segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

A temporada 2014 de rali da Pirelli em números‏

A Pirelli retornou ao World Rally Championship (WRC) no ano passado, mas com um objetivo diferente em comparação quando a empresa italiana foi a única fornecedora da categoria, entre 2008 e 2010. O foco para 2014 foi em competições para consumidores, permitindo que os clientes privados da Pirelli competissem no mais alto nível do rali mundial.Após uma temporada emocionante que levou os clientes da Pirelli da neve da Suécia até a escorregadia lama do País de Gales, seguem alguns números que marcaram a temporada 2014 do World Rally Championship:

Número total de pneus de rali fornecidos durante a temporada 2014 do WRC: 1857
Número total de pneus para cascalho: 987
Número total de pneus para asfalto: 727
Número total de pneus para gelo e neve: 143
Número total de pilotos do WRC que usaram pneus Pirelli em 2014: 44
Número total de diferentes tipos de pneus Pirelli usados em 2014: 4
Número total de diferentes compostos disponíveis: 7 (Scorpion duro, Scorpion macio, P Zero duro, P Zero macio, P Zero supermacio, Sottozero para neve e Sottozero para gelo)
Vida média dos pneus em quilômetros: 65

Número total de etapas vencidas: 2 (Henning Solberg, na Suécia e no Reino Unido). Apenas três outros pilotos privados conseguiram vencer uma etapa no WRC este ano.

Número total de títulos conquistados: 1 (Max Rendina, campeão do WRC2 Production).

Número total de vitórias na classe WRC2: 2 (Bertelli na Itália e Gilbert na França: a Pirelli liderou o WRC2 até a penúltima rodada).

Total de quilômetros percorridos em competição no WRC 2014: 4.515,08
Maior velocidade média no WRC 2014: 122,09 km/h, no Rally da Finlândia
Menor velocidade média no WRC 2014: 86,37 km/h, no Rally da Argentina
Maior etapa do ano: 59,13 km, em Monte Lerno, na Sardenha
Menor etapa do ano: 1,01 km, em Monster Street Stage Guanajuato, no México
Etapa mais veloz do ano: Wieliczki, na Polônia (média de 136,88 km/h)
Etapa mais lenta do ano: Salou, na Espanha (média de 51,56 km/h)

Outros campeonatos globais de rali e off-road vencidos pela Pirelli neste ano: 48

O Diretor de Motorsport da Pirelli, Paul Hembery, disse que “Estamos envolvidos com o World Rally Championship desde que ele foi criado, em 1973. Recentemente, a empresa patrocinou iniciativas como o programa Pirelli Star Driver e o WRC Academy para reforçar seu compromisso com a categoria. Durante o primeiro ano do nosso retorno ao WRC nesta temporada, demonstramos que os nossos produtos podem permitir que os pilotos privados explorem suas melhores performances, vencendo etapas e títulos, mesmo que o número de inscritos que tivemos tenha sido uma fração do dos nossos rivais. Fora o WRC, ganhamos perto de 50 outros títulos de rali e off-road este ano, incluindo o Campeonato Italiano de Rally e outras categorias ao redor do mundo. Também vencemos alguns eventos privados em casa, como o Rally de Monza e o Bettega Memorial, com Robert Kubica, e desfrutamos do privilégio de trabalhar com incríveis embaixadores da marca, como o Ken Block, que usou nossos pneus no seu último filme da série Gymkhana, bem como no World Rally Championship”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário