segunda-feira, 9 de março de 2015

Mercedes-Benz incentiva o desenvolvimento profissional de aprendizes

Mercedes-Benz do Brasil tem o projeto “Estrelas do Amanhã” na fábrica de São Bernardo do Campo, São Paulo, que visa o desenvolvimento profissional dos aprendizes que ingressam na Empresa pelo CAMP - Centro de Formação e Integração Social ou pelo CIEE - Centro de Integração Empresa Escola. 

O programa de incentivo à educação foi elaborado por um grupo de profissionais recém-formados que também coordenou a primeira edição, realizada em 2014. Esses jovens apresentaram a ideia como parte de projeto solicitado durante o programa de trainees. 

As aulas do “Estrelas do Amanhã” acontecem todos os sábados, das 7:45 às 17:00, na planta de São Bernardo do Campo, onde são produzidos caminhões, ônibus e agregados (motores, eixos e câmbios). Para este ano, já foram selecionados 36 aprendizes, sendo que todos participam de cursos de informática e de redação no primeiro trimestre. A partir do segundo trimestre, os aprendizes podem cursar uma das três disciplinas: desenhista mecânico; assistente de Departamento Pessoal; assistente de Planejamento e Controle de Produção. A duração do curso é de um ano. Para 2015, foram formadas três turmas. 

“Com a rápida aceitação pela Empresa da ideia, considerada inovadora e diferenciada, sua implementação aconteceu no próprio ano de 2014 e teve a participação de 32 aprendizes”, declara Carlos Ferreira Manaia, gerente de Recursos Humanos da Mercedes-Benz do Brasil.  
   
Atualmente, a Companhia tem cerca de 100 aprendizes, que estão cursando o Ensino Médio e o Fundamental, atuando nas áreas administrativas da Mercedes-Benz. Todos eles podem se inscrever e concorrer ao processo seletivo do “Estrelas do Amanhã”. 


Na seleção é avaliado o currículo e a redação de cada candidato, que também passa por uma entrevista individual. São considerados, ainda, no processo seletivo, as melhores notas e o menor número de faltas no período escolar do aluno. 

Além dos cursos, a Mercedes-Benz oferece benefícios aos aprendizes como uma linha de ônibus exclusiva para os estudantes virem até a Empresa e depois retornarem para suas residências, e almoço nos restaurantes da fábrica. A Companhia também promove a participação desses alunos em eventos culturais como, por exemplo, visitas a museus e a teatros. Com o apoio de psicólogos, são oferecidas palestras motivacionais e sobre carreira durante o curso. Os aprendizes são orientados também sobre faculdades que dispõem de cursos de seu interesse; sites disponíveis para o envio de currículos, bolsa emprego e postura a ser adotada durante entrevistas para concorrer às vagas no mercado de trabalho.      


Cada aprendiz tem à disposição um mentor, colaborador voluntário das mais diversas áreas e de diferentes cargos da Empresa. “O objetivo é trocar ideias e ajudar os jovens nas mais variadas dúvidas que envolvem o ambiente de trabalho nas empresas’, declara Manaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário