sábado, 30 de setembro de 2017

GT2 RS é o Porsche 911 mais veloz de todos os tempos

A Porsche estabeleceu no dia 20 de setembro um novo recorde para carros aptos a rodar nas estradas nos 20,6 quilômetros do circuito de Nordschleife em Nürburgring, na Alemanha. 

O tempo recorde, de 6 minutos e 47,3 segundos, foi obtido na presença de um notário (fiscal público) e ultrapassou as expectativas da própria Porsche. Frank-Steffen Walliser, vice-presidente de Motorsport e carros GT conta: "No início do processo de desenvolvimento estabelecemos por nossa conta um objetivo para o GT2 RS, de um tempo de volta de menos de 7 minutos e 5 segundos. 

O crédito por superar esse objetivo em 17,7 segundos vai para nossos engenheiros de desenvolvimento, mecânicos e pilotos, que demonstraram um desempenho de equipe excepcionalmente elevado. 

O resultado oficializou que o GT2 RS não é apenas o mais potente, mas também o 911 mais rápido já fabricado."


Esse recorde não é um fato isolado: Lars Kern (30 anos), da Alemanha, e Nick Tandy (32 anos) do Reino Unido, quebraram o recorde anterior para carros esportivos aptos a rodar em vias públicas (6 minutos e 52,01 segundos) em sua primeira tentativa e, em seguida, fizeram cinco voltas abaixo de 6 minutos e 50 segundos. 

Para Andreas Preuninger, diretor da Linha de Modelos GT: "Não é apenas o tempo recorde alcançado pelo GT2 RS que demonstra a classe desse veículo, mas também sua performance consistente em cada volta percorrida. Estamos especialmente orgulhosos pelo fato disso ter sido obtido por dois veículos e dois pilotos diferentes, já que isso salienta a capacidade do GT2 RS repetir esse resultado por várias vezes.”

O piloto de fábrica da Porsche, Nick Tandy, viajou diretamente para Nürburgring depois de uma prova de seis horas em Austin, no estado americano do Texas, trocando o protótipo Porsche 919 Hybrid pelo 911 GT2 RS de 700 cv (515 kW) equipado com pneus Michelin Pilot Cup 2

Foi Lars Kern, piloto de testes profissional da Porsche apaixonado por corridas quem acabou estabelecendo o tempo recorde final. Além de participar da Carrera Cup Australia. Kern compete regularmente no Campeonato VLN de Endurance em Nordschleife e conhece Nordschleife de dentro para fora. A volta recorde foi iniciada às 19h11 e terminou 6 minutos e 47,3 segundos depois, em condições ambientais ideais. Como é costume em disputas por recordes, o tempo foi medido ao longo do trecho de 20,6 quilômetros. A média horária do veículo foi de 184,11 km/h.

O 911 apto a rodar nas ruas mais veloz e mais potente teve sua apresentação mundial no Festival de Velocidade de Goodwood, no Reino Unido, no final de junho. O coração desse carro esportivo de alto desempenho é um motor plano biturbo com seis cilindros de 700 cv (515 kW). 

Pesando 1.470 kg com o tanque de combustível cheio, o biposto de peso leve acelera de zero a 100 km/h em 2,8 segundos. O cupê com tração traseira tem velocidade máxima de 340 km/h. Com sua tecnologia de propulsão próxima a um carro de competição, o novo 911 GT2 RS supera seu antecessor de 3,6 litros por 80 cv (59 kW) e alcança um torque de 750 Nm (um acréscimo de 50 Nm).

Nenhum comentário:

Postar um comentário