terça-feira, 10 de junho de 2014

Wagner Gonzalez em Conversa de pista

O que acontece com Felipe Massa?  

Brasileiro torna-se o primeiro piloto a liderar um GP na temporada dominada pelos pilotos da Mercedes-Benz mas bate em Sérgio Pérez ao disputar o quarto lugar nas voltas finais do GP do Canadá.  Australiano Daniel Ricciardo vence seu primeiro GP e quebra a invencibilidade de Nico Rosberg e Lewis Hamilton em 2014

Em uma temporada onde a equipe Mercedes-Benz exerce tamanho próximo do absoluto, liderar uma volta ou vencer uma corrida é fato relevante, para usar a expressão tão cara aos corretores da Bolsa. Verdade que liderar algumas poucas voltas pode ser circunstancial, decorrência de táticas de pit stops e que tais. Já ganhar uma corrida, é diferente. Dentro deste quadro o australiano Daniel Ricciardo conquistou sua primeira vitória na F-1 e galgou importante degrau em sua carreira ao juntar-se a um seleto grupo de pilotos. Da mesma maneira, a atuação de Felipe Massa no GP do Canadá, a sexta etapa do Campeonato Mundial de F-1 disputada domingo em Montreal, novamente colaborou para empanar sua habilidade e reforçar uma sequência de resultados aquém do que muito quer e espera do brasileiro.
Não cabe discutir de Massa tem ou não capacidade de estar na F-1: este vídeo da Sky italiana deixa claro que lá fora se respeita e se reconhece muito mais a garra de quem disputa posições; de quebra nota-se que ao contrário do que se tenta impor no Brasil, a pronúncia correta do sobrenome do mais novo vencedor da F-1 é “Ritchiardo” e não Ricardo…  A capacidade de Massa já foi demonstrada ao obter o vice-campeonato mundial de 2008 e ao colaborar para Kimi Räikkönen vencer o certame de 2007. Ocorre que há algum tempo, após seus acidente nos treinos para o GP da Hungria de 2009, as atuações de Massa têm sido marcadas por batidas e confusões em paradas no box, não necessariamente por sua culpa.
Tal conjunção de fatores contribui para que ele seja cada vez mais seja envolvido em uma onda de criticismo e apontado automaticamente como o culpado, não importa o que aconteça. Efetivamente na imagem captada por uma camera frontal ao local do acidente, a impressão foi de que o brasileiro fosse o único responsável pela colisão que afastou os dois de um bom resultado e quase elimina Sebastian Vettel da prova. Para uma análise mais fria do fato ver este vídeo  derruba essa conclusão, ainda que a manobra de Massa possa ser considerada um tanto otimista demais.
Pontos interessantes: era lógico prever que Pérez, piloto de estilo arrojado e aguerrido um dedo além da conta, poderia surpreender e, lembre-se, tinha o direito de mudar de direção. A visão da manobra desde uma camera instalada em um helicóptero mostra claramente que a linha escolhida por Massa era otimista, mas também demonstra que o piloto mexicano mudou abruptamente de direção e diminuiu seu ritmo num ponto em que é normal estar com o acelerador a fundo.  Não é demais recordar que voltas antes o mexicano tinha mostrado uma trajetória incerta e acusava problemas de instabilidade durante as freadas.
Conversando com meu amigo Kunihiki Ahai, um respeitado jornalista japonês que assistiu a prova ao lado dos pilotos da equipe Toyota do Mundial de Endurance, o culpado foi claramente o mexicano:
“Eu cheguei a me assustar”, me contou Akai San, “no momento do acidente todos os seis pilotos gritaram o nome de Pérez, deixando claro que sua manobra para defender posição foi errada.”
Sem dúvida alguma somente olhos e mentes acostumados ao ofício poderiam notar antes do choque que Pérez reduziu notadamente a velocidade do seu carro antes de mover-se para a esquerda no momento em que Massa movia-se sutilmente para a direita. Isso explica a dinâmica do acidente. Mais importante: por mais óbvio que possa parecer quem provocou um acidente, nunca é demais analisar o fato friamente e refletir sobre as possíveis causas antes de divulgar um veredicto.
Vale lembrar também que Alonso ultrapassou Bottas no mesmo local do acidente, mas mantendo-se pelo lado externo da pista, ao contrário da tática usada por Massa. O brasileiro não soltou as mãos do volante na hora da batida, o que é vai contra o que qualquer piloto faz no momento que precede o choque. Com a ajuda de Derek Warwick como comissário desportivo a FIA analisou o acidente e puniu Perez com a perda de cinco posições no grid da próxima etapa do Mundial, o GP da Áustria, dia 22, no renovado circuito de Zeltweg. Como se pode ver aqui, Massa não gostou, achou pouco, mas…
