. Outro fator de incerteza apontado pelo presidente da Stuttgar Sportcar é a turbulência na economia internacional, especialmente na Europa. "Por enquanto, qualquer projeção é mero exercício de futurologia. Creio que em março será possível ter uma noção mais clara das possibilidades para o restante do ano", finaliza Visconde
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