quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

ESTUDANTES RECEBEM PRÊMIO DE EDUCAÇÃO FCA E CNH INDUSTRIAL

Guilherme Augusto Kuhnen, 17 anos, terminou a última prova do vestibular e foi direto para o aeroporto, na companhia do pai. A viagem de Curitiba para Belo Horizonte foi um sonho realizado. O jovem foi um dos 130 vencedores da 18ª edição do Prêmio de Educação Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e CNH Industrial

A cerimônia aconteceu nesta terça-feira (2), na capital mineira, com a entrega de 100 prêmios de R$ 4 mil para os estudantes que se destacaram com as melhores notas no Ensino Médio e 30 prêmios de R$ 8 mil na categoria Ensino Superior.

“Meu irmão venceu no Ensino Médio e depois no Ensino Superior. Vê-lo ganhar foi um incentivo para me dedicar mais nos estudos e vencer também”, conta Guilherme, que finalizou no ano passado o Ensino Médio e está tentando uma vaga no curso de Engenharia Mecânica. Filho de Agostinho Kuhnen que trabalha há quase 40 anos na CNH Industrial Curitiba, ele já está de olho no próximo desafio: “Quero voltar para ganhar o prêmio como formando do Ensino Superior”.

O Prêmio de Educação foi criado em 1997 com o objetivo de estimular o desempenho escolar dos filhos dos empregados da FCA e da CNH Industrial. Desde sua primeira edição, mais de dois mil estudantes já foram beneficiados. O valor total em prêmios já passa de R$ 6 milhões. Para a seleção dos alunos, uma comissão avaliou os históricos escolares e calculou a nota média obtida ao longo dos cursos.

Presentes na plateia, os pais acompanharam atentos os passos dos filhos. Para Adonias Vasconcelos, empregado da Comau há 16 anos, o papel dos pais é fundamental na trajetória escolar da família. “Temos que dar o exemplo dentro de casa. Aprender com seriedade exige disciplina, foco e determinação. Esse é o segredo”, ressalta Adonias que, recentemente, voltou ao banco escolar para fazer MBA em Gestão de Projetos. Das três filhas, duas subiram ao palco como vencedoras da 18ª edição. “Amália conclui no ano passado o curso de Tecnologia da Informação e já está fazendo mestrado. Amanda terminou o Ensino Médio e está fazendo Engenharia Civil”, conta orgulhoso.

Yasmin Umbelino de Paula, 24 anos, já decidiu o que vai fazer com o dinheiro. O cheque de R$ 8 mil será usado nos custos de uma viagem para Europa. A jovem concluiu em 2013 o curso de Licenciatura em Música. “O Prêmio de Educação é o reconhecimento de nosso esforço e um estímulo para continuarmos a valorizar a educação para melhorar nosso futuro”, destaca Yasmin, que participou da premiação pela primeira vez em 2009 quando foi uma das vencedoras na categoria Ensino Médio. Filha de Edmar Mauro de Paula, empregado da Teksid há 30 anos, ela foi a oradora que representou os alunos vencedores do Ensino Superior.

Com o diploma de Arquitetura em mãos e já aprovada em um concurso público na área, Marcela Cotta também vê no Prêmio de Educação a motivação para continuar a caminhada. “A premiação nos faz olhar pra trás e termos a certeza de que valeu a pena todo o nosso esforço, mas também nos faz projetar o futuro e nos impulsiona a seguir em frente”, afirma a arquiteta, filha do engenheiro e gerente da Fiat Automóveis, Robson Cotta.

Chave para o desenvolvimento da sociedade, a educação é um compromisso dos grupos FCA e CNH Industrial. “O princípio básico da educação é assegurar às crianças e jovens uma formação para o exercício da cidadania. Acreditamos e apostamos na educação como forma motriz da mudança do Brasil”, afirma o presidente da FCA para a América Latina, Cledorvino Belini. "Está inserido em nosso DNA como um valor que deverá se perpetuar para sempre em nossa história", completa Vilmar Fistarol, presidente da CNH Industrial para a América Latina.


Considerado um dos mais bem sucedidos programas de incentivo à educação no Brasil, o Prêmio de Educação é realizado em todas as cidades onde há empresas da FCA e da CNH Industrial: Belo Horizonte, Contagem, Betim, Lavras, Nova Lima (MG), Curitiba (PR), Amparo, Hortolândia, Mauá, Piracicaba, Santo André e São Bernardo (SP).

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Etapa de Curitiba (PR) consagra campeões do Mercedes-Benz Challenge 2014

O Mercedes-Benz Challenge 2014 chegou ao fim no último domingo (30), após a oitava corrida do ano, realizada no Autódromo Internacional de Curitiba, na cidade de Pinhais (PR). Depois de sete meses de competição, passando por cinco autódromos diferentes, incluindo um inédito circuito de rua, as equipes Comark Racing e RSports Racing comemoraram o título da temporada que marcou mais um ano de sucesso para a divisão de motorsport da Mercedes-Benz.

O domingo também foi motivo de comemoração para os pilotos que venceram a última corrida da temporada. Eduar Mehry Neto, da Hitech Racing, terminou na ponta da tabela na CLA AMG Cup, enquanto Cesare Marucci, da Cordova Motorsports, foi o último vencedor do ano na classe C 250. Os campeões da temporada, Arnaldo Diniz e Cristian Mohr, terminaram a oitava etapa em 6º e 3º lugar, respectivamente.


“Foi uma temporada bem difícil e competitiva. Consegui liderar praticamente o ano inteiro, mas a diferença diminuiu no final. Parabéns à minha equipe que fez um trabalho fantástico. Nosso entrosamento foi muito bom e me deixou bastante satisfeito. Já estamos de olho em 2015 para tentar levar o título novamente”, desabafou Diniz após a cruzar a linha de chegada.


Além de comemorar a conquista do campeonato, Cristian Mohr fez um balanço do seu primeiro ano competindo pela Mercedes-Benz. “A marca organizou uma categoria competitiva, bem estruturada e com ótima visibilidade. A tendência é que o campeonato cresça muito nos próximos anos. É bem gratificante participar de um circuito assim. Para 2015, tenho o objetivo de migrar da classe C para a CLA AMG.” 

A temporada 2014 do Mercedes-Benz Challenge ainda marcou uma nova fase para a marca, com a estreia do CLA 45 AMG Racing Series, versão de corrida do esportivo da marca, o CLA 45 AMG. Desenvolvido totalmente pela AMG, o veículo é o primeiro cupê de quatro portas compacto na história da companhia, causando grande repercussão no mercado nacional por seu design ousado e elegante, tendo um forte apelo com o público jovem.


“O Mercedes-Benz Challenge completou sua quarta temporada em 2014, ano que também marcou a estreia do CLA 45 AMG Racing Series, reforçando o nosso compromisso em compartilhar a tradição da marca no automobilismo com um público que é apaixonado por automóveis. O sucesso dessa edição consolida o crescimento já expressivo da competição e reforça a importância do Brasil como um dos principais mercados para a Mercedes-Benz no mundo. Esse cenário contribui para a entrada de novos modelos no País, tanto para competição como para o consumidor final”, afirma Dimitris Psillakis, diretor geral Automóveis da Mercedes-Benz do Brasil.

Toyota é campeã do FIA World Endurance Championship 2014

A Toyota foi a grande vencedora do Campeonato Mundial de Endurance da (WEC) da FIA em 2014. Após carimbar o segundo lugar ao fim da etapa das 6 horas de São Paulo, que ocorreu nesse fim de semana, no autódromo de Interlagos, em São Paulo, a fabricante fechou o ano também com a coroa de campeã entre os construtores. 

A hegemonia no WEC 2014 foi laureada com o desempenho da equipe Toyota Racing e o seu TS040 Hybrid #8 dos campeões Sebastien Buemi e Anthony Davidson, ambos terminaram o ano com 166 pontos, 39 a mais que o segundo melhor desempenho. Entre as montadoras, a Toyota alcançou a pontuação de 289 pontos, 45 à frente de sua concorrente.

Ao todo, a Toyota levantou dois dos mais importantes troféus do WEC em 2014, já que uma semana antes havia conquistado o campeonato entre os pilotos nas 6 horas do Bahrein.


Temporada 2015

A temporada 2015 já tem data marcada para acontecer. Será em 28 de Março, com o circuito de Paul Ricard, na França.

Sobre o TS040

O TS040 Hybrid é uma evolução do TS030 Hybrid e foi projetado, desenvolvido, fabricado, construído e operado pela Toyota Motorsport GmbH (TMG), em Colônia, na Alemanha, para o Campeonato Mundial de Endurance (WEC).Com motor V8 aspirado de 3,7 litros à gasolina, o bólido entrega 520cv e possui tração nas quatro rodas, o que permite uma aceleração ainda mais potente. A introdução de dois novos sistemas de recuperação de energia, nos eixos dianteiro e traseiro, faz com que o carro aumente a potência para até 1000cv.

JAGUAR LAND ROVER INICIA A CONSTRUÇÃO DE SUA FÁBRICA NO BRASIL

A Jaguar Land Rover dá início à construção de sua fábrica em Itatiaia, no sul do estado do Rio de Janeiro, com investimentos de R$ 750 milhões. A cerimônia do lançamento da pedra fundamental contou com a participação do Governador do Rio de Janeiro e do CEO Global da Jaguar Land Rover, Dr. Ralf Speth. A empresa também anuncia planos para abrir seu primeiro Centro Educacional na América Latina.Tendo por base o bem-sucedido programa de educação que a empresa mantém no Reino Unido, o novo Centro da Jaguar Land Rover proporcionará aos participantes uma ampla gama de atividades em sala de aula, com o objetivo de ajudar crianças em idade escolar da região a desenvolver habilidades e conscientização em relação à vida profissional, além de inspirá-los a seguir carreiras na Jaguar Land Rover futuramente.  

A Jaguar Land Rover tem um relacionamento próximo das comunidades localizadas nos arredores de suas fábricas ao redor do mundo. Apesar de a construção de sua fábrica no Brasil estar apenas no início, a empresa vem criando forte vínculo com as comunidades de Itatiaia e Resende.

Além do Centro, a Jaguar Land Rover lançou recentemente a primeira fase de seu programa “Inspirando os Trabalhadores de Amanhã”, na região de Itatiaia. Em conjunto como SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – o conjunto oferece treinamento e experiências a jovens entre 17 e 26 anos, de forma a prepará-los para o trabalho dentro da indústria automotiva. Este é o primeiro programa do gênero que a Jaguar Land Rover desenvolve fora do Reino Unido.

Produção no Brasil
A Jaguar Land Rover é a primeira empresa britânica do ramo automotivo a investir na construção de uma fábrica no Brasil. Durante a primeira fase do programa, sua nova unidade industrial de 60 mil metros quadrados irá gerar cerca de 400 empregos diretos e terá capacidade para produzir até 24 mil veículos ao ano.

Como parte do comprometimento da Jaguar Land Rover com a indústria automotiva brasileira, a empresa irá utilizar na sua produção em Itatiaia uma série de componentes nacionais de fornecedores locais, além de importar outros componentes de sua rede global. Além disso, a empresa está investindo em serviços de assistência técnica de forma a auxiliar a rede de fornecedores locais e ampliar os índices de nacionalização futuramente.

O novo Discovery Sport foi confirmado como um dos veículos que a Jaguar Land Rover planeja construir no Brasil, com previsão de sair da linha de montagem em Itatiaia em 2016. Desde essa confirmação, feita pelos executivos da empresa durante o Salão do Automóvel de São Paulo, o Discovery Sport vêm recebendo uma aceitação bastante positiva por parte dos consumidores brasileiros.

Com o início das construções no Brasil e com a abertura da sua fábrica na China em joint venture, a Jaguar Land Rover está começando a realizar seus planos de se tornar uma fabricante internacional de automóveis.


Wagner Gonzalez em Conversa de pista

Wagner Gonzalez
Única equipe com vagas em aberto para o Campeonato Mundial de F-1 de 2015, a McLaren deveria ter anunciado ontem seus dois pilotos para a próxima temporada. Deveria: a decisão foi postergada e, dessa forma aumentou a angústia de pelo menos três pilotos: o inglês Jenson Button, o dinamarquês Kevin Magnussen e o belga Stoffel Vandoorne. Todos eles são cogitados como possíveis companheiros de Fernando Alonso, que se desligou da Ferrari, onde foi substituído por Sebastian Vettel. No ano que vem a equipe que já teve os brasileiros Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna voltará a usar os motores Honda, que a exemplo do que aconteceu com Ayrton, seria responsável por parte significativa do salário do espanhol.
 
As razões para prolongar o anúncio dos seus dois pilotos parece ir além das qualidades e potencial dos candidatos: circulam rumores que Ron Dennis busca, com relativa urgência, levantar recursos que lhe dariam o controle acionário do grupo McLaren. A operação envolve soma considerável de dinheiro — fala-se em US$ 300 milhões — e pode ter a participação de empresas dinamarquesas, detalhe que certamente pesaria a favor da manutenção de Magnussen. Outros, como Jackie Stewart, mencionaram que a escolha terá o dedo de Fernando Alonso, que certamente não gostaria de ter um nome capaz de lhe fazer sombra ou atrapalhar a condição de primeiro piloto absoluto.
 
Marussia em ritmo de black Friday
Fato comum na Inglaterra, a Marussia viverá momentos definitivos em sua apagada participação na F-1 dentro de duas semanas: nos dias 16 e 17 haverá o leilão dos bens da equipe que, mesmo marcando dois pontos na temporada deste ano e ficando à frente da Sauber e da Caterham, foi vítima da crise que assola a categoria. Para quem se interessar e quiser dar um presente especial de Natal, clique aqui para ver os itens que serão leiloados. Carros de F-1 sem motor, caminhões, uniformes de pilotos e mecânicos, ferramentas e equipamentos de ponta fazem parte dessa lista.
 
 
Embora oito pilotos chegassem à prova final do campeonato de 2014 com chances ao título, os paulistas Átila Abreu e Rubens Barrichello concentraram a disputa na prova realizada domingo em Curitiba (PR) e marcada por vários acidentes espetaculares. Barrichello largou na pole position mas perdeu a ponta para Daniel Serra, que dominou a prova, e em seguida foi superado também por Abreu. A longa experiência na F-1 (onde a metodologia e recursos de ponta são marcantes), a motivação extra que ele trouxe para a Scuderia 111,  uma equipe com gana de se estabelecer entre os melhores da categoria, e um bom apoio financeiro, formaram a base dessa conquista, primeiro campeonato que Rubinho vence desde que triunfou na F-3 inglesa em 1991, então com 19 anos. Piloto e equipe conseguiram seus primeiros títulos na categoria. Atualmente com 42 anos, Barrichello está mais maduro e ajuda a promover a Stock Car brasileira, onde é sem dúvida o nome mais popular do momento.
 
Disputado em formato inédito que permitiu a disputa de duas provas em nove de suas 12 etapas, o certame de 2014 viu também uma profusão de novos vencedores e novos valores surgindo na categoria, grupo que inclui Felipe Fraga, que estreou com pole position e vitória em Interlagos-, Rafael Suzuki e Vitor Genz. Entre os que subiram ao degrau mais alto do pódio pela primeira vez incluem-se Galid Osman, Júlio Campos, Rafa Matos e Sérgio Jimenez. A Stock Car entra em recesso até 8 de fevereiro, quando haverá treinos livres no autódromo de Curitiba; o campeonato inicia-se em 22 de março, em Goiânia (GO). O resultado da temporada deste ano você pode ver aqui.

Porsche volta a vencer
Nome consagrado nas provas de resistência, a Porsche conseguiu em Interlagos sua primeira vitória desde seu retorno oficial à categoria: após seis horas de competição o modelo 919 Hybrid pilotado por Neel Jani, Romain Dumas e Marc Lieb completou as 249 voltas à frente do Toyota TS040 tripulado por Anthony Davidson e Sébastien Buemi. Na última rodada de paradas no box o carro japonês recebeu pneus macios para tentar uma ultrapassagem sobre o protótipo alemão, mas um acidente com o modelo similar pilotado por Mark Webber (em equipe com Timo Bernhard e Brendon Hartley) acabou forçando a entrada do Safety Car e a conseqüente neutralização da prova. Levado ao centro médico do autódromo e posteriormente transferido ao Hospital Bandeirantes, o piloto australiano segue sob observação e deverá ter alta na sexta-feira. O italiano Matteo Cressoni, que pilotava o Ferrari atingido pelo Porsche de Webber na subida do box antigo (trecho hoje conhecido como Curva do Café), também foi transferido ao hospital mas foi liberado na tarde de ontem.
 
Resultado final da Le Mans 6 Horas de São Paulo:
1) Neel Jani, Romain Dumas, Marc Lieb (Porsche Team/LMP1), 249 voltas; 2) Anthony Davidson, Sébastien Buemi (Toyota Racing/LMP1), a 0s170; 3) Tom Kristensen, Loic Duval, Lucas Di Grassi (Audi Sport Team Joest/LMP1), a 1 volta; 4) Stéphane Sarrazin, Alexander Wurz, Mike Conway (Toyota Racing/LMP1); 5) Benoit Tréluyer, André Lotterer, Marcel Fässler (Audi Sport Team Joest/LMP1); 6) Matthew Howson, Richard Bradley, Alexandre Imperatori (KCMG/LMP2), a 24 voltas
WG

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Maratona Universitária da Eficiência Energética: Estudantes mostram o que é economia

Na última sexta-feira (28/1), em pleno Black Friday mundial, os universitários brasileiros mostram o que é consumo com economia. Contrastando com a velocidade superior a 250 km/h e o barulho ensurdecedor dos bólidos da Le Mans 6 Horas de São Paulo, no Autódromo de Interlagos, no vizinho Kartódromo Ayrton Senna mais de 500 estudantes, com 73 protótipos de 48 universidades de 10 Estados (SP, RJ, PR, SC, RS, MG, MT, BA, MA, PI) tentaram, no maior silêncio e com velocidades inferiores a 25 km/h, também alcançar a melhor performance energética com motores movidos a Gasolina, Etanol e por Eletricidade, na11ª Maratona Universitária da Eficiência Energética. 


"A busca pela maior eficiência energética é um dos principais focos de desenvolvimento dos motores da Renault. E vamos atrás deste objetivo desde o repasse da tecnologia da Fórmula 1 para os carros de rua, até o incentivo e apoio aos estudantes na pesquisa e testes para o desenvolvimento de novas tecnologias em prol da economia e preservação do meio ambiente", comentou Caíque Ferreira, Diretor de Comunicação da Renault do Brasil, que apóia a Maratona de Eficiência Energética desde 2007.

A 11ª Maratona Universitária da Eficiência Energética foi um sucesso depois de três dias de competição na zona sul de São Paulo, apesar dos contratempos iniciais por causa das fortes chuvas. De acordo com Alberto Andriolo, idealizador e organizador do evento, este ano houve uma participação maior com a estreia de mais nove universidades, e a inscrição de mais 23 protótipos. 

"Isto demonstra que estamos na direção correta. Uma das provas do interesse despertado é que a distância não foi um impedimento, pois tivemos participações do Maranhão, Piauí, Mato Grosso, entre outros Estados distantes. O caminho do crescimento não tem volta".

"Parceira do evento, a GreenWorks detectou uma sensível melhora nos projetos, uma evolução na construção e uma concorrência mais acirrada, com equilíbrio cada vez maior entre os estudantes. Isto também nos força no aprimoramento e precisão nas medições e avaliações. Uma gota de combustível já está fazendo a diferença no resultado", elogiou Andriolo.

O vencedor entre os veículos movidos com Gasolina foi o Pé de Pano, do Instituto Mauá de Tecnologia (SP), com 364,114 km/l., seguido do Popygua, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, de Pato Branco, com 309,355 km/l., e em terceiro ficou o EcoCtism, da Universidade Federal de Santa Maria (RS), com 303,555 k/l.

Na categoria Etanol a primeira posição ficou também com o Instituto Mauá de Tecnologia, que alcançou 255,748 km/l com o protótipo Barão de Mauá. Em segundo ficou a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, que levou o Paranauê a 252,014 km/l e a seguir a Universidade Federal de Santa Maria, que atingiu 171,656 km/l.

Na categoria Elétrico o campeão foi o modelo Jarvis Mark II, da Fatec de Santo André (SP), que consumiu 54,073 KJoules. O vice-campeão foi o Theodomiro, da Unifei, com 67,678 KJoules e na terceira colocação ficou o Instituto Mauá de Tecnologia, com Carbono 14 e a marca de 71,028 KJoules. 

A Maratona Universitária da Eficiência Energética é uma competição que oferece o desafio para estudantes de escolas de ensino superior na área de engenharia criar protótipos dos veículos mais econômicos e inovadores do Brasil, quanto ao uso eficiente de combustíveis nas categorias gasolina, etanol ou eletricidade. Disputada desde 2004, a Maratona Universitária da Eficiência Energética é a quarta maior competição do gênero no mundo e a única organizada na América Latina. Vencem as equipes cujo veículo consegue obter o menor consumo de combustível.

Scania e Itaipu Binacional apresentam primeiro ônibus do Brasil abastecido com biometano

Líder em transporte sustentável, a Scania colocou em circulação no País o primeiro ônibus movido a biometano da história da indústria de veículos comerciais. A iniciativa é fruto de parceria da fabricante sueca com a Itaipu Binacional, o Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás-ER), a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e a Granja Haacke, de Santa Helena (PR), responsável pelo fornecimento do biometano. Produzido a partir de dejetos de aves poedeiras, o gás é filtrado e envasado, antes de ser transportado para Foz do Iguaçu, primeira cidade onde o ônibus foi utilizado em demonstração.

“Fabricado na Suécia, o veículo atende à normativa Euro 6 e é considerado um dos mais modernos do transporte público do mundo, com motor dedicado ao uso tanto do com gás natural veicular (GNV) quanto do biometano como combustível. Ele emite 70% menos poluentes que um similar a diesel”, explica Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil.

Depois de Itaipu, onde fez o transporte de funcionários e estudantes de 31 de outubro a 26 de novembro abastecido apenas com biometano, o ônibus seguirá para os Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro para mostrar a aplicação da tecnologia tanto em rotas urbanas, quanto em fretamento e transporte intermunicipal.

Munhoz conta que os 3 mil quilômetros que o ônibus percorreu dentro de Itaipu comprovaram os benefícios do uso do combustível renovável. “Em relação ao preço por quilometragem, o custo do biometano é menor em 56% ante um veículo similar a diesel”, revela. “Para a Scania, sustentabilidade significa a redução de emissão de CO2 por meio de inovação, comobilidade, treinamento de motoristas, manutenção preventiva e uso de combustíveis alternativos. Tudo isso resulta no aumento da rentabilidade de nossos clientes.”

Tecnologia Scania – O ônibus Scania tem 15 metros de comprimento, com dois eixos direcionais e capacidade para até 120 passageiros. As características do motor Scania Euro 6 a gás permitem que o veículo rode não só com biometano, mas também com gás natural ou a combinação de ambos.

Antes de chegar ao Brasil, o ônibus Scania passou pelo México e pela Colômbia, sempre abastecido com GNV. Em Bogotá, foi testado em condições extremas: altitude elevada, baixa pressão atmosférica, tráfego pesado e ladeiras.


Responsável por conduzir o ônibus no giro pela América, Miguel Morales Gomes, master driver da Scania, disse que não notou diferença de desempenho do veículo abastecido com biometano ou com o GNV convencional, derivado do petróleo. “A diferença é zero tanto em topografias de subidas quanto de descidas. Foram feitos testes em diversas condições, justamente para provar que a performance desse ônibus Scania movido a biometano é ótima”, afirma.

Definidos os finalistas do 16º Prêmio Imprensa Automotiva


Já estão definidos os modelos de carros que vão concorrer ao 16º Prêmio Imprensa Automotiva. O anúncio dos vencedores da premiação organizada pela Associação Brasileira da Imprensa Automotiva - ABIAUTO, que aponta os veículos comercializados no Brasil de maior destaque no ano entre 60 jornalistas especializados será em solenidade no dia 4 de dezembro, em São Paulo (SP).

"O Prêmio Imprensa Automotiva é um dos mais importantes da indústria automobilística, porque são jornalistas especializados de quase todos os Estados brasileiros, e dos principais veículos de comunicação, que votam nos melhores carros vendidos no mercado brasileiro e nos melhores motores. São profissionais que entendem do assunto e, portanto, os consumidores podem levar em consideração na sua decisão de compra", diz a jornalista Célia Murgel, presidente da Abiauto.

A premiação é dividida em sete categorias para os carros, quatro de motores e também o Melhor Carro 2014 Imprensa Automotiva. Entre os automóveis, são cinco finalistas nas categorias Melhor Compacto, Melhor Nacional, Melhor Utilitário Esportivo, Melhor Importado, Melhor Minivan e Melhor Picape. Os jornalistas votarão também nos melhores motores em quatro categorias: Melhor Motor 1.0 a 1.4 litro; Melhor Motor 1.4 a 2.5 litros, Melhor Motor Acima de 2.5 litros, Melhor Motor Diesel.

JÚRI ESPECIALIZADO FAZ A ESCOLHA

O júri composto por 60 jornalistas especializados em automóveis, representando jornais, revistas, sites e emissoras de rádio e televisão de todo o Brasil, apontou os finalistas para a premiação mais representativa da indústria automotiva nacional.

A votação final acontecerá no Hotel Bourbon Ibirapuera (Av. Ibirapuera, 2927), nesta quinta-feira (04/12), das 10h30 às 14h30, auditado pela empresa Audilink. Os envelopes lacrados com os vencedores serão entregues no palco durante o jantar de premiação, a partir das 19 horas, no mesmo dia, quando serão anunciados e premiados os vencedores em cada uma das oito categorias.

Confira os finalistas do Prêmio Imprensa Automotiva 2014:
MELHOR COMPACTO: Fiat Uno; Ford KA; Renault Sandero; Toyota Etios; VW Up!

MELHOR NACIONAL: Fiat Uno; Ford KA; Toyota Corolla; VW Fox; VW Up!

MELHOR UTILITÁRIO ESPORTIVO *: Audi Q3; Fiat Freemont; Ford EcoSport; Mercedes GLA; Renault Duster; VW Touareg 
* Esta categoria conta com seis finalistas por empate na prévia 

MELHOR MINIVAN: Chevrolet Spin; Citroën C3 Picasso; Fiat Doblò; Honda Fit; Jac J6 

MELHOR IMPORTADO: Audi A3; Fiat 500; Ford Fusion; Mercedes CLA, VW Golf 

MELHOR PICAPE: Fiat Strada; Ford Ranger; Toyota Hilux; VW Amarok; VW Saveiro

MELHOR CARRO VERDE: BMW i3; Ford Fusion Hybrid; Lexus CT 200h; Nissan Leaf; Renault Zoe; Toyota Prius Híbrido; Volkswagen Fox Bluemotion; Volkswagen Gol Bluemotion

Confira a lista de votantes em 2014:
1. Adalberto Vieira - Cruzeiro do Sul / Sorocaba, SP
2. Alex Ruffo - Revista Speedway / São Paulo, SP
3. Amauri Yamazaki - Jornal São Paulo / São Paulo, SP
4. Ana Célia Aragão - TV Cidade Verde SBT /Teresina, PI
5. Antonio Carlos da Silva - Carros & Motores/ Curitiba, PR 
6. Antonio Fraga - Sport Motor/ Campinas, SP
7. Antonio Teo - Auto Motor TV Record/ Goiânia, GO
8. Arnaldo Bianco Filho - Freelancer/ São Paulo, SP
9. Benê Gomes - Programa Auto + / TV Bandeirantes/ São Paulo, SP 
10. Carolina Vilanova - Portal Oficina News / São Paulo, SP
11. Célia Murgel - Portal MotorCar/ São Paulo, SP
12. Cezar Bresolin - Rede Pampa/ Porto Alegre, RS
13. Chico Lelis - Freelancer / São Paulo, SP 
14. Christian Gonçalves - Alta Rotação/ Santos, SP
15. Edison Ragassi - Jornal Balcão Automotivo/ São Paulo, SP
16. Eduardo Abbas - Site carros e corridas e Blog do Borracha / São Paulo, SP 
17. Enrico Carlos Rodrigues Feitosa - A Crítica/ Campo Grande, MS
18. Ernesto Zanon Junior - Guarulhos Web/ Guarulhos, SP
19. Evandro Magnusson Filho - Jornal Votura Indaiatuba/ Indaiatuba, SP 
20. Fábio Lucarini Barreiros Amorim - Gazeta de Alagoas / Maceió, AL
21. Fernando Jorge de Campos - Rodas e Motores/TV Capital/Net/ Goiânia, GO
22. Freire Neto-O Jornal de Hoje/Motores & Ação TV NE/RN,CE,PB ePE/Natal, RN
23. Gabriel Expedito Marazzi - Revista Cultura do Automóvel / São Paulo, SP
24. Gilberto Gardesani - Jornauto/ São Caetano do Sul, SP 
25. Gilberto Leal -Zero Hora/Veículos/ Porto Alegre, RS
26. Giulieny Brandão Costa / Programa Sobre Rodas/ Maceió, AL
27. Heymar Lopes Nunes - Jornal de Jundiai / Jundiaí, SP
28. Isabel Reis - Revista Carro / São Paulo, SP 
29. João Alberto de Toledo Otazú - Auto Jornal / São Paulo, SP
30. João Eduardo da Fonseca Seger - Oficina Brasil / Porto Alegre, SP
31. João Euclides Prata Salgado - Jornal da Savassi / Belo Horizonte, MG
32. João Mendes - Jornal de Hoje/J. Cidade da Barra/ Revista 100 Milhas/ Memoriamotor.com.br / RJ/RJ
33. João Soh - Revista Veículos & Turismo / Goiânia, GO 
34. Jorge Meditsch - Auto Estrada / São Paulo, SP
35. Jorge Moraes - Diário de Pernambuco / Recife, PE
36. José Rosemilton Silva - Carro & Campo/TV União/Revista Foco / Natal, RN
37. Josias Mendes da Silveira - Freelancer / São Paulo, SP
38. Licináira Barroso - Portal Autopista / Belo Horizonte, MG
39. Luis Cesar de Souza Pinto - Diário do Povo/Gazeta de Ribeirão/Notícia Já/ Campinas, SP
40. Luís José Meneghim - Notícias do Dia (Florianópolis/Joinville)/Programa Carro News/Record News SC/ Joinville, SC
41. Luís Perez- Interpress Motor / São Paulo, SP
42. Marcondes Viana - Revista Chic, Automóveis & Sociedade / Fortaleza, CE
43. Norton Luiz Ferreira - O Repórter / Goiânia, GO
44. Paulo Cruz - AutoNews / Campo Grande, MS
45. Paulo Rodrigues - Carros e Cia (Caxias e Serra Gaucha)/TV Urbana (Grande Poa)/TV Caxias/Revista Acontece/ Rádio Caxias / Caxias do Sul, RS
46. Paulo Sérgio Brandão - Programa TV Auto/TV Aratu-SBT / Salvador, BA
47. Ricardo Caruso - Auto & Técnica / São Paulo, SP
48. Ricardo Vasconcelos - Programa do Automóvel /Rádio Metrópole / Salvador, BA

49. Roberto Costa - Autos & Máquinas/Revista Fale!/Band News Fortaleza "Sem Quilômetros"/ Fortaleza, CE

50. Roberto Nasser - Coluna De Carro Por Aí / Brasília, DF
51. Roberto Nunes - Jornal a Tarde / Caderno Classiautos & Motor/Salvador, BA
52. Rubens Maximiano - Rádio Jovem Pan / TVCom Maxxi Motor / Sorocaba, SP
53. Saulo Moreno - Programa Autogiro / TV Brasília / Brasília, DF
54. Selma Morais - TV Educativa / Programa Bahia Motor / Salvador, BA 
55. Silvio Porto - Portal MotorCar / São Paulo, SP
56. Tarcisio Dias - Mecânica OnLine / Recife, PE
57. Victor Pinto - Diário do Pará / Belém, PA
58. Wanderley Faria - O Popular / Goiânia, GO
59. Claudio Carsughi - Convidado - Rádio Jovem Pan / São Paulo, SP
60. Fábio Doyle - Convidado - Autofato Notícias Automotivas/Belo Horizonte, MG

O Prêmio Abiauto 2014 tem o patrocínio de Financeira Renault, Ford Caminhões, Magneti Marelli, MAN Latin America, Mercedes-Benz, com realização de Abiauto e organização de CR Eventos.

F-Truck: GP Crystal define campeão de 2014 neste domingo em Goiânia

A 17ª edição de uma etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck em Goiânia (GO) acontecerá neste domingo (7). Colocando em disputa o GP Crystal, a corrida no Autódromo Internacional Ayrton Senna vai apontar, entre o paranaense Leandro Totti e o paulista Felipe Giaffone, qual piloto entrará para a história como campeão da 19ª temporada de existência da categoria desde sua homologação pela Confederação Brasileira de Automobilismo.


Totti, líder da temporada depois de comemorar vitórias em seis das nove etapas já disputadas, tem o favoritismo matemático ao título. Dono do título de 2012, ele soma 203 pontos. Giaffone, seu companheiro de equipe na MAN Latin America/RM Competições, conquistou uma vitória e esteve no pódio em outras sete etapas. Tem 181 pontos. Para repetir o título que obteve em 2007, 2009 e 2011, depende de uma combinação de resultados.

O campeonato de marcas da Fórmula Truck chega ao GP Crystal com as três primeiras posições já definidas. A MAN/Volkswagen teve três pilotos no grupo dos seis primeiros na etapa de novembro em Londrina (PR) atingiu os 418 pontos, atingindo o pentacampeonato. A Mercedes-Benz, com 302, já tem o vice-campeonato assegurado. A Scania, com 181, também garantiu-se como terceira colocada. Iveco, Volvo e Ford disputam a quarta posição.

O campeonato de marcas foi instituído na Fórmula Truck em 2004. Com o título conquistado em 2014, a MAN chegou a cinco e voltou à liderança do ranking – os outros quatro foram conquistados pela Volkswagen em 2007 e de 2009 a 2011. A Mercedes-Benz conquistou os títulos de 2006, 2008, 2012 e 2013. Ford, campeã de 2004, Scania, dona da taça em 2005, e Iveco, que ficou com o título do ano passado, completam a galeria de campeãs.

FÓRMULA TRUCK – TEMPORADA DE 2014
(Classificação do Campeonato Brasileiro após 9 de 10 etapas)
1º) Leandro Totti (PR/Volkswagen), RM Competições, 203
2º) Felipe Giaffone (SP/MAN), RM Competições, 181
3º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF-Santos , 142
4º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car-Corinthians , 108
5º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF-Santos , 95
6º) André Marques (SP/Volkswagen), RM Competições, 82
7º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 73
8º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 68
9º) Danilo Dirani (SP/Scania), Ticket Car-Corinthians Motorsport, 55
10º) Adalberto Jardim (SP/Volkswagen), RM Competições, 49
11º) Marcello Cesquim (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 46
12º) Diogo Pachenki (PR/Volvo), Copacol Clay Truck Racing, 34
13º) Jansen Bueno (PR/Scania), Muffatão, 29
14º) Valmir Benavides (PR/Iveco), Scuderia Iveco, 28
15º) Raijan Mascarello (MT/Ford), DF Racing Fans, 19
16º) Débora Rodrigues (SP/Volkswagen), RM Competições, 18
17º) Gustavo Magnabosco (SC/Volvo), ABF Motorsport, 16
18º) Djalma Fogaça (SP/Ford), DF Racing Fans, 14
18º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Copacol Clay Truck Racing, 14
20º) David Muffato (PR/Ford), DF Racing Fans, 12
20º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, 12
22º) Ronaldo Kastropil (SP/Mercedes-Benz), Santa Carolina Racing , 11
22º) Leandro Reis (GO/Ford), Original Reis Competições, 11
24º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 8
25º) Michelle de Jesus (SP/Volvo), ABF Motorsport, 7
26º) Jaidson Zini (SP/Iveco), Dakarmotors, 3 

KS LANÇA ANÉIS DE SEGMENTO PARA VEÍCULOS MERCEDES-BENZ, AGRALE E VOLKSWAGEN‏

A KS lançou, no mercado nacional de reposição, anéis de segmento para linhas leve e pesada. Na linha pesada, os novos itens atendem os motores OM 924, 926LA Euro 5 da Mercedes-Benz e Agrale, e na linha leve os motores 2.0L AP da Volkswagen.

Os motores OM 924, 926LA Euro 5 da Mercedes-Benz são aplicados nos modelos Acello 1016, 815, Atego 1419, 1719, 2426, Atron 1319, LO 916, Axor 2625, fabricados a partir de 2011, e OF 1219, 1519, 1721, 1724, Atego 1729, 2429, 0500 M 1826, 500U e 500R, produzidos de 2012 em diante.

Para a Volkswagen, o lançamento dos anéis de segmento KS na medida 1 mm, atendem os veículos Gol, Parati, Saveiro, Quantum e Santana, motor 2.0L 8V AP a gasolina, modelos produzidos a partir de 1996.



segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Porsche vence pela primeira vez no dia da despedida de Tom Kristensen

A Porsche confirmou o favoritismo construído nos treinos e venceu a terceira edição da Le Mans 6 Horas de São Paulo, prova disputada neste domingo (30), no Autódromo de Interlagos. Neel Jani, Romain Dumas e Marc Lieb superaram a dupla campeã mundial de 2014, formada por Anthony Davidson e Sébastien Buemi, da Toyota, e conquistaram a primeira vitória da equipe alemã no Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC, em um dia histórico não apenas pelo triunfo do time alemão como, também, pelo encerramento da carreira do nove vezes vencedor de Le Mans, Tom Kristensen..

A lista dos três primeiros colocados da Le Mans 6 Horas de São Paulo foi completada pelo trio do Audi R-18 e-tron quattro número um, formado pelo brasileiro Lucas Di Grassi, Loic Duval e Kristensen. Após algumas trocas de posições ao longo da corrida, o Porsche 919 Hybrid número 14 assumiu a liderança definitivamente após a última rodada de paradas nos boxes, quando Jani, responsável pelo último turno de pilotagem do time alemão, abriu 17 segundos de vantagem para Davidson.

Restando 29 minutos para o término da corrida um acidente com o australiano Mark Webber, que conduzia o outro protótipo Porsche ao lado de Timo Bernhard e Brendon Hartley, obrigou a direção de prova a acionar o Safety Car e terminar a prova sob bandeira amarela. O carro do ex-Fórmula 1 sofreu um princípio de incêndio após receber um toque da Ferrari de Matteo Cressoni e bater na curva do Café. 

Romain Dumas destacou a importância da primeira vitória da Porsche no Campeonato Mundial de Endurance. "Esse resultado foi muito bom para nós. Progredimos pois tivemos muitos pódios e hoje, finalmente, veio a vitória que faltava. Nós aproveitamos a corrida, pois nossos adversários estavam muito fortes. Tivemos uma grande batalha com a Toyota", comentou o francês.

Jani lembrou da intervenção do Safety Car no final da corrida, fato que impossibilitou uma possível disputa no fim da prova. "Tivemos uma grande disputa com a Toyota no início, depois trocamos posições algumas vezes durante a corrida. A entrada do Safety Car impediu uma possível disputa no fim, o que para nós foi ótimo. Primeira vitória é muito especial, foi bom", disse.

Lieb lembrou do trabalho que a equipe teve para retomar a liderança da corrida. "Tivemos uma grande vitória hoje, perdemos a posição no início e batalhamos para recuperar, estou muito feliz", concluiu.

Pela classe LMP2, o protótipo da equipe KCMG, pilotado por Matthew Howson, Richard Bradley e Alexandre Imperatori, não teve dificuldades para ficar com a vitória, uma vez que seus concorrentes sofreram com incidentes ao longo da corrida. Olivier Pla, companheiro de Roman Rusinov e Julien Canal, bateu o Ligier JS P2-Nissan da G-Drive Racing ainda na primeira hora de corrida. Os carros da SMP Racing também sofreram problemas e não puderam ameaçar o trio da KCMG.

O título de pilotos, porém, ficou com Sergey Zlobin, da SMP Racing, que chegou a 146 pontos, nove a mais em relação ao trio da G-Drive Racing. Com os companheiros de pilotagem do protótipo Oreca, Nicolas Minassian e Maurizio Mediani, o russo completou a prova com 18 voltas a menos em relação aos vencedores da classe LMP2. "Esta primeira posição no campeonato é sensacional, pois meu caminho não foi nada fácil. Digamos que eu tive que contar com a sorte", comentou o campeão.

Ao todo 55 mil pessoas estiveram em Interlagos durante a etapa que ficou marcada não só pela vitória da Porsche depois do seu retorno à categoria LMP1, mas, também, pela despedida do dinamarquês da Audi. Após a corrida, ele falou."Quero dar os parabéns para a Toyota pelo título e à Porsche pela vitória. Estamos muito felizes por estar no pódio em uma corrida difícil".

"Ainda não caiu a ficha para mim que esta foi minha última prova, mas sem dúvida foi uma das etapas mais felizes e emocionantes para mim com todo o suporte e carinho que recebi. Preciso agradecer muita gente por tudo que consegui, levo todas as minhas memórias felizes comigo e conseguir terminar no pódio foi a realização de um sonho", encerrou Tom.

A temporada 2015 do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC terá início no dia 12 de abril, com a realização das 6 Horas de Silverstone, na Inglaterra.


Resultado final da Le Mans 6 Horas de São Paulo:
1 - Neel Jani, Romain Dumas, Marc Lieb (Porsche Team/LMP1) - 249 voltas
2 - Anthony Davidson, Sébastien Buemi (Toyota Racing/LMP1) - à 0s170
3 - Tom Kristensen, Loic Duval, Lucas Di Grassi (Audi Sport Team Joest/LMP1) - à 1 volta
4 - Stéphane Sarrazin, Alexander Wurz, Mike Conway (Toyota Racing/LMP1) - à 1 volta
5 - Benoit Tréluyer, André Lotterer, Marcel Fässler (Audi Sport Team Joest/LMP1) - à 1 volta
6 - Matthew Howson, Richard Bradley, Alexandre Imperatori (KCMG/LMP2) - à 24 voltas
7 - Darren Turner, Stefan Mücke (Aston Martin Racing/LMGTE-Pro) - à 28 voltas
8 - Frédéric Makowiecki, Patrick Pilet (Porsche Team Manthey/LMGTE-Pro) - à 28 voltas
9 - Davide Rigon, James Calado (AF Corse-Ferrari/LMGTE-Pro) - à 28 voltas
10 - Gianmaria Bruni, Toni Vilander (AF Corse-Ferrari/LMGTE-Pro) - à 29 voltas
11 - Alex MacDowall, Darryl O'Young, Fernando Rees (Aston Martin Racing/LMGTE-Pro) - à 29 voltas
12 - Jörg Bergmeister, Richard Lietz (Porsche Team Manthey/LMGTE-Pro) - à 29 voltas
13 - Paul Dalla Lana, Pedro Lamy, Christoffer Nygaard (Aston Martin Racing/LMGTE-Am) - à 30 voltas
14 - Kristian Poulsen, David, Heinemeier-Hansson, Nicki Thiim (Aston Martin Racing/LMGTE-Am) - à 30 voltas
15 - Stephen Wyatt, Michele Rugolo, Andrea Bertolini (AF Corse-Ferrari/LMGTE-Am) - à 30 voltas
16 - Christian Ried, Klaus Bachler, Khaled Al Qubaisi (Proton Competition-Porsche/LMGTE-Am) - à 32 voltas
17 - François Perrodo, Emmanuel Collard, Matthieu Vaxivière (Prospeed Competition-Porsche/LMGTE-Am) - à 32 voltas
18 - Dominik Kraihamer, Andrea Belicchi, Fabio Leimer (Rebellion Racing/LMP1) - à 35 voltas
19 - Nicolas Prost, Nick Heidfeld, Mathias Beche (Rebellion Racing/LMP1) - à 38 voltas
20 - Sergey Zlobin, Nicolas Minassian, Maurizio Mediani (SMP Racing/LMP2) - à 42 voltas
21 - Emerson Fittipaldi, Alessandro Pier Guidi, Jeffrey Segal (AF Corse-Ferrari/LMGTE-Am) - à 63 voltas

Não completaram
Timo Bernhard, Mark Webber e Brendon Hartley (Porsche Team/LMP1) - à 13 voltas
Gianluca Roda, Paolo Ruberti, Matteo Cressoni (8 Star Motorsports-Ferrari/LMGTE-Am) - à 44 voltas
Kirill Ladygin, Viktor Shaitar, Anton Ladygin (SMP Racing/LMP2) - à 113 voltas
Pierre Kaffer, Lucas Auer (Lotus/LMP1) - à 189 voltas
Roman Rusinov, Olivier Pla, Julien Canal (G-Drive Racing/LMP2) - à 208 voltas


Aston Martin confirma o favoritismo em Interlagos e vence nas classes LMGTE Pro e LMGTE Am

A Le Mans 6 Horas de São Paulo aconteceu neste domingo (30), no Autódromo de Interlagos e terminou com a primeira vitória da equipe Porsche na categoria LMP1. Nas classes LMGTE Pro e LMGTE Am a vitória ficou com a equipe Aston Martin, na Pro com o carro 97, guiado por Darren Turner e Stefan Mücke e na Am, com o 98, pilotado por Paul Dalla Lana, Pedro Lamy e Christoffer Nygaard.

A corrida de encerramento da temporada 2014 do Campeonato Mundial de Endurance acabou marcada por um acidente muito forte faltando 29 minutos para o fim envolvendo o Porsche 919 Hybrid número 20, com o australiano Mark Webber ao volante, e a Ferrari 458 Itália da categoria LMGTE Am dos pilotos Gianluca Roda, Paolo Ruberti e Mateo Cressoni. A prova foi encerrada atrás do Safety Car.

Nas classes da GT, tanto na Pro quanto na Am, grandes disputas pelas primeiras colocações ocorreram sempre com a Ferrari 71 de Davide Rigon e James Calado e o Aston Martin 99 do brasileiro Fernando Rees e seus companheiros de equipe Alex MacDowall e Darryl O´Young.

Porém, com uma estratégia melhor no final, o Aston Martin 97, de Mücke e Turner cruzou a linha de chegada na frente. Mesmo com a vitória, a dupla acredita que o resultado foi consequência direta da entrada do carro de segurança, como comenta Darren: "se não fosse isso eu acho que não conseguiríamos vencer, A corrida foi disputada, nós lutamos muito e essa vitória me deixa muito satisfeito", exalta o piloto. Stefan concorda e acrescenta: "tivemos sorte, mas é muito bom terminar a última etapa com uma vitória", comenta.

Na classe LMGTE Am o trio do carro 98 da Aston Martin já teve um caminho mais tranquilo nas 6 Horas de São Paulo. Pedro Lamy atribuiu essa vitória ao bom desempenho do time e do carro: "Nós tínhamos um bom carro, um bom acerto e meus companheiros foram muito rápidos, o que facilitou meu trabalho", disse. Paul Dalla Lana, por sua vez, comenta que a corrida foi tranquila para a equipe.

"Foi uma disputa longa, porém muito positiva para nosso time, fizemos um bom trabalho". Christoffer Nygaard, que completou o trio do modelo inglês, concordou com seus parceiros: "nós tínhamos uma boa vantagem para o segundo colocado e o final com o Safety Car garantiu nossa vitória. Foi muito bom", finaliza.

Os brasileiros da categoria tiveram desempenhos diferentes. Fernando Rees batalhou, liderou um bom tempo a corrida e lutava pelo pódio, mas quando tentou ultrapassar um adversário foi jogado para fora da pista, o que acabou deixando o piloto apenas na sexta colocação na categoria Pro.

Na Am, Emerson Fittipaldi, em sua volta as pistas com 68 anos de idade, enfrentou muitos problemas em sua Ferrari de número 61, a qual dividiu com os pilotos Alessandro Pier Guidi e Jeffrey Segal, impedindo que os três tivessem um bom ritmo. A equipe de Fittipaldi terminou a prova apenas na sexta colocação da categoria.

Confira o resultado final das 6 horas de São Paulo das classes LMGTE-Pro e LMGTE-AM:

1- Darren Turner, Stefan Mücke (Aston Martin Racing/LMGTE-Pro) - à 28 voltas
2 - Frédéric Makowiecki, Patrick Pilet (Porsche Team Manthey/LMGTE-Pro) - à 28 voltas
3 - Davide Rigon, James Calado (AF Corse-Ferrari/LMGTE-Pro) - à 28 voltas
4 - Gianmaria Bruni, Toni Vilander (AF Corse-Ferrari/LMGTE-Pro) - à 29 voltas
5 - Alex MacDowall, Darryl O'Young, Fernando Rees (Aston Martin Racing/LMGTE-Pro) - à 29 voltas
6 - Jörg Bergmeister, Richard Lietz (Porsche Team Manthey/LMGTE-Pro) - à 29 voltas
7 - Paul Dalla Lana, Pedro Lamy, Christoffer Nygaard (Aston Martin Racing/LMGTE-Am) - à 30 voltas
8 - Kristian Poulsen, David, Heinemeier-Hansson, Nicki Thiim (Aston Martin Racing/LMGTE-Am) - à 30 voltas
9 - Stephen Wyatt, Michele Rugolo, Andrea Bertolini (AF Corse-Ferrari/LMGTE-Am) - à 30 voltas
10 - Christian Ried, Klaus Bachler, Khaled Al Qubaisi (Proton Competition-Porsche/LMGTE-Am) - à 32 voltas
11 - François Perrodo, Emmanuel Collard, Matthieu Vaxivière (Prospeed Competition-Porsche/LMGTE-Am) - à 32 voltas
12 - Emerson Fittipaldi, Alessandro Pier Guidi, Jeffrey Segal (AF Corse-Ferrari/LMGTE-Am) - à 63 voltas

GOODYEAR APRESENTA NOVO LAYOUT DE LOJAS EM TODA AMÉRICA LATINA

A Goodyear, uma das principais fabricantes de pneu no mundo, anuncia novo layout interno e externo para lojas do Brasil e da América Latina. Recentemente, em 22 de outubro, foi inaugurada a primeira loja com esse novo conceito de comunicação visual na cidade de São Caetano do Sul - SP. 

Criado para transmitir a eficiência, confiança, organização da marca Goodyear, o novo layout será aplicado progressivamente nos mais de 800 pontos de vendas dos revendedores oficiais e credenciados da marca. A partir de hoje, toda nova loja já será inaugurada com a nova identidade visual na decoração e nos equipamentos. Essa mudança ocorrerá em todos os países da América Latina onde a Goodyear atua, entre eles Brasil, México, Argentina, Chile, Venezuela, etc.

O projeto foi realizado em parceria com a agência brasileira MindsOn, incluindo pesquisa com consumidores aplicada em diferentes países, entre eles Brasil, México e Colômbia, totalizando mais de 65 lojas pesquisadas. No Brasil as principais praças foram São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Mato Grosso. Entre os pesquisados estavam pessoas entre 30 e 50 anos, divididas por classe social e sexo, e que trocaram seus pneus nos últimos 6 meses.

Entre os principais resultados, foram apontados a necessidade de ter um padrão de comunicação visual único nos pontos de venda que refletisse a identidade Goodyear e a abordagem com foco no consumidor.O projeto teve início em fevereiro 2013 e começou a ser colocado em prática em maio de 2014. Todo o visual das lojas refletirá a modernidade, a busca pela inovação e a sofisticação tecnológica dos produtos Goodyear e da campanha Quilômetros de histórias, iniciada em 2013.


Costa Rica elege Volksbus automatizado

A MAN Latin America acaba de entregar 30 chassis de ônibus do modelo Volksbus 17.230 EOD, equipado com transmissão automatizada V-Tronic, a duas empresas de transporte público de Costa Rica: o Grupo Coopana R.L. e a Microbuses Rápidos Heredianos. Os novos veículos, fabricados em Resende (RJ) e equipados com carrocerias brasileiras, são comercializados por meio da Eurobus, importadora oficial da marca no país.

De forma inovadora, como foi no mercado brasileiro, a opção automatizada V-Tronic para veículos urbanos derruba paradigmas no transporte de passageiros nas cidades. Os novos chassis estão equipados com câmbio de acionamento mecânico, mas sem alavanca de mudança de marchas e sem o pedal de embreagem. Para o motorista, é como dirigir um ônibus automático, e para o empresário as operações de manutenção são as mesmas de uma caixa de câmbio mecânica. Os novos veículos são responsáveis pelo transporte de passageiros da província de Heredia até a capital de Costa Rica em San José, percorrendo aproximadamente 60 quilômetros por viagem diariamente.


 
O Grupo Coopana é responsável por uma frota de 160 ônibus urbanos, sendo 65 deles da marca Volkswagen. Inicialmente foram adquiridas unidades do modelo Volksbus 17.210 OD e após quatro anos, o grupo voltou a adquirir os novos modelos Volksbus 17.230 EOD.