Enquanto isso, Daniel Ricciardo mostrou seu característico sorriso do degrau mais alto do pódio tendo ao seu lado dois nomes já consagrados que exibiam um semblante bem menos feliz: Nico Rosberg, que ampliou sua liderança no campeonato frente ao companheiro de equipe Lewis Hamilton, e um Sebastian Vettel que parece resignado a ceder sua condição de todo poderoso na equipe Red Bull. Vale lembrar ainda que a longa reta de Montreal evidenciou que o conjunto quase-perfeito dos carros alemães mostraram uma nova falha: o superaquecimento dos freios  causou o abandono de Hamilton e impediu que Rosberg mantivesse a liderança até o final. Triste para ele, muito bom para a temporada, que ainda corre o risco de a graça caso a prova canadense seja uma exceção a confirmar a regra e não uma demonstração do novo (des)equilíbrio de forças da categoria. O resultado completo do GP do Canadá e as posições dos campeonatos mundiais de pilotos e construtores você encontra clicando aqui.
Goiânia no embalo
Etapas das categorias Marcas e Mercedes Benz movimentaram o Autódromo  de Goiânia no último fim de semana, demonstração que a novidade do circuito reformado ainda apela ao entusiasmo local pelo automobilismo. De qualquer forma, realizar competições de nível nacional em dois fins de semana seguidos é uma boa forma de saturar o mercado e esvaziar arquibancadas.  Allam Khodair venceu a primeira bateria após  conquistar a liderança na penúltima volta após ultrapassar seu companheiro de equipe Galid Osman, que largou na pole position e dominou a prova até ter problemas com pneus. A seguir terminaram  Alceu Feldmann e Gustavo Martins. Osman conseguiu sua redenção na segunda bateria quando largou em décimo-terceiro e assumiu a liderança na sexta volta. Cesar Bonilha e Carlos Souza completaram o pódio.
Fortes se impôs no Mercedes Benz Challenge
Fernando Fortes venceu a segunda etapa do Mercedes-Benz Challenge na tarde deste domingo (08/06), em Goiânia. Fortes largou na décima colocação  e assumiu a liderança quando faltavam duas voltas para o final; com este resultado é co-líder da categoria principal. Claudio Dahruj/Guilherme Salas e Fernando Amorim/Renan Guerra completaram o pódio. Na C250 a vitória foi de Luiz Sena Jr., com Christian Mohr em segundo e Cesare Marrucci em terceiro.
Brutos em Brasília
O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck teve neste domingo (8) uma das corridas mais movimentadas de sua história. Um acidente envolvendo sete pilotos e a interrupção da corrida, que por causa disso teve duas fases e foi definida com base na soma dos tempos. Mesmo assim o paranaense Leandro Totti manteve sua invencibilidade na temporada e tornou-se o primeiro piloto da categoria a vencer as quatro primeiras etapas de uma temporada. Felipe Giaffone, Roberval Andrade, Paulo Salustiano,  e Djalma Fogaça completaram o pódio, nesta ordem.
Feriadão na pista
O ex-piloto Jan Balder segue cada vez mais firme na promoção do Torneio Interlagos de Regularidade, uma oportunidade rara para andar com seu esportivo clássico (fabricado até 1989, largada às 11 horas) ou moderno (fabricado após 1989, largada às 14 horas), no autódromo paulistano. Com o início da reforma do autódromo previsto para meados de julho a etapa marcada para o dia 19 de junho (quinta-feira) pode ser a última oportunidade para levar seu possante à pista. Balder lembra que a realização da prova na quinta-feira, feriado de Corpus Christi, foi definida para atender ao pedido de vários concorrentes regulares para conciliar a competição com a possibilidade de viajar no feriado prolongado.  Cada categoria terá 45 minutos de atividade na pista e as inscrições podem ser feitas através do telefone (11) 997 427 672 ou na rua Henri Dunant, 246 (veja mapa aqui), sendo que até 14 de junho a inscrição pode ser feita com desconto ao custo de R$ 320,00 e R$ 420,oo para participação individual ou em dupla, respectivamente. Após essa data e no dia do evento os preços sobem para R$ 450,00 e R$ 550,00. Mais informações também podem ser obtidas no site do torneio.

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