quarta-feira, 30 de abril de 2014

F-Truck: Interlagos conduziu vencedores ao título em oito temporadas


A terceira das dez etapas da temporada de 2014 da Fórmula Truck será disputada em São Paulo (SP) no dia 18 de maio. O GP Petrobras, que contará pontos pelos campeonatos Brasileiro e Sul-Americano, consistirá na 17ª edição de um evento da categoria no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos. A etapa paulista é a de maior público da competição no país, com média de mais de 60 mil torcedores por etapa desde 2001.Interlagos recebeu etapas da Truck em 16 das 18 temporadas completas já disputadas – as exceções ficaram por conta dos campeonatos de 2000 e de 2001. Em oito oportunidades, o vencedor da etapa paulista chegou ao título da temporada em questão. O paranaense Wellington Cirino, piloto da ABF-Santos Desenvolvimento, foi o único a comemorar duas vezes um título brasileiro com vitórias em Interlagos, nas temporadas de 2003 e de 2008.

O recordista de vitórias em Interlagos é Roberval Andrade. O paulista da Ticket Car Corinthians Motorsport venceu quatro edições, todas elas pilotando caminhões da Scania, em 2004, 2006, 2009 e 2010, único ano em que integrou a lista de campeões que obtiveram primeiros lugares na corrida em Interlagos. O primeiro nome desta relação é o do paranaense Osvaldo Drugovich Júnior, vitorioso na edição de 1997, ano do primeiro de seus dois títulos.

Cirino, em 2003, seria o segundo piloto a incluir uma vitória no traçado paulista na campanha para o título. O evento estatístico voltaria a acontecer em 2007, com o paulista Felipe Giaffone obtendo, com o Volkswagen da equipe RM, a primeira de suas 18 vitórias na Fórmula Truck, e em 2008, com o próprio Cirino, que festejou em Interlagos a primeira das quatro vitórias que o levaram ao tetracampeonato brasileiro, até hoje um recorde da categoria.

Em 2010, a etapa marcou a segunda das cinco vitórias de Andrade. Em 2011, a prova foi válida apenas pelo Sul-Americano – Giaffone, vencedor, foi o campeão. Leandro Totti ganhou a corrida de 2012 com o Mercedes-Benz da ABF Racing Team – o paranaense já havia vencido em 2005, com o Ford da Londrina Truck Racing. Em 2013, o pernambucano Beto Monteiro triunfou com o caminhão da Scuderia Iveco e foi campeão brasileiro e sul-americano.O primeiro piloto vencedor da Fórmula Truck na pista de Interlagos foi o paulista Wagner França, com um Scania, em 1996. Em 1998, o paulista Renato Martins e o paranaense Sérgio Drugovich, ambos de Scania, conquistaram as vitórias nas duas baterias – Martins ficou com a vitória geral. Em 1999, os paranaenses Tiago Grison, com um Volvo, e Osvaldo Drugovich, com Scania, revezaram as vitórias. Grison venceu pela soma geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário