terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Chevrolet apresenta no Salão de Detroit conceito de carro elétrico acessível e com ampla autonomia

A apresentação do Bolt EV, hoje, no Salão de Detroit deixa evidente o comprometimento da Chevrolet com a eletrificação do automóvel. O modelo é um conceito de carro 100% elétrico acessível e com ampla autonomia. Foi desenvolvido para custar na faixa dos US$ 30 mil e percorrer mais de 320 quilômetros com uma recarga das baterias. 

Aproveitando-se dos mais modernos conceitos tecnológicos estabelecidos pelo Volt e pelo Spark EV, o Bolt EV foi projetado para ser uma referência em desempenho neste segmento, tanto nos Estados Unidos como em outros mercados globais.

O motorista pode configurar o veículo conforme a sua utilização: urbana, rodoviária ou fim de semana. Os diferentes modos ajustam, por exemplo, a velocidade de resposta ao comando do pedal do acelerador, a altura do veículo em relação ao solo e o nível de rigidez da suspensão.

O conceito da Chevrolet EV também foi pensado para suportar recargas rápidas. Em menos de 45 minutos na tomada, o carro pode completar até 80% da carga das baterias, dependendo de variáveis, como o clima.

Com características de um crossover, o modelo também inova na estética. A sua proporção única, com praticamente nenhuma saliência na parte frontal ou traseira, otimiza o espaço interior e cria um clima acolhedor para até quatro ocupantes. Materiais leves, incluindo alumínio, magnésio, fibra de carbono e até tecido enriquecem o design e, ao mesmo tempo, ajudam a reduzir o peso do carro.

A otimização da eficiência energética também vem com as soluções aerodinâmicas, como os para-lamas traseiros com aberturas para a melhor passagem do ar.

O conceito possui interior arejado, reforçado pela grande área envidraçada que se estende até a cobertura. Aliás, teto e aerofólio são integrados, formando um conjunto charmoso e atlético. Já o estilo da traseira lembra a de um hatch e usa material acrílico para ajudar a transpassar mais luz natural no interior.

Por dentro, o Bolt EV passa a sensação de ser grande e espaçoso, reforçada pelo assoalho plano, por dimensões generosas para a cabeça e as pernas dos ocupantes e pela escolha das cores dos revestimentos, além da ampla área envidraçada.

O ambiente arejado e high-tech da cabine é reforçado pela arquitetura leve de assentos montada em pedestais de alumínio exposto, gerando um efeito de flutuação. O console minimalista também parece suspenso.

O layout interior de cockpit duplo, característico da Chevrolet, foi interpretado exclusivamente para o Bolt EV para tornar a experiência de condução mais fácil e agradável. Os painéis das portas possuem uma aparência única com efeitos que se destacam à noite.

Algumas das tecnologias do carro podem ser acessadas via smartphone por meio de um aplicativo específico, que permite:
Travar e destravar as portas do veículo à distância;
Usar o automóvel de forma compartilhada;
Incorporar a função de estacionamento autônomo. 

No pátio de um shopping,
por exemplo, o motorista pode desembarcar e ordenar ao veículo que procure uma vaga livre, sem a necessidade de ninguém a bordo e com total segurança.


Uma tela de 10 polegadas sensível ao toque com interface inovadora complementa o aplicativo. Ela permite a projeção de todas as funções de comando e de consulta em relação ao sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário