domingo, 24 de setembro de 2017

Parceria entre ZF e Faurecia ganha dinâmica com o "Cockpit 2025"

Quando a ZF e a Faurecia divulgaram sua parceria, em maio de 2017, os ecossistemas integrados do Vale do Silício serviram como exemplo. Os primeiros frutos dessa parceria de quatro meses evidenciam que as duas fornecedoras da indústria automobilística são rápidas e ágeis. Ao apresentar um conceito de assento do motorista, a ZF e a Faurecia demonstram no IAA, na Alemanha, como estruturar a segurança passiva na transição da condução assistida para a autônoma.

O banco permite colocar o condutor em três posições diferentes: uma para condução, uma para descanso e uma de “trabalho”, na qual o assento fica levemente virado para o centro da cabine, podendo ser inclinado até 25° para trás e girado até 10° no sentido do centro do espaço interno do carro. O assento foi totalmente remodelado, com subdivisão do encosto em duas áreas diferentes. Os pontos de fixação do cinto de segurança estão integrados no banco, com estrutura projetada para a mudança em caso de colisão. Entre uma posição e outra, o ponto de fixação variável do cinto localizado próximo ao ombro pode se adaptar automaticamente à anatomia do motorista deitado. 

Além disso, o pré-tensionador ativo do cinto de segurança, ACR 8, pode enviar sinais ao condutor – por meio de vibrações – para que ele, por exemplo, volte a se concentrar no trânsito. Dessa forma, o sistema do cinto de segurança pode ser inclusive integrado à interface homem-máquina do carro, o que é imprescindível para os programas de assistência ao motorista e para as funções de condução automatizadas, nas quais o condutor é informado para retomar o comando do veículo.

Adicionalmente ao airbag lateral padrão montado no lado de fora, no assento fica instalado o inovador “Advanced Far Side Airbag” desenvolvido pela ZF. Em caso de colisão, ele pode proteger a cabeça e o pescoço do motorista, sobretudo em caso de impacto no lado do passageiro. Além disso, um airbag montado atrás do encosto oferece segurança aos passageiros sentados no banco traseiro.

Tudo isso foi possível porque a ZF e a Faurecia encontraram rapidamente um entendimento comum do que é a segurança integrada e, além do primeiro conceito de assento realizado, estipularam outras metas de médio e longo prazo. 

No contexto do projeto “Cockpit 2025”, as companhias pretendem moldar a transformação do interior do veículo – da condução assistida para a automatizada. Para isso, as parceiras definiram diversos campos de ação, como funções para mais conforto e segurança que envolvem tanto o assento como os chassis do automóvel, além de elementos do painel de instrumentos, como display, volante e proteção dos ocupantes, sem contar o monitoramento do espaço interno e a interação dos sistemas na fase anterior ao impacto, ou seja, nos últimos milésimos de segundo antes de um acidente inevitável, em que a proteção dos ocupantes pode ser aumentada.


Seguindo um roteiro definido, as parceiras continuarão colocando em prática suas abordagens e soluções nos próximos anos para que, em 2022, possam apresentar e oferecer um interior de veículo voltado ao futuro que viabiliza a condução altamente e totalmente automatizada (Níveis 3 e 4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário