terça-feira, 25 de outubro de 2011

LANÇADA OFICIALMENTE A JOINT VENTURE BMW PEUGEOT CITROËN ELECTRIFICATION

A BMW e a PSA Peugeot Citroën conjugam suas competências e investem mais de 100 milhões de euros num centro tecnológico dedicado aos veículos híbridos e elétricos.
  • centro de Pesquisa & Desenvolvimento de Munique está operacional;
  • centro de produção em Mulhouse se prepara para iniciar a produção a partir de 2015.
Essa plataforma tecnológica para sistemas de tração elétricos, que pretende ser uma plataforma aberta, deve dar um impulso significativo à indústria europeia.

Munique - O protocolo do acordo assinado entre a BMW e a PSA Peugeot Citroën entra em sua fase final para dar origem à BMW Peugeot Citroën Electrification, uma joint venture voltada ao desenvolvimento e à produção de uma tecnologia dedicada aos veículos híbridos e elétricos, estabelecendo, na mesma ocasião, as condições necessárias para a rápida realização de seus objetivos comuns. O início da produção de componentes híbridos para a eletrificação de modelos dos dois grupos está previsto para 2015. A BMW Peugeot Citroën Electrification pretende se tornar um dos principais protagonistas no setor dos sistemas de tração elétricos e ditar o exemplo a ser seguido rumo à mobilidade de amanhã.  Ao criar uma plataforma tecnológica aberta, a joint venture pretende contribuir significativamente para a estruturação deste setor de atividades na Europa.
A BMW e a PSA Peugeot Citroën se propõem a realizar, conjuntamenteobjetivos ambiciosos e claramente definidos », explica Wolfgang Güllich, Presidente-diretor geral da BMW Peugeot Citroën Electrification. « Pensamos que dentro de alguns anos nossa empresa será um dos principais fornecedores de equipamentos de sistemas de tração elétricos.» Com esta perspectiva, a BMW e a PSA investiram mais de 100 milhões de euros na BMW Peugeot Citroën Electrification. Até o final de 2011, o centro de Pesquisa & Desenvolvimento de Munique vai receber cerca de 400 colaboradores, em sua maioria engenheiros especializados em eletromobilidade e eletrônica. Esses especialistas vão projetar componentes híbridos que serão posteriormente produzidos no centro de produção de Mulhouse (cerca de 250 funcionários em cadência máxima). A BMW Peugeot Citroën Electrification desenvolverá e fabricará todos os componentes  elétricos indispensáveis para uma cadeia de tração elétrica. São eles: baterias de alta tensão, motores elétricos, geradores, eletrônica de potência, dispositivo de recarga e softwares de gestão da energia. Paralelamente, a joint venture vai criar uma plataforma tecnológica aberta, graças à qual poderá integrar os fornecedores ao processo de desenvolvimento e de compra e venda de seus componentes híbridos, contemplando outras empresas além dos dois acionistas.
A BMW e a PSA Peugeot Citroën desenvolvem, há cerca de 10 anos, uma cooperação bem-sucedida em torno dos sistemas de transmissão. Desde 2002, ano da assinatura do acordo de cooperação entre os dois parceiros, foram produzidos mais de 1,8 milhão de motores de 4 cilindros a gasolina destinados a equipar diversos modelos do MINI, assim como veículos Peugeot e Citroën. Em fevereiro de 2010, ambos os parceiros se comprometeram a levar adiante essa parceria com o desenvolvimento da próxima geração de seus motores 4 cilindros a gasolina. A joint venture, que está operacional, vai acelerar a padronização dos componentes híbridos, o que deve levar a significativas economias de escala em termos de compra e produção.

A BMW PEUGEOT CITROËN ELECTRIFICATION, co-empresa da BMW e da PSA Peugeot Citroën, tem unidades na Alemanha e na França. 

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