domingo, 15 de junho de 2014

24 Horas de Le Mans: Audi vence pela 13ª vez

Diante de um público de 300.000 pessoas, a Audi deu sequencia neste domingo a sua impressionante sequencia de vitórias nas 24 Horas de Le Mans. Na 82a edição da prova de Endurance mais importante do mundo, o alemão André Lotterer, o suíço Marcel Fässler e o francês Benoît Tréluyer venceram a prova seguidos por outro trio de pilotos da Audi, formado pelo brasileiro Lucas di Grassi, pelo espanhol Marc Gené e pelo dinamarquês Tom Kristensen. 

Este resultado marcou o 13o triunfo da marca das quatro argolas em Le Mans, em apenas 16 participações na prova. E foi, também, um dos mais valiosos para o time, dada a forte concorrência dos modelos Porsche e Toyota nesta edição. A corrida foi duríssima para a Audi e se manteve aberta por quase todas as 24 horas - tanto que a dobradinha da marca só foi definida na porção final da prova.

Para a Audi, as 24 Horas de Le Mans são sempre anunciadas como "Desafios Bem-Vindos" - e muitos deles foram enfrentados pela marca das quatro argolas na 82a edição da mais importante prova de endurance do mundo. Depois do sério acidente sofrido pelo francês Loïc Duval nos treinos livres da última quarta-feira, o Audi Sport Team Joest preparou o Audi R18 e-tron quattro em tempo recorde para recolocar o trio de pilotos na pista, desta vez com o espanhol Marc Gené no lugar de Duval.

O fato do trio formado por Gené, di Grassi e Kristensen estar na disputa pela vitória na manhã deste domingo mostra a dimensão do trabalho realizado pelos mecânicos. No entanto, pouco tempo antes do final da prova, a necessidade de troca do turbo-compressor do R18 #1 impediu que este conto de fadas se tornasse realidade. E, com uma diferença de três voltas para os campeões, Lucas di Grassi, Marc Gené e Tom Kristensen cruzaram a linha de chegada em segundo.

Marcel Fässler, André Lotterer e Benoît Tréluyer assumiram a liderança da prova pela primeira vez pouco depois das cinco horas da manhã deste domingo, depois de impor, durante toda a noite, grande pressão sobre o modelo da Toyota que havia liderado praticamente toda a corrida. Devido à necessidade de substituição do turbo-compressor, o Audi R18 e-tron quattro #2 caiu, temporariamente, para a terceira posição - mas voltou ao primeiro lugar numa notável recuperação durante a qual André Lotterer estabeleceu a volta mais rápida da pista com o tempo de 3min22s567.

Já o trio que conduziu o Audi R18 e-tron quattro #3 não teve a mesma sorte. Depois de um início de prova bastante competitivo, o carro de Filipe Albuquerque, Marco Bonanomi e Oliver Jarvis foi atingido na traseira por uma Ferrari GT durante o período de intervenção do Safety Car, na reta Hunaudières. O powertrain do carro ficou tão danificado no incidente que Marco Bonanomi foi obrigado a abandonar depois de apenas uma hora e meia de corrida.

Nas agitadas primeiras horas da prova, os protótipos da Audi, Porsche e Toyota travaram um duelo em altíssima velocidade pelas curvas e pelas longas retas de Le Mans - que manteve os espectadores de olhos atentos ao circuito. Os fãs presenciaram uma das mais emocionantes corridas da história recente das 24 Horas, tanto que a decisão em favor da Audi só ocorreu na penúltima hora da disputa. 

"Foi um tipo de prova que só se pode ver em Le Mans", disse o chefe da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang Ullrich. "Houve inúmeros incidentes e nenhum dos principais carros cumpriu toda a distância da prova sem enfrentar problemas. Os fatores decisivos para o sucesso da Audi neste ano foram o desempenho consistentemente veloz de nossos Audi R18 e-tron quattro durante as 24 horas, a ausência de erros na pilotagem de nossos pilotos e a capacidade de nossa equipe de responder rapidamente, e de forma correta, aos problemas que surgiram ao longo da prova. 

A Toyota e a Porsche representaram adversários realmente fortes, e ambas, como esperado, não facilitaram a nossa vida. Sempre acreditei que, apesar dos pré-requisitos particularmente difíceis para nossa equipe neste ano, seríamos capazes de ter sucesso e que teríamos o carro mais eficiente da corrida. O fato de termos sido bem-sucedidos novamente me enche de orgulho. Meus agradecimentos são, também, não só para toda a equipe, mas também para o nosso Conselho de Administração e para todo o Grupo, que nos permite demonstrar, ano após ano, a vanguarda tecnológica da Audi em Le Mans. Também gostaria de expressar meu respeito pela performance da Porsche em seu retorno a esta corrida", encerrou.

Além de marcar a 13a vitória da Audi nas 24 Horas de Le Mans, o resultado deste domingo representa a oitava conquista da tecnologia de propulsão TDI e a terceira de um carro de corrida híbrido da Audi. O time de Reinhold Joest celebrou neste ano seu 15o triunfo na prova de endurance mais importante do mundo. Marcel Fässler, André Lotterer e Benoît Tréluyer alcançaram sua terceira vitória em Le Mans - as demais haviam sido em 2011 e 2012.

Veja os dez primeiros colocados na corrida deste domingo na França:

1) Marcel Fässler/André Lotterer/Benoît Tréluyer (LMP1, Audi Sport Team Joest, Audi R18 e-tron quattro), 379 voltas
2) Lucas Di Grassi/Marc Gené/Tom Kristensen (LMP1, Audi Sport Team Joest, 
Audi R18 e-tron quattro), a 3 voltas
3) Anthony Davidson/Nicolas Lapierre/Sébastien Buemi (LMP1, Toyota
TS 040), a 5 voltas
4) Nicolas Prost/Nick Heidfeld/Mathias Beche (LMP1, Rebellion, R-One Toyota), a 19 voltas 
5) Simon Dolan/Harry Tincknell/Oliver Turvey (LMP2, Jota Sport, Zytek Z11SN Nissan) a 23 voltas
6) Pierre Thiriet/Ludovic Badey/Tristan Gommendy (LMP2, Thiriet, Ligier JS P2), a 24 voltas
7) Paul-Loup Chatin/Nelson Panciatici/Oliver Webb (LMP2, Signatech Alpine, Alpine A450b Nissan), a 24 voltas
8) René Rast/Jan Charouz/Vincent Capillaire (LMP2, Sébastien Loeb Racing, Oreca 03R Nissan), a 25 voltas
9) Alex Brundle/Jann Mardenborough/Mark Shulzhitskiy (LMP2, Oak Racing, Ligier JS P2), a 25 voltas
10) Christian Klien/Gary Hirsch/Romain Brandela (LMP2, New Blood, Morgan Judd), a 27 voltas

